Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quinta-feira, 20 de março de 2014

História, Política e Sociedade - Provas N1

N1-1
1) Analise o trecho a seguir e explique o seu contexto: "... No final do século XIX, e Europa vivia uma febre nacionalista. As potências buscavam ampliar as suas colônias, o que resultava em conflitos entre estas potências em muitas regiões do planeta".
Os governos das principais potências europeias, dotados pelo totalitarismo buscavam, a todo custo, ampliar seus domínios em muitas regiões do planeta. As disputas pelas colônias e os sentimentos nacionalistas culminou com a primeira guerra mundial, com a derrota da Alemanha e seus aliados (Itália e Império Austro-Húngaro) frenta à França, Rússia e Inglaterra. Com a derrota da Alemanha surge um forte sentimento extremamante nacionalistas, que mais tarde levaram à movimentos extremistas, como o fascismo e até mesmo a criação do Partido Nazista e que, consequentemente veio a deflagrar a Segunda Gerra Mundial. (Nil)

2) O que é chamado de Sociedade Global? Exemplifique. pg. 158
No século XX, na sua segunda metade houve uma circulação muito alto de capitais e tecnologias, provocando a criação de um mercado global, o planeta tornou-se um grande negócio, e todas as regiões do globo foram tocadas por esse mercado.
                                                                                                                                     
3) A partir do século XV surgiram teorias para explicar as relações de poder e o homem em sociedade. Explique a teoria de Thomas Hobbes pg. 75
Pensador radical “O homem é o lobo do homem”, para ele o homem é o predador do próprio homem (ele disse isso pq viveu a guerra civil inglesa). Para ele somente um estado forte para acabar com essas dissensões, com as guerras civis. O Estado imponha a lei e a ordem. Tinha uma visão pessimista, os homens precisam temer um ao outro, obedecendo ao Estado.

Para Thomas Hobber, os homens procuram viver juntos por segurança, pois ser humano é ambicioso, mas tem medo e por isso busca instituir governos, para coibir os impulsos e impor a ordem. O homem sem governo seria a realidade é a  guerra de todos contra todos.

4) O que foi o chamado Socialismo utópico - qual o contexto histórico em que surgiu?pg. 35  80 115  114
Socialismo utópico, segundo Marx os pensadores dessa corrente não conseguiam formular uma teoria social que desse uma razão histórica para o socialismo. Para ele, o que a corrente propunha era uma utopia, no sentido de ser uma quem era, uma ilusão pois o socialismo dependeria da boa vontade das pessoas.

Socialismo utópico foi uma corrente de pensamento que tinha como objetivo a criação de uma sociedade ideal, que seria alcançada de forma pacífica graças à boa vontade da burguesia. Surgiu como resposta aos abusos causados pelo liberalismo e capitalismo na altura da Revolução Industrial. Nessa ocasião, muitos trabalhadores viviam em grande miséria e eram explorados, com horários de trabalho absurdos e sem condições. (NIL)

(Utopia é a idéia de civilização ideal, fantástica, imaginária, referindo-se a uma cidade ou um mundo porém em outro paralelo. Utopia vem de radicais gregos e significa "lugar que não existe)

N1-2
1) Analise a relação entre países com alta tecnologia e dominação  pg. 159
Os países do Primeiro Mundo continuam desenvolvendo altas tecnologias, agregando valores, enquanto os do Terceiro mundo são apenas consumidores desse valioso mercado.

2) Quais as principais características do chamado "mercantilismo"? Qual o contexto histórico em que surgiu pg. 41 42
As terras na idade media passaram a ter valor de troca, sinal de riqueza não era mais o fato de possuir terras e sim o valor que se poderia obter por elas. Lentamente a economia se monetarizava e por volta do sec.XV esse movimento de riqueza ganhou nome de mercantilismo. Principais características:metalismo: quantidade de ouro e prata, comércio favorável: vender mais produtos e comprar menos,protecionismo:alto impostos para os produtos importados, intervenção do reino na economia: favorecer a indústria nacional e incentivar a produção.
                                                                       
3) A partir do século XV surgiram teorias para explicar as relações de poder e o homem em sociedade. Explique a teoria de John Locke. pg. pg. 75
Fundador do Liberalismo: Os homens se reúnem para fundar um governo, garantindo assim a liberdade e a segurança.
O Estado não irá cumprir as ordens, mas atender os desejos da sociedade, o Estado vai garantir a liberdade para ter a propriedade.

Para John Locke os homens nascem iguais, mas se diferenciam por meio do trabalho, para que todos tivessem segurança, o governo foi instituído por um contrato. Esse governo deveria obedecer alguns preceitos fundamentais como a vida, a propriedade e a liberdade.

4) Analise e explique o trecho a seguir: "...Todas essas ideias e acontecimentos encontraram expressão em um outro evento que marcou a história - a chamada Revolução Industrial, que, muito mais que uma revolução técnica, foi marcada por uma mudança nas práticas sociais, isto é, no fazer cotidiano das pessoas"
Antes de ser uma mudança técnica no modo de produção de uma sociedade, a Revolução Industrial é uma mudança mental. Novos comportamentos com relação ao tempo, ao trabalho, à ciência. Enfim, a Europa passou por uma revolução nas mentalidades para que pudesse chegar à industrialização, à democracia e a ciência dos séculos XIX e XX.

Foi uma mudança mental, trabalhar não significava mais estar submetido à alguém, mais era honrado e bom, novos comportamentos com relação ao tempo, ao trabalho, à ciência.

N1-3
1) A partir do sec. XV surgiram teorias para explicar as relações de poder e o homem em sociedade. Explique a teoria de Jean-Jacques Rousseau. pg. 76               
Acha que o homem é bom por natureza, mito do bom selvagem. Ele acha que a sociedade corrompeu o homem, então ele acha que devem se reunir e firmar um contrato social, ou seja uma Democracia, que é uma relação de igualdade. Votar diretamente nas decisões do governo.

Cada cidadão representa a si mesmo, ele acredita que a natureza do homem é boa, mas a sociedade corrompe, por isso é necessário um contrato social para trazer a bondade natural e o melhor meio é a |Democracia, na qual todos teriam os mesmos direitos e deveres e ninguém se imporia sobre o outro.

2) Analise e explique o texto a seguir que fala sobre o impacto da chegada entre europeus e nativos, ... de um lado as visões de um paraíso;de outro o inferno. De um lado, pobres exploradores escreviam sobre a inocência dos índios, a falta da ganância e a docilidade. De outro, relatos sobre a ferocidade e as praticas de canibalismo que demonizavam os habitantes da América".  pg. 50
Essa dualidade se deve, em primeiro lugar, a falta de reconhecimento das diferenças por parte dos europeus com relação às varias etnias indígenas e a segunda sobre se os indígenas são humanos ou não.

3) Explique os chamados Movimentos Nacionalistas. pg.77  78
Os movimentos nacionalistas afirmavam que a nação está acima dos reis e dos déspotas, pois ela é o resultado de forças históricas que tem como base o próprio povo e mesmo os reis devem cumprir o papel que essas forças históricas determinam.

Os chamados movimentos nacionalistas se deram quando as populações perceberam que seus países estavam sendo invadidos(Napoleão|)surgiu como um movimento reverso. Afirmam que a nação esta acima dos reis e dos despostas, pois ele é o resultado de forças históricas do povo e o rei deve cumprir também esse papel.

4) Qual a diferença entre o Socialismo Cientifico e o Socialismo Utópico? pg.14  115
Socialismo Utópico: fruto de quimeras, e sonhos utópicos por parte de socialistas, melhores condições aos trabalhadores. Socialismo cientifico. Os operários eram explorados.

N1-4
1) Explique o que Michel Foucault chamou de biopolítica.pg. 64
A gestão de homens e coisas, uma forma de governo que prevê a gestão da vida. Do modelo familiar ao modelo econômico há uma derivação que não passa necessariamente pelo aprimoramento ou progresso. A família não é o modelo, mas um componente no interior de uma população.

Para ele, biopolítica é uma forma de governo que prevê a gestão da vida. Ele diz ainda que gerir homens e coisas era a nova modalidade do bom governo e se as riquezas devem ser dirigidas e são as pessoas que as produzem, então se devem dirigir as próprias pessoas (Nil)

2) Explique e analise os chamados Movimentos totalitários.pg. 129
No totalitarismo não há espaço para opiniões contrárias, pois toda a vida passa a ser controlada pelo partido e seus militantes, há uma obediência cega e tudo gira em torno do líder carismático. Os regimes totalitários não deixam espaços para dúvidas, pois atuam diretamente nas crenças das pessoas. Dificilmente alguém consegue fazer oposição, pois o partido sempre parece possuir a única verdade possível sobre tudo.

É uma forma de governo na qual os dirigentes da nação detêm o total controle sobre os direitos das pessoas em proveito da razão de Estado. — No totalitarismo só um partido político é permitido, chefiado por um líder absoluto, que se mantém no poder usando a força e a violência. O partido político determina as diretrizes econômicas que o país vai seguir.
O governo exerce total controle sobre os meios de comunicação e, em geral, elimina as escolas particulares, forçando as escolas públicas a ensinar de acordo com a linha da partido.(Nil)

3) Analise o trecho a seguir e explique o seu contexto "... apos a Segunda Guerra Mundial,o planeta ficou marcado pela bipolaridade..." pg. 151
Os Estados Unidos e a União Soviética, as duas grandes potências vencedoras do conflito, praticamente dividiram o planeta e áreas de influencia: de um lado os países capitalistas, sob a influencia norte americana, e de outro, os países comunistas, orbitando em torno dos soviéticos.

Após a segunda guerra mundial, os Estados Unidos e a União Soviética dividiram o planeta. De um lado, os americanos com seu sistema capitalista criaram a OTAM (Organização do Tratado do Atlântico Norte), um sistema de aliança com Canadá e países da Europa Ocidentais. Do outro lado, a União Soviética tentava expandir suas influências com seu regime comunista, criando o Pacto de Varsóvia, um sistema de aliança composta pelos países comunistas. (Nil)

4) Explique o chamado Socialismo Científico. Quais suas principais características?pg. 80 115
Karl Marx e Friedrich Engels chamaram de socialismo científico as suas próprias teorias, dedicadas ao estudo crítico do capitalismo.
Para eles, o capitalismo é possível graças à extração da mais-valia, que é o salário não-paga aos trabalhadores, ou melhor, o patrão não paga o que vale o trabalho, ficando com parte desse valor, e assim se transfere a riqueza criada pelo trabalho para o patrão.

Trata-se de uma corrente científica criada por Marx, que defendia a ideia de que a sociedade futura seria socialista, pois as leis históricas levariam a humanidade para esse estágio. Muitos movimentos operários, bem como os revolucionários russo foram influenciados por essa teoria. (Nil)

O socialismo científico era uma corrente oposta ao socialismo utópico. Criado por Karl Marx e Friedrich Engels,tinha como base a análise crítica e científica do capitalismo.
Os socialistas científicos criticavam o socialismo utópico porque viam nesta corrente uma passividade e uma utopia, pois esperavam que os indivíduos exploradores ganhassem uma consciência social para que as reformas fossem postas em prática. O socialismo científico tinha objetivos semelhantes, mas com uma visão menos "romântica", pois previa melhores condições de trabalho e de vida para os trabalhadores através de uma revolução proletária e da luta armada.(Nil)

N1-5
1). Explique o chamado anarquismo. Quais suas principais Características?pg.116
Anarquismo: O ser humano só poderia viver livremente se acima dele não houvesse poder algum. Tinha muita influência no meio operário.

Arnaquismo, o nome significa recusa de governo, eles acreditam que os homens poderiam criar uma sociedade na qual não haveria Estado ou autoridade, não haveria motivo para desejar os bens alheios na medida em que tudo pertencia a todos
Anarquismo é um sistema político que defende a anarquia, que busca o fim do Estado e da sua autoridade. É uma teoria política que rejeita o poder estatal e acredita que a convivência entre os seres humanos é simplesmente determinada pela vontade e pela razão de cada um. Representa o estado da sociedade ideal em que o bem comum resultaria da coerente conjugação dos interesses de cada um. É contra a divisão em classes e por consequência é contra toda a espécie de opressão de uns sobre os outros. (Nil)

2). Analise o trecho a seguir e explique o seu contexto: "...No final dos anos de 1980, a Guerra Fria acabou drasticamente, quando a União Soviética estava exaurida pelo esforço de manter seu poder..." .pg. 153
A União Soviética já estava cansada, exausta, esgotada, pelo esforço de manter seu poder de dissuasão, isto é, manter um poderoso arsenal nuclear e um exército em condições de enfrentar os norte-americanos.

Ela não conseguia manter um poderoso arsenal nuclear e um exercito em condições de enfrentar os nortes-americanos

3). O que é a chamada micro política? Exemplifique. pg.65
É uma pol´tica a nível local. Pode ser dentro de uma instituição, um hospital por exemplo, ou restrito a um pequeno grupo: trabalhadores da indústria metalúrgica.

O governo não deve somente responder aos problemas religiosos, mas muito mais aos problemas de ordenação do tecido político e de forma de conduta, ou seja, governar se torna cada vez mais uma arte do detalhe uma micropolitica. Relação entre as pessoas e entre instituição e pessoas

4). Quais as principais características da chamada Teoria Marxista?
O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade.
*A Teoria Marxista tbém conhecida como Teoria Cientifica se embasava em leis sociais. Essa teoria foi idealizada por Marx e como principal característica tem o estudo crítico ao capitalismo e foi a que mais durou.

N3-1
1- De que forma o relógio simboliza as transformações sociais e mentais da Revolução industrial? pg.100 101
No inicio ele era apenas artigo de decoração, também item de prestigio, depois passou a ser utilizado para precisar as atividades do dia a dia , sincronizar o tempo para as atividades e tarefas nos serviços.

2- Cite e explique 2 características do mercantilismo do sec. XVI. pg. 42
Mercantilismo: a riqueza do rei era medida pelo ouro e prata que o mesmo possuía; Protecionismo. criar altos impostos para os produtos importados.

3- Comente a seguinte afirmação:"A história é uma disciplina que estuda o presente."pg.11
Quando estudamos o passado podemos aprender para melhorar o presente, É nas práticas cotidianas que a história acontece.

4- Explique a teoria do pensador inglês John Locke(1632-1704), para o surgimento dos governos. pg.75
Para ele os homens nascem iguais, mas se diferenciam por meio do trabalho, então, para que todos tivessem segurança, o governo foi instituído por um contrato


Nenhum comentário:

Postar um comentário