Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ed. Corpo e Movimento - Provas N1

Prova 1
1. Disserte sobre a importância da música na Educação infantil. (p.61)
Na educação infantil, a música estimula o desenvolvimento de várias habilidades e competências humanas. Ela é utilizada na escola como um objeto lúdico e expositivo e representa um meio de estabelecer vínculos interpessoais e promover a socialização. O ato de cantar ou produzir sons, potencializa a integração do ritmo com a habilidades psicomotoras individuais bem como, promove a sociabilidade. Toda a ação musical colabora para o desenvolvimento infantil (nil)

A música é muito importante na educação infantil, o educador deve fazer uso dela por meio de jogos musicais, rodas cantadas e outras atividades pedagógicas.
Ao cantar em grupo, as crianças compartilham sua energia e expressam sua alegria e espontaneidade. Produzir sons em grupos promove a sociabilidade e a integração, e produzir sons por meio de instrumentos improvisados colabora com o desenvolvimento infantil, possibilita a descoberta de ritmo e o exercício da coordenação motora.
O tipo de música a ser trabalhado dependendo bom senso  do educador. Precisa ter um equilíbrio, não tocando somente cantiga de rodas e nem só música veiculadas pela mídia, tomando sempre o cuidado para que as letras das músicas sejam apropriadas para as crianças.
Por meio de algumas músicas associadas à dança podemos explorar, estimular e facilitar o desenvolvimento das capacidades motoras e da criatividade de nossas crianças. ( prova)

2. Vitor da Fonseca (2003) define algumas funções da Psicomotricidade na Educação, cite duas delas e explique (P.42, 43)
* Aperfeiçõar a conduta consciente e o ato mental em que emerge a elaboração e a execução do ato motor;
* Elevar as sensações e as percepções a níveis de conscientização, simbolização e conceitualização(nil)

·         Mobilizar e reorganizar as funções psíquicas emocionais e relacionais do indivíduo em toda a sua dimensão experimental, desde bebê  até a velhice;
·         Aperfeiçoar a conduta consciente e o ato mental em que emerge a elaboração e a execução do ato motor. (prova)

3. Comente a frase: "a atividade física também pode ser entendida como uma linguagem" (p.9)
A atividade física pode ser entendida como linguagem por expressar e comunicar uma ideia ou um sentimento humano. Progressivamente essa forma de linguagem foi se adequando a ponto de se tornar um poderoso instrumento de expressão com eficiência e eficácia, além de um meio mais econômico de construção de inúmeros artefatos.(nil)

No início, a atividade física era sim considerada como linguagem, já que através dos movimentos expressava e comunicava um sentimento humano. Com o tempo ela foi evoluindo e se adequando a ponto de se tornar um poderoso instrumento de expressão e um eficiente, eficaz e econômico meio de construção de inúmeros artefatos. (resposta de prova)

4. Comente a frase do livro texto: "ademais, as meninas não são as únicas excluídas, pois os meninos mais novos e considerados fracos ou mau jogadores frequentam bancos de reserva durante as aulas e recreio" P. 129, 130, 131
Essa frase reflete bem  as práticas preconceituosas e contradiz com a tese de que a Educação Física deve estar a serviço de uma nova forma de pensar, sentir e praticar o movimento, tendo em vista uma sociedade plural, solidária, tolerante, que respeita e compreende as diferença, demonstrando assim, a continuidade de uma história de visão biologizante e positivista, no início do século XX, que reproduzia nas quadras as diferenças e as desigualdades que presenciamos no cotidiano (SOARES 1994).(nil)

Essas afirmações  deixam clara a continuidade das práticas preconceituosas e excludentes, apesar do movimento contra essas atitudes, e também contradiz com a tese de que as aulas de educação física, na versão da co-educação devem estar a serviço de uma nova forma de pensar, sentir e praticar o movimento, tendo em vista uma sociedade plural, solidária, tolerante, que respeita e compreende as diferenças. (nil)

Quando começam a crescer, as crianças se divide por gênero e as meninas constumam serem excluídas da educação física por serem consideradas mais fracas. Mas como o motivo da exclusão é o fato de serem mais fracas, elas não são as únicas a serem excluídas, já que também os meninos considerados fracos, franzinos sofrem esse mesmo tipo de preconceito, sendo deixado de lado, comportamento esse que pode gerar um certo trauma nas crianças que sofrem essa exclusão.
As aulas de educação física devem ser oferecidas a todos. Deve estar a serviço de uma forma de pensar, sentir e praticar movimentos, tendo em vista a sociedade plural, solidária, tolerante que compreenda e respeita as diferenças. Essa frase é a reprodução nas quadras das diferenças e desigualdades que presenciamos no cotidiano. ( prova)

Prova 2
1- Comente: a Psicomotricidade é uma área de estudo multidisciplinar; abrange o individuo de modo global: CORPO+MENTE+MOVIMENTOEXPRESSÃO+AFETIVIDADE : P 45
A psicomotricidade está ligada ao desenvolvimento integral do ser humano, estudando seu movimento associado ao ambiente, à cognição, à emoção e as significações e relaciona cada movimento com o seu contexto. Dessa forma, ao medir as experiências dos educandos é necessário que se observe as múltiplas dimensões existentes em cada expressão, gesto, movimento, em cada interação social, assim abarcando o indivíduo de modo global. Cabe ao educador promover a educação psicomotora para colaborar no desenvolvimento integral de seus educandos.(nil)

2- Quais as contribuições que a prática de exercícios oferece para a contribuição da vida saudável. P.10
A prática de exercícios físicos pode possuir um sentido  compensatório para os desvios posturais, para os períodos de crescimento físico, gravidez, convalescença, contribuindo para a longevidade de seu praticante. Essa prática contribui também para elevar a autoestima e facilita a aproximação com outras pessoas. A prática de exercícios físicos faz bem e nos traz uma compensação que pode servir como uma forma de equilíbrio diante das tensões do mundo atual.(nil)


Outra resposta - A prática de exercícios físicos contribui para o bem-estar, a prevenção de doenças, a manutenção da saúde, além de preparar  o indivíduo para competições, desenvolver  aptidão física específica para determinado fins, como a guerra

3-O desenvolvimento motor pode ser tratado, tanto por pesquisadores, quanto educadores como produto ou como um processo. Diferencie as duas abordagens. P.22
Como produto, o desenvolvimento motor é visto apenas sob a perspectiva do desempenho das habilidades motoras do sujeito.
Como processo  ele é visto de uma forma mais ampla. É definido pela observação das aptidões humanas (relações entre o homem, seu ambiente, seu comportamento e suas habilidades motoras). Nesse caso, abrange um desenvolvimento integral do indivíduo.(nil)

Outra resposta - Como processo, o desenvolvimento motor envolve as necessidades biológicas subjacentes, ambientais e ocupacionais, que influenciam o desenvolvimento motor e as habilidades motoras do indivíduo desde o período neonatal até a velhice.

Como produto, o desenvolvimento motor pode ser considerado como descritivo ou normativo, sendo analisado por fases (período neonatal, infância, adolescência e idade adulta), que refletem o real interesse do pesquisador.

4- Qual é o significado de recreação no âmbito escolar?
Recreação designa recreio ou prazer; sentir satisfação, divertir-se numa atividade esportiva. A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos, de forma descontraídos, participam de atividades e pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, alem de desenvolver as habilidades psicomotoras da criança. É uma ferramenta muito importante no desenvolvimento humano: afetivo, cognitivo, motor, linguístico e moral. (nil)

Prova 3
1 – Qual a relação dos avanços tecnológicos com o sedentarismo? P.47
O sedentarismo está diretamente relacionado ao avanços tecnológicos, tendo em vista o conforto e a praticidade que isso nos proporciona na vida diária. Muitas vezes preferimos ir de carro até a padaria que fica ao lado da nossa casa, quando poderíamos ir à pé; utilizamos o elevador do prédio para subir uma pequena escada quando deveríamos subir caminhando, fazemos uso da escada rolante do shopping para chegar até o andar superior quando poderíamos subir à pé, se quer levantamos do sofá para ligar a TV  pois temos o controle remoto em nossas mãos, e assim ficamos estáticos num sofá por longo tempo o que é prejudicial, enfim, os avanços tecnológicos estão ai para nosso conforto, porém, ele é o grande responsável pela vida sedentária do homem moderno. (nil)

Outra resposta - Os avanços tecnologicos  gera um modelo de vida semdentária, com esse avanço surgiram os controles remotos, computadores,carros e máquinas automotizadas, entre outros e todo esse avanço favorece o sedentarismo, pois as pessoas preferem ficar sentadas ao invéns de práticar esportes, corrida ou caminhada. ( Andreia/Itaim)

2- Na educação infantil devemos nos preocupar em desenvolver 3 habilidades motoras. Quais são elas? Comente P. 23
São elas: Locomoção, Estabilidade e Manipulação.
·         A locomoção se dá quando a criança explora os potenciais motores de seu corpo, movimentam-se em relação aos espaços onde se encontram;
·         A estabilidade se dá na luta constante contra a força da gravidade, visando o controle da musculatura para que possa permanecer em pé;

·         A manipulação visa o controle e a precisão na manipulação de objetos como alcançar, segurar e soltar objetos.(nil)

Outra resposta - Locomoção- quando a criança explora os potencias motores de seu corpo, movimentando-se em relação aos espaços onde se encontra.
Estabilidade - é a batalha travada diariamente contra a força da gravidade.Essa habilidade da maior controle sobre a musculatura e permite que o individuo fique em pé, contrariando a força da gravidade.
Manipulação - engloba  a progressão dos atos de alcançar, segurar e soltar objetos. até que a criança atinja maior controle e precisão na manipulação de objetos da vida cotidiana. (Andreia/Itaim).

3- Cite três orientações para elaboração de programas destinados as crianças e comente-as. P.134
·         Proporcionar atividades com atendimento individualizado, introduzindo variações que permitam a experimentação por parte do educando;
·         Possibilitar a inclusão e a integração de todos os alunos com trabalho em duplas ou em pequenos grupos;

·         Oferecer situações concretas nas quais os alunos percebam o seu progresso. (Nil)
    
   Outra resposta 
-    -Cada aula deve ser cuidadosamente preparada em termos de conteúdos e estratégia, além de estar  ligada ás aulas anteriores.
-Em todas as aulas ,introduzir e manter os procedimentos organizacionais de modo a favorecer a  segurança física e espiritual de todos os alunos.
-Devem ser oferecidas situações concretas nas quais os alunos percebem o seu progresso.
 O importante é que o professor realize o seu trabalho, embora saiba que existam fatores externos que  muitas vezes não favorecem o planejado processo de ensino-aprendizagem. (Andreia/Itaim)

4- Diferencie os conceitos: movimento, aprendizado motor, movimento motor, habilidade motora. P.23
·         Movimento é a alteração na posição de quaisquer parte do corpo;
·         Aprendizado motor são variações do comportamento motor em função das experiências vividas pelo indivíduo;
·         Movimento motor são aspectos biológicos e mecânicos que propiciam e influenciam os movimentos
Habilidade motora reflete no padrão de movimento baseado na precisão, no controle e na acuidade do indivíduo.

Outra Resposta:
Movimento - alteração na(s) posição(ões) de quaisquer parte do corpo
    Aprendizado motor- variações do comportamento motor em função das experiências vividas pelo individuo.
    Habilidade motora-padrão de movimento baseado na precisão, no controle e na acuidade do individuo. (Andreia/Itaim)

Prova 4
1. Comente a afirmação: A Educação Física é conteúdo obrigatório no currículo escolar, porém ainda se vê apenas como atividade recreativa e desvinculada do processo de alfabetização. P.137
A Educação Física tem se tornado apenas um momento de descontração. Não há uma valorização desta disciplina no currículo escolar. A escola e os profissionais não conseguem justifica-la ou mesmo dar-lhe uma identidade própria capaz de inseri-la no contexto escolar como disciplina com finalidades, objetivos, conteúdos e métodos eficazes para a formação de indivíduos autônomos. Essa realidade precisa se mudada.(nil)

Outra resposta- Muitas instituições educacionais, principalmente as de ensino público, preocupam-se apenas com a inclusão desta disciplina no currículo, já que é obrigatória por lei, sem ter qualquer preocupação com a qualidade da mesma. Esta disciplina é vista apenas como uma forma de descontração e lazer no ambiente escolar. É preciso que ela tenha objetivos que vá além de mera diversão ou descontração, que ela contemple, assim como as outras, a formação de indivíduos autônomos, traçando metas para o desenvolvimento dos aspectos biológicos, físico e psicológico, aumentando sua auto-estima e do aspecto sociológico, proporcionando ao aluno subsídios para sua sociabilidade.

Embora sendo uma disciplina obrigatória por lei, as aulas de Educação Física tem sido vista como uma atividade recreativa por excelência. Destituída do necessário vínculo com o processo de alfabetização, no cotidiano escolar as aulas que possuem a motricidade humana como foco de estudo tem dado vez aos conteúdos (de sala de aula), nos quais as crianças  precisam de reforço, ou ainda este espaço na escola tem servido como recompensa ou castigo, balisando comportamentos dos estudantes nas situações teóricas – em sala de aula.

2. Qual a importância da percepção da imagem corporal para o desenvolvimento completo da criança? P.41
A imagem corporal  é um aspecto de destaque na relação do ser com o seu desenvolvimento completo. É a partir dela que reconhecemos nossa movimentação no tempo e no espaço, e aprendemos a lidar com objetos e pessoas  que nos cercam, com o meio em que vivemos.

3. Explique o conceito de lateralidade. P.35
A base orgânica da motricidade e da percepção pe constituída pelo sistema nervoso, onde cada hemisfério cerebral é responsável pelo controle da atividade de uma parte do organismo. Sendo assim, o hemisfério esquerdo controla a atividade da parte direita do corpo e o direito da parte esquerda. Existe ainda um hemisfério dominante que determina se o indivíduo é destro ou canhoto, ou seja, se o hemisfério dominante é o esquerdo a pessoa é destra e se for direito a pessoa é canhota. Existe também indivíduo sem uma dominância indefinida, que é identificado como ambidestro.

4. Compare o que a Lei de diretrizes e bases de 1961, LDB 4024/61, previa para as aulas de Educ. Física com a LDB 9394/96, atual. Pg. 141
Até a promulgação da LDB 9.394/96, cada disciplina ou atividade tinha a responsabilidade de planejar, implementar, criar estratégias e os processos de avaliação próprios ou de forma isolada. Assim sendo, a maioria das disciplinas trabalhavam de forma paralela enquanto as atividades (Educação Física, Artística e Inglês) nem pertenciam à grade curricular dado ao seu carater cunho prático sem ter um porquê. Hoje, os programas de educação física são adequados a todos os alunos com atividades variadas e lúdicas. (prova)

Outra resposta - Até a promulgação da LDB 9.394/96, cada disciplina/atividade tinha responsabilidade de planejar, criar estratégias e avaliar de forma isolada, sendo que a maioria das disciplinas trabalhava de forma paralela, enquanto as atividades (Ed.física, Artística e Inglês) nem pertenciam a grade curricular, era somente aulas práticas, sem ter um porquê. Hoje, os programas de educ. física são adequados a todos os alunos,com atividades variadas e lúdicas.

Prova 5
1. Descreva as fases do desenvolvimento psicomotor na infância? P.42
1ª fase – Organização da estrutura motora e da percepção. O bebê possui condições fisiológicas de reflexo e anatômicas, desde o nascimento, mas para que se manifestem, é necessário que sejam estimuladas e assim provoquem reações.
2ª fase - Organização do plano motor  desenvolve-se novas possibilidades de movimentação espacial e relacionamento social.
3ª fase – O desenvolvimento motor fica mais evidente e seus movimentos tornam-se espontâneos.
4ª fase – É uma etapa de transição no desenvolvimento psicomotor, quando são especificadas as habilidades motoras.

2.Como as aulas de educação Física podem integra-se aos conteúdos de língua portuguesa,Estudos sociais,programas de saúde e educação artística? P.144
Um professor que tenha uma atitude investigativa pode usar o conteúdo das aulas de Educ. Física junto com algumas estratégias, e assim auxiliar o aluno na compreensão de alguns aspectos ligados a essas disciplinas (compreensão de regras, expressão corporal, idéia de cidadania, noções temporo-espaciais, etc.).

3. O guia dos brinquedos e do brincar (Abrinq) sugere brinquedos em função do desenvolvimento e da aprendizagem a qual se quer alcançar com as crianças. Cite duas atividades principais e dois brinquedos sugeridos de cada faixa etária a seguir:  de 0 a 18 meses; de 18 a 36 meses e de 3 a 6 anos.
0/18- explorara, apertar botões e mover alavancas; brinquedos móbiles, brinquedos de puxar e empurrar; 
18/36 - dirigir veículos, manipular objetos - brinquedos cavalinho de pau, triciclo, objetos para caixa de areia; 
3/6 anos cenários para brincar e ambientes, movimentar-se no espaço; brinquedos fantasias, telefones de brinquedos, triciclo maior

4. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem o desenvolvimento da Educação Física, na escola em três temas, a saber: Conhecimento e Controle do Corpo, Atividades Rítmicas e Expressivas e Conhecimento sobre os Jogos, Esportes, Dança, Lutas e Ginástica. Escolha um deles e comente.
Atividades rítmicas e expressivas – Essas atividades são formadas pelas cantigas e danças do repertório infantil, pelas rodas e brinquedos cantados e também pelas ladainhas de pular corda.

Atividades rítmicas e expressivas que são as rodas e brinquedos cantados, cantigas e danças do repertório da criança, pular corda e outro.


Prova N3
1. Cite os principais aspectos da dança criativa.

2. No que se constituem as Habilidades de estabilidade?

3. Segundo os autores quais são os registros dos primeiros movimentos feitos pelo ser humano?
Comente o trecho da Lei de Diretrizes e Bases, 9394/96: § 3º a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica.


4. Compare o que a Lei de diretrizes e bases de 1961, LDB 4024/61, previa para as aulas de Educ. Física com a LDB 9394/96, atual. Pg. 141  

Nenhum comentário:

Postar um comentário