Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras - Provas N1

Prova 1
1- As brinquedotecas são espaços organizados intencionalmente compostos por cantos temáticos e uma diversidade de objetos, materiais e brinquedos onde a criança e seus pares possam desenvolver, criar, participar, de uma infinidade de brincadeiras. Enumere uma lista de cantinhos comuns que compõe uma brinquedoteca. Pag. 105 *
Brinquedoteca é um espaço provido de brinquedos e jogos educativos, destinados a estimular as crianças e seus acompanhantes a brincar em um ambiente lúdico. Na brinquedoteca tem-se o cantinho do faz de conta, cantinho da leitura, canto das invenções, mesa das atividades, cantinho da pintura, da fantasia, etc.

Outra resposta - Brinquedoteca é um ambiente lúdico, um espaço com grande variedade de brinquedos para estimular a criança a brincar. Um espaço composto por:
- Canto do faz de conta,
- Canto da leitura,
- Canto das invenções,
- Sucatoteca,
- Mesa de atividades,
- Estantes com brinquedos.

2- Definir o conceito dos termos jogos, brinquedos e brincadeiras é uma tarefa de grande complexidade dada a grande
abrangência e significado da palavra jogo. Escreva uma reflexão sobre o conceito de jogo baseando se no conceito de Carneiro (2003) e em suas próprias palavras. Pag. 11 *
Baseado no conceito de Carneiro (2002), a palavra jogo vem do latim que significa movimentos rápidos, sendo mais tarde incorporado pela língua romena, referindo-se também aos ritos de iniciação e jogos de azar e, finalmente, passaram a indicar movimentos, futilidade e ligeireza.

Outra resposta - Os estudiosos definem os termos jogo, brinquedo e brincadeira apoiados em características das atividades, situações e comportamentos dos indivíduos em grupos num dado período e contexto social. Carneiro define a palavra jogo de origem latina “ludis, ludere”, que designava movimentos rápidos, estendendo-se depois para os jogos públicos incorporando depois as línguas românticas, passando a indicar movimento, ligeireza e futilidade.

3- Discorra sobre o jogo tradicional. *
O jogo tradicional é um tipo de atividade lúdica  que apresenta-se como manifestação cultural ligada à transmissão oral; folclore, cultura popular, assumindo características de anonimato, conservação e universidade porque a pesar de suas origens serem desconhecidas, permanecem no universo infantil, como por exemplo, o jogo das pedrinhas  ou cinco marias, que preservam a mesma estrutura desde tempos remotos e que tem incorporado novos formatos, podendo ser adquiridos ou confeccionados em saquinhos de areia ou arroz.

Outra resposta -  O jogo tradicional é aquele que apresenta-se como manifestação cultural, estando sempre em transformação. Geralmente acontecem livremente, fora do ambiente escolar, o que dificulta a sua transmissão. Ex: Amarelinha, pião, cantigas de roda, jogo cinco Marias, etc.

4- Afinal a criança aprende brincando? Responda esta pergunta baseando se no pensamento de Brougère. Pag. 63*
O jogo, a brincadeira e o brinquedo fazem parte da cultura da infância. Nós educadores temos que ter em mente que a atividade lúdica tem um objetivo maior do que uma simples ferramenta de ensino e aprendizagem. De acordo com Brougere, o jogo contribui de maneira indireta para a educação na medida em que permite ao aluno relaxar e divertir-se, podendo ser mais eficiente e atencioso nos exercícios que lhes são propostos. Assim, a criança aprende brincando através do jogo. Podemos também observar seus talentos, sua criatividade, sua capacidade de resolver problemas e superar desafios.

Outra resposta - Para Brougère, o jogo contribui de forma na aprendizagem, pois os alunos aprendem melhor divertindo-se, devendo então o educador aproveitar-se disso em doses limitadas para chegar ao aprendizado real.

Prova 2
1. Como HUIZINGA se refere ao jogo? Pag. 17
Huizinga refere-se ao jogo como um elemento da cultura, identificando características relacionadas a aspectos sociais. Para ele, o jogo não é material e tão pouco racional.

2. Um dos cantinhos da brinquedoteca é o faz de conta. Escreva como ele deve ser composto.
O cantinho do faz de conta deve ser composto com mobília infantis de cozinha com pia, geladeira, fogão, panelinhas, o quarto com berço, caminha, bonecas e roupinha de boneca, o supermercado com carrinho e coisas pra comprar, o hospital com uniforme de enfermeira, consultório, um camarim com espelhos, fantasias, maquiagem, enfim, tudo o que possa levar a criança a brincar de “ faz de conta”.

3. Discorra sobre o jogo simbólico.
O jogo simbólico ou faz de conta são jogos com brincadeiras de faz de conta, onde o imaginário infantil é concretizado na transformação de materiais disponíveis na natureza, para sua imitação do cotidiano social, na expressão da criatividade dos protagonistas do ato lúdico.

Outra resposta - O jogo simbólico caracteriza-se a partir do momento em que a criança começa a alterar o significado dos objetos e dos eventos e passa a expressar seus sonhos e fantasias assumindo assim, seu papel na sociedade.

Outra resposta - O jogo simbólico ou “faz de conta”, caracteriza-se a partir do momento em que a criança passa a expressar seus sonhos e fantasias e assumir seu papel na sociedade.
Nós, professores devemos possibilitar que as crianças pratiquem esse jogo, aproveitando os espaços e a diversidade de materiais, levando-os a imitar e recriar situações do cotidiano, garantindo assim o desenvolvimento da criança.

4. Escreva sobre o papel do jogo no desenvolvimento da criança baseado nas idéias de
Coria -Sabini e Regina Lucena.
De acordo com Coria Sabini e Regina Lucena, os jogos oferecem uma fonte para estudos, do ponto de vista sociológico, na perspectiva psicológica e numa abordagem antropológica, reforçando que o brincar está ligado ao desenvolvimento integral do ser humano, individual ou social, pois ao brincar a criança diverte-se, aprende regras, resolve problemas, lidera, etc.

Prova 3
1- Qual a importância do jogo para Piaget?
Para Piaget, o jogo é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. É por meio dele que a criança passa a similar o que é real do “eu”, de forma a permanecer centrada sobre si mesma. Ele classifica os jogos em simbólico, de exercício e de regras.

Outra resposta - Na opinião de Piaget, o jogo é fundamental para o desenvolvimento humano, começa quando a criança deixa de realizar uma atividade pelo simples prazer de fazer e passa a realiza - lá com um sentido, ou seja, joga simbolicamente. E por meio do jogo simbólico que a criança passa a assimilar o que é real ao “eu”, de forma a permanecer centrada sobre si mesma. Piaget ainda classifica os jogos em jogo de exercício, jogo simbólico e jogo de regra.

2- Comente/discorra sobre o jogo de construção.
Os jogos de construção destinam-se ao livre manuseio de pequenas peças para qual a criança, componha o seu mundo imaginário, possibilitando o enriquecimento da criatividade e experiência sensorial, desenvolvendo a capacidade cognitiva e de manipulação, ampliando a capacidade da criança.
O jogo de construção está intimamente ao jogo de faz de conta, ou seja, para compreender a importância das construções é necessário considerar a inter relação entre a linguagem e a ação da criança que materializam os temas encontrados no mundo real.

Outra resposta - Os jogos de construção têm sua origem nos dons de Froebel e destina-se ao livre manuseio e combinação de pequenas peças para a composição do mundo imaginário da criança.  Os jogos de construção possibilitam enriquecer a experiência sensorial e a criatividade, desenvolverem habilidades cognitivas e de manipulação. No processo de evolução dos jogos elaborados pelas crianças, ela desenvolve a capacidade de medir, imaginar, planejar suas ações e compreender tarefas colocadas pelo adulto. A capacidade de construção da criança vai sendo aprimorada, diferenciando-se da capacidade de empilhar blocos, que ocorre antes dos três anos de idade. A idéia da construção já exige o entendimento da junção de várias peças que pode ser feito inicialmente pela imitação, com o auxilio de um adulto, para posteriormente chegar á criação sozinha.

3. Um dos cantinhos de uma brinquedoteca é o “canto de leitura ou de contar história”. Escreva como ele deve ser composto.
Deve ser composto de tapetes e almofadas para acolher as crianças que querem ler um livro deitada no chão ou simplesmente aninhar-se em busca de aconchego.

4. Por que as crianças se interessam tanto por histórias, jogos e filmes violentos? Responda a essa questão baseando-se no pensamento de Silva (2009)
Todo ser humano é composto de amor, ódio, raiva e indignação. Esses sentimentos são importantes para nosso desenvolvimento e crescimento e o brincar de faz de conta envolvendo fantasias agressivas e violentas são fundamentais para o equilíbrio emocional da criança. Faz com que elas aprendam a lidar com a diversidade das emoções, emoções que devem ser questionadas  durante ou depois do filme de uma história para equilíbrio das mesmas ou orientação.

4- Porque as crianças se interessam por livros, jogos e filmes de terror, de acordo com Silva? Pg. 88
Porque todo ser humano é composto de amor e ódio, raiva e indignação, e esses sentimentos são importantes para nosso desenvolvimento e crescimento, e o brincar de fz de conta envolvendo fantasias agressivas e violentas são fundamentais para o equilíbrio emocional da criança, o que faz com que elas aprendam a lidar a diversidade das emoções.

Outra resposta - Todo ser humano é composto de amor, ódio, raiva e indignação. Esses sentimentos são importantes para nosso desenvolvimento e crescimento e o brincar de faz de conta envolvendo fantasias agressivas e violentas são fundamentais para o equilíbrio emocional da criança. Faz com que elas aprendam a lidar com a diversidade das emoções, emoções que devem ser questionadas  durante ou depois do filme de uma história para equilíbrio das mesmas ou orientação.

Prova 4
1 - Escreva sobre o sistema ESAR de classificação de brinquedos: objetivos, teorias em que é fundamentado e como se organiza? Pg. 150
ESAR é analisar os objetivos, com a intenção de melhorar a escola e compreender a criança que brinca. Esse sistema apoia-se nas teorias psicológicas correspondentes às etapas do desenvolvimento da criança e sua atividade lúdica desde o nascimento até a idade adulta. É organizado de acordo com a primeira letra de cada faceta: “E” – jogo de exercício; “S” – simbólico; “A” – acoplagem e “R” – jogos de regras.

2 - Discorra sobre o jogo de regras. Pg. 153
O jogo de regras é um tipo de jogo que auxilia na socialização, sendo complexo por basear-se em combinações e exercícios de raciocínio lógico, dedução e hipóteses. As regras podem ser construídas pelos próprio jogadores ou impostas por quem ETA fora do jogo.

3 - Qual a concepção de Wallon sobre o jogo? Pg. 44
Para Wallon o jogo é uma forma de exploração, de imitação da situação presente, com um fim em si mesmo.

Qual a concepção de Wallon sobre o jogo? Pg. 44
Para Wallon  a atividade lúdica é uma forma de exploração, de infração da situação presente, com um fim em si mesmo.

4 - Faça uma reflexão sobre a importância de brincar para a criança. Pg. 97
A brincadeira é importante pra o desenvolvimento do ser humano, principalmente nos primeiros anos de vida. Através das brincadeiras, experimentamos sensações sonoras e táteis, nos diferenciamos dos outros, nos comunicamos, exploramos nosso corpo, etc

Prova 5
1.Discorra sobre o jogo cooperativo.
O jogo cooperativo estimula a ideia de cooperação e procura minimizar os aspectos competitivos que são comuns em muitos jogos. Nele é ressaltada a importância da participação sem enfatizar o ganhar ou perder e a eliminação. Esse tipo de jogo possibilita ao participante colocar-se no lugar do outro, ser mais flexível, contribuir com as regras do jogo, pensar coletivamente e construir relacionamentos mais qualificados. Na educação, esse tipo de jogo possibilita despertar a confiança, a autoestima, a motivação e a superação de desafios no aluno.

Outra resposta - Jogos cooperativos são dinâmicos de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios, experiências cooperativas.” onde o participante aprende a se colocar no lugar do outro, a fim de que possam alcançar um objetivo comum. O importante não é ganhar ou perder, e sim participar, ganhando confiança em si e no outro, aceitando-o como ele é.

2) Escreva sobre o ICCP: o brinquedos e o uso que a criança faz, quatro qualidades fundamentais para a análise dos brinquedos.
O ICCP estabelece uma classificação dos brinquedos baseado em quatro critérios das qualidades fundamentais para análise dos brinquedos:
> Valor funcional – relacionado aos critérios de qualidade e normas de segurança;
> Valor experimental – relacionado ao que a criança pode aprender em todos os níveis;
> Valor de estruturação – relacionados aos critérios afetivos e do desenvolvimento da personalidade;
> Valor de relação – relacionado ao critério de como o jogo facilita a aprendizagem de regras e o relacionamento.

Outra resposta - O ICCP elegeu 4 critérios referentes a 4 qualidades fundamentais para a análise dos brinquedos: o valor funcional (qualidade e normas de segurança), experimental ( o que a criança pode aprender em todos os níveis), estruturação (desenvolvimento da personalidade, área afetiva) e relação ( forma como o jogo facilita as relações e aprendizado de regras.)

3) Quais são os pré-requisitos fundamentais para o profissional que brinca segundo Maria Angela Barbato Carneiro.
Para a autora, o profissional que brinca precisa ter um conhecimento aprofundado nos níveis de desenvolvimento da criança. Deve preocupar-se em seguir corretamente as etapas que cada criança se encontra e procurar entender o significado das brincadeiras destinadas a cada fase do desenvolvimento da criança.. É necessário ainda que tenha visão de como usar o espaço, realizar a classificação dos brinquedos, criar brinquedos e brincadeiras com os alunos, além de ser expressivo e bem humorado.

Outra resposta - Para Maria Angela B. Carneiro, o profissional deve ter um profundo conhecimento das etapas do desenvolvimento da criança, não pulando etapas, e entender o significado de cada brincadeira. Deve saber utilizar os espaços, classificar os brinquedos, criá-los também ser comunicativo, alegre, flexível e sensível.

4) Qual a importância do jogo para Vygotski
Para Vygotsky, o jogo representa uma importância no desenvolvimento da criança quanto ao seu aspecto de representar a imaginação. O jogo possibilita que a criança imagine várias situações que represente as vivências do seu dia-a-dia, que imite comportamentos e muitas outras situações.
Quando a criança participa de um jogo ela está envolvida em situações de hábitos, de atitudes e de valores que contribuem para o seu processo de criação e para atingir novos níveis de desenvolvimento.

Outra resposta - Vygotsky acredita que o jogo é o elemento que impulsiona o desenvolvimento do ser humano. Dois momentos importantes na brincadeira infantil são a imaginação e as regras. Conforme a criança brinca vai ampliando gradualmente o conhecimento infantil.

O que deve ser composto a brinquedoteca?
A brinquedoteca deve ser composta por cantos temáticos e uma diversidade de objetos, brinquedos, e  materiais, onde as crianças possam criar, desenvolver, enfim, participar de inúmeras brincadeiras, sendo que sua criação deve estar ligada ao grupo que pertence e sua finalidade.