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terça-feira, 2 de abril de 2013

Literatura Infantil - Provas OnLine (N2)

Minha N2 - Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL

1. De acordo com as afirmações de Eni Orlandi, entendemos que qualquer texto tem um sentido em aberto, cabendo ao leitor selecionar os sentidos.


  • Assinale a alternativa que apresenta ações coerentes do professor quando apresenta um texto aos alunos.
  •  O professor incentiva seus alunos a buscarem o sentido das palavras, uma a uma, para compreenderem a mensagem do texto.
  •  O professor deve promover diferentes, instigantes e polêmicas perguntas, sob diferentes perspectivas do texto, para que os alunos possam exercitar suas capacidades de compreensão.
  •  O professor pode incentivar a leitura do texto solicitando que se retire dele palavras, como substantivos, proparoxítonas etc.
  •  O professor elenca uma série de questões sobre os personagens contidos no texto para que o aluno busque as respostas, como "qual é o nome do principal personagem?"

2. Aponte a alternativa com as características de uma biblioteca escolar atuante e moderna.


  •  Acervo adequado às necessidades dos leitores, ambiente agradável, atividades ora silenciosas ora agitadas, bibliotecário como agente de leitura.
  •  Ambiente agradável, atividades atraentes, acervo disponível e variado, bibliotecário para promover a ordem e controlar empréstimos.
  •  Bibliotecário como agente de leitura, acervo organizado, ambiente limpo e silencioso, almofadas e material para leitura individual.
  •  Atividades diversificadas com o acervo, espaço agradável, bibliotecário como agente de leitura, acervo composto por textos indicados pelos professores para tarefas escolares.

3. A leitura enquanto responsabilidade social significa que


  •  a sociedade deve pagar para que todos venham a ser leitores.
  •  todos os membros da sociedade devem ler.
  •  a sociedade deve delegar poderes à escola para alfabetizar e letrar.
  •  todos os membros da sociedade devem valorizar a leitura e zelar por ela.

4. Existem procedimentos que contribuem para intensificar a afinidade entre contador e ouvinte.


  • I. As fórmulas conhecidas de início de contos: "Era uma vez", "Num lugar distante", "Um belo dia", entre tantas outras.
    II. Quando o texto, objeto da contação, desencadeia a memória afetiva ligada às histórias ouvidas na infância.
    III. A entonação do relato, a sonoridade das palavras, os gestos do contador.

    Assinale a alternativa correta.

  •  Apenas I e II.
  •  Apenas II e III.
  •  Apenas I e III.
  •  Todas as afirmativas.

N2 do Colega Ary Júnior - Resultado final : 2

LITERATURA INFANTIL

1. A relação entre a literatura e a escola tem sido muito intensa desde a criação da escola burguesa no século XVIII até os dias de hoje.

  • Diversos estudiosos defendem o uso do livro em sala de aula e, atualmente, o objetivo não é apenas o de transmitir os valores da sociedade, mas também o de propiciar uma nova visão da realidade. Assinale a alternativa em que encontramos ações que o professor pode promover para instigar na criança o hábito da leitura.
  •  Na escolha dos poemas, aqueles em que predominam a fantasia, a musicalidade e a imaginação terão mais condições de interessar às crianças.
  •  O projeto de leitura na escola não deve possibilitar a indagação, pesquisa, criação, de maneira que a literatura não venha a ter uma função atual, verdadeira, recreativa e estética, social e renovadora.
  •  Quando o professor trabalhar com poemas, não há necessidade de evitar alguns temas, até mesmo poemas que apresentam uma visão triste e pessimista da vida podem ser levados à criança.
  •  O professor não deve se preocupar em tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.

2. Aponte a alternativa que descreve uma das dificuldades encontradas na valorização social da leitura.

  •  O descaso com os professores e a escola.
  •  A crença de que a leitura transforma as condições sociais.
  •  A consciência da importância da leitura para a cidadania.
  •  A valorização do conhecimento e da escolarização.

3. A leitura é uma ação que resulta na construção de sentidos para os textos por um leitor. Assinale a alternativa que melhor explica essa ação.

  •  O leitor vai em busca dos sentidos escolhidos pelo autor do texto.
  •  O leitor projeta sobre os textos seu repertório de experiências de leitura acumuladas ao longo de sua vida.
  •  O leitor somente lê aquilo que lhe interessa ler. Nas demais situações ele somente passa os olhos pelo texto.
  •  O leitor necessita apenas estar alfabetizado para poder compreender qualquer texto.

4. Assinale a alternativa correta com relação à contação de história.

  •  Como toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
  •  Nessa atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu poder de evocação.
  •  Além da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona momentos em que o ouvinte trabalha mais intensamente, e de maneira individualizada, o seu imaginário.
  •  A utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era uma vez...", não contribui para intensificar a afinidade entre o contador e o ouvinte.


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1. Existem procedimentos que contribuem para intensificar a afinidade entre contador e ouvinte.

·         I. As fórmulas conhecidas de início de contos: "Era uma vez", "Num lugar distante", "Um belo dia", entre tantas outras.
II. Quando o texto, objeto da contação, desencadeia a memória afetiva ligada às histórias ouvidas na infância.
III. A entonação do relato, a sonoridade das palavras, os gestos do contador.

Assinale a alternativa correta.
·          Apenas II e III.
·          Apenas I e III.
·          Apenas I e II.
·          Todas as afirmativas.
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2. Segue abaixo:

·         Na década de 1950, com o fim da era getulista, prosseguem os debates acerca das reformas e reestruturações no campo do ensino, mas, apesar das discussões, quase nada muda nas condições da educação. Nesse período, temos
·          a publicação de Reinações de Narizinho – nome novo para A Menina do Narizinho Arrebitado.
·          a crise da leitura e o experimentalismo de Ruth Rocha.
·          o aumento do número de lançamentos de novos títulos.
·          o surgimento das histórias em quadrinhos.
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3. Assinale a alternativa que contém os fatores que implicam uma formação deficiente de leitores no Brasil.

·          O alto preço dos livros, a baixa escolaridade da sociedade brasileira, o alto índice de analfabetismo, a intensa política de incentivo à leitura.
·          A escola sem projeto pedagógico, a falta de professores, a baixa escolaridade do povo brasileiro, o alto índice de analfabetos.
·          O sucesso de carreiras com profissionais semialfabetizados, a concorrência dos meios de comunicação de massa, a desvalorização da cultura escrita, o pequeno número de bibliotecas.
·          O excessivo número de horas dedicadas ao computador, o desprestígio da escola e da escrita, a concorrência da mídia, o preço do livro.
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4. Assinale a alternativa que identifica os elementos próprios da fábula.

·          Narrativa em verso ou prosa, cujas personagens (homens, animais e objetos) visam criticar a sociedade e impor uma moral convencional.
·          Narrativa curta, em prosa, que busca criar no leitor, através de personagens alegóricos, a consciência da necessidade de mudar a realidade.
·          Narrativa curta com animais que representam homens e com a finalidade de satirizar seus comportamentos.
·          Narrativa curta, em verso ou prosa, cujas personagens alegóricas ou animais têm como finalidade moralizar os comportamentos individuais ou sociais.


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1. Assinale a alternativa correta.

·          Os irmãos Grimm escreveram seus contos, criando novas histórias e personagens de autoria própria.
·          A denominação "conto de fadas" foi criada por Charles Perrault no século XVII.
·          Os contos de fadas, embora tratem de um mundo de fantasia, auxiliam o leitor criança a entender o mundo e os seres humanos.
·          Há narrativas que foram escritas para adultos e, depois de transformadas, foram apreciadas também por crianças, como as histórias de Swift e Defoe.
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2. Segundo Isabel Solé, não existe um tipo puro de texto, isto é, falar de qualquer um deles pressupõe a interferência de outros.

·         Sobre o trabalho de texto em sala de aula, é correto afirmar que
·          o professor pode ater-se exclusivamente a um dos tipos, sem pena de distorcer a noção de leitura e de empobrecer sua prática pedagógica.
·          o professor deve ater-se a um único tipo de texto e somente depois que o aluno dominar uma tipologia textual é que ele apresentará outra.
·          como a realidade cultural apresenta variedade riquíssima de oportunidade de leitura, é necessáro reduzi-la em prol da compreensão da língua.
·          o estudo dos tipos textuais contribui para a diversificação e a complexificação necessárias à formação de um leitor crítico, competente e proficiente.
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3. Qual é a diferença entre a crônica e a notícia?

·          A crônica refere-se à atualidade, assim como a notícia.
·          A crônica expressa a opinião do jornal; a notícia está exclusivamente relacionada ao fato.
·          A crônica tem elaboração mais denotativa e a notícia, mais cuidada e conotativa.
·          A crônica é pessoal e opinativa; a notícia é quase imparcial e objetiva.
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4. Assinale a alternativa correta em relação à história da literatura infantil no Brasil.

·          Após a Proclamação da República, começam a ser publicados livros para crianças no Brasil.
·          Os textos em edições portuguesas, que circulavam no Brasil, não apresentavam problemas com relação ao entendimento.
·          Com a implantação da Imprensa Régia, em 1808, começam a ser publicados os primeiros livros para crianças.
·          A literatura oral não predominou no Brasil antes da publicação dos primeiros livros infantis.


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1. Quais são os elementos formais característicos da poesia?

·          Rima, imagens, ação de personagens, tempo cronológico e estados subjetivos.
·          Estados subjetivos, distanciamento crítico, visão objetiva da realidade e ritmo.
·          Ritmo, musicalidade e linguagem verbal, explorando a assonância e a aliteração.
·          Ritmo, rima, metáforas, musicalidade e imagens. (correta)
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2. A formação do leitor consiste

·          na decodificação de signos linguísticos acrescida de um processo de compreensão abrangente e crítica.
·          na capacitação do leitor para a leitura de textos cada vez mais complexos.
·          em uma alfabetização bem realizada e com rapidez.
·          na consciência do leitor em memorizar narrativas literárias.
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3. O uso do jornal em sala de aula tem como objetivo principal

·          capacitar o aluno a transcender a informação e conhecer a linha ideológica do jornal. (correta)
·          fazer um estudo sobre gêneros textuais usados na redação jornalística.
·          atualizar os alunos a respeito de notícias do seu dia a dia.
·          enriquecer o livro didático e o planejamento pedagógico da escola com material de apoio de uso social e cotidiano.
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4. Analise as afirmativas abaixo.

·         I. O professor deve procurar tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.

Estão corretas:

·          I, II e IV   correta
·          I, III e IV.
·          II e IV.
·          I, II e III.


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1. Existem procedimentos que contribuem para intensificar a afinidade entre contador e ouvinte.

·         I. As fórmulas conhecidas de início de contos: "Era uma vez", "Num lugar distante", "Um belo dia", entre tantas outras.
II. Quando o texto, objeto da contação, desencadeia a memória afetiva ligada às histórias ouvidas na infância.
III. A entonação do relato, a sonoridade das palavras, os gestos do contador.

Assinale a alternativa correta.
·          Apenas II e III.
·          Apenas I e III.
·          Apenas I e II.
·          Todas as afirmativas.
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2. Segue abaixo:

·         Na década de 1950, com o fim da era getulista, prosseguem os debates acerca das reformas e reestruturações no campo do ensino, mas, apesar das discussões, quase nada muda nas condições da educação. Nesse período, temos
·          a publicação de Reinações de Narizinho – nome novo para A Menina do Narizinho Arrebitado.
·          a crise da leitura e o experimentalismo de Ruth Rocha.
·          o aumento do número de lançamentos de novos títulos.
·          o surgimento das histórias em quadrinhos.
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3. Assinale a alternativa que contém os fatores que implicam uma formação deficiente de leitores no Brasil.

·          O alto preço dos livros, a baixa escolaridade da sociedade brasileira, o alto índice de analfabetismo, a intensa política de incentivo à leitura.
·          A escola sem projeto pedagógico, a falta de professores, a baixa escolaridade do povo brasileiro, o alto índice de analfabetos.
·          O sucesso de carreiras com profissionais semialfabetizados, a concorrência dos meios de comunicação de massa, a desvalorização da cultura escrita, o pequeno número de bibliotecas.
·          O excessivo número de horas dedicadas ao computador, o desprestígio da escola e da escrita, a concorrência da mídia, o preço do livro.
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4. Assinale a alternativa que identifica os elementos próprios da fábula.

·          Narrativa em verso ou prosa, cujas personagens (homens, animais e objetos) visam criticar a sociedade e impor uma moral convencional.
·          Narrativa curta, em prosa, que busca criar no leitor, através de personagens alegóricos, a consciência da necessidade de mudar a realidade.
·          Narrativa curta com animais que representam homens e com a finalidade de satirizar seus comportamentos.
·          Narrativa curta, em verso ou prosa, cujas personagens alegóricas ou animais têm como finalidade moralizar os comportamentos individuais ou sociais.



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1. Assinale a alternativa que identifica a função educacional mais importante da contação de histórias na escola.

·          Auxiliar na aprendizagem da língua portuguesa e do ouvir.
·          Manter as crianças quietas.
·          Divulgar as histórias da cultura da humanidade.
·          Transmitir valores humanos e sociais representados nas histórias.
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2. Assinale a alternativa correta.

·          Conhecer os gêneros textuais é um exercício da gramática textual com a finalidade de informar sobre a variedade textual.
·          O conhecimento da gramática do gênero e dos tipos favorece o aperfeiçoamento da formação de leitores e da autonomia de leitura.
·          Os gêneros textuais, que são diversificados, servem para que o leitor aprenda como se escreve uma carta, como se faz um anúncio publicitário e outros textos.
·          Os gêneros textuais têm formato apenas informativo, isto é, fornecem ao leitor as informações necessárias para que ele distinga um texto do outro.
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3. Para bem compreender um texto, o leitor deve

·          ler em voz alta e depois silenciosamente, prestando muita atenção em cada uma das palavras.
·          fazer previsões, confirmá-las ou não no texto, usar simultaneamente o pessoal e o coletivo.
·          construir sentidos numa perspectiva exclusivamente pessoal, baseada na memória e na experiência própria.
·          procurar no dicionário todas as palavras desconhecidas.
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4. Segue abaixo:
·       Para o desenvolvimento do leitor, é necessário que haja continuidade, curiosidade e gosto associados entre si, de forma que possibilitem uma leitura por prazer e não por obrigação. Dentro do ambiente de aprendizagem, é necessário que se estabeleçam projetos definidos e claros em seus objetivos e que apresentem, ao final, uma avaliação, para se verificar se esses objetivos foram atingidos. Observando a criação dos projetos, recomenda-se
·          objetivos, sistematização, problematização, avaliação e leituras complementares.
·          objetivar a qualidade, por meio do planejamento, de uma leitura bibliográfica esclarecedora, da problematização, da sistematização, da divulgação do resultado e, ao final, da avaliação do projeto.
·          planejamento, desenvolvimento e a conclusão do projeto.
·          treino aos professores, planejamento, leituras complementares, avaliação e conclusão.
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       1. A leitura enquanto responsabilidade social significa que

·          todos os membros da sociedade devem valorizar a leitura e zelar por ela.
·          a sociedade deve pagar para que todos venham a ser leitores.
·          a sociedade deve delegar poderes à escola para alfabetizar e letrar.
·          todos os membros da sociedade devem ler.
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        2. Observe abaixo:

·         Entre as tipologias dos textos literários, encontramos aqueles que estão diretamente ligados à tradição oral, que surgiu pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. Estamos falando de

·          folclore, crônicas e mitos.
·          quadrinhos, lendas e mitos.
·          fábulas, mitos e lendas.
·          mitos, lendas e literatura de informação.
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        3. Assinale a alternativa que apresenta as razões determinantes para uma leitura preocupada com a cidadania.

·          O conhecimento das leis e da política governamental.
·          A informação sobre os acontecimentos históricos e sociais.
·          A consciência do leitor de que ele pode criar sentidos para os textos da realidade.
·          A quantidade de livros sobre os vários aspectos da economia, da sociologia e da política que um leitor consegue ler.
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        4. Cecília Meireles é uma das escritoras que mais conhece o universo infantil e tira proveito disso, concretizando-o nos mais variados temas.
·         A bailarina (Cecília Meireles)
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

Na poesia acima, podemos observar

·          uma exploração da sonoridade associada ao movimento da dança.
·          a utilização de antíteses na construção do sentido da poesia.
·          a mensagem moral implícita nas entrelinhas da poesia.
·          o uso da métrica formal, estabelecida pela poesia clássica.



LITERATURA INFANTIL
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1. Sobre a primeira concepção de leitura, "o texto como conjunto de elementos gramaticais", destacada por Ângela Kleiman, assinale a alternativa correta.

·          O trabalho do leitor é buscar o sentido das palavras para chegar à mensagem.
·          O leitor deve responder uma pergunta sobre alguma informação do texto.
·          O aluno é avaliado por meio de provas ou questionários.
·          O professor utiliza o texto para desenvolver uma série de atividades gramaticais.
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2. Observe abaixo:
·         O desenvolvimento do ato de ler depende da relação do leitor com diferentes gêneros textuais. Ocorre ainda que os textos literários, muito mais complexos na sua composição, no discurso e nas relações semânticas estabelecidas, contêm, com frequência, a reprodução dos demais tipos textuais.

De acordo com a informação acima, é correto afirmar que devemos

·          expor a criança inicialmente aos contos de encantamento e atrair sua atenção para a fantasia e solução rápida de problemas.
·          selecionar primeiro os tipos informativos e descritivos, deixando por último a ficção, que é muito complexa para ser lida antes dos 12 anos.
·          expor a criança inicialmente a um tipo textual, para que ela primeiro domine bem um tipo antes de passar a outro.
·          expor a criança à diversidade de tipos textuais, para que ela, através da diferenciação e do diálogo, torne-se um leitor hábil no trato com textos culturais.
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3. Assinale a alternativa que contém os elementos característicos do mito.

·          É uma narrativa inventada, sem caráter de verdade, em tom fantástico e com finalidade de advertência ao leitor.
·          Narrativas de origem, criadas pelo povo a partir de um fato histórico, usando linguagem da fantasia e com objetivo de passar lições de comportamento.
·          Explicação fantástica para fenômenos naturais, narrativas ligadas à criação do homem e do mundo, diretamente ligada ao espiritual, narrativa de origem atemporal.


Resultado final : 1.5

LITERATURA INFANTIL

1. A compreensão durante o ato de ler está relacionada, intensivamente, com o reconhecimento dos diferentes tipos textuais. 

  • A tipologia textual é importante porque

    I. cada tipo apresenta uma organização espacial e lógica dos blocos de texto.
    II. os textos narrativos possuem um esquema identificável, provindo da tradição.
    III. cada texto possui uma dinâmica interna.

    Assinale a alternativa correta.
  • Todas as afirmativas.
  • Apenas I e III.
  • Apenas II e III.
  • Apenas I e II.

2. A biblioteca escolar desempenha um papel importante na formação de leitores, mas o espaço por si só não significa que teremos bons resultados 

  • Para garantir uma contribuição na formação do leitor, é preciso que
    I. aconteçam diversas atividades para tornar o espaço da biblioteca infantil repleto de leitores motivados.
    II. a iniciação do contato com a biblioteca ocorra desde cedo.
    III. seja animada por contadores de histórias, representação teatral com histórias relacionadas aos livros da biblioteca.
    Assinale a alternativa correta.
  • Apenas I e III estão corretas.
  • Todas as afirmativas estão corretas.
  • Apenas II e III estão corretas.
  • Apenas I e II estão corretas.

3. A responsabilidade pela aprendizagem da língua portuguesa escrita foi atribuída à escola pela sociedade. 

  • Ela vem cumprindo esse papel, em especial após o Iluminismo (século XVIII), período em que nasce a escola burguesa que herdamos. A escola tem alfabetizado o povo brasileiro em sua maioria. Sobre isso, assinale a alternativa que condiz com a atuação da escola na formação do leitor.
  • A iniciação da criança nas habilidades de leitura não abre portas ao conhecimento.
  • A formação de leitores de primeiras letras não resulta no acréscimo significativo de valores humanos, sociais, econômicos e tantos outros.
  • A competência de leitura é adquirida nas trocas que, enquanto leitor, ela realiza ao longo da vida e pode mantê-la conectada à produção do pensar, agir e criar.
  • A força dessa aprendizagem não constrói consciência e atitudes eficazes ao longo da vida.

4. Pesquisas realizadas com os professores comprovam que o professor-leitor-crítico é raridade. Isto é resultado de 

  • I. vários fatores, como salários sucateados, desinformação, lacuna na formação; mas, podemos afirmar que a falência do sistema de ensino no país passa por nenhuma familiaridade com o livro que não seja aquela de ligação direta com a profissão, e, mesmo assim, de forma eventual.
    II. muitos fatores, inclusive o fato de que geralmente o professor não gosta de realizar leituras diversas por tomar muito de seu tempo.
    III. ser naturalmente acomodado pelo tipo de personalidade exigida na profissão, bem como a paciência.

    Assinale a alternativa correta.
  • Apenas I e II estão corretas.
  • Apenas a III está correta.
  • Apenas a II está correta.
  • Apenas a I está correta. ( CORRETA )


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1. Com relação ao surgimento da literatura infantil, pode-se afirmar que:
 a princípio não visava a fins moralizantes, somente depois do século XV é que ela foi utilizada para esse fim.
 surgiu com o próprio homem que, ao sentir necessidade de transmitir ideias e acontecimentos, buscou na ficção uma maneira de transmitir cultura.(correta)
 surgiu, particularmente, com a tradição escrita. Suas fontes estão no folclore, lendas, mitos e narrativas exemplares.
 no período medieval as crianças nobres liam as histórias de aventuras de autores consagrados.

2. Leia abaixo:
Com relação à tipologia textual, Isabel Solé, baseada nos estudos de Adam, de Bronckart e de Van Dijk, apresenta a seguinte classificação para os textos: narrativo, descritivo, expositivo e instrutivo-indutivo. Das características abaixo, assinale aquela que se refere ao texto narrativo.
 Segue uma organização: estado inicial - complicação - ação - resolução - estado final.(correta)
 Pretende induzir a ação do leitor: palavras de ordem, instruções de montagem ou de uso etc.
 Descreve um objeto ou um fenômeno, mediante comparações e outras técnicas.
 É frequente tanto na literatura quanto nos dicionários, guias turísticos e inventários.

3. Analise as afirmativas abaixo.
I. O professor deve procurar tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.
Estão corretas:
 I, III e IV.
 I, II e III.
 I, II e IV.(correta)
 II e IV.

4. Existem procedimentos que contribuem para intensificar a afinidade entre contador e ouvinte.
I. As fórmulas conhecidas de início de contos: "Era uma vez", "Num lugar distante", "Um belo dia", entre tantas outras.
II. Quando o texto, objeto da contação, desencadeia a memória afetiva ligada às histórias ouvidas na infância.
III. A entonação do relato, a sonoridade das palavras, os gestos do contador.
Assinale a alternativa correta.
 Apenas II e III.
 Apenas I e II.
 Todas as afirmativas.(correta)
 Apenas I e III.



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1. Cecília Meireles é uma das escritoras que mais conhece o universo infantil e tira proveito disso, concretizando-o nos mais variados temas.
·         A bailarina (Cecília Meireles)
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Na poesia acima, podemos observar
·          uma exploração da sonoridade associada ao movimento da dança. - (correta)
·          a utilização de antíteses na construção do sentido da poesia.
·          o uso da métrica formal, estabelecida pela poesia clássica.
·          a mensagem moral implícita nas entrelinhas da poesia.
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2. Observe abaixo:
·         Entre as tipologias dos textos literários, encontramos aqueles que estão diretamente ligados à tradição oral, que surgiu pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. Estamos falando de
·          fábulas, mitos e lendas. (correta)
·          folclore, crônicas e mitos.
·          quadrinhos, lendas e mitos.
·          mitos, lendas e literatura de informação.
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3. Por que as crianças gostam de contos infantis?

·          Porque eles estimulam a criatividade.
·          Porque pertencem à história da cultura ocidental.
·          Porque explicam o modo de narrar e de pensar de nossos antepassados.
·          Porque representam as características permanentes do ser humano. (correta)
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4. Leia abaixo:
·         Segundo a estudiosa Bárbara Carvalho, a poesia não é apenas linguagem versificada, mas linguagem poética, simbólica, e deve apresentar certos requisitos: ritmo, sonoridade, simplicidade, clareza e pequena extensão. Com relação à poesia, pode-se afirmar que
·          de todos os gêneros, deve ser o mais comprometido com aspectos morais ou instrutivos.
·          é composta por ritmo e sonoridade, que buscam a unidade com o aspecto semântico, atingindo a riqueza estética. (correta)
·          o ritmo não é um elemento essencial e, assim, não precisa ser fortemente marcado.
·          uma das características irrelevantes do fenômeno poético é exatamente a ambiguidade, a conotação.Parte inferior do formulário


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LITERATURA INFANTIL
1. A formação do leitor consiste
  •  em uma alfabetização bem realizada e com rapidez.
  •  na consciência do leitor em memorizar narrativas literárias.
  •  na decodificação de signos linguísticos acrescida de um processo de compreensão abrangente e crítica.
  •  na capacitação do leitor para a leitura de textos cada vez mais complexos.
2. A primeira crise da leitura infantil no Brasil acontece na década de 1950, sendo uma das causas dessa crise atribuída à
  •  dificuldade de se encontrar material literário produzido para crianças.
  •  universalização da televisão, que exibia diariamente muitos programas infantis sem qualidade.
  •  produção das histórias em quadrinhos.
  •  alienação em que se encontravam os educadores deste período.
3. Assinale a alternativa que indica uma função da biblioteca hoje ultrapassada.
  •  A biblioteca cria condições para que a escrita científica se renove.
  •  A biblioteca serve para armazenar, classificar e preservar documentos.
  •  A biblioteca abriga textos de informação diversificados e em vários suportes.
  •  A biblioteca é um espaço promotor de leitura.
4. Analise as afirmativas abaixo.
  • I. O professor deve procurar tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
    II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
    III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
    IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.
    Estão corretas:
  •  I, II e IV.
  •  II e IV.
  •  I, II e III.
  •  I, III e IV.
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1. A relação entre a literatura e a escola tem sido muito intensa desde a criação da escola burguesa no século XVIII até os dias de hoje.
  • Diversos estudiosos defendem o uso do livro em sala de aula e, atualmente, o objetivo não é apenas o de transmitir os valores da sociedade, mas também o de propiciar uma nova visão da realidade. Assinale a alternativa em que encontramos ações que o professor pode promover para instigar na criança o hábito da leitura.
  •  Quando o professor trabalhar com poemas, não há necessidade de evitar alguns temas, até mesmo poemas que apresentam uma visão triste e pessimista da vida podem ser levados à criança.
  •  Na escolha dos poemas, aqueles em que predominam a fantasia, a musicalidade e a imaginação terão mais condições de interessar às crianças.
  •  O projeto de leitura na escola não deve possibilitar a indagação, pesquisa, criação, de maneira que a literatura não venha a ter uma função atual, verdadeira, recreativa e estética, social e renovadora.
  •  O professor não deve se preocupar em tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
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2. Quando pensamos em leitura, não podemos esquecer que a formação do professor é essencial.
  • Para que ele possa lidar, com maior segurança, com a orientação e a formação de outros leitores, é necessário
  •  não se preocupar em continuar, pela vida profissional afora, a buscar na literatura a efetivação de leituras constantes e duradouras.
  •  permanecer na justificativa de que, se as primeiras leituras foram deficientes e lacunares, nada mais poderá corrigi-las ou recuperá-las.
  •  procurar novos caminhos de aperfeiçoamento pessoal, sem, no entanto, preocupar-se muito com a seleção de bons livros.
  •  preocupar-se com sua própria formação de leitor, já que isso o levará ao melhor conhecimento do que é a história dos livros, apurará seu gosto pessoal e dará maior segurança ao seu trabalho.
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3. Assinale a alternativa que melhor descreve a evolução da literatura brasileira.
  •  No início houve um grande apoio dos escritores da época e forte presença das narrativas folclóricas, abandonadas depois por Monteiro Lobato.
  •  A evolução foi rápida e atingiu um estágio de obras de alta qualidade estética e grande compromisso com a realidade.
  •  A evolução demonstrou, desde o início no século XIX, muito vigor e identidade própria, alicerçando com solidez a literatura infantil brasileira.
  •  De início, a base foram as narrativas europeias e as de tradição; na atualidade, a partir dos anos 1970, as marcas foram o experimentalismo na linguagem, a visualidade e o questionamento dos valores sociais.
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4. A formação do leitor consiste
  •  na decodificação de signos linguísticos acrescida de um processo de compreensão abrangente e crítica.
  •  em uma alfabetização bem realizada e com rapidez.
  •  na consciência do leitor em memorizar narrativas literárias.
  •  na capacitação do leitor para a leitura de textos cada vez mais complexos.
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1. Com relação ao surgimento da literatura infantil, pode-se afirmar que
  •  a princípio não visava a fins moralizantes, somente depois do século XV é que ela foi utilizada para esse fim.
·          surgiu com o próprio homem que, ao sentir necessidade de transmitir ideias e acontecimentos, buscou na ficção uma maneira de transmitir cultura.
·          no período medieval as crianças nobres liam as histórias de aventuras de autores consagrados.
·          surgiu, particularmente, com a tradição escrita. Suas fontes estão no folclore, lendas, mitos e narrativas exemplares.
2. A primeira crise da leitura infantil no Brasil acontece na década de 1950, sendo uma das causas dessa crise atribuída à
·          universalização da televisão, que exibia diariamente muitos programas infantis sem qualidade.
  •  produção das histórias em quadrinhos.
  •  dificuldade de se encontrar material literário produzido para crianças.
  •  alienação em que se encontravam os educadores deste período.
3. Sabemos que a literatura infantil no Brasil surge bem depois da literatura infantil europeia.
  • Somente depois da implantação da Imprensa Régia, em 1808, é que começam a ser publicados livros para crianças no Brasil. Das afirmativas abaixo, assinale a que apresenta aspectos que contribuíram para o crescimento da literatura infantil no Brasil.
  •  Com a Proclamação da República, houve uma aceleração na urbanização que facilitou o aparecimento da literatura infantil; a sociedade brasileira passa a absorver novos produtos culturais.
  •  A publicação de periódicos para crianças a partir de 1808, com incentivo do governo central, e a universalização da escola nesse período.
  •  O custo quase irrisório na fabricação de livros foi o fator que alavancou a produção da literatura infantil no país.
  •  A escola jesuítica, que se firma no século XIX, é diretamente responsável pela produção da literatura de ficção no Brasil, incentivando a produção de livros e a distribuição destes para a sociedade em geral.
4. Podemos dividir a poesia em três grandes modalidades:
  •  o poema lírico, cheio de figuras de linguagem; a poesia instrucional, repleta de descrições do cotidiano; a poesia de devaneios, cheia de magia e fantasia.
  •  o poema, que se realiza de maneira mais lírica ou mais lúdica; o poema narrativo, que é a história contada em versos, com rima e ritmo; a prosa poética que, sem estar presa ao verso, constrói-se a partir de imagens poéticas.
  •  o poema, que se realiza como instrução moral e de valores; o poema narrativo, que é a história contada em versos; a prosa poética, que sempre está presa ao verso e se constrói a partir de imagens reais.
  •  o poema épico, que contém descrições ficcionais; o poema descritivo, que contém relatos de espaços conhecidos; a prosa poética que, sem estar presa ao verso, constrói-se a partir de imagens poéticas.
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1. As bibliotecas existem desde que o homem transmite suas ideias para um objeto concreto, seja madeira, papiro, argila, pedra ou papel.
·         De acordo com historiadores, os escritos surgiram no Oriente e, com eles, as bibliotecas. Elas estão presentes no âmbito escolar e nelas são desenvolvidas inúmeras atividades. Com relação às bibliotecas escolares, assinale a alternativa correta.
·          A criança só deve ter acesso à biblioteca depois que ingressa na escola.
·          Durante as férias, a biblioteca deveria ficar fechada para organização, arrumação e seleção do material para o próximo ano letivo.
·          A biblioteca infantil, escolar ou não, deveria ser uma casa e não um depósito de livros; assim, passaria a fazer parte do dia a dia das crianças.
·          A apresentação da biblioteca não é importante, o essencial é que ela contenha um grande acervo de livros.
2. O ideal da literatura infantil é fazer com que as crianças unam o entretenimento e a instrução ao prazer da leitura.
·         Entre muitas contribuições, ela
I. educa a sensibilidade, reunindo a beleza das palavras e das imagens.
II. pode desenvolver nas crianças sua capacidade de emoção, admiração, compreensão do ser humano e do mundo.
III. propicia às crianças o entendimento dos problemas alheios e dos seus próprios, enriquecendo, principalmente, as suas experiências escolares, de cidadania e pessoais.
Assinale a alternativa correta.
·          Apenas II e III.
·          Todas as afirmativas.
·          Apenas I e II.
·          Apenas I e III.
3. Leia abaixo:
·         O texto jornalístico impulsiona o professor a mencionar diversas informações por meio de atividades que levam o aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo. Marque a alternativa que corresponde ao trabalho com jornal em sala de aula.
·          A linguagem jornalística não oferece o português fundamental, a língua-base, não tão restrita que limite o crescimento linguístico nem tão ampla que torne difícil o texto escrito comum aos estudantes.
·          Quando o professor inicia o trabalho com o jornal não há necessidade de destacar as dimensões, a qualidade do papel, numeração de páginas, a apresentação dos textos em colunas e a variedade de caracteres tipográficos.
·          produção de texto em sala de aula não é uma forma de aprimorar a exploração do jornal e realizar a atividade de escrita, pois desestimula a construção do imaginário de um sujeito-leitor.
·          Um tipo de texto encontrado no jornal é a crônica. Nela, o autor dá vazão aos sentimentos. É um estilo jornalístico exercitado com objetivos artísticos, como ato de criação estética e referindo-se à atualidade.
4. Assinale a alternativa que contradiz o valor da literatura de Monteiro Lobato.
·          Suas personagens, na literatura infantil, refletiram comportamentos, afetividade e relação com a natureza caracteristicamente brasileiras.
·          Sua obra infantil foi traduzida em diversas línguas, dado seu valor literário.
·          Sua obra infantil buscou sempre explorar um mundo de fantasia, com acentuada valorização do imaginário mais tradicional, numa linguagem que retomou os clássicos da língua portuguesa.
·          Sua obra desmascarava os falsos valores da sociedade e da literatura de sua época.

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1. Observe abaixo:
·         O uso do jornal como material didático vem sendo defendido por diversos estudiosos que se demonstram preocupados com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. Sobre isso, assinale a alternativa coerente em relação à utilização do jornal em sala de aula.
·          O texto jornalístico impossibilita ao professor abordar diversos tipos de informações por meio de atividades que levem o aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo.
·          A utilização do jornal impossibilita ao aluno relacionar seus conhecimentos prévios e experiência de vida com as notícias, a formar novos conceitos e a adquirir novos conhecimentos.
·          Os estudiosos defendem que a introdução do texto jornalístico é uma excelente maneira de propiciar ao aluno um contato com a língua usada na atualidade.
·          Antes do trabalho com o jornal, não é necessário o conhecimento profundo das informações contidas nos textos, pois a exploração e compreensão eficaz por parte dos alunos se darão em qualquer circunstância.
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2. Aponte a alternativa com as características de uma biblioteca escolar atuante e moderna.

·          Acervo adequado às necessidades dos leitores, ambiente agradável, atividades ora silenciosas ora agitadas, bibliotecário como agente de leitura.
·          Bibliotecário como agente de leitura, acervo organizado, ambiente limpo e silencioso, almofadas e material para leitura individual.
·          Ambiente agradável, atividades atraentes, acervo disponível e variado, bibliotecário para promover a ordem e controlar empréstimos.
·          Atividades diversificadas com o acervo, espaço agradável, bibliotecário como agente de leitura, acervo composto por textos indicados pelos professores para tarefas escolares.
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3. Assinale a alternativa que contradiz o valor da literatura de Monteiro Lobato.

·          Sua obra desmascarava os falsos valores da sociedade e da literatura de sua época.
·          Sua obra infantil buscou sempre explorar um mundo de fantasia, com acentuada valorização do imaginário mais tradicional, numa linguagem que retomou os clássicos da língua portuguesa.
·          Suas personagens, na literatura infantil, refletiram comportamentos, afetividade e relação com a natureza caracteristicamente brasileiras.
·          Sua obra infantil foi traduzida em diversas línguas, dado seu valor literário.
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4. Leia abaixo:
·         Segundo a estudiosa Bárbara Carvalho, a poesia não é apenas linguagem versificada, mas linguagem poética, simbólica, e deve apresentar certos requisitos: ritmo, sonoridade, simplicidade, clareza e pequena extensão. Com relação à poesia, pode-se afirmar que
·          de todos os gêneros, deve ser o mais comprometido com aspectos morais ou instrutivos.
·          o ritmo não é um elemento essencial e, assim, não precisa ser fortemente marcado.
·          uma das características irrelevantes do fenômeno poético é exatamente a ambiguidade, a conotação.
·          é composta por ritmo e sonoridade, que buscam a unidade com o aspecto semântico, atingindo a riqueza estética.
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1. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a noção de gênero textual.
  •  Um conceito da Linguística Textual que trata das semelhanças de todos os textos entre si.
  •  Um conceito que atualmente se refere às três partes de um texto dissertativo.
  •  Um conjunto de textos que obedece aos propósitos comuns e se expressa em forma semelhante.
  •  O modo como os textos se estruturam para passar uma mensagem.
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2. Há cinco concepções de leitura. Assinale a alternativa que aponta alguma dessas concepções.
  •  O texto é repositório apenas de mensagens.
  •  A leitura pode ser entendida como decodificação.
  •  A leitura é todo ato consciente de explicação dos sentidos das frases.
  •  O texto é entendido apenas como um conjunto de elementos lexicais.
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3. Assinale a alternativa correta com relação à contação de história.
  •  Nessa atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu poder de evocação.
  •  A utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era uma vez...", não contribui para intensificar a afinidade entre o contador e o ouvinte.
  •  Como toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
  •  Além da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona momentos em que o ouvinte trabalha mais intensamente, e de maneira individualizada, o seu imaginário.
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4. Nos anos 1960 e 1970, ocorre uma fomentação e discussão da literatura infantil.
  • Assinale a alternativa que menciona um fato que tinha ocorrido nesse período.
  •  Cessam investimentos capitais para inovar a veiculação e aumentar o número e o ritmo de lançamentos de títulos novos.
  •  Acaba a mobilização do Estado apoiando e agilizando o envolvimento com a leitura.
  •  Nascem as instituições preocupadas com a leitura e o livro infantil, como a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
  •  Acontece a primeira crise da literatura infantil no Brasil.

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1. Assinale a alternativa que contradiz o valor da literatura de Monteiro Lobato.
  •  Suas personagens, na literatura infantil, refletiram comportamentos, afetividade e relação com a natureza caracteristicamente brasileiras.
  •  Sua obra infantil foi traduzida em diversas línguas, dado seu valor literário.
  •  Sua obra infantil buscou sempre explorar um mundo de fantasia, com acentuada valorização do imaginário mais tradicional, numa linguagem que retomou os clássicos da língua portuguesa.
  •  Sua obra desmascarava os falsos valores da sociedade e da literatura de sua época.
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2. A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e representativas dos povos.
  • O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, fábulas, mitos e lendas. Sobre as fábulas, pode-se afirmar que
  •  se distinguem dos outros textos pela presença do animal, colocado em situação humana e caracterizando símbolos, dentro de um contexto universal.
  •  surgiram no Ocidente e sofreram várias reinvenções, todas com uma característica em comum: apresentavam lições de moral à sociedade.
  •  surgiram, primeiramente, na forma de cartilha de bons princípios para as crianças, trazendo os animais como os instrutores desse conhecimento.
  •  o grego Esopo foi o responsável pela grande repercussão da fábula nos países latinos, entre eles o Brasil.
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3. Ao lado da chamada literatura adulta,
  • Monteiro Lobato deixou extensa obra voltada para o público infantil, justamente um campo até então mal explorado em nossas letras. Sobre Monteiro Lobato, assinale a alternativa incorreta.
  •  Criou um universo para a criança, num cenário natural, enriquecido pelo folclore de seu povo, aspecto indispensável à obra infantil.
  •  Publicou, em 1937, A Menina do Narizinho Arrebitado, que já apresentava um apelo à imaginação, movimentação dos diálogos, enredo, linguagem visual, humor e graça na expressão linguística.
  •  Buscou o nacionalismo na criação de personagens que refletiam a brasilidade na linguagem, nos comportamentos, na afetividade, na relação com a natureza.
  •  Sua literatura não tinha um caráter moralista nem pedagógico, seus personagens em nada lembravam o povo brasileiro.
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4. Para Nelly Novaes Coelho, quais são os três tipos de contos?
  •  Contos maravilhosos, contos de encantamento e contos de fadas.
  •  Contos de encantamento, contos de fadas e contos de magia.
  •  Contos de encantamento, contos infantis e contos de fadas.
  •  Contos maravilhosos, contos de fadas e contos de sobrenatural.
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1. Todas as pessoas da sociedade, se questionadas sobre a importância da leitura, dirão que ler é algo importante por diversos motivos.
  • Hoje, as teorias de recepção de textos consideram que
  •  um livro fechado não existe; quem lhe dá força é a ação praticada por um leitor, que ocupa papel principal de fonte de sentidos. CORRETA
  •  cada texto deve ser explorado por meio de questionamentos feitos pelo professor, que já sabe anteriormente o que o autor do texto quis dizer.
  •  o importante é o significado que preexiste no texto, independente de qualquer leitor.
  •  o importante é trabalhar inicialmente com textos mais fáceis, para gradativamente ir acrescentando textos com mais complexidade na vida dos alunos.
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2. Observe abaixo:
  • Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Com relação aos contos, pode-se afirmar que
    I. os contos maravilhosos são originários do Oriente, principalmente oriundos do povo árabe. Como exemplo, temos os clássicos: "As mil e uma noites", "Ali Babá e os quarenta ladrões" e "Simbad".
    II. nos contos de fada, a fada surge para ajudar os homens a adequarem-se ao mundo terreno. Elas são providas de poderes mágicos e têm como função ajudar quem foi designado para ficar sob sua proteção.
    III. os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos extraordinários ou inverossímeis, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas.
    Assinale a alternativa correta.
  •  Apenas I e II.
  •  Apenas II e III.
  •  Todas as afirmativas. CORRETA
  •  Apenas I e III.
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3. Leia abaixo:
  • Com relação à tipologia textual, Isabel Solé, baseada nos estudos de Adam, de Bronckart e de Van Dijk, apresenta a seguinte classificação para os textos: narrativo, descritivo, expositivo e instrutivo-indutivo. Das características abaixo, assinale aquela que se refere ao texto narrativo.
  •  Pretende induzir a ação do leitor: palavras de ordem, instruções de montagem ou de uso etc.
  •  É frequente tanto na literatura quanto nos dicionários, guias turísticos e inventários.
  •  Segue uma organização: estado inicial - complicação - ação - resolução - estado final. CORRETA
  •  Descreve um objeto ou um fenômeno, mediante comparações e outras técnicas.
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4. Observe abaixo:
  • A leitura tem sido discutida intensamente ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de conhecer-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e desenvolver-se o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que o aluno crie o hábito e gosto pela leitura, algumas ações podem ser desenvolvidas tanto na família quanto na escola. Sobre isso, é correto afirmar que
  •  os professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores uma boa imagem da leitura.
  •  a literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o gosto pela leitura.
  •  somente os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.
  •  cara ência de boa leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se interessem por ela. CORRETA
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1. Todas as pessoas da sociedade, se questionadas sobre a importância da leitura, dirão que ler é algo importante por diversos motivos.
  • Hoje, as teorias de recepção de textos consideram que
  •  um livro fechado não existe; quem lhe dá força é a ação praticada por um leitor, que ocupa papel principal de fonte de sentidos. CORRETA
  •  cada texto deve ser explorado por meio de questionamentos feitos pelo professor, que já sabe anteriormente o que o autor do texto quis dizer.
  •  o importante é o significado que preexiste no texto, independente de qualquer leitor.
  •  o importante é trabalhar inicialmente com textos mais fáceis, para gradativamente ir acrescentando textos com mais complexidade na vida dos alunos.
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2. Observe abaixo:
  • Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Com relação aos contos, pode-se afirmar que
    I. os contos maravilhosos são originários do Oriente, principalmente oriundos do povo árabe. Como exemplo, temos os clássicos: "As mil e uma noites", "Ali Babá e os quarenta ladrões" e "Simbad".
    II. nos contos de fada, a fada surge para ajudar os homens a adequarem-se ao mundo terreno. Elas são providas de poderes mágicos e têm como função ajudar quem foi designado para ficar sob sua proteção.
    III. os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos extraordinários ou inverossímeis, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas.
    Assinale a alternativa correta.
  •  Apenas I e II.
  •  Apenas II e III.
  •  Todas as afirmativas. CORRETA
  •  Apenas I e III.
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3. Leia abaixo:
  • Com relação à tipologia textual, Isabel Solé, baseada nos estudos de Adam, de Bronckart e de Van Dijk, apresenta a seguinte classificação para os textos: narrativo, descritivo, expositivo e instrutivo-indutivo. Das características abaixo, assinale aquela que se refere ao texto narrativo.
  •  Pretende induzir a ação do leitor: palavras de ordem, instruções de montagem ou de uso etc.
  •  É frequente tanto na literatura quanto nos dicionários, guias turísticos e inventários.
  •  Segue uma organização: estado inicial - complicação - ação - resolução - estado final. CORRETA
  •  Descreve um objeto ou um fenômeno, mediante comparações e outras técnicas.
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4. Observe abaixo:
  • A leitura tem sido discutida intensamente ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de conhecer-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e desenvolver-se o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que o aluno crie o hábito e gosto pela leitura, algumas ações podem ser desenvolvidas tanto na família quanto na escola. Sobre isso, é correto afirmar que
  •  os professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores uma boa imagem da leitura.
  •  a literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o gosto pela leitura.
  •  somente os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.
  •  a carência de boa leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se interessem por ela. CORRETAParte inferior do formulário
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1. Leia abaixo:
  • Os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos inverossímeis ou extraordinários, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas. Nelly Novaes propõe a divisão dos tipos de contos da seguinte forma:
  •  contos de encantamento, que relatam histórias fantásticas e sobrenaturais; e contos de realidade, que relatam histórias fiéis à realidade externa.
  •  mitos, ligados ao espiritual e na busca de explicações para tudo; e a história, que trabalha com a razão e observa fatos.
  •  contos maravilhosos, oriundos do Oriente; e os contos de fadas de natureza espiritual, ética e existencial.
  •  contos históricos, que relatam conquistas de um povo de maneira fiel ao que ocorreu; contos de fadas com seres sobrenaturais e situações irreais.
2. Assinale a alternativa que contradiz o valor da literatura de Monteiro Lobato.
  •  Sua obra desmascarava os falsos valores da sociedade e da literatura de sua época.
  •  Suas personagens, na literatura infantil, refletiram comportamentos, afetividade e relação com a natureza caracteristicamente brasileiras.
  •  Sua obra infantil buscou sempre explorar um mundo de fantasia, com acentuada valorização do imaginário mais tradicional, numa linguagem que retomou os clássicos da língua portuguesa.
  •  Sua obra infantil foi traduzida em diversas línguas, dado seu valor literário.
3. Para Nelly Novaes Coelho, quais são os três tipos de contos?
  •  Contos de encantamento, contos de fadas e contos de magia.
  •  Contos maravilhosos, contos de encantamento e contos de fadas.
  •  Contos de encantamento, contos infantis e contos de fadas.
  •  Contos maravilhosos, contos de fadas e contos de sobrenatural.
4. A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e representativas dos povos.
  • O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, os mitos e as lendas. Assinale a afirmativa que se refere à característica da lenda.
  •  Pensamento ilimitado da humanidade reflete o drama humano ante o outro, em que atuam astros e meteoros, forças estranhas e ocultas.
  •  As lendas apresentam personagens fixos que, ao deparar-se com um destino "inexorável", vão deixar mensagens de reflexão de boas condutas no mundo real.
  •  As lendas não estão relacionadas com os relatos do povo.
  •  As lendas caracterizam histórias do povo dentro das relações com aquilo que é explicável.
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1. Cecília Meireles é uma das escritoras que mais conhece o universo infantil e tira proveito disso, concretizando-o nos mais variados temas.
  • A bailarina (Cecília Meireles)
    Esta menina
    tão pequenina
    quer ser bailarina.
    Não conhece nem dó nem ré
    mas sabe ficar na ponta do pé.
    Não conhece nem mi nem fá
    mas inclina o corpo para cá e para lá.
    Não conhece nem lá nem si,
    mas fecha os olhos e sorri.
    Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
    e não fica tonta nem sai do lugar.
    Põe no cabelo uma estrela e um véu
    e diz que caiu do céu.
    Esta menina
    tão pequenina
    quer ser bailarina.
    Mas depois esquece todas as danças,
    e também quer dormir como as outras crianças.

    Na poesia acima, podemos observar
  •  o uso da métrica formal, estabelecida pela poesia clássica.
  •  a utilização de antíteses na construção do sentido da poesia.
  •  uma exploração da sonoridade associada ao movimento da dança.
  •  a mensagem moral implícita nas entrelinhas da poesia.
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2. A compreensão durante o ato de ler está relacionada, intensivamente, com o reconhecimento dos diferentes tipos textuais. 
  • A tipologia textual é importante porque

    I. cada tipo apresenta uma organização espacial e lógica dos blocos de texto.
    II. os textos narrativos possuem um esquema identificável, provindo da tradição.
    III. cada texto possui uma dinâmica interna.

    Assinale a alternativa correta.
  •  Apenas II e III.
  •  Todas as afirmativas.
  •  Apenas I e II.
  •  Apenas I e III.
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3. Todas as pessoas da sociedade, se questionadas sobre a importância da leitura, dirão que ler é algo importante por diversos motivos.
  • Hoje, as teorias de recepção de textos consideram que
  •  o importante é o significado que preexiste no texto, independente de qualquer leitor.
  •  um livro fechado não existe; quem lhe dá força é a ação praticada por um leitor, que ocupa papel principal de fonte de sentidos.
  •  cada texto deve ser explorado por meio de questionamentos feitos pelo professor, que já sabe anteriormente o que o autor do texto quis dizer.
  •  o importante é trabalhar inicialmente com textos mais fáceis, para gradativamente ir acrescentando textos com mais complexidade na vida dos alunos.
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4. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a noção de gênero textual.
  •  Um conceito da Linguística Textual que trata das semelhanças de todos os textos entre si.
  •  Um conjunto de textos que obedece aos propósitos comuns e se expressa em forma semelhante.
  •  Um conceito que atualmente se refere às três partes de um texto dissertativo.
  •  O modo como os textos se estruturam para passar uma mensagem.
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1. Qual é a principal função do conhecimento e trabalho com as formas narrativas de retomada da tradição, do cotidiano e de aventuras?
  •  Contribuir para o desenvolvimento da capacidade imaginativa e intelectual do leitor.
  •  Saber distinguir o cômico e o humor.
  •  Explorar a diferença entre texto e imagem.
  •  Apresentar ao leitor livros mais interessantes.
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2. De acordo com as afirmações de Eni Orlandi, entendemos que qualquer texto tem um sentido em aberto, cabendo ao leitor selecionar os sentidos.

  • Assinale a alternativa que apresenta ações coerentes do professor quando apresenta um texto aos alunos.
  •  O professor elenca uma série de questões sobre os personagens contidos no texto para que o aluno busque as respostas, como "qual é o nome do principal personagem?"
  •  O professor incentiva seus alunos a buscarem o sentido das palavras, uma a uma, para compreenderem a mensagem do texto.
  •  O professor deve promover diferentes, instigantes e polêmicas perguntas, sob diferentes perspectivas do texto, para que os alunos possam exercitar suas capacidades de compreensão.
  •  O professor pode incentivar a leitura do texto solicitando que se retire dele palavras, como substantivos, proparoxítonas etc.
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3. Assinale a alternativa que identifica quatro influências que, combinadas, podem resultar no sucesso de um projeto de leitura.
  •  Atmosfera cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e apoio da família.
  •  Atmosfera cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e políticas públicas favoráveis.
  •  Livros baratos, atmosfera cultural, boas bibliotecas e educação de qualidade.
  •  Boas bibliotecas, educação de qualidade, apoio da família e sistema permanente de avaliação.
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4. Segue abaixo:
  • Na década de 1950, com o fim da era getulista, prosseguem os debates acerca das reformas e reestruturações no campo do ensino, mas, apesar das discussões, quase nada muda nas condições da educação. Nesse período, temos
  •  o aumento do número de lançamentos de novos títulos.
  •  a crise da leitura e o experimentalismo de Ruth Rocha.
  •  o surgimento das histórias em quadrinhos.
  •  a publicação de Reinações de Narizinho nome novo para A Menina do Narizinho Arrebitado.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
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1. Observe abaixo:
  • A leitura tem sido discutida intensamente ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de conhecer-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e desenvolver-se o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que o aluno crie o hábito e gosto pela leitura, algumas ações podem ser desenvolvidas tanto na família quanto na escola. Sobre isso, é correto afirmar que
  •  os professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores uma boa imagem da leitura.
  •  somente os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.
  •  a carência de boa leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se interessem por ela.
  •  a literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o gosto pela leitura.
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2. Analise as afirmativas abaixo.
  • I. O professor deve procurar tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
    II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
    III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
    IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.
    Estão corretas:
  •  I, III e IV.
  •  I, II e III.
  •  II e IV.
  •  I, II e IV.
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3. Analise as afirmativas abaixo.
  • I. A atuação da escola na formação de leitores pode resultar em um acréscimo significativo de valores humanos, sociais, econômicos, científicos, filosóficos, entre outros.
    II. O conceito de alfabetização atual é "a mera capacidade de decodificar mensagens simples".
    III. A criança não traz para o ambiente escolar a consciência da importância do desempenho linguístico oral para se obter uma melhor comunicação; cabe à escola ensinar isso à criança.
    IV. O falante de uma modalidade de língua, seja ela qual for, será mais competente e habilidoso se souber distinguir onde, quando e de que maneira poderá servir-se dessa ou de outra qualquer modalidade.

    Os itens corretos são:
  •  I e II.
  •  III e IV.
  •  I e IV.
  •  II e III.
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4. Compreendendo a leitura como um processo de interação do leitor com o texto, podemos afirmar que ler é

  • I. questionar o mundo e ser questionado por ele.
    II. encontrar algumas respostas para os problemas da vida e descobrir que o mundo e o homem podem ser diferentes.
    III. reconhecer-se.

    Assinale a alternativa correta.

  •  Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  •  Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  •  Todas as afirmativas estão corretas.
  •  Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
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 Assinale a alternativa que explica a razão da literatura infantil ter caráter de ensinamento e de moralização



1- Resposta correta: O caráter simbólico da literatura favorece a função, moralizadora, já que tratar do comportamento humano transcende realidades históricas     


2- Assinale a alternativa correta a respeito  da produção da literatura infantil  no Brasil no seculo XX 


Resposta correta: Olavo Bilack e Coelho neto editam, no inicio do seculo XX seus Contos Pátrios


3- Há cinco concepções de leitura. Assinale a alternativa que aponta algumas dessas concepções 


Resposta correta: A leitura pode ser entendida como decodificação


4- Assinale as afirmativas abaixo

l-A atuação da escola na formação de leitores pode resultar em um acréscimo significativo de valores humanos,sociais, econômicos, científicos, filosóficos entre outros.

ll-O conceito de alfabetização atual é a mera capacidade de decodificar mensagens simples.

lll- A Criança não traz para o ambiente escolar a consciência da importância do desempenho linguística oral para se obter uma melhor comunicação,cabe a escola ensinar isso a criança.

IV-O falante de uma modalidade de linguá seja ela qual for,será mais competente e habilidoso se souber distinguir onde,quando e de que maneira poderá servir-se dessa  ou de outra qualquer modalidade. 

Os itens corretos são:

(X) I & IV
(  ) I & ll
(  ) lll & IV
(  ) ll & lllParte inferior do formulário
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4 comentários:

  1. as de vermelho estão corretas?

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  2. De acordo com a informação acima, é correto afirmar que devemos

    Escolha uma:

    a.
    selecionar primeiro os tipos informativos e descritivos, deixando por último a ficção, que é muito?complexa para ser lida antes dos 12 anos.

    b.
    expor a criança inicialmente a um tipo textual, para que ela primeiro domine bem um tipo antes de passar para outro.

    c.
    expor a criança à diversidade de tipos textuais para que ela, por meio da diferenciação e do diálogo, torne-se um leitor hábil no trato com textos culturais.

    d.
    expor a criança inicialmente aos contos de encantamento e atrair sua atenção para a fantasia e solução rápida de problemas.

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  3. Está sendo de grande ajuda essas postagem

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