Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Inteligências Múltiplas de Gardner

Inteligências Múltipla de Gardner
Gardner considera que os sujeitos apresentam diversas inteligências, em diferentes graus, que interagem na resolução de problemas.
  1. Inteligência lingüística, ligada à expressão verbal, oral ou escrita. Jornalistas, políticos eloqüentes, escritores, poetas, bons vendedores e bons professores são alguns profissionais dotados dessa inteligência; 
  1. Inteligência lógico-matemática - diz respeito à capacidade de resolução de cálculos matemático e os sujeitos dotados de pensamento científico, que permite identificar e resolver problemas, etc. Alguns exemplos disso são os engenheiros, administradores, economistas, matemáticos, entre outros; 
  1. Inteligência corporal-cinestésica - relacionados aos movimentos corporais, envolvendo saber expressar emoção, por meio da dança e linguagem corporal, realizando movimentos precisos, como na prática de esportes. (bailarinos e atletas de alto nível possuem a inteligência corporal). 
  1. Inteligência espacial - refere-se à visualização do espaço e à criação de imagens mentais a partir dele (arquitetos, escultores, desenhistas, cartógrafos, assim como bons jogadores de xadrez possuem essa inteligência).
  1. Inteligência musical - refere-se ao reconhecimento de padrões sonoros, ritmos e batidas, alem do manuseio de instrumentos musicais. (interpreta, distingue, reproduz e cria sons, com a voz ou instrumentos (compositores, cantores e músicos são dotados dessa inteligência).
  1. Inteligência interpessoal - caracterizada pela capacidade de estabelecer contato com os outros e criar empatia, sabendo colocar-se no lugar dos outros e interpretar suas reações (embaixadores, religiosos, psicólogos, professores e apresentadores de programas televisivos são alguns dotados dessa inteligência);
  1. Inteligência Intrapessoal – está relacionada à capacidade de autoconhecimento e automotivação, sabendo lidar com as frustrações e como superá-las, ou seja, tem a capacidade de controlar a impulsividade, de encarar a vida com otimismo e de reagir positivamente em situações de insucesso, reorganizando-se para superar os obstáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário