Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

segunda-feira, 19 de março de 2012

> Teorias de Currículo - (Questões de Prova)

1 - Explique a dimensão conceptual e concepção pragmática que rege a compreensão do currículo. Pg 35   
Conceptual é aquela dimensão que diz respeito a idéia, é a elaboração do currículo respeitando as normas, leis, diretrizes e políticas vigentes de educação, já a pragmática é a pratica deste currículo elaborado, ou seja, é o currículo em ação, ele leva em conta a experiência de campo do professor.

Outra resposta - Dimensão conceptual - campo de estudo teórico que busca compreender as suas determinações e seus funcionamentos dentro da escola. Diz respeito à idéia, é a elaboração do currículo respeitando as normas, leis, diretrizes e políticas vigentes de educação. Dimensão pragmática – é a pratica, execução do currículo a ser colocado em ação, pratica deste currículo elaborado, ou seja, é o currículo em ação, ele leva em conta a experiência de campo do professor.


2 - A definição da seleção curricular é substancialmente política. Como ela pode acontecer de forma democrática na escola? p.25/42
Através da participação dos alunos, pais, funcionários, comunidade e sociedade civil e do poder publico. Deve ser considerandos elementos legítimos aqueles que tem a aprovação popular, já que os sistemas educacionais envolvem a maior parte da sociedade, direta ou indiretamente.



Só por meios de práticas democráticas  e participativas da gestão escolar e de todos os atores envolvidos no sistema (alunos, pais, funcionários, comunidades, sociedades civil e poder público) é possível se estabelecer uma seleção curricular mais justa.


3 - Quais as argumentações sustentam a afirmação de Sacristian (1998) de que o currículo é o Centro do processo educativo? 
O currículo é o centro da prática pedagógica é através dele que elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, sem ele não há ensino, e nem por que os alunos irem a escola, assim como não se justifica o trabalho do professor, e necessário que este currículo se adeque as necessidades da escola e de sua comunidade. O currículo é um projeto institucional, ele desemboca na prática.



Para José Gimeno Sacristan, o currículo é a matéria prima da escola e do trabalho docente. É possível afirmar que quase todos os fatos da realidade educativa têm relação com o currículo e a atuação profissional do professor está diretamente condicionada pelo desenvolvimento do currículo. pg.33/34


4 – Explique a frase: “O termo currículo é impreciso em sua concepção”: 
Mesmo os que pesquisam e escrevem sobre o currículo dão várias definições sobre ele, alguns o definem como sendo a grade curricular da escola (quantidade de horas de cada matéria) e outros como os conteúdos disciplinares, adotados pela escola. Essa pluralidade de concepções/idéias torna imprecisa sua idéia.
- Há varias definições sobre o currículo; alguns o definem como sendo a grade curricular da escola; quantidade de horas de cada matéria; e outros como os conteúdos disciplinares, adotados pela escola. Essa pluralidade de concepções torna imprecisa sua idéia.


Outra resposta - O termo é considerado impreciso porque existe uma pluralidade de definições de currículo na literatura educacional, cada uma delas pressupondo valores e concepções diferentes de educação, por exemplo, alguns relacionam currículo como plano de ensino que seriam os conteúdos que deveriam ser ensinados dentro de uma série ou nível de ensino, mas também há professores que  associam o termo currículo ao sentido restrito da grade curricular. (prova)


O termo currículo no Brasil é bastante recente e muitos professores o considera confuso e impreciso. Para outros, o termo está relacionado com a rotina diária dos seus programas escolar.
Há professores que associa currículo a um termo restrito de grade curricular.
De fato, são várias as definições de currículo no âmbito educacional, com diferentes valores de educação. O importante é o professor compreender que o ensino educativo não é simplesmente a aplicação do currículo, mas a contínua invenção, renovação e improvisação do currículo, ajustando-o à realidade do aluno - (prova)


Não há uma única definição do termo currículo, alguns o define como sendo a grade curricular da escola (quantidade de horas de cada matéria), outros, como os conteúdos (disciplinas) adotados pela escola. Essa pluralidade de concepções de idéias torna o termo currículo impreciso em sua compreensão. (prova)

Currículo pode ser entendido como sendo o conjunto daquilo que se ensina e daquilo que se aprende, de acordo com uma ordem de progressão determinada, no quadro de um dado ciclo de estudos. Ele representa muito mais do que um programa de estudos, um texto em sala de aula ou o vocabulário de um curso. Mais do que isso, ele representa a introdução de uma forma particular de vida; ele serve, em parte, para preparar os estudantes para posições dominantes ou subordinadas na sociedade existente. 



5 - Explique sobre currículo prescrito partindo de uma de suas funções dentro do sistema escolar. Pág. 40                                                  
Este currículo é pré estabelecido, porém muitas vezes ele é adaptado de acordo com a realidade da escola a qual ele esta inserido. A função do currículo é trazer cultura e cidadania, por isso deve-se trabalhar a transversalidade temas transversais), mas também devemos nos ater as pluralidades e necessidades da escola em questão. (prova)

Outra resposta - o currículo prescrito é a organização do saber e possibilita concluir as metodologias com organização clara e objetiva.  A organização do saber tem relação com a própria administração que deve escolher bem o conteúdo, pois deve assegurar que ao final do anos letivo seja cumprido as metas. (prova)


Outra resposta - Currículo prescrito como cultura comum - busca uma padronização do ensino em âmbito nacional, que os ensinamentos sejam os mesmos em todas as escolas. Esse tipo de currículo pode ocorrer de duas formas: em homogeinização e normatização cultural ou estabelecer um currículo com medida democrática  de promoção de oportunidades educacionais iguais para todos, garantindo assim, a existência de uma escola comum em todo território nacional permitindo a todos o acesso a cultura. 


Currículo prescrito nada mais é do que o currículo sistematizado, organizado pelo MEC (ministério da educação), proposto em nível federal.
Ele é uma seleção prévia de elementos da cultura que o governo federal acha possível que seja dado ao país todo da mesma maneira.


O currículo proposto (prescrito) é como uma casa com sua estrutura e seu alicerce, cabendo ao professor adaptar suas características próprias dentro dela; como organizar cada peça da casa, enfim, todos os detalhes de acordo com suas características, dentro de sua margem de intervenção, modificando de acordo com suas necessidades, assim é o currículo proposto (prescrito) José Gimeno Sacristan pg. 44


Currículo prescrito é o currículo sistematizado e organizado pelo MEC, proposto em nível federal. Ele cumpre várias funções dentro dos sistemas social e escolar. Uma delas seria a cultura comum, que permite a todos os estudantes o mesmo acesso à cultura, tornando assim, uma medida democrática, com oportunidades educacionais iguais a todos. (prova)


6 – Comente sobre a afirmação: A nova Sociologia da Informação pôs em discussão todos os pressupostos do currículo, questionando suas dimensões sócias e suas relações com a estrutura de poder na sociedade incidindo o foco de análise sobre o funcionamento interno das escolas” (Forquin, 1993).
Esse movimento foi muito importante para que se  repensasse o currículo, levou a pesquisa sobre o mesmo, passando a considerar as experiências dos alunos como primordial na elaboração do mesmo, passando o aluno a ser o foco do processo de ensino/aprendizagem o que foi uma grande e valiosa mudança.



Outra resposta - trata-se de um movimento de muita importância colocando sob discussão a eficácia dos currículos anteriores com análises críticas e uma perspectiva da construção de uma outra concepção curricular, buscando evidenciar as experiências dos alunos, assim como suas necessidades como elementos centrais na construção do currículo, dando ênfase ao aluno como sujeito do processo de aprendizagem e colocando a interatividade no centro dos métodos de ensino, com a grande contribuição de Paulo Freire. pg.10 

7 - Faça uma breve defesa pela importância do currículo em ação. (Pg. 42) 
O currículo é o centro da prática pedagógica é através dele que elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, ele é a matéria prima para o dia a dia escolar, e o currículo em ação é nada mais do que efetivar e concretizar tudo aquilo que foi planejado e pensado em busca da melhor educação possível para nossos alunos. Lembrando que o currículo pode variar de acordo com a comunidade a qual a escola esta inserida. (prova)


outra resposta - através do currículo elaboramos e planejamos o nosso fazer pedagógico. Ele é a matéria prima para o nosso dia-a-dia escolar. O currículo em ação é a concretização de tudo que foi planejado e pensado na interação professor/aluno e que todos os projetos, idéias, intenções e orientações curriculares tornam-se realidade. (prova)


- Currículo em ação é aquilo que efetivamente acontece nas salas de aula e na escola no dia-a-dia escolar.


Esse é o quarto nível de desenvolvimento do currículo. De fato, é onde ele se efetiva em sala de aula, na prática, na interação entre professor e aluno, onde todos os projetos se tornam realidade. Há uma certa complexidade para os professores por tentarem novas experiências diariamente no sentido de transformações, em função de situações inesperadas, fazendo com que o professor faça alterações radicais no seu planejamento, demonstrando assim, que a prática é algo fugaz e complexo. (prova)


Currículo em ação é a efetivação das práticas pedagógicas  em sala de aula, onde por meio da interação entre professor/aluno todos os projetos, as idéias, as intenções, as orientações curriculares tornam-se realidade para professores e alunos. 
Nesse processo de efetivação curricular, muitas vezes podem ocorrer mudanças em virtude das dificuldades dos alunos na compreensão da matéria, por alguma indisposição da criança em realizar determinada atividade ou por alguma situação inesperada.


8 - Fale sobre a importância da educação de valores para as crianças em idade escolar. 
A educação de valores é aquela feita através da inclusão dos temas transversais na educação. Os temas genéricos devem ser levados em conta; como ética - valores a serem trabalhados; política-cidadania, o aluno é elemento ativo na sociedade; senso de estética-idéia de sensibilidade, saber reconhecer elementos culturais, o belo, o feio, objetivando o desenvolvimento integral do aluno.



A educação de valores é aquela feita através da inclusão dos temas transversais na educação, inserindo temas como cidadania, respeito, sexualidade, objetivando o desenvolvimento integral do aluno.



Os valores que as crianças aprendem em seus primeiros anos estão entre as lições mais importantes de suas vidas.  A família é a melhor escola da vida, porque transmite, na intimidade do lar, por contágio, ensinamentos, virtudes e valores. a educação de valores é tão importante e fundamental para a formação moral do homem e a transformação da sociedade. Ela é feita através da inclusão dos temas transversais na educação, abordando temas como cidadania, respeito, sexualidade, visando um desenvolvimento integral do aluno.



9 - Sob seu ponto de vista quais são as principais dificuldades para consolidação de uma prática mais participativa e coletiva dentro da escola? 
Uma das dificuldades é que para muitos professores a prática de planejamento escolar é vista como atividade burocrática e sem sentido, para alguns essas ocasiões servem apenas para preencher formulários que serão entregues ao coordenador da escola, é preciso resgatar no professor a importância da participação na escola, e como o planejamento tem relação direta com um bom trabalho pedagógico.



10 - Qual a relação que existe entre as formas de avaliação adotadas por uma escola e o seu currículo? Pg. 43   
A avaliação é vista como elemento indissociável do processo educativo, que deve se dar de forma sistemática e continua. Tendo como objetivo a melhoria da ação educativa, envolvendo a criança, o educador e a instituição.




Currículo e avaliação da aprendizagem escolar são faces indissociáveis de uma mesma moeda e que, portanto, ocorrem simultaneamente.
A avaliação, quando utilizada não apenas com finalidade classificatória auxilia na problematização do próprio currículo e com isto fornece pistas para a melhoria do planejamento docente e escolar. Ela possibilita uma intervenção imediata no processo de aprendizagem, permitindo que o currículo em desenvolvimento se reconstrua ainda durante o processo e comprovando, assim, sua natureza dinâmica e impermanente no atendimento das necessidades dos alunos.

A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. A avaliação deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras. 



11 - Qual a relação entre o currículo da escola e a autonomia do professor?
O currículo de uma escola ajuda a dar um norte ao professor, mas na prática docente o mesmo tem autonomia na sala de aula e devem decidir os conteúdos as atividades a ensinar. A margem de autonomia do professor é mais percebida na sua programação do conteúdo durante o ano letivo, onde ele se dedica à elaboração de planos de aulas e seminários. Seu planejamento é visto como uma tradução do currículo para as condições mais específicas da escola. p.42


Além do currículo com conteúdos programados para o ano letivo, o professor se dedica também aos planos de aula semanários. É nesse tipo de planejamento, o mais próximo do curriculo em ação, que se percebe a maior margem de autonomia do professor.  O que ensinar a cada dia, as lições, a exposição da matéria, os exercícios, as atividades, o uso do livro didático ou de outros recursos de ensino dependem de características pessoais e profissionais do professor. Inferfere, por exemplo, o domínio do conhecimento, a disponibilidade para o planejamento e as condições de trabalho. 


12 - Qual a intenção explicita dos PCN´S ao introduzirem sistematicamente o trabalho com os temas transversais?                                                    
Os PCNS têm uma perspectiva de formação da cidadania pela escola. E através dos temas transversais integram-se as problemáticas sociais. E os objetivos a serem alcançados são; de ordem cognitiva, física, afetiva, relação interpessoal e inserção social, ética e estética.
                                            
Incluir explicitamente o ensino de valores e o desenvolvimento de atitudes no trabalho escolar não significa, portanto, tomar como alvo, como instrumento e como medida de ação pedagógica, o controle de comportamento dos alunos, mas intervir de forma permanente e sistemática no desenvolvimento das atitudes. Os parâmetros enfatizam o trabalho educativo no sentido de propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno sem negar ou qualificar negativamente a autoridade dos educadores



14 – Analisando as prescrições curriculares estabelecidas na NLDB (Lei 9.394/96), quais são os aspectos inovadores em relação ao currículo do Ensino Fundamental? 
Acredito que as grandes inovações foram: o enfoque a construção da cidadania e o reconhecimento oficial através da legislação: o direito das comunidades indígenas receberem educação na sua língua materna



15 - O que é ensinar? Levar em conta a realidade da escola e dos alunos. Como ensinar? Quais as metodologias mais adequadas para atingir os objetivos propostos para que os alunos desenvolvam suas competências e habilidades.
Ensinar é a habilidade que o professor tem de transmitir conhecimento ao aluno. Para ensinar é importante respeitar o tempo da criança, levar em conta o ambiente em que ela vive, a condição social, comunidade a qual ela está inserida.



16 - Relacione descrevendo um exemplo prático: currículo, sociedade e poder. p.15
Currículo - é uma ferramenta de cisões educativas para a escola. Sociedade - o controle social, e assegurado pela distribuição dos saberes. Poder - há uma seleção de conhecimentos definidos e válidos, determinados, pelas classes dominantes.


Outra resposta - para Young, o currículo correspondia aos interesses da classes dominantes, dono do poder. Na política vigente do país, a forma que uma sociedade vive, sua cultura, sua história, seus costumes e o  poder influenciam diretamente no currículo escolar: o que é ensinado, como é ensinado, quando é ensinado é influenciado pelos interesses de quem detém o poder e, consequentemente interferem no conteúdo curricular. (prova)


Pensando em porque a escola ensina determinados conhecimentos e outros não Young questionou quais os critérios eram utilizados para se transmitir determinados conhecimentos e outros não e chegou a conclusão de que os próprios professores valorizavam mais os conhecimentos que poderiam ser formalmente avaliados e que normalmente não estavam relacionados com com a vida cotidiana, até hoje podemos notar esse tipo de pensamento já que nas escolas costuma-se dar valor ao que dá mais status em nossa sociedade como as ciências exatas e biológicas. Um exemplo pratico da relação currículo, sociedade e poder é o valor atribuído à diferentes disciplinas ou matérias como um maior valor para as disciplinas de língua portuguesa e matemática, deixando de lado artes. Currículo é uma ferramenta de cisões educativas para a escola. 



17 - Defina currículo oculto descrevendo com se configura; 
Por currículo oculto entende-se, o conjunto de normas e concepções que os professores passam para os alunos durante as aulas, sem planejarem, e sem terem consciência disso.


Outra resposta - o currículo oculto é constituído por aspectos do ambiente escolar que sem fazer parte do currículo oficial (prescrito) contribuem de forma implícita para a aprendizagem social, sendo o conjunto de ideias e concepção que os professores passam durante a aula de forma não intencional, como por exemplo o modo de arrumação da sala de aula, como a escola incentiva a criança a chamar o professor. (pro


Currículo oculto é um conjunto de normas e concepções que os professores passam para os alunos durante as aulas, sem planejarem, e sem terem consciência disso. Por meio do currículo oculto são transmitidos ideologias, concepções de mundo pertencentes a determinados grupos hegemônicos na sociedade e que servem para reproduzir as desigualdades sócias.  (prova)


Currículo oculto envolve todos os efeitos de aprendizagem não-intencionais que se dão como resultado de certos elementos presentes no ambiente escolar como normas e valores  que são implícitos, mas que os professores  passam para os alunos de forma não planejada e inconsciente, além das características estruturais e organizacionais da escola com relação a ordenação do espaço pela divisão em sala de aulas e carteiras enfileiradas atendendo a princípios de racionalização e disciplina escolar, na regulação do tempo de trabalho e descanso, da atividade e do ócio, na organização das filas, nos gestos, etc. pg.18/19


"Currículo oculto: o não dito, aquilo que tanto alunos quanto professores trazem, carregados de sentidos próprios, criando as formas de relacionamento, poder e convivência nas salas de aula."


O currículo oculto significa normas e valores que são implícitos, porem efetivamente transmitido pelas escolas e professores, e que habitualmente não são mencionados na apresentação feita pelos professores. Ele se refere aquele conjunto de normas e concepção que os professores passam para os alunos durante as aulas sem planejarem e sem terem consciência disso conforme Apple. Por meio do currículo oculto são transmitidos ideologias, concepções de mundo pertencentes a determinados grupos hegemônicos na sociedade e que servem para reproduzir as desigualdades sócias. 


18 - Explique a influência norte-americana na transformação do campo currículo; 
A influencia norte – americana, foi marcante. Anos 70.  Entre elas temos livros que foram traduzidos e obtiveram destaque; como o livro de Tyle; reformam do ensino do primeiro grau, que utilizou o pensamento curricular norte-americano, comissões de currículo proposta por Tyler. 
Nos anos 80, começa florescer no Brasil, o pensamento critico sobre o currículo de natureza sociológica; foram trazidos livros com essa proposta. E em 1990, destaca-se a produção de programas de Pós-graduação. 


Outra resposta - a influência norte-americana foi muito marcante no desenvolvimento do currículo no Brasil com seus vários livros de diversos autores relacionados ao tema, com maior destaque o livro de Tyler (princípios Básicos de Currículos e ensino) que teve grande aceitação por parte dos nossos educadores.
É bom lembrar que a reforma do ensino de 1º grau foi com base no currículo norte-americano da época. 
As propostas curriculares de Tyler foram muito importantes e vários textos da pedagogia brasileira foram fundamentadas nesse autor. pg. 12


A influência norte-americana foi marcante em todo o desenvolvimento no campo do currículo no Brasil, foram traduzidos vários livros de autores americanos sobre currículo, também a reforma do ensino de primeiro grau utiizou amplamente o pensamento curricular norte-americano em voga na época. Na década de 80 também foram traduzidos livros que influenciaram profundamente as propostas de reestruturação curricular ocorridas no país nesse periodo.



 A influencia norte americana foi marcante em todo o desenvolvimento no campo curricular no Brasil. A reforma do ensino de 1 grau utilizou amplamente o pensamento curricular norte americano em voga na época. Foram criadas comissões de currículos que passam adotar a orientação do autor norte americano Tyler. No s anos 80 os autores Apple e Geroux influenciaram o pensamento curricular desenvolvidos nos cursos de pedagogia e nos programas de pós-graduação em educação. 



19 - Alguns atores da vertente crítica da educação afirmam que o currículo estratifica o saber e que existe uma relação dessa estratificação com a estratificação social. Você concorda? Justifique: 
De fato os conhecimentos de maior status social e econômico, sobre tudo os de caráter literário são os mais privilegiados e mais valorizados. p15



Concordo, pois na escola se valoriza mais algumas matérias do que outras como Portugûes, Matemática, Física, Quimica e outras que são mais valorizadas pela sociedade, assim aqueles que não se destacam nessas matérias ficam se certa forma taxados pela sociedade como não se enquadrando e gera um preconceito e uma estratificação social com toda certeza



20 - O que se denomina como abordagem processual do currículo. (Pg. 39). 
São os processos que envolvem a criação do currículo, planejamento, desenvolvimento, aplicação e avaliação.


É uma teoria que busca explicitar as várias instâncias de configuração e desenvolvimento do currículo, desde sua prescrição até a efetivação nas salas de aula.

Outra resposta - Compreende uma teoria que busca desenvolver as várias instâncias de configuração e desenvolvimento do currículo, desde sua prescrição até a efetivação na sala de aula pressupondo os seguintes aspectos: o que se pretende ensinar; as condições políticas, administrativas e institucionais em que projeto cultural se realiza e o reconhecimento de que o currículo se realiza dentro da escola, na forma como cada escola encontra-se organizada.  (prova)


É uma abordagem teórica do currículo, onde há uma busca constante para compreender o currículo em ação, ou seja, os contextos de concretização desde a sua prescrição até a sua efetivação na sala de aula. Esta abordagem tem como foco a análise de como o currículo se realiza de fato, ela busca explicar a relação do currículo com a sociedade. (prova)


Abordagem processual é uma teoria que tem a intenção de explicar as diferentes fazes do desenvolvimento do currículo, desde o prescrito até sua efetivação em sala de aula. Ela procura entender o nível da prescrição assim como o da ação. Busca explicar a relação do currículo com o seu exterior, como regulador do interior das instituições de ensino. (prova)


21 - Com a consolidação e a expansão das redes municipais de creches e pré-escolas em todo Brasil, na década de 1980: surgiram várias propostas sistematizadas de currículo para educação infantil, principalmente a pré-escola. Uma dessas propostas foi:  
Os temas geradores e seu significado eram: articular no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural da criança, o desenvolvimento infantil e os interesses  específicos que as  crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade a que todos têm diretos de acesso.



22- De acordo com Contreras, o currículo é o conjunto das decisões educativas na escola.  
Uma vez que diz respeito às decisões educativas para a escola, o currículo está mediado por problemas institucionais e pelas  circunstâncias históricas e sociais nas quais foi pensado. Por isso podemos dizer que ele não é somente um problema teórico ou acadêmico, mas também deve ser realizado. Portanto, a  proposta do currículo é: R: pensar a educação tendo em vista a questão dos conteúdos culturais.



23 - Visto sob o ponto de vista teórico prático o currículo é uma ferramenta do trabalho docente - comente a afirmação. Pág. 35 e 36  
O currículo é uma ferramenta do trabalho do docente, pois ele é à base da atuação diária do professor, é a matéria prima do trabalho do docente, podendo usar dentro da sala de aula. (prova)



O curriculo é sem dúvida uma ferramenta essencial do trabalho docente, pois é através dele que se organiza os conteúdos de ensino e os elementos culturais que serão transmitidos aos alunos, sem esses conteúdos não haveria razão para os alunos irem a escola e assim não se justificaria o trabalho do professor já que a essencia do trabalho do professor é a transmissão de conteúdos e desenvolvimento de atividades relacionadas a aprendizagem de diversos saberes e códigos.


O currículo é uma ferramenta do trabalho docente pois, se analisarmos através da abordagem processual do currículo, o professor poderá compreender o currículo em ação desde a sua prescrição até a efetivação do mesmo na sala de aula, onde o professor percebe como sendo fundamental em seu trabalho, podendo tomar decisões educativas, intervindo, aperfeiçoando e transformando-o. (prova)


24 - A RESPEITO DA AUTONOMIA DADA AOS PROFESSORES COM RELAÇÃO AO CURRÍCULO, PODE-SE DIZER QUE:                                                                       
Os professores demonstram sua autonomia e interferem  diretamente no currículo no memento do planejamento definindo as atividades e os conteúdos a ensinar, observando o momento exato de trabalhar determinada tarefa, considerando o ritmo da turma etc., isto é, há uma margem de autonomia (currículo em ação).


Há dois momentos importantes em que o professor demonstra seu poder de interferência no currículo escolar: no momento do planejamento e no currículo em ação.  Nesse sentido ele tem autonomia em relação ao currículo e elabora de forma significativa as prescrições curriculares especificando o quê e como ensinar para as diferentes séries e turmas de alnos. pg.44


25 - PARA AS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, É POSSÍVEL ORGANIZAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE FORMA QUE SE:                
Trabalhe com fontes diversificadas, permitindo aos alunos estabelecer relação entre o presente e o passado, favorecendo a problematização.

26 - ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
Aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.



Sua emergência vinculou-se às novas concepções de eficiência escolar, proporcionando importantes transformações pedagógicas. Com isso, o termo classe passou a ser utilizado para designar as subdivisões no interior da escola facilitando assim, a aprendizagem e tornando os sistemas de ensino mais eficientes. pg. 8


27 - Aponte e comente pelo menos três motivos pelos quais se afirmam que é fundamental a importância de uma reflexão sistemática sobre o currículo nos cursos de formação de professores: 
1. O currículo é a matéria prima do trabalho do professor, portanto ele deve se apropriar dele para desempenhar um bom trabalho;
2. Através de suas pesquisas e estudos para elaborar o currículo, o professor se profissionaliza cada vez mais, se atualiza, se recicla e aprimora sua prática;
3. O currículo faz parte das competências do professor, portanto, ele deve ser preparado em suas formações para que saiba elaborá-lo adequadamente. (nota 2 na prova)


O bom professor deve estar sempre atualizado e continuamente aperfeiçoando sua profissão.O currículo tem grande influência sobre essa atualização, pois é através de suas pesquisas e estudos que o professor, durante a sua elaboração se profissionaliza e se atualiza cada vez mais. A reciclagem também deve ser usada pelo profissional da educação para  melhor aprimorar sua prática. O professor tem que tomar o currículo como matéria prima de seu trabalho e se apropriar dele para poder desempenhar um bom papel na sua prática de educar e ensinar o aluno. O currículo faz parte das competências do educador e deve ser preparado na formação do professor, para que este saiba como prepará-lo adequadamente. (nota 2 na prova)


- A integração curricular mediante a comunicação entre os professores;
- A organização adequada do currículo para uma ação pedagógica mais eficaz;
- A auto-formação dos professor, já que essa possibilita uma maior sistemática sobre a realidade, sobre a proposta pedagógica, sobre a prática, ajudando a diminuir a distância teórico-prático, evitando a rotina viciada;
- Preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula;
- Rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas  de aprendizagem e maneiras de avaliar.



outra resposta
- Primeiro que o currículo é a matéria prima do trabalho do professor, sendo que ao assumir uma proposta curricular, ele estará tomando decisões sobre o que fazer em classe com os alunos;
- Segundo que a concretização das metas do currículo exige um trabalho coletivo dos professores. As práticas  de exercício profissionais de forma coletiva tendem a proporcionar melhores resultados em relação à profissionalização e desenvolvimento do currículo
- Terceiro que  o desenvolvimento do currículo está relacionado à profissionalização do professor. Ele adquire maior domínio dos conteúdos, mais versatilidade no uso das metodologias , melhor uso dos recursos didáticos e instrumentos de avaliação, enfim, a experiência docente é resultado do desenvolvimento do currículo.  pg.168



28 - Partindo do pressuposto que a Escola é responsável pela transmissão de cultura, pode-se afirmar que apenas alguns elementos de determinada cultura são selecionados para compor o currículo de uma escola ou sistema de ensino. Quem seleciona estes elementos? 
O estado que representada  a classe dominante, o poder político. É bom lembrar que a seleção desses elementos é passível de uma aprovação popular, já que os sistemas educacionais envolvem a maior parte da sociedade. (págs., 47 ou 57) (pgs 24 e 25).



30 – O currículo deve ser entendido como uma ferramenta conceitual que supõe sempre, de forma explicita ou tácita, uma resposta às perguntas: o que ensinar, como e por quê? A partir dessa afirmação descreva 03 tipos de decisão educativa que compõem um currículo de uma determinada escola. 
1. O que ensinar? Levando em conta a realidade da escola e dos alunos
2. Como ensinar? Quais as metodologias mais adequadas para atingir os objetivos propostos para que os alunos desenvolvam suas competências e habilidades.
3. Como avaliar? Todo o processo envolvido no ensino aprendizagem dos conteúdos trabalhados no período. Quais as ferramentas mais adequadas para avaliar




O que ensinar?
a escola tem a finalidade de transmitir um saber sistematizado; saberes científicos, códigos, linguagem, valores, habilidades e capacidades.
Muitas das atividades desenvolvidas perpassam saberes  formais das áreas de conhecimento, o desenvolvimento físico, intelectual e afetivo, normas de conduta social (hábitos de higiene), entre outros. pg. 28


Decisões educativas da escola são:
- objetivos (por quê, para quê e para quem ensinar);
- seleção do conhecimento (conteúdos, matérias, disciplinas e sua integração)
- forma de transmissão deste conhecimento;
- acompanhamento dos resultados deste processo (avaliação). p35




O que interfere na efetivação do currículo?
- as condições do trabalho docente;
- o número de alunos em cada sala de aula;
- a existência ou não de material didático;
- a formação dos professores;
- as características dos alunos, e outros aspectos. p34




As instâncias que norteia o currículo prescrito:
 - A nova lei de diretrizes e bases (NLDB);
- As diretrizes curriculares nacionais (DCN).
Essas instâncias alimentam e organizam o modelo curricular a ser adotado nas escolas, desde o ensino fundamental até o ensino médio.


Currículo modelado pelo professor - trata-se da interferência do professor dentro do currículo na sua atividade cotidiana. A medida em que o professor organiza um projeto ou um programa ele está interferindo no currículo, passando a ser um sujeito ativo dentro desse currículo. O professor é capaz de formular ou acrescentar, dentro do currículo, propostas no momento em que faz seu planejamento anual quando ele seleciona um livro didático.


Currículo em ação - é na prática em sala de aula que o currículo vai se efetivar.  O currículo em ação é a melhor maneira de se trabalhar o conteúdo com cada aluno, cada turma, em cada instituição.


Currículo Realizado - nele são observados efeitos e consequências  da prática educativa que vão desde as relações afetivas, de caráter  cognitiva e de aspecto social. Além disso, há o aspecto avaliatório, onde é analisado o conteúdo que foi passado, o que o aluno aprendeu e o rendimento escolar  do aluno. Ao final, o professor faz uma auto-avaliação de sua relação com os alunos, assim como a forma que o currículo foi aplicado e trabalhado, para a partir daí se projetar para o próximo ano, retomando algumas diretrizes ou abandonando outras. 


Autonomia e constrangimento em relação ao currículo - o grau de autonomia do professor em relação ao currículo está na sua interferência dentro desse currículo, na forma que o professor modela-o, no seu planejamento no início do ano, para semana, no embate com os alunos em sala de aula e no currículo em ação.




Currículo Formal “ O currículo formal designa o plano de ensino e aprendizagem – nos seus objetivos, conteúdos e atividades – expressamente definido para promover aprendizagens explícitas, o qual constitui obrigação formal do professor implementar e se traduz, concretamente, no horário letivo de alunos ou professores e no cumprimento de programas estabelecidos”. (RIBEIRO, 1990)



O currículo formal é entendido como o conjunto de prescrições oriundas das diretrizes curriculares, produzidas tanto no âmbito nacional quanto nas secretarias e na própria escola e indicado nos documentos oficiais, nas propostas pedagógicas e nos regimentos escolares. 

O currículo real é a transposição pragmática do currículo formal, é a interpretação que professores e alunos constroem, conjuntamente, no exercício cotidiano de enfrentamento das dificuldades, sejam conceituais, materiais, de relação entre professor e alunos e entre os alunos. São as sínteses construídas por professores e alunos, a partir dos elementos do currículo formal e das experiências pessoais de cada um.



O currículo é composto por quatro elementos: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Sendo que os objetivos são compreendidos como sendo as competências e as capacidades. Os conteúdos como sendo conceitos, procedimentos e atitudes. A metodologia como sendo técnicas, atividades, recursos e organização. A avaliação é vista como controle e reformulação do processo ensino e aprendizagem.



O que é um currículo? Podemos dizer, em termos genéricos, que um currículo é um plano pedagógico e institucional para orientar a aprendizagem dos alunos de forma sistemática. Mas, é importante observar que esta ampla definição pode adotar variados matizes e as mais variadas formas de acordo com as diferentes concepções de aprendizagem que orientam o currículo. 



Portanto, o currículo é uma questão de poder, porque privilegia o tipode conhecimento, destacam uma identidade tida como a ideal e tenta garantir oconsenso e a hegemonia



O currículo oculto é aquele que escapa das prescrições, sejam elas originárias do currículo formal ou do real. Diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor e passam quase despercebidas, mas que têm uma força formadora muito intensa. São as relações de poder entre grupos diferenciados dentro da escola que produzem aceitação ou rejeição de certos comportamentos, em prejuízo de outros, são os comportamentos de discriminação dissimulada das diferenças e, até mesmo, a existência de uma profecia auto-realizadora dos professores que classifica, de antemão, certos alunos como bons e outros como maus. O currículo oculto também vai se manifestar,entre outras formas, na maneira como os funcionários tratam os alunos e seus pais, no modo de organização das salas de aula, no tipo de cartaz pendurado nas paredes, nas condições de higiene e conservação dos sanitários, no próprio espaço físico da escola.




Currículo é o conjunto daquilo que se ensina e daquilo que se aprende, de acordo com uma ordem de progressão determinada, no quadro de um dado ciclo de estudos. 

A base racional proposta pelo autor Ralph Tyler centra-se em quatro questões fundamentais que, uma vez respondidas, permitem a elaboração de qualquer currículo ou plano de ensino:
- Que objetivos educacionais deve a escola procurar atingir?
- Que experiências educacionais podem ser oferecidas que tenham probabilidade de alcançar esses propósitos?
- Como organizar eficientemente essas experiências educacionais?
- Como podemos ter certeza de que esses objetivos estão sendo alcançados?


Para Coll, a elaboração curricular deve ter em conta a análise da realidade, operada com referenciais específicos:
Sócio-antropológico, que considera os diferentes aspectos da realidade social em que o currículo será aplicado;
- psicológica que se volta para o desenvolvimento cognitivo do aluno;
- epistemológica que se fixa nas características próprias das diversas áreas do saber tratadas pelo currículo;
- pedagógica que se apropria do conhecimento gerado na sala de aula em experiências prévias.


O Currículo Escolar é um elemento importante para o planejamento do professor, pois pode organizar os conteúdos e as atividades, contudo ele é um recurso para o educador e não uma lei rígida ou um mandamento a ser seguido metodologicamente, ele pode ser usado como um norte para a práxis pedagógica, com flexibilidade de ajustes para melhor atender as necessidades dos educandos. Sendo assim,, cada instituição pode construir o seu próprio currículo, ou este fazer parte da rede escolar, podendo usar os livros didáticos no auxilio desta construção.

Diferentes currículos produzem diferentes pessoas, mas naturalmente essas diferenças não são meras diferenças individuais, mas diferenças sociais, ligadas à classe, à raça, ao gênero.

O currículo é composto por quatro elementos: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Sendo que os objetivos são compreendidos como sendo as competências e as capacidades. Os conteúdos como sendo conceitos, procedimentos e atitudes. A metodologia como sendo técnicas, atividades, recursos e organização. A avaliação é vista como controle e reformulação do processo ensino e aprendizagem.


   O currículo representa muito mais do que um programa de estudos, um texto em sala de aula ou o vocabulário de um curso. Mais do que isso, ele representa a introdução de uma forma particular de vida; ele serve, em parte, para preparar os estudantes para posições dominantes ou subordinadas na sociedade existente. O currículo favorece certas formas de conhecimento sobre outras e afirmam os sonhos, desejos e valores de grupos seletos de estudantes sobre outros grupos, com freqüência discriminando certos grupos raciais, de classe ou gênero. (McLaren, 1977, p. 216)




  Por exemplo, alguns educadores falam sobre o “currículo oculto” pelo que entendem aquelas coisas que os alunos aprendem na escola por causa do modo pelo qual o trabalho da escola é planejado e organizado, mas que não são em si mesmas claramente incluídas no planejamento e nem estão na consciência dos responsáveis pela escola. Os papéis sociais, por exemplo, são, ao que se diz, aprendidos desse modo, da mesma forma que os papéis sexuais e as atitudes com relação a muitos outros aspectos da vida. Implícitas em todo o conjunto de disposições estão as atitudes e os valores daqueles que as criam, sendo esses valores comunicados




Currículo oficial/real - Com currículo oficial indica-se o que está determinado no papel, em programas, prospectos, etc., e currículo real denota aquilo que se faz na prática. Essa diferença pode ser percebida de forma consciente ou inconsciente, e a causa de qualquer diferença entre eles se deve ou a tentativa deliberada, por parte dos professores ou de outros, no sentido de enganar, a fim de que o que oferecem pareça mais atraente do que na realidade é, ou simplesmente ao fato de que, como professores e alunos são humanos, as realidades de qualquer curso nunca estarão exatamente à altura das esperanças e intenções daqueles que o planejaram.


     Numa visão mais holística o currículo é um conjunto de ações  que cooperam para a formação humana em suas múltiplas dimensões que constituem as identidades construtivas do gênero humano




 Reflexões Críticas em Currículo
    Nos modelos curriculares acima apresentados, currículo pode ser interpretado como um produto elaborado por especialistas, a partir de diretrizes, visando a uma programação das atividades de ensino que direcionam os alunos para atingir comportamentos desejados e pré-determinados.


 Currículo:

Conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.
"os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela" .
"Conteúdos curriculares da educação básica", que envolvem: valores, direitos e deveres e orientação para o trabalho.
Currículo significa percurso, carreira, curso, ato de correr.
E aplicados a educação o currículo sofre transformações em sua trajetória

o currículo oculto, referente à transmissão de valores, normas e comportamentos
"Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover". 
Mas o currículo não é apenas planificação, mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e  nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
A primeira tarefa não é selecionar ou organizar experiências de aprendizagem, mas definir a finalidade da educação. Antes da definição de um currículo as sociedades devem interrogar-se sobres  as intenções e funções sociais das escolas e quais os saberes relevantes em cada cultura que se deseja que os seus cidadãos possuam. A principal função de um currículo é assim, a de materializar estas intenções, tornando-as explicitas, isto é, susceptíveis de serem debatidas e conhecidas pelo conjunto da sociedade, e para poderem servir de orientação aos diversos agentes que intervêm na planificação e concretização do processo de ensino e aprendizagem.   
A avaliação curricular, no entendimento  que desde os anos oitenta tem sido consagrado, procura justamente averiguar, em diferentes níveis,  a eficácia dos objetivos que foram definidos para o currículo.
O Currículo Escolar é um elemento importante para o planejamento do professor, pois pode organizar os conteúdos e as atividades, contudo ele é um recurso para o educador e não uma lei rígida ou um mandamento a ser seguido metodologicamente, ele pode ser usado como um norte para a práxis pedagógica, com flexibilidade de ajustes para melhor atender as necessidades dos educandos.

Tem que descobrir quais conhecimentos, valores e habilidades eram considerados verdadeiros e legítimos numa determinada época, assim como  determinar de que forma essa validade e legitimidade foram estabelecidas

É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho para que o professor possa explorar no desenvolvimento de suas atividades.


O currículo escolar, além dos aspectos já mencionados, também pode ser entendido como um processo de socialização das crianças com o objetivo de enquadrá-las ou ajustá-las às estruturas da sociedade. Neste sentido, acredita-se que as relações sociais, as trocas de experiência, o cotidiano, formam um conjunto de fatores que garantem a formação de um currículo escolar que busca integrar a vida escolar à vida social.
Os profissionais da educação devem buscar a valorização do conhecimento do senso comum, trazido pelas crianças quando chegam à escola, como base para atingir o conhecimento formal ou crítico.
A escola deve encontrar na cultura popular um vasto campo de atuação pedagógica que colabora para a formação da subjetividade dos alunos, subjetividade esta organizada a partir da experiência de vida dos próprios alunos.
O currículo formado pela instituição escolar constitui-se, assim, em uma questão de identidade sociocultural em que o ambiente de aprendizagem, seja ele escolar ou extra-escolar, é determinante na formação do caráter aliado à personalidade das crianças que se encontra em fase de desenvolvimento físico, intelectual, social, emocional, crítico.
Currículo significa percurso, carreira, curso, ato de correr. Aplicado á educação o currículo sofre transformações em sua trajetória
O currículo escolar são experiências sociais acumuladas pelas crianças ao longo de sua existência é formado e desenvolvido a partir do conhecimento prévio de cada aluno em particular. Existe uma valorização do conhecimento de mundo dos alunos que embasa as atividades desenvolvidas pelo professor
Cada instituição pode construir o seu currículo, ou este fazer parte da rede escolar, podendo usar os livros didáticos no auxilio desta construção.
Sendo o currículo uma construção social ele é, também, construção cultural, pois toda prática educativa que se assimila, tende-se a repassá-la às futuras gerações, perpetuando-se, assim, a cultura como marca da presença do homem em sociedade·.

O currículo formal é entendido como o conjunto de prescrições oriundas das diretrizes curriculares, produzidas tanto no âmbito nacional quanto nas secretarias e na própria escola e indicado nos documentos oficiais, nas propostas pedagógicas e nos regimentos escolares.
O currículo real é a transposição pragmática do currículo formal, é a interpretação que professores e alunos constroem, conjuntamente, no exercício cotidiano de enfrentamento das dificuldades, sejam conceituais, materiais, de relação entre professor e alunos e entre os alunos. São as sínteses construídas por professores e alunos, a partir dos elementos do currículo formal e das experiências pessoais de cada um.






Provas Online (N2) - Teorias de Currículo
minha n2 realizada em 01/04/12
Prova concluída com sucesso!!!                                                                                                          Resultado final : 2
TEORIAS DE CURRÍCULO

1. A JUSTIFICATIVA PARA UM CURRÍCULO INTEGRADO TEM SIDO CONSTANTE NA HISTÓRIA EDUCACIONAL DO SÉCULO XX.


  • Ela advém da insatisfação com o currículo de disciplinas e apela para as vantagens da pesquisa e do estudo interdisciplinar, bem como para a necessidade de adequação às peculiaridades psicológicas dos alunos. Dentre as modalidades mais clássicas da integração do currículo estão o método de projetos e os centros de interesse decrolyanos. Para Decroly, criador dos centros de interesse, eles deviam:

  •  prévia classificação dos saberes escolares e classificação das crianças como normais ou anormais.
  •  aquisição do conhecimento da criança a partir de elementos fragmentados para depois serem associados.
  •  aumento do efetivo das classes.
  •  integrar os conteúdos, seguindo um princípio de associação com base nos interesses da criança, selecionados a partir das necessidades naturais da criança. - pg 103

2. CÉLESTIN FREINET DESENVOLVEU VÁRIAS TÉCNICAS PEDAGÓGICAS A FIM DE MOTIVAR OS ALUNOS PARA A APRENDIZAGEM. DENTRE ELAS, DESTACAM-SE:


  •  aulas-passeios, texto livre, correspondência interescolar, jornal escolar e livro da vida. pg.67
  •  construção de blocos lógicos e de materiais sensoriais.
  •  estudo de campo, elaboração de fichas com os nomes das crianças e utilização de recursos audiovisuais.
  •  bingo de letras, alfabeto emborrachado e imprensa escolar.

3. O RCNEI OPTA PELA INCLUSÃO DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL,


  • guardando estreita relação e articulação com a política curricular estabelecida para a Educação Básica. O documento adota três categorias de conteúdo: conceitual, procedimental e atitudinal. Quanto aos conteúdos atitudinais, podemos dizer que se referem a:

  •  tratam dos valores, das normas e das atitudes. - pg 82
  •  nenhuma das alternativas anteriores.
  •  construção ativa das capacidades para operar com símbolos, idéias, imagens, representações que permitem atribuir sentido à realidade.
  •  saber fazer.

4. A FORMA MAIS ANTIGA E TRADICIONAL DE ORGANIZAR O CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL É A ORGANIZAÇÃO:


  •  por disciplinas. - pg 101
  •  interdisciplinar.
  •  por centros de interesse.
  •  por temas



N2 da amiga Andréia
Resultado final : 2
TEORIAS DE CURRÍCULO
Parte superior do formulário
1. NO ENSINO FUNDAMENTAL, O CONTEÚDO DE CIÊNCIAS NATURAIS DEVE TRABALHAR COM OS SEGUINTES BLOCOS TEMÁTICOS:
  • ambiente, ser humano, saúde e recursos tecnológicos, entendendo-se como:
  • mecanismo concreto vinculado a formação do indivíduo às novas demandas do mercado de trabalho.
  • maneira de produzir cientistas comprometidos com o desenvolvimento tecnológico da sociedade.
  • maneira de garantir apenas o acesso ao conhecimento sistematizado pela escola.
  • maneira de proporcionar a aprendizagem do conhecimento acumulado pela sociedade e a formação de uma concepção de ciência, buscando desenvolver uma atitude investigativa por parte dos alunos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O DIVISOR DE ÁGUAS QUANTO À POLÍTICA CURRICULAR DO BRASIL É A REFORMA DE ENSINO DE 1.° E 2.° GRAUS, OCORRIDA EM 1971 – LEI 5.692/71.
  • De acordo com essa Lei, assim ficou definido o currículo:
  • cada estado ficava responsável por definir o que era obrigatório em termos curriculares.
  • um núcleo comum obrigatório em nível nacional que seria suficiente para dar sustentação a todo o programa curricular brasileiro e que não levou em consideração as peculiaridades locais.
  • um currículo mínimo que se constituísse na base comum do ensino de 1.° grau, que deveria ter a durabilidade de nove anos.
  • um núcleo comum obrigatório em nível nacional e uma parte diversificada cujas finalidades eram atender às particularidades locais, os planos do estabelecimento de ensino e as diferenças individuais do aluno.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, O CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE SER FUNDAMENTADO:
  • nos interesses dos professores e da equipe técnica, tornando a proposta mais próxima da realidade da escola.
  • na realidade expressa nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • na Base Nacional Comum (áreas de conhecimento) e nos Temas Transversais (aspectos da vida cidadã).
  • nos interesses e necessidades dos alunos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A JUSTIFICATIVA PARA UM CURRÍCULO INTEGRADO TEM SIDO CONSTANTE NA HISTÓRIA EDUCACIONAL DO SÉCULO XX.
  • Ela advém da insatisfação com o currículo de disciplinas e apela para as vantagens da pesquisa e do estudo interdisciplinar, bem como para a necessidade de adequação às peculiaridades psicológicas dos alunos. Dentre as modalidades mais clássicas da integração do currículo estão o método de projetos e os centros de interesse decrolyanos. Para Decroly, criador dos centros de interesse, eles deviam:
  • integrar os conteúdos, seguindo um princípio de associação com base nos interesses da criança, selecionados a partir das necessidades naturais da criança.
  • prévia classificação dos saberes escolares e classificação das crianças como normais ou anormais.
  • aumento do efetivo das classes.
  • aquisição do conhecimento da criança a partir de elementos fragmentados para depois serem associados.

N2 da colega Alcione
Resultado final : 2
TEORIAS DE CURRÍCULO
1. DURANTE A DÉCADA DE 1970, A NOVA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZOU AS QUESTÕES CURRICULARES PROPONDO UMA RELAÇÃO ENTRE ELAS, A SOCIEDADE E O PODER.
·                         Um dos enfoques centrais foi elaborado por Michael Young, tendo como questão principal:
·                          conteúdos que devem ser elaborados a partir de estudos sociológicos.
·                          a maneira como a organização curricular pode afetar na formação social e econômica de uma comunidade e/ou sociedade.
·                          a atribuição de valores diferentes às matérias ou disciplinas e quais os critérios utilizados para isso. (CORRETA)
·                          o fato de escola e currículo não se relacionarem, uma vez que vida cotidiana e conhecimento acadêmico não têm relação.

2. A FORMA MAIS ANTIGA E TRADICIONAL DE ORGANIZAR O CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL É A ORGANIZAÇÃO:
·                          por temas.
·                          por disciplinas.(CORRETA)
·                          por centros de interesse.
·                          interdisciplinar.

3. A RESPEITO DO TEMPO RESERVADO A CADA DISCIPLINA NO HORÁRIO ESCOLAR, PODE-SE AFIRMAR QUE:
·                          de 60 a 70% de todo o Ensino Fundamental é dedicado ao ensino da leitura e escrita e à Matemática, e os demais conteúdos recebem pouca importância na prática.(CORRETA)
·                          as disciplinas recebem o mesmo grau de importância e valorização dentro da escola.
·                          cada vez mais tem sido dada importância aos estudos sociais, à ciência, às artes e à educação física, chegando a compor o mesmo quadro horário da leitura e escrita e da Matemática.
·                          é destinado igualmente a todas as disciplinas que compõem a grande curricular.

4. NA DÉCADA DE 1980, NO BRASIL, UMA DAS GRANDES INFLUÊNCIAS NO ESTUDO DE CURRÍCULO FOI MICHAEL APPLE.
·                         O autor problematiza a relação entre currículo e reprodução cultural e econômica. Essa abordagem é denominada:
·                          neoculturalista.
·                          neomarxista.(CORRETA)
·                          popular.
·                          liberalista.

1. DURANTE A DÉCADA DE 1970, A NOVA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZOU AS QUESTÕES CURRICULARES PROPONDO UMA RELAÇÃO ENTRE ELAS, A SOCIEDADE E O PODER.
  • Um dos enfoques centrais foi elaborado por Michael Young, tendo como questão principal:
  • a maneira como a organização curricular pode afetar na formação social e econômica de uma comunidade e/ou sociedade.
  • a atribuição de valores diferentes às matérias ou disciplinas e quais os critérios utilizados para isso.
  • o fato de escola e currículo não se relacionarem, uma vez que vida cotidiana e conhecimento acadêmico não têm relação.
  • conteúdos que devem ser elaborados a partir de estudos sociológicos.

2. A FORMA MAIS ANTIGA E TRADICIONAL DE ORGANIZAR O CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL É A ORGANIZAÇÃO:

  • por centros de interesse.
  • por temas.
  • interdisciplinar.
  • por disciplinas.

3. UMA DAS PROPOSTAS DOS PCNS É O TRABALHO COM OS CHAMADOS TEMAS TRANSVERSAIS. ESSES TEMAS TRANSVERSAIS PODEM SER DEFINIDOS COMO:

  • problemáticas sociais associadas aos conteúdos das áreas, e recebem esse nome por causa da metodologia empregada para sua inclusão no currículo e do tratamento didático.
  • interpretação de textos para trabalhar com temas paralelos ao conteúdo desenvolvido.
  • temas escolhidos pela escola, privilegiando questões ambientais.
  • nenhuma das alternativas acima.

4. O PEDAGOGO ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL RECONHECIA A INFÂNCIA COMO UMA ETAPA ESPACIAL DA VIDA HUMANA,

  • compreendendo características e peculiaridades como a curiosidade espontânea, a necessidade de movimento, a capacidade de imitar, inventar e observar. Para que a criança pudesse se desenvolver melhor, ele propôs a criação de lugares especiais para as crianças pequenas, denominados:
  • Pré-escolas.
  • jardins-de-infância.
  • salas ambiente.
  • Creches.
TEORIAS DE CURRÍCULO
1. NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970, DESENCADEOU-SE UM CONJUNTO DE TRABALHOS CRÍTICOS SOBRE CURRÍCULO NA INGLATERRA E NOS ESTADOS UNIDOS.

  • Consolidando o conceito no âmbito da Sociologia da Educação. Dentro dessa perspectiva crítica, destacou-se como a primeira corrente sociológica voltada para a problematizarão do currículo a:
  • Escola Dualista.
  • Teoria Crítica Sociológica.
  • Escola Única.
  • Nova Sociologia da Educação.

2. O DIVISOR DE ÁGUAS QUANTO À POLÍTICA CURRICULAR DO BRASIL É A REFORMA DE ENSINO DE 1.° E 2.° GRAUS, OCORRIDA EM 1971 – LEI 5.692/71 
  • De acordo com essa Lei, assim ficou definido o currículo:
  • Um núcleo comum obrigatório em nível nacional que seria suficiente para dar sustentação a todo o programa curricular brasileiro e que não levou em consideração as peculiaridades locais.
  • Cada estado ficava responsável por definir o que era obrigatório em termos curriculares.
  • um núcleo comum obrigatório em nível nacional e uma parte diversificada cujas finalidades eram atender às particularidades locais, os planos do estabelecimento de ensino e as diferenças individuais do aluno.
  • um currículo mínimo que se constituísse na base comum do ensino de 1.° grau, que deveria ter a durabilidade de nove anos.

3. A FORMA MAIS ANTIGA E TRADICIONAL DE ORGANIZAR O CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL É A ORGANIZAÇÃO
  • interdisciplinar.
  • por disciplinas.
  • por centros de interesse.
  • por temas.

4. O PEDAGOGO ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL RECONHECIA A INFÂNCIA COMO UMA ETAPA ESPACIAL DA VIDA HUMANA,
  • compreendendo características e peculiaridades como a curiosidade espontânea, a necessidade de movimento, a capacidade de imitar, inventar e observar. Para que a criança pudesse se desenvolver melhor, ele propôs a criação de lugares especiais para as crianças pequenas, denominados:
  • jardins-de-infância.
  • pré-escolas.
  • salas ambiente.
  • creches.

1. A INCLUSÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO  FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO ARTICULAR AS ÁREAS DO  CONHECIMENTO COM AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE,PREOCUPANDO-SE COM A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. DESSA FORMA, OS TEMAS TRANSVERSAIS SÃO:

  • ética da identidade, política da igualdade e estética da sensibilidade.
  • igualdade, fraternidade e solidariedade.
  • ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
  • identidade social, cultura indígena, meio ambiente e saúde.

2. DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, O CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE SER FUNDAMENTADO:

            nos interesses e necessidades dos alunos.
  • na realidade expressa nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • na Base Nacional Comum (áreas de conhecimento) e nos Temas Transversais (aspectos da vida cidadã).
  • nos interesses dos professores e da equipe técnica, tornando a proposta mais próxima da realidade da escola.

3. SOBRE O CONCEITO DE CURRÍCULO PRESCRITO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

  • Normas e regulamentos que orientam a prática educacional dentro de uma escola, ou regimento interno.
  • Sistema curricular que determina a seleção dos elementos da cultura a serem transmitidos exclusivamente nas instâncias de ensino superiores.
  • Todo o sistema educativo estabelece um conjunto de normas, indicando os conteúdos e orientações gerais que devem nortear a escolaridade obrigatória.
  • Planejamento das atividades escolares aliado à formação de professores.

4. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA,

apresentando-se, na área educacional, como princípio da racionalidade, ou seja, o uso do termo currículo: 
  • surgiu como forma particular de a escola lidar com os alunos em sala de aula.
  • pode ser comparado ao sistema aberto e flexível de ordenação dos conteúdos escolares.
  • está vinculado ao pensamento científico de garantir a utilização adequada dos recursos tecnológicos em sala de aula.
  • aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.

TEORIAS DE CURRÍCULO
1. A JUSTIFICATIVA PARA UM CURRÍCULO INTEGRADO TEM SIDO CONSTANTE NA HISTÓRIA EDUCACIONAL DO SÉCULO XX.
Ela advém da insatisfação com o currículo de disciplinas e apela para as vantagens da pesquisa e do estudo interdisciplinar, bem como para a necessidade de adequação às peculiaridades psicológicas dos alunos. Dentre as modalidades mais clássicas da integração do currículo estão o método de projetos e os centros de interesse decrolyanos. Para Decroly, criador dos centros de interesse, eles deviam:
  • integrar os conteúdos, seguindo um princípio de associação com base nos interesses da criança, selecionados a partir das necessidades naturais da criança.
  • aquisição do conhecimento da criança a partir de elementos fragmentados para depois serem associados.
  • prévia classificação dos saberes escolares e classificação das crianças como normais ou anormais.     
  • aumento do efetivo das classes.

2. O PEDAGOGO ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL RECONHECIA A INFÂNCIA COMO UMA ETAPA ESPACIAL DA VIDA HUMANA,

compreendendo características e peculiaridades como a curiosidade espontânea, a necessidade de movimento, a capacidade de imitar, inventar e observar. Para que a criança pudesse se desenvolver melhor, ele propôs a criação de lugares especiais para as crianças pequenas, denominados:
  • jardins-de-infância.
  • pré-escolas.
  • creches.
  • salas ambiente.

3. DE ACORDO COM O NOVO CURRÍCULO INSTITUÍDO COM A REFORMA DE 1971 E LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS INFLUÊNCIAS POLÍTICAS DO PERÍODO,

novas disciplinas foram introduzidas, como a OSPB (Organização Social e Política Brasileira). Ficou definido como objetivo de Estudos Sociais:
  • problemas sociais brasileiros, identificando melhorias para a política nacional.
  • espaço de discussão sobre economia, sociedade e política, sob uma perspectiva marxista.
  • ajustamento crescente do educando ao meio, enfatizando o conhecimento do Brasil na perspectiva atual de seu crescimento.
  • ênfase no pensamento lógico e no método científico.

4. EM UMA DAS MAIS IMPORTANTES OBRAS SOBRE CURRÍCULO, MICHAEL APPLE DISCUTE A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E A REPRODUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA.

Em sua análise, ele se valeu do conceito de currículo oculto, que pode ser definido como:
  • a constatação de que os conteúdos escolares dão uma contribuição efetiva para a igualdade de oportunidades, ainda que os beneficiados não percebam isso.
  • a transmissão de normas de comportamento e valores sociais, de forma implícita, pelas escolas.
  • os conteúdos trabalhados pelo professor quando este transgride as normas estabelecidas para a escola.
  • os conteúdos que não são ensinados pela escola, mas que são exigidos nos concursos públicos.

1. PARA AS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, É POSSÍVEL ORGANIZAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE FORMA QUE SE:

  • priorize o debate dos principais acontecimentos históricos.
  • adote um livro didático, facilitando o acesso dos alunos às informações mais relevantes.
  • resgate a história de vida particular dos alunos enquanto única forma de garantir a igualdade e a democratização da educação.
  • trabalhe com fontes diversificadas, permitindo aos alunos estabelecer relação entre o presente e o passado, favorecendo a problematização.

2. EM RELAÇÃO À POLÍTICA CURRICULAR, A NOVA LDB (1996) ESTABELECE, PARA O ENSINO FUNDAMENTAL,

  • dois níveis de prescrição: um relacionado à seleção cultural com ênfase na construção da cidadania, e outro que define a organização do currículo seguindo diferentes critérios (séries, ciclos etc.).
  • objetivos e conteúdos gerais válidos para todo o território nacional, estabelecendo um modelo rígido de seleção cultural e organização curricular.
  • dois níveis de prescrição: um relacionado à gestão do ensino com ênfase na centralização dos processos decisórios e outro que acaba com qualquer princípio de organização curricular.
  • dois níveis de prescrição: um relacionado à seleção dos conteúdos com ênfase na formação para o trabalho e outro que mantém a organização curricular tradicional.

3. A ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA DO CURRÍCULO:

  • destaca o abismo que separa a teoria da prática.
  • define o trabalho do professor como mera reprodução dos conteúdos curriculares.
  • considera o currículo em sua relação dialética com a atividade do professor em sala de aula.
  • representa uma crítica profunda à sociologia do currículo, uma vez que rejeita as implicações políticas na definição dos conteúdos.

4. A SELEÇÃO CULTURAL EFETIVADA PELAS ESCOLAS TEM SIDO REAFIRMADA POR ESTUDIOSOS INGLESES, DENTRE ELES RAYMOND WILLIANS, DENIS LAWTON E MICHAEL APPLE.

  • De forma geral, o que esses autores sugerem é que o currículo escolar é produto de uma seleção no interior da cultura de uma sociedade. A idéia que melhor corresponde a essa afirmativa é:
  • “A questão é sempre a seletividade, a forma em que, de todo um campo possível de passado e presente, escolhem-se como importantes determinados significados e práticas, ao passo que outros são negligenciados e excluídos.”
  • “Os alunos aprendem o que é dado na escola, portanto, a vida fora do ambiente escolar não tem relação com a transmissão de conhecimentos escolar.”
  • “A escola desenvolve em sua estrutura a capacidade de transmitir valores e comportamentos que são típicos de cada comunidade, em um determinado tempo. Esses elementos transmitidos pela escola são uma particularidade da instituição e não correspondem aos interesses do poder e, portanto, das elites.”
  • “Paralelamente à divulgação de idéias, visando a desestimular a participação política dos cidadãos, os grupos que tomam um governo e querem evitar que o povo exija procedimentos democráticos e honestos costumam forçar a mudança das leis para concentrar em suas mãos a maior soma possível de poderes.”

Prova concluida com sucesso!!!

Resultado final : 2

TEORIAS DE CURRÍCULO

1. DURANTE A DÉCADA DE 1970, A NOVA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZOU AS QUESTÕES CURRICULARES PROPONDO UMA RELAÇÃO ENTRE ELAS, A SOCIEDADE E O PODER.

  • Um dos enfoques centrais foi elaborado por Michael Young, tendo como questão principal:
  • a maneira como a organização curricular pode afetar na formação social e econômica de uma comunidade e/ou sociedade.
  • o fato de escola e currículo não se relacionarem, uma vez que vida cotidiana e conhecimento acadêmico não têm relação.
  • a atribuição de valores diferentes às matérias ou disciplinas e quais os critérios utilizados para isso.
  • conteúdos que devem ser elaborados a partir de estudos sociológicos.

2. O ENSINO DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO DE DESENVOLVER:

  • a sensibilidade, a percepção e a imaginação dos alunos, conduzindo-os ao conhecimento e à valorização das diferentes culturas.
  • a competência musical e artística dos alunos, criando condições para que se destaquem em habilidades manuais.
  • o raciocínio lógico-matemático como forma de garantir uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
  • a habilidade musical dos alunos.

3. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA,

  • apresentando-se, na área educacional, como princípio da racionalidade, ou seja, o uso do termo currículo:
  • está vinculado ao pensamento científico de garantir a utilização adequada dos recursos tecnológicos em sala de aula.
  • aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.
  • surgiu como forma particular de a escola lidar com os alunos em sala de aula.
  • pode ser comparado ao sistema aberto e flexível de ordenação dos conteúdos escolares.

4. UMA DAS PROPOSTAS DOS PCNS É O TRABALHO COM OS CHAMADOS TEMAS TRANSVERSAIS. ESSES TEMAS TRANSVERSAIS PODEM SER DEFINIDOS COMO:

  • problemáticas sociais associadas aos conteúdos das áreas, e recebem esse nome por causa da metodologia empregada para sua inclusão no currículo e do tratamento didático.
  • temas escolhidos pela escola, privilegiando questões ambientais.
  • interpretação de textos para trabalhar com temas paralelos ao conteúdo desenvolvido.
  • nenhuma das alternativas acima.
TEORIAS DE CURRÍCULO

1. DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, O CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE SER FUNDAMENTADO:

  • na realidade expressa nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • nos interesses dos professores e da equipe técnica, tornando a proposta mais próxima da realidade da escola.
  • na Base Nacional Comum (áreas de conhecimento) e nos Temas Transversais (aspectos da vida cidadã).
  • nos interesses e necessidades dos alunos.

2. A ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA DO CURRÍCULO ARTICULA UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA VINCULANDO-A COM O EXAME DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.

  • Essa abordagem elege como foco de análise a maneira como o currículo:
  • pode ser estudado a partir de diferentes referenciais teóricos.
  • pode ser decodificado pelos professores a partir de um trabalho dentro da escola.
  • se realiza de fato.
  • é peça fundamental para a elaboração das atividades que compõem o plano de aula.

3. A RESPEITO DA AUTONOMIA DADA AOS PROFESSORES COM RELAÇÃO AO CURRÍCULO, PODE-SE DIZER QUE:

  • o currículo é algo externo à prática docente e sobre ele nada se pode fazer.
  • não há autonomia alguma – o professor não pode alterar as disposições curriculares.
  • nenhuma das alternativas acima está correta.
  • quando os professores definem as atividades e os conteúdos a ensinar, observam o momento exato de trabalhar dada tarefa, consideram o ritmo da turma etc., isto é, há uma margem de autonomia (currículo em ação).

4. ALGUNS MATERIAIS SÃO ELABORADOS PARA TRADUZIR E CLARIFICAR PARA OS PROFESSORES O SIGNIFICADO E O CONTEÚDO DO CURRÍCULO PRESCRITO.

  • A essa prática denomina-se currículo apresentado aos professores e faz parte do esquema proposto por Gimeno para se compreender o processo de desenvolvimento do currículo proposto. Esses materiais que chegam aos professores são: 
  • toda informação fica a cargo dos PCNs. Antes da década de 1990, não havia a preocupação com a preparação de material.
  • somente os livros didáticos.
  • livro didático e programa de ensino, como os Guias Curriculares da década de 1970 ou os atuais PCNs.
  • cartilhas ilustradas e informações dadas em congressos, sempre em período de recesso escolar

TEORIAS DE CURRÍCULO
1. FRIEDRICH FROEBEL PROPÔS UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITASSE A ATIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO NATURAL E ESPONTÂNEO DA CRIANÇA,
defendendo a brincadeira como atividade educativa nas instituições educacionais de atendimento a crianças pequenas. Essas instituições ficaram conhecidas como:
  • asilos infantis, pois prestavam atendimento assistencial às crianças.
  • jardins de infância (kindergarten), em que a professora era comparada à “jardineira” e as crianças a “plantinhas” que deveriam receber cuidado e atenção.
  • Educação Infantil, atendendo crianças oriundas das camadas populares da sociedade.
  • creches e pré-escolas, considerando, respectivamente, o atendimento a crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos.
2. ALGUNS MATERIAIS SÃO ELABORADOS PARA TRADUZIR E CLARIFICAR PARA OS PROFESSORES O SIGNIFICADO E O CONTEÚDO DO CURRÍCULO PRESCRITO.
A essa prática denomina-se currículo apresentado aos professores e faz parte do esquema proposto por Gimeno para se compreender o processo de desenvolvimento do currículo proposto. Esses materiais que chegam aos professores são:
  • somente os livros didáticos.
  • toda informação fica a cargo dos PCNs. Antes da década de 1990, não havia a preocupação com a preparação de material.
  • livro didático e programa de ensino, como os Guias Curriculares da década de 1970 ou os atuais PCNs.
  • cartilhas ilustradas e informações dadas em congressos, sempre em período de recesso escolar.
3. AO SE CONSIDERAREM AS NOVAS ABORDAGENS SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR, VERIFICA-SE QUE A AVALIAÇÃO DEVE SERVIR:
  • como instrumento de diagnóstico para que o professor verifique os resultados da aprendizagem e o rendimento dos alunos.
  • como instrumento para o professor orientar e reorientar a sua prática educativa, organizando os conteúdos curriculares de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada aluno.
  • para a escola comparar o nível de aprendizagem de seus alunos com as demais escolas.
  • para o professor registrar o grau de aprendizagem dos alunos nos diferentes conteúdos trabalhados.
4. NO INÍCIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA, OBSERVA-SE QUE O CURRÍCULO EMPREGADO NO ENSINO PRIMÁRIO TINHA COMO CARACTERÍSTICA BÁSICA,
  • independente da disciplina e/ou área, um determinado modelo a seguir. A “decoreba” exacerbada de determinadas noções fez com que esse currículo ficasse conhecido como: 
  • currículo integrado.
  • currículo enciclopédico.
  • currículo completo.
  • currículo oculto

Teorias do currículo N2

1. 1. AO SE CONSIDERAREM AS NOVAS ABORDAGENS SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR, VERIFICA-SE QUE A AVALIAÇÃO DEVE SERVIR:                                                                                                                                                                                     como instrumento para o professor orientar e reorientar a sua prática educativa, organizando os conteúdos curriculares de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada aluno


2. UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DEBATIA A PROBLEMATIZAÇÃO DO CURRÍCULO NUMA PERSPECTIVA PROCESSUAL                                                                                                                                                                                            os professores têm autonomia para lidar com o currículo nas instâncias de planejamento (currículo modelado pelos professores) e no currículo em ação.

4. SOBRE O CONCEITO DE CURRÍCULO PRESCRITO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

R. Todo o sistema educativo estabelece um conjunto de normas, indicando os conteúdos e orientações gerais que devem nortear a escolaridade obrigatória.


1-Com a consolidação e a expansão das redes municipais de creches e pré-escolas em todo Brasil,na década de 1980:
surgiram várias propostas sitematizadas de currículo para educação infantil,principalmente a pré-escola .uma dessas propostas foi
os temas geradores e seu significado era:
articular no trabalho pedagógico,a realidade sociocultural da criança,o desenvolvimento infantil e os interesses  específicos que as 
crianças manifestam,bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade a que todos tem dietos de acesso.

2-De acordo com Contreras,o currículo é o conjunto das decisões educativas na escola .
  uma vez que diz respeito às decisões educativas para a escola, o curriculo está mediadopor problemas institucionais e pelas 
circunstâncias históricas e socias nas quais foi pensado.
Por isso podemos dizer que ele não é somente um problema teórico ou acadêmico mas também deve ser realizado.portanto,a 
proposta do currículo é:
pensar a educação tendo em vista a questão dos conteúdos culturais


4. “NÃO EXISTE ENSINO NEM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEM CONTEÚDOS DE CULTURA E É JUSTAMENTE O CURRÍCULO QUE ORDENA ESSES CONTEÚDOS.
  • A partir dessa afirmativa, pode-se concluir que a relação existente entre currículo e ensino–aprendizagem se estabelece da seguinte forma:
  • há poucos fatos da realidade educativa que tenham relação com o currículo.
  • a relação entre currículo e ensino–aprendizagem é irrelevante.
  • o currículo em nada modifica o processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que o professor é o principal ator do processo.
  • o currículo encontra-se no centro do processo, pois é em torno da transmissão dos conhecimentos que gravita a maior parte das práticas pedagógicas.

1. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTAM A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO:

  • tendo os Temas Transversais como eixo central para a sistematização dos conteúdos escolares.
  • por blocos de conteúdo, abordando-os em três categorias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
  • baseado na Declaração dos Direitos da Criança.
  • por meio dos centros de interesse

1 A RESPEITO DA AUTONOMIA DADA AOS PROFESSORES COM RELAÇÃO AO CURRÍCULO, PODE-SE DIZER QUE:
- nenhuma das alternativas acima está correta.
- o currículo é algo externo à prática docente e sobre ele nada se pode fazer.
- quando os professores definem as atividades e os conteúdos a ensinar, observam o momento exato de trabalhar dada tarefa, consideram o ritmo da turma etc., isto é, há uma margem de autonomia (currículo em ação).
- não há autonomia alguma – o professor não pode alterar as disposições curriculares.

2. PARA AS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, É POSSÍVEL ORGANIZAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE FORMA QUE SE:

. trabalhe com fontes diversificadas, permitindo aos alunos estabelecer relação entre o presente e o passado, favorecendo a problematização.
. adote um livro didático, facilitando o acesso dos alunos às informações mais relevantes.
. priorize o debate dos principais acontecimentos históricos.
. resgate a história de vida particular dos alunos enquanto única forma de garantir a igualdade e a democratização da educação.

3. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA,

.apresentando-se, na área educacional, como princípio da racionalidade, ou seja, o uso do termo currículo:
.pode ser comparado ao sistema aberto e flexível de ordenação dos conteúdos escolares.
.está vinculado ao pensamento científico de garantir a utilização adequada dos recursos tecnológicos em sala de aula.
. aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.
surgiu como forma particular de a escola lidar com os alunos em sala de aula.

.4 A ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA DO CURRÍCULO ARTICULA UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA VINCULANDO-A COM O EXAME DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.

Essa abordagem elege como foco de análise a maneira como o currículo:
. pode ser estudado a partir de diferentes referenciais teóricos.
. é peça fundamental para a elaboração das atividades que compõem o plano de aula.
.pode ser decodificado pelos professores a partir de um trabalho dentro da escola.
.se realiza de fato.



1. O PEDAGOGO ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL RECONHECIA A INFÂNCIA COMO UMA ETAPA ESPACIAL DA VIDA HUMANA,
  • compreendendo características e peculiaridades como a curiosidade espontânea, a necessidade de movimento, a capacidade de imitar, inventar e observar. Para que a criança pudesse se desenvolver melhor, ele propôs a criação de lugares especiais para as crianças pequenas, denominados:
  • creches.
  • jardins-de-infância.
  • pré-escolas.
  • salas ambiente.

2. A INCLUSÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO ARTICULAR AS ÁREAS DO CONHECIMENTO COM AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE,
  • preocupando-se com a formação da cidadania. Dessa forma, os temas transversais são:
  • igualdade, fraternidade e solidariedade.
  • ética da identidade, política da igualdade e estética da sensibilidade.
  • ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
  • identidade social, cultura indígena, meio ambiente e saúde.

3. OS PROFESSORES, PARA ORGANIZAR O CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL, PRECISAM TOMAR COMO BASE:
  • somente as Diretrizes Curriculares Nacionais.
  • a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • o currículo concretizado pelos professores.
  • o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal.

4. UMA DAS PROPOSTAS DOS PCNS É O TRABALHO COM OS CHAMADOS TEMAS TRANSVERSAIS. ESSES TEMAS TRANSVERSAIS PODEM SER DEFINIDOS COMO:
  • problemáticas sociais associadas aos conteúdos das áreas, e recebem esse nome por causa da metodologia empregada para sua inclusão no currículo e do tratamento didático.
  • interpretação de textos para trabalhar com temas paralelos ao conteúdo desenvolvido.
  • nenhuma das alternativas acima.
  • temas escolhidos pela escola, privilegiando questões ambientais.

1. A FORMA MAIS ANTIGA E TRADICIONAL DE ORGANIZAR O CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL É A ORGANIZAÇÃO:
  • por disciplinas.
  • por temas.
  • por centros de interesse.
  • interdisciplinar.

2. PARA AS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, É POSSÍVEL ORGANIZAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE FORMA QUE SE:
  • priorize o debate dos principais acontecimentos históricos.
  • trabalhe com fontes diversificadas, permitindo aos alunos estabelecer relação entre o presente e o passado, favorecendo a problematização.
  • resgate a história de vida particular dos alunos enquanto única forma de garantir a igualdade e a democratização da educação.
  • adote um livro didático, facilitando o acesso dos alunos às informações mais relevantes.

3. EM 1998, FOI DIVULGADO O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE TEM POR OBJETIVO:
  • definir uma política curricular municipal para a Educação Infantil.
  • garantir para todas as crianças o acesso a creches e pré-escolas estaduais.
  • subsidiar os sistemas estaduais, municipais e as instituições de Educação Infantil no processo de elaboração e sistematização do currículo.
  • garantir a expansão do atendimento oferecido nas creches e pré-escolas.

4. NO INÍCIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA, OBSERVA-SE QUE O CURRÍCULO EMPREGADO NO ENSINO PRIMÁRIO TINHA COMO CARACTERÍSTICA BÁSICA,
  • independente da disciplina e/ou área, um determinado modelo a seguir. A “decoreba” exacerbada de determinadas noções fez com que esse currículo ficasse conhecido como:
  • currículo completo.
  • currículo oculto.
  • currículo integrado.
  • currículo enciclopédico.

1. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTAM A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO:
·         por blocos de conteúdo, abordando-os em três categorias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
·         por meio dos centros de interesse.
·         baseado na Declaração dos Direitos da Criança.
·         tendo os Temas Transversais como eixo central para a sistematização dos conteúdos escolares.


2. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA, Apresentando-se, na área educacional, como princípio da racionalidade, ou seja, o uso do termo currículo:
·         aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.
·         pode ser comparado ao sistema aberto e flexível de ordenação dos conteúdos escolares.
·         surgiu como forma particular de a escola lidar com os alunos em sala de aula.
·         está vinculado ao pensamento científico de garantir a utilização adequada dos recursos tecnológicos em sala de aula.


3. “NÃO EXISTE ENSINO NEM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEM CONTEÚDOS DE CULTURA E É JUSTAMENTE O CURRÍCULO QUE ORDENA ESSES CONTEÚDOS.”
A partir dessa afirmativa, pode-se concluir que a relação existente entre currículo e ensino–aprendizagem se estabelece da seguinte forma:
·         a relação entre currículo e ensino–aprendizagem é irrelevante.
·         o currículo encontra-se no centro do processo, pois é em torno da transmissão dos conhecimentos que gravita a maior parte das práticas pedagógicas.
·         o currículo em nada modifica o processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que o professor é o principal ator do processo.
·         há poucos fatos da realidade educativa que tenham relação com o currículo.


4. CÉLESTIN FREINET DESENVOLVEU VÁRIAS TÉCNICAS PEDAGÓGICAS A FIM DE MOTIVAR OS ALUNOS PARA A APRENDIZAGEM. DENTRE ELAS, DESTACAM-SE:
·         bingo de letras, alfabeto emborrachado e imprensa escolar.
·         estudo de campo, elaboração de fichas com os nomes das crianças e utilização de recursos audiovisuais.
·         construção de blocos lógicos e de materiais sensoriais.
·         aulas-passeios, texto livre, correspondência interescolar, jornal escolar e livro da vida.


1 A RESPEITO DA AUTONOMIA DADA AOS PROFESSORES COM RELAÇÃO AO CURRÍCULO, PODE-SE DIZER QUE:
- quando os professores definem as atividades e os conteúdos a ensinar, observam o momento exato de trabalhar dada tarefa, consideram o ritmo da turma etc., isto é, há uma margem de autonomia (currículo em ação).


2. PARA AS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, É POSSÍVEL ORGANIZAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE FORMA QUE SE:
. trabalhe com fontes diversificadas, permitindo aos alunos estabelecer relação entre o presente e o passado, favorecendo a problematização.


3. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA,
. aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.


.4 A ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA DO CURRÍCULO ARTICULA UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA VINCULANDO-A COM O EXAME DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.
Essa abordagem elege como foco de análise a maneira como o currículo:
.se realiza de fato.


5. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTAM A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO:
por blocos de conteúdo, abordando-os em três categorias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.


1.   O PEDAGOGO ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL RECONHECIA A INFÂNCIA COMO UMA ETAPA ESPACIAL DA VIDA HUMANA,
compreendendo características e peculiaridades como a curiosidade espontânea, a necessidade de movimento, a capacidade de imitar, inventar e observar. Para que a criança pudesse se desenvolver melhor, ele propôs a criação de lugares especiais para as crianças pequenas, denominados:
jardins-de-infância.


2. FRIEDRICH FROEBEL PROPÔS UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITASSE A ATIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO NATURAL E ESPONTÂNEO DA CRIANÇA,
defendendo a brincadeira como atividade educativa nas instituições educacionais de atendimento a crianças pequenas. Essas instituições ficaram conhecidas como:
jardins de infância (kindergarten), em que a professora era comparada à “jardineira” e as crianças a “plantinhas” que deveriam receber cuidado e atenção.


3. COM A CONSOLIDAÇÃO E A EXPANSÃO DAS REDES MUNICIPAIS DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS EM TODO O BRASIL, NA DÉCADA DE 1980,
surgiram várias propostas sistematizadas de currículo para a Educação Infantil, principalmente a pré-escola. Uma dessas propostas foi os Temas Geradores e seu significado era:
articular, no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural da criança, o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade – a que todos têm direito de acesso. trabalhar conhecimentos históricos dentro de sala.


4. A ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA DO CURRÍCULO:
considera o currículo em sua relação dialética com a atividade do professor em sala de aula.


1. ALGUNS MATERIAIS SÃO ELABORADOS PARA TRADUZIR E CLARIFICAR PARA OS PROFESSORES O SIGNIFICADO E O CONTEÚDO DO CURRÍCULO PRESCRITO.
livro didático e programa de ensino, como os Guias Curriculares da década de 1970 ou os atuais PCNs


2. SOBRE O CONCEITO DE CURRÍCULO PRESCRITO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA
Todo o sistema educativo estabelece um conjunto de normas, indicando os conteúdos e orientações gerais que devem nortear a escolaridade obrigatória.


3. EM UMA DAS MAIS IMPORTANTES OBRAS SOBRE CURRÍCULO, MICHAEL APPLE DISCUTE A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E A REPRODUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA
a transmissão de normas de comportamento e valores sociais, de forma implícita, pelas escolas.


4. UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DEBATIA A PROBLEMATIZAÇÃO DO CURRÍCULO NUMA PERSPECTIVA PROCESSUAL
os professores têm autonomia para lidar com o currículo nas instâncias de planejamento (currículo modelado pelos professores) e no currículo em ação


1. UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DEBATIA A PROBLEMATIZAÇÃO DO
CURRÍCULO NUMA PERSPECTIVA PROCESSUAL. Analisando as relações entre o currículo e a prática pedagógica, eles concluíram que:
os professores têm autonomia para lidar com o currículo nas instâncias de planejamento (currículo modelado pelos professores) e no currículo em ação.(correta)


2. EM UMA DAS MAIS IMPORTANTES OBRAS SOBRE CURRÍCULO, MICHAEL APPLE DISCUTE A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E A REPRODUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA. Em sua análise, ele se valeu do conceito de currículo oculto, que pode ser definido como:
 a transmissão de normas de comportamento e valores sociais, de forma
implícita, pelas escolas.(correta)


3. O RCNEI OPTA PELA INCLUSÃO DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO NO CURRÍCULO
DA EDUCAÇÃO INFANTIL,
tratam dos valores, das normas e das atitudes.(c0rreta)


4. “NÃO EXISTE ENSINO NEM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEM
CONTEÚDOS DE CULTURA E É JUSTAMENTE O CURRÍCULO QUE ORDENA ESSES
CONTEÚDOS.”  A partir dessa afirmativa, pode-se concluir que a relação existente entre currículo e ensino–aprendizagem se estabelece da seguinte forma:
 o currículo encontra-se no centro do processo, pois é em torno da transmissão dos conhecimentos que gravita a maior parte das práticas pedagógicas(c0rreta


4. SOBRE O CONCEITO DE CURRÍCULO PRESCRITO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
 Todo o sistema educativo estabelece um conjunto de normas, indicando os conteúdos e orientações gerais que devem nortear a escolaridade obrigatória.


3. AS PRESCRIÇÕES CURRICULARES CUMPREM UMA SÉRIE DE FUNÇÕES DENTRO DO SISTEMA SOCIAL E DO SISTEMA ESCOLAR
Todas as alternativas estão corretas.


2. A ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA DO CURRÍCULO ARTICULA UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA VINCULANDO-A COM O EXAME DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. 
Essa abordagem elege como foco de análise a maneira como o currículo:
 se realiza de fato.


1. O RCNEI OPTA PELA INCLUSÃO DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL,  guardando estreita relação e articulação com a política curricular estabelecida para a Educação Básica. O documento adota três categorias de conteúdo: conceitual, procedimental e atitudinal. Quanto aos conteúdos atitudinais, podemos dizer que se referem a:
tratam dos valores, das normas e das atitudes.


1. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTAM A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO:
 por blocos de conteúdo, abordando-os em três categorias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais


2. COM A CONSOLIDAÇÃO E A EXPANSÃO DAS REDES MUNICIPAIS DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS EM TODO O BRASIL, NA DÉCADA DE 1980,  surgiram várias propostas sistematizadas de currículo para a Educação Infantil, principalmente a pré-escola. Uma dessas propostas foi os Temas Geradores e seu significado era
articular, no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural da criança, o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade – a que todos têm direito de acesso.


3. O PEDAGOGO ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL RECONHECIA A INFÂNCIA COMO UMA ETAPA ESPACIAL DA VIDA HUMANA,  compreendendo características e peculiaridades como a curiosidade espontânea, a necessidade de movimento, a capacidade de imitar, inventar e observar. Para que a criança pudesse se desenvolver melhor, ele propôs a criação de lugares especiais para as crianças pequenas, denominados:
jardins-de-infância.


4. DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, O CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE SER FUNDAMENTADO:
na Base Nacional Comum (áreas de conhecimento) e nos Temas Transversais (aspectos da vida cidadã).


1. A SELEÇÃO CULTURAL EFETIVADA PELAS ESCOLAS TEM SIDO REAFIRMADA POR ESTUDIOSOS INGLESES, DENTRE ELES RAYMOND WILLIANS, DENIS LAWTON E MICHAEL APPLE.  De forma geral, o que esses autores sugerem é que o currículo escolar é produto de uma seleção no interior da cultura de uma sociedade. A idéia que melhor corresponde a essa afirmativa é:
A questão é sempre a seletividade, a forma em que, de todo um campo possível de passado e presente, escolhem-se como importantes determinados significados e práticas, ao passo que outros são negligenciados e excluídos.”


2. COM A CONSOLIDAÇÃO E A EXPANSÃO DAS REDES MUNICIPAIS DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS EM TODO O BRASIL, NA DÉCADA DE 1980,  surgiram várias propostas sistematizadas de currículo para a Educação Infantil, principalmente a pré-escola. Uma dessas propostas foi os Temas Geradores e seu significado era:
 articular, no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural da criança, o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade – a que todos têm direito de acesso


3. UMA DAS PROPOSTAS DOS PCNS É O TRABALHO COM OS CHAMADOS TEMAS TRANSVERSAIS. ESSES TEMAS TRANSVERSAIS PODEM SER DEFINIDOS COMO:
 problemáticas sociais associadas aos conteúdos das áreas, e recebem esse nome por causa da metodologia empregada para sua inclusão no currículo e do tratamento didático.


4. NO INÍCIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA, OBSERVA-SE QUE O CURRÍCULO EMPREGADO NO ENSINO PRIMÁRIO TINHA COMO CARACTERÍSTICA BÁSICA, independente da disciplina e/ou área, um determinado modelo a seguir. A “decoreba” exacerbada de determinadas noções fez com que esse currículo ficasse conhecido como
currículo enciclopédico


1. O PEDAGOGO ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL RECONHECIA A INFÂNCIA COMO UMA ETAPA ESPACIAL DA VIDA HUMANA,   compreendendo características e peculiaridades como a curiosidade espontânea, a necessidade de movimento, a capacidade de imitar, inventar e observar. Para que a criança pudesse se desenvolver melhor, ele propôs a criação de lugares especiais para as crianças pequenas, denominados:
 jardins-de-infância.


2. DE ACORDO COM CONTRERAS, O CURRÍCULO É O CONJUNTO DAS DECISÕES EDUCATIVAS NA ESCOLA.
Uma vez que diz respeito às decisões educativas para a escola, o currículo está mediado por problemas institucionais e pelas circunstâncias históricas e sociais nas quais foi pensado. Por isso, podemos dizer que ele não é somente um problema teórico ou acadêmico mas também deve ser realizado. Portanto, a proposta do currículo é:
pensar a educação tendo em vista a questão dos conteúdos culturais


3. NA DÉCADA DE 1980, NO BRASIL, UMA DAS GRANDES INFLUÊNCIAS NO ESTUDO DE CURRÍCULO FOI MICHAEL APPLE.    O autor problematiza a relação entre currículo e reprodução cultural e econômica. Essa abordagem é denominada:
neomarxista.


4. DE ACORDO COM A NOVA LDB, É FIXADA, PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, UMA CARGA MÍNIMA ANUAL A SER OBEDECIDA. O INCISO I DO ARTIGO 24 ASSIM DEFINE:
800 horas, distribuídas por no mínimo 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.


1. A ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA DO CURRÍCULO ARTICULA UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA VINCULANDO-A COM O EXAME DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.
Essa abordagem elege como foco de análise a maneira como o currículo:
é peça fundamental para a elaboração das atividades que compõem o plano de aula.
 pode ser decodificado pelos professores a partir de um trabalho dentro da escola.
 pode ser estudado a partir de diferentes referenciais teóricos.
 se realiza de fato.


2. DE ACORDO COM O NOVO CURRÍCULO INSTITUÍDO COM A REFORMA DE 1971 E LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS INFLUÊNCIAS POLÍTICAS DO PERÍODO,
novas disciplinas foram introduzidas, como a OSPB (Organização Social e Política Brasileira). Ficou definido como objetivo de Estudos Sociais:


 problemas sociais brasileiros, identificando melhorias para a política nacional.
 ênfase no pensamento lógico e no método científico.
 espaço de discussão sobre economia, sociedade e política, sob uma perspectiva marxista.
 ajustamento crescente do educando ao meio, enfatizando o conhecimento do Brasil na perspectiva atual de seu crescimento.


3. UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DEBATIA A PROBLEMATIZAÇÃO DO CURRÍCULO NUMA PERSPECTIVA PROCESSUAL.
Analisando as relações entre o currículo e a prática pedagógica, eles concluíram que:


 o currículo é uma dimensão secundária do trabalho educativo.
 os professores têm autonomia para lidar com o currículo nas instâncias de planejamento (currículo modelado pelos professores) e no currículo em ação.
 os professores têm papel central na definição do currículo, particularmente no currículo prescrito.
 o currículo é definido de cima para baixo, sem nenhuma possibilidade de autonomia em sua implementação.


4. ENSINAR A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL SIGNIFICA:
 apresentar aos alunos, prioritariamente, a forma correta de se escrever as palavras.
 exigir a criação de textos literários, conduzindo os alunos à apreciação da cultura brasileira.
 desenvolver indivíduos cultos.
 desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos, utilizando textos significativos


1. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA,
·         apresentando-se, na área educacional, como princípio da racionalidade, ou seja, o uso do termo currículo:
·         pode ser comparado ao sistema aberto e flexível de ordenação dos conteúdos escolares.
·         surgiu como forma particular de a escola lidar com os alunos em sala de aula.
·         está vinculado ao pensamento científico de garantir a utilização adequada dos recursos tecnológicos em sala de aula.
·         aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.


2. AO SE CONSIDERAREM AS NOVAS ABORDAGENS SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR, VERIFICA-SE QUE A AVALIAÇÃO DEVE SERVIR:
·         como instrumento para o professor orientar e reorientar a sua prática educativa, organizando os conteúdos curriculares de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada aluno.
·         como instrumento de diagnóstico para que o professor verifique os resultados da aprendizagem e o rendimento dos alunos.
·         para a escola comparar o nível de aprendizagem de seus alunos com as demais escolas.
·         para o professor registrar o grau de aprendizagem dos alunos nos diferentes conteúdos trabalhados.


3. EM 1998, FOI DIVULGADO O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE TEM POR OBJETIVO:
·         garantir a expansão do atendimento oferecido nas creches e pré-escolas.
·         subsidiar os sistemas estaduais, municipais e as instituições de Educação Infantil no processo de elaboração e sistematização do currículo.
·         definir uma política curricular municipal para a Educação Infantil.
·         garantir para todas as crianças o acesso a creches e pré-escolas estaduais.


4. EM UMA DAS MAIS IMPORTANTES OBRAS SOBRE CURRÍCULO, MICHAEL APPLE DISCUTE A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E A REPRODUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA.
·         Em sua análise, ele se valeu do conceito de currículo oculto, que pode ser definido como:
·         a transmissão de normas de comportamento e valores sociais, de forma implícita, pelas escolas.
·         a constatação de que os conteúdos escolares dão uma contribuição efetiva para a igualdade de oportunidades, ainda que os beneficiados não percebam isso.
·         os conteúdos trabalhados pelo professor quando este transgride as normas estabelecidas para a escola.
·         os conteúdos que não são ensinados pela escola, mas que são exigidos nos concursos públicos.


1. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTAM A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO


por blocos de conteúdo, abordando-os em três categorias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.


2. DE ACORDO COM O NOVO CURRÍCULO INSTITUÍDO COM A REFORMA DE 1971 E LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS INFLUÊNCIAS POLÍTICAS DO PERÍODO,
novas disciplinas foram introduzidas, como a OSPB (Organização Social e Política Brasileira). Ficou definido como objetivo de Estudos Sociais:


 problemas sociais brasileiros, identificando melhorias para a política nacional.
 ênfase no pensamento lógico e no método científico.
 espaço de discussão sobre economia, sociedade e política, sob uma perspectiva marxista.
 ajustamento crescente do educando ao meio, enfatizando o conhecimento do Brasil na perspectiva atual de seu crescimento.


3. UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DEBATIA A PROBLEMATIZAÇÃO DO CURRÍCULO NUMA PERSPECTIVA PROCESSUAL.
Analisando as relações entre o currículo e a prática pedagógica, eles concluíram que:


 o currículo é uma dimensão secundária do trabalho educativo.
 os professores têm autonomia para lidar com o currículo nas instâncias de planejamento (currículo modelado pelos professores) e no currículo em ação.
 os professores têm papel central na definição do currículo, particularmente no currículo prescrito.
 o currículo é definido de cima para baixo, sem nenhuma possibilidade de autonomia em sua implementação.


4. ENSINAR A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL SIGNIFICA:
 apresentar aos alunos, prioritariamente, a forma correta de se escrever as palavras.
 exigir a criação de textos literários, conduzindo os alunos à apreciação da cultura brasileira.
 desenvolver indivíduos cultos.
 desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos, utilizando textos significativos


1. A ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA DO CURRÍCULO:
·         É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.considera o currículo em sua relação dialética com a atividade do professor em sala de aula.


2. “NÃO EXISTE ENSINO NEM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEM CONTEÚDOS DE CULTURA E É JUSTAMENTE O CURRÍCULO QUE ORDENA ESSES CONTEÚDOS.”
·          o currículo encontra-se no centro do processo, pois é em torno da transmissão dos conhecimentos que gravita a maior parte das práticas pedagógicas.


3. A INCLUSÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO ARTICULAR AS ÁREAS DO CONHECIMENTO COM AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE,. 
·         É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.


4. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA,
·         É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional


NÃO EXISTE ENSINO NEM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEM CONTEÚDOS DE CULTURA E É JUSTAMENTE O CURRÍCULO QUE ORDENA ESSES CONTEÚDOS.
A partir dessa afirmativa, pode-se concluir que a relação existente entre currículo e ensino–aprendizagem se estabelece da seguinte forma:
·                                há poucos fatos da realidade educativa que tenham relação com o currículo.
·                                a relação entre currículo e ensino–aprendizagem é irrelevante.
·                                o currículo em nada modifica o processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que o professor é o principal ator do processo.
·                                o currículo encontra-se no centro do processo, pois é em torno da transmissão dos conhecimentos que gravita a maior parte das práticas pedagógicas.


1. O DIVISOR DE ÁGUAS QUANTO À POLÍTICA CURRICULAR DO BRASIL É A REFORMA DE ENSINO DE 1.° E 2.° GRAUS, OCORRIDA EM 1971 – LEI 5.692/71.  De acordo com essa Lei, assim ficou definido o currículo:
 um núcleo comum obrigatório em nível nacional que seria suficiente para dar sustentação a todo o programa curricular brasileiro e que não levou em consideração as peculiaridades locais.
 um núcleo comum obrigatório em nível nacional e uma parte diversificada cujas finalidades eram atender às particularidades locais, os planos do estabelecimento de ensino e as diferenças individuais do aluno.
 um currículo mínimo que se constituísse na base comum do ensino de 1.° grau, que deveria ter a durabilidade de nove anos.
 cada estado ficava responsável por definir o que era obrigatório em termos curriculares.


2. O RCNEI OPTA PELA INCLUSÃO DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL,   guardando estreita relação e articulação com a política curricular estabelecida para a Educação Básica. O documento adota três categorias de conteúdo: conceitual, procedimental e atitudinal. Quanto aos conteúdos atitudinais, podemos dizer que se referem a:
 construção ativa das capacidades para operar com símbolos, idéias, imagens, representações que permitem atribuir sentido à realidade.
 tratam dos valores, das normas e das atitudes.
 nenhuma das alternativas anteriores.
 saber fazer.


3. DE ACORDO COM O NOVO CURRÍCULO INSTITUÍDO COM A REFORMA DE 1971 E LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS INFLUÊNCIAS POLÍTICAS DO PERÍODO,
novas disciplinas foram introduzidas, como a OSPB (Organização Social e Política Brasileira). Ficou definido como objetivo de Estudos Sociais:
 ênfase no pensamento lógico e no método científico.
 problemas sociais brasileiros, identificando melhorias para a política nacional.
 espaço de discussão sobre economia, sociedade e política, sob uma perspectiva marxista.
 ajustamento crescente do educando ao meio, enfatizando o conhecimento do Brasil na perspectiva atual de seu crescimento.


4. DE ACORDO COM CONTRERAS, O CURRÍCULO É O CONJUNTO DAS DECISÕES EDUCATIVAS NA ESCOLA.
Uma vez que diz respeito às decisões educativas para a escola, o currículo está mediado por problemas institucionais e pelas circunstâncias históricas e sociais nas quais foi pensado. Por isso, podemos dizer que ele não é somente um problema teórico ou acadêmico mas também deve ser realizado. Portanto, a proposta do currículo é:
 pensar a educação tendo em vista a questão dos conteúdos culturais.
 atividade neutra desenvolvida e elaborada pelo professor na sala de aula.
 problematizar as diferentes abordagens e leis sobre questões educativas.
 apresentação do espaço físico escolar


1. DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, O CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE SER FUNDAMENTADO:
• nos interesses e necessidades dos alunos.
• nos interesses dos professores e da equipe técnica, tornando a proposta mais próxima da realidade
da escola.
• na realidade expressa nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
• na Base Nacional Comum (áreas de conhecimento) e nos Temas Transversais (aspectos da
vida cidadã).


2. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS
TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA,
• apresentando-se, na área educacional, como princípio da racionalidade, ou seja, o uso do termo currículo:
• pode ser comparado ao sistema aberto e flexível de ordenação dos conteúdos escolares.
• aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de
propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.
• surgiu como forma particular de a escola lidar com os alunos em sala de aula.
• está vinculado ao pensamento científico de garantir a utilização adequada dos recursos tecnológicos
em sala de aula.


3. A ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA DO CURRÍCULO:
• destaca o abismo que separa a teoria da prática.
• define o trabalho do professor como mera reprodução dos conteúdos curriculares.
• considera o currículo em sua relação dialética com a atividade do professor em sala de
aula.
• representa uma crítica profunda à sociologia do currículo, uma vez que rejeita as implicações
políticas na definição dos conteúdos.
4. UMA OUTRA ABORDAGEM TEÓRICA DO CURRÍCULO É DENOMINADA ABORDAGEM PROCESSUAL
OU PRÁTICA.
• Na Inglaterra, Laurence Stenhouse foi um dos primeiros teóricos a defender um modelo alternativo
para entender o currículo, de forma que este se convertesse em um instrumento eficaz para mudar a prática da
educação. Na base da teoria do currículo proposta por ele estão três aspectos indissociáveis que são:
• mudança da prática, desenvolvimento do currículo e aparelhagem escolar.
• desenvolvimento do currículo, aperfeiçoamento do professor e metodologia científica adequada.
• mudança da técnica, do método e da teoria aplicada.
• mudança da prática, desenvolvimento do currículo e aperfeiçoamento do professor.


1. NA DÉCADA DE 1970, MICHAEL YOUNG DESENVOLVEU PESQUISAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCLO E A ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL, questionando quais os critérios utilizados para se atribuir diferentes valores aos conhecimentos. O autor concluiu que:
 os conteúdos são ideologicamente selecionados, servindo à manutenção da estrutura social na medida em que privilegiam os conhecimentos de caráter literário e abstrato.


2. ALGUNS MATERIAIS SÃO ELABORADOS PARA TRADUZIR E CLARIFICAR PARA OS PROFESSORES O SIGNIFICADO E O CONTEÚDO DO CURRÍCULO PRESCRITO.  A essa prática denomina-se currículo apresentado aos professores e faz parte do esquema proposto por Gimeno para se compreender o processo de desenvolvimento do currículo proposto. Esses materiais que chegam aos professores são:
 livro didático e programa de ensino, como os Guias Curriculares da década de 1970 ou os atuais PCNs.


3. EM 1998, FOI DIVULGADO O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE TEM POR OBJETIVO:
 subsidiar os sistemas estaduais, municipais e as instituições de Educação Infantil no processo de elaboração e sistematização do currículo.
 garantir para todas as crianças o acesso a creches e pré-escolas estaduais.
 garantir a expansão do atendimento oferecido nas creches e pré-escolas.
 definir uma política curricular municipal para a Educação Infantil.


4. AS PRESCRIÇÕES CURRICULARES CUMPREM UMA SÉRIE DE FUNÇÕES DENTRO DO SISTEMA SOCIAL E DO SISTEMA ESCOLAR.  Assinale a alternativa que corresponde a algumas dessas funções.
 Todas as alternativas estão corretas.


N2        Resultado final : 2   
TEORIAS DE CURRÍCULO
1. COM A CONSOLIDAÇÃO E A EXPANSÃO DAS REDES MUNICIPAIS DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS EM TODO O BRASIL, NA DÉCADA DE 1980,
·                                 surgiram várias propostas sistematizadas de currículo para a Educação Infantil, principalmente a pré-escola. Uma dessas propostas foi os Temas Geradores e seu significado era:
·                      realidade sociocultural das crianças, currículo, propostas dos professores, desde que essas propostas se relacionem com os conteúdos de matemática.
·                      articular problemas sociais brasileiros e as aulas de estudos sociais.
·                      trabalhar conhecimentos históricos dentro de sala.
·                      articular, no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural da criança, o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade – a que todos têm direito de acesso.


2. A RESPEITO DO TEMPO RESERVADO A CADA DISCIPLINA NO HORÁRIO ESCOLAR, PODE-SE AFIRMAR QUE:
·                                  de 60 a 70% de todo o Ensino Fundamental é dedicado ao ensino da leitura e escrita e à Matemática, e os demais conteúdos recebem pouca importância na prática.
·                                  é destinado igualmente a todas as disciplinas que compõem a grande curricular.
·                                  as disciplinas recebem o mesmo grau de importância e valorização dentro da escola.
·                                  cada vez mais tem sido dada importância aos estudos sociais, à ciência, às artes e à educação física, chegando a compor o mesmo quadro horário da leitura e escrita e da Matemática.


3. A SELEÇÃO CULTURAL EFETIVADA PELAS ESCOLAS TEM SIDO REAFIRMADA POR ESTUDIOSOS INGLESES, DENTRE ELES RAYMOND WILLIANS, DENIS LAWTON E MICHAEL APPLE.
·                                 De forma geral, o que esses autores sugerem é que o currículo escolar é produto de uma seleção no interior da cultura de uma sociedade. A idéia que melhor corresponde a essa afirmativa é:
·                                  “A questão é sempre a seletividade, a forma em que, de todo um campo possível de passado e presente, escolhem-se como importantes determinados significados e práticas, ao passo que outros são negligenciados e excluídos.”
·                                  “A escola desenvolve em sua estrutura a capacidade de transmitir valores e comportamentos que são típicos de cada comunidade, em um determinado tempo. Esses elementos transmitidos pela escola são uma particularidade da instituição e não correspondem aos interesses do poder e, portanto, das elites.”
·                                  “Paralelamente à divulgação de idéias, visando a desestimular a participação política dos cidadãos, os grupos que tomam um governo e querem evitar que o povo exija procedimentos democráticos e honestos costumam forçar a mudança das leis para concentrar em suas mãos a maior soma possível de poderes.”
·                                  “Os alunos aprendem o que é dado na escola, portanto, a vida fora do ambiente escolar não tem relação com a transmissão de conhecimentos escolar.”


4. EM RELAÇÃO À POLÍTICA CURRICULAR, A NOVA LDB (1996) ESTABELECE, PARA O ENSINO FUNDAMENTAL,
·                                  objetivos e conteúdos gerais válidos para todo o território nacional, estabelecendo um modelo rígido de seleção cultural e organização curricular.
·                                  dois níveis de prescrição: um relacionado à gestão do ensino com ênfase na centralização dos processos decisórios e outro que acaba com qualquer princípio de organização curricular.
·                                  dois níveis de prescrição: um relacionado à seleção cultural com ênfase na construção da cidadania, e outro que define a organização do currículo seguindo diferentes critérios (séries, ciclos etc.).
·                                  dois níveis de prescrição: um relacionado à seleção dos conteúdos com ênfase na formação para o trabalho e outro que mantém a organização curricular tradicional.


1. DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, O CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE SER FUNDAMENTADO:
na realidade expressa nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
nos interesses dos professores e da equipe técnica, tornando a proposta mais próxima da realidade da escola.
na Base Nacional Comum (áreas de conhecimento) e nos Temas Transversais (aspectos da vida cidadã).
nos interesses e necessidades dos alunos.


3. A RESPEITO DA AUTONOMIA DADA AOS PROFESSORES COM RELAÇÃO AO CURRÍCULO, PODE-SE DIZER QUE:
o currículo é algo externo à prática docente e sobre ele nada se pode fazer.
não há autonomia alguma – o professor não pode alterar as disposições curriculares.
nenhuma das alternativas acima está correta.
quando os professores definem as atividades e os conteúdos a ensinar, observam o momento exato de trabalhar dada tarefa, consideram o ritmo da turma etc., isto é, há uma margem de autonomia (currículo em ação).


4. ALGUNS MATERIAIS SÃO ELABORADOS PARA TRADUZIR E CLARIFICAR PARA OS PROFESSORES O SIGNIFICADO E O CONTEÚDO DO CURRÍCULO PRESCRITO.
A essa prática denomina-se currículo apresentado aos professores e faz parte do esquema proposto por Gimeno para se compreender o processo de desenvolvimento do currículo proposto. Esses materiais que chegam aos professores são:
toda informação fica a cargo dos PCNs. Antes da década de 1990, não havia a preocupação com a preparação de material.
somente os livros didáticos.
livro didático e programa de ensino, como os Guias Curriculares da década de 1970 ou os atuais PCNs.
cartilhas ilustradas e informações dadas em congressos, sempre em período de recesso escolar.


1. DURANTE A DÉCADA DE 1970, A NOVA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZOU AS QUESTÕES CURRICULARES PROPONDO UMA RELAÇÃO ENTRE ELAS, A SOCIEDADE E O PODER.
Um dos enfoques centrais foi elaborado por Michael Young, tendo como questão principal:
a maneira como a organização curricular pode afetar na formação social e econômica de uma comunidade e/ou sociedade.
o fato de escola e currículo não se relacionarem, uma vez que vida cotidiana e conhecimento acadêmico não têm relação.
a atribuição de valores diferentes às matérias ou disciplinas e quais os critérios utilizados para isso.
conteúdos que devem ser elaborados a partir de estudos sociológicos.


2. O ENSINO DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO DE DESENVOLVER:
a sensibilidade, a percepção e a imaginação dos alunos, conduzindo-os ao conhecimento e à valorização das diferentes culturas.
a competência musical e artística dos alunos, criando condições para que se destaquem em habilidades manuais.
o raciocínio lógico-matemático como forma de garantir uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
a habilidade musical dos alunos.


3. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA, apresentando-se, na área educacional, como princípio da racionalidade, ou seja, o uso do termo currículo:
está vinculado ao pensamento científico de garantir a utilização adequada dos recursos tecnológicos em sala de aula.
aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.
surgiu como forma particular de a escola lidar com os alunos em sala de aula.
pode ser comparado ao sistema aberto e flexível de ordenação dos conteúdos escolares.


4. UMA DAS PROPOSTAS DOS PCNS É O TRABALHO COM OS CHAMADOS TEMAS TRANSVERSAIS. ESSES TEMAS TRANSVERSAIS PODEM SER DEFINIDOS COMO:
problemáticas sociais associadas aos conteúdos das áreas, e recebem esse nome por causa da metodologia empregada para sua inclusão no currículo e do tratamento didático.
temas escolhidos pela escola, privilegiando questões ambientais.
interpretação de textos para trabalhar com temas paralelos ao conteúdo desenvolvido.
nenhuma das alternativas acima.


1. PARA AS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, É POSSÍVEL ORGANIZAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE FORMA QUE SE:
priorize o debate dos principais acontecimentos históricos.
adote um livro didático, facilitando o acesso dos alunos às informações mais relevantes.
resgate a história de vida particular dos alunos enquanto única forma de garantir a igualdade e a democratização da educação.
trabalhe com fontes diversificadas, permitindo aos alunos estabelecer relação entre o presente e o passado, favorecendo a problematização.


2. EM RELAÇÃO À POLÍTICA CURRICULAR, A NOVA LDB (1996) ESTABELECE, PARA O ENSINO FUNDAMENTAL,
dois níveis de prescrição: um relacionado à seleção cultural com ênfase na construção da cidadania, e outro que define a organização do currículo seguindo diferentes critérios (séries, ciclos etc.).
objetivos e conteúdos gerais válidos para todo o território nacional, estabelecendo um modelo rígido de seleção cultural e organização curricular.
dois níveis de prescrição: um relacionado à gestão do ensino com ênfase na centralização dos processos decisórios e outro que acaba com qualquer princípio de organização curricular.
dois níveis de prescrição: um relacionado à seleção dos conteúdos com ênfase na formação para o trabalho e outro que mantém a organização curricular tradicional.


3. A ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA DO CURRÍCULO:
destaca o abismo que separa a teoria da prática.
define o trabalho do professor como mera reprodução dos conteúdos curriculares.
considera o currículo em sua relação dialética com a atividade do professor em sala de aula.
representa uma crítica profunda à sociologia do currículo, uma vez que rejeita as implicações políticas na definição dos conteúdos.

4. A SELEÇÃO CULTURAL EFETIVADA PELAS ESCOLAS TEM SIDO REAFIRMADA POR ESTUDIOSOS INGLESES, DENTRE ELES RAYMOND WILLIANS, DENIS LAWTON E MICHAEL APPLE.
De forma geral, o que esses autores sugerem é que o currículo escolar é produto de uma seleção no interior da cultura de uma sociedade. A idéia que melhor corresponde a essa afirmativa é:
“A questão é sempre a seletividade, a forma em que, de todo um campo possível de passado e presente, escolhem-se como importantes determinados significados e práticas, ao passo que outros são negligenciados e excluídos.”
“Os alunos aprendem o que é dado na escola, portanto, a vida fora do ambiente escolar não tem relação com a transmissão de conhecimentos escolar.”
“A escola desenvolve em sua estrutura a capacidade de transmitir valores e comportamentos que são típicos de cada comunidade, em um determinado tempo. Esses elementos transmitidos pela escola são uma particularidade da instituição e não correspondem aos interesses do poder e, portanto, das elites.”
“Paralelamente à divulgação de idéias, visando a desestimular a participação política dos cidadãos, os grupos que tomam um governo e querem evitar que o povo exija procedimentos democráticos e honestos costumam forçar a mudança das leis para concentrar em suas mãos a maior soma possível de poderes.”

1. DURANTE A DÉCADA DE 1970, A NOVA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZOU AS QUESTÕES CURRICULARES PROPONDO UMA RELAÇÃO ENTRE ELAS, A SOCIEDADE E O PODER.

  • Um dos enfoques centrais foi elaborado por Michael Young, tendo como questão principal:
  • a maneira como a organização curricular pode afetar na formação social e econômica de uma comunidade e/ou sociedade.
  • a atribuição de valores diferentes às matérias ou disciplinas e quais os critérios utilizados para isso.
  • o fato de escola e currículo não se relacionarem, uma vez que vida cotidiana e conhecimento acadêmico não têm relação.
  • conteúdos que devem ser elaborados a partir de estudos sociológicos.

2. A FORMA MAIS ANTIGA E TRADICIONAL DE ORGANIZAR O CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL É A ORGANIZAÇÃO:



  • por centros de interesse.
  • por temas.
  • interdisciplinar.
  • por disciplinas.

3. UMA DAS PROPOSTAS DOS PCNS É O TRABALHO COM OS CHAMADOS TEMAS TRANSVERSAIS. ESSES TEMAS TRANSVERSAIS PODEM SER DEFINIDOS COMO:



problemáticas sociais associadas aos conteúdos das áreas, e recebem esse nome por causa da metodologia empregada para sua inclusão no currículo e do tratamento didático.
  • interpretação de textos para trabalhar com temas paralelos ao conteúdo desenvolvido.
  • temas escolhidos pela escola, privilegiando questões ambientais.
  • nenhuma das alternativas acima.
 TEORIAS DE CURRÍCULO

4. O PEDAGOGO ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL RECONHECIA A INFÂNCIA COMO UMA ETAPA ESPACIAL DA VIDA HUMANA,

  • compreendendo características e peculiaridades como a curiosidade espontânea, a necessidade de movimento, a capacidade de imitar, inventar e observar. Para que a criança pudesse se desenvolver melhor, ele propôs a criação de lugares especiais para as crianças pequenas, denominados:
  • Pré-escolas.
  • jardins-de-infância.
  • salas ambiente.
  • Creches.



1. NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970, DESENCADEOU-SE UM CONJUNTO DE TRABALHOS CRÍTICOS SOBRE CURRÍCULO NA INGLATERRA E NOS ESTADOS UNIDOS.


  • Consolidando o conceito no âmbito da Sociologia da Educação. Dentro dessa perspectiva crítica, destacou-se como a primeira corrente sociológica voltada para a problematizarão do currículo a:
  • Escola Dualista.
  • Teoria Crítica Sociológica.
  • Escola Única.
  • Nova Sociologia da Educação.


2. O DIVISOR DE ÁGUAS QUANTO À POLÍTICA CURRICULAR DO BRASIL É A REFORMA DE ENSINO DE 1.° E 2.° GRAUS, OCORRIDA EM 1971 – LEI 5.692/71 
  • De acordo com essa Lei, assim ficou definido o currículo:
  • Um núcleo comum obrigatório em nível nacional que seria suficiente para dar sustentação a todo o programa curricular brasileiro e que não levou em consideração as peculiaridades locais.
  • Cada estado ficava responsável por definir o que era obrigatório em termos curriculares.
  • um núcleo comum obrigatório em nível nacional e uma parte diversificada cujas finalidades eram atender às particularidades locais, os planos do estabelecimento de ensino e as diferenças individuais do aluno.
  • um currículo mínimo que se constituísse na base comum do ensino de 1.° grau, que deveria ter a durabilidade de nove anos.


3. A FORMA MAIS ANTIGA E TRADICIONAL DE ORGANIZAR O CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL É A ORGANIZAÇÃO
  • interdisciplinar.
  • por disciplinas.
  • por centros de interesse.
  • por temas.


4. O PEDAGOGO ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL RECONHECIA A INFÂNCIA COMO UMA ETAPA ESPACIAL DA VIDA HUMANA,
  • compreendendo características e peculiaridades como a curiosidade espontânea, a necessidade de movimento, a capacidade de imitar, inventar e observar. Para que a criança pudesse se desenvolver melhor, ele propôs a criação de lugares especiais para as crianças pequenas, denominados:
  • jardins-de-infância.
  • pré-escolas.
  • salas ambiente.
  • creches.

1. A INCLUSÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO  FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO ARTICULAR AS ÁREAS DO  CONHECIMENTO COM AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE,PREOCUPANDO-SE COM A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. DESSA FORMA, OS TEMAS TRANSVERSAIS SÃO:

  • ética da identidade, política da igualdade e estética da sensibilidade.
  • igualdade, fraternidade e solidariedade.
  • ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
  • identidade social, cultura indígena, meio ambiente e saúde.
TEORIAS DE CURRÍCULO

1. DURANTE A DÉCADA DE 1970, A NOVA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZOU AS QUESTÕES CURRICULARES PROPONDO UMA RELAÇÃO ENTRE ELAS, A SOCIEDADE E O PODER.



  • Um dos enfoques centrais foi elaborado por Michael Young, tendo como questão principal:
  • a maneira como a organização curricular pode afetar na formação social e econômica de uma comunidade e/ou sociedade.
  • o fato de escola e currículo não se relacionarem, uma vez que vida cotidiana e conhecimento acadêmico não têm relação.
  • a atribuição de valores diferentes às matérias ou disciplinas e quais os critérios utilizados para isso.
  • conteúdos que devem ser elaborados a partir de estudos sociológicos.

1. DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, O CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE SER FUNDAMENTADO:



  • na realidade expressa nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • nos interesses dos professores e da equipe técnica, tornando a proposta mais próxima da realidade da escola.
  • na Base Nacional Comum (áreas de conhecimento) e nos Temas Transversais (aspectos da vida cidadã).
  • nos interesses e necessidades dos alunos.



2. O ENSINO DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO DE DESENVOLVER:



  • a sensibilidade, a percepção e a imaginação dos alunos, conduzindo-os ao conhecimento e à valorização das diferentes culturas.
  • a competência musical e artística dos alunos, criando condições para que se destaquem em habilidades manuais. 
  • o raciocínio lógico-matemático como forma de garantir uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
  • a habilidade musical dos alunos.



3. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA,



  • apresentando-se, na área educacional, como princípio da racionalidade, ou seja, o uso do termo currículo:
  • está vinculado ao pensamento científico de garantir a utilização adequada dos recursos tecnológicos em sala de aula.
  • aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.
  • surgiu como forma particular de a escola lidar com os alunos em sala de aula.
  • pode ser comparado ao sistema aberto e flexível de ordenação dos conteúdos escolares.



4. UMA DAS PROPOSTAS DOS PCNS É O TRABALHO COM OS CHAMADOS TEMAS TRANSVERSAIS. ESSES TEMAS TRANSVERSAIS PODEM SER DEFINIDOS COMO:



  • problemáticas sociais associadas aos conteúdos das áreas, e recebem esse nome por causa da metodologia empregada para sua inclusão no currículo e do tratamento didático.
  • temas escolhidos pela escola, privilegiando questões ambientais.
  • interpretação de textos para trabalhar com temas paralelos ao conteúdo desenvolvido.
  • nenhuma das alternativas acima.
TEORIAS DE CURRÍCULO



1. PARA AS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, É POSSÍVEL ORGANIZAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE FORMA QUE SE:



  • priorize o debate dos principais acontecimentos históricos.
  • adote um livro didático, facilitando o acesso dos alunos às informações mais relevantes.
  • resgate a história de vida particular dos alunos enquanto única forma de garantir a igualdade e a democratização da educação.
  • trabalhe com fontes diversificadas, permitindo aos alunos estabelecer relação entre o presente e o passado, favorecendo a problematização.



2. EM RELAÇÃO À POLÍTICA CURRICULAR, A NOVA LDB (1996) ESTABELECE, PARA O ENSINO FUNDAMENTAL,



  • dois níveis de prescrição: um relacionado à seleção cultural com ênfase na construção da cidadania, e outro que define a organização do currículo seguindo diferentes critérios (séries, ciclos etc.).
  • objetivos e conteúdos gerais válidos para todo o território nacional, estabelecendo um modelo rígido de seleção cultural e organização curricular.
  • dois níveis de prescrição: um relacionado à gestão do ensino com ênfase na centralização dos processos decisórios e outro que acaba com qualquer princípio de organização curricular.
  • dois níveis de prescrição: um relacionado à seleção dos conteúdos com ênfase na formação para o trabalho e outro que mantém a organização curricular tradicional.



3. A ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA DO CURRÍCULO:



  • destaca o abismo que separa a teoria da prática.
  • define o trabalho do professor como mera reprodução dos conteúdos curriculares.
  • considera o currículo em sua relação dialética com a atividade do professor em sala de aula.
  • representa uma crítica profunda à sociologia do currículo, uma vez que rejeita as implicações políticas na definição dos conteúdos.



4. A SELEÇÃO CULTURAL EFETIVADA PELAS ESCOLAS TEM SIDO REAFIRMADA POR ESTUDIOSOS INGLESES, DENTRE ELES RAYMOND WILLIANS, DENIS LAWTON E MICHAEL APPLE.



  • De forma geral, o que esses autores sugerem é que o currículo escolar é produto de uma seleção no interior da cultura de uma sociedade. A idéia que melhor corresponde a essa afirmativa é:
  • “A questão é sempre a seletividade, a forma em que, de todo um campo possível de passado e presente, escolhem-se como importantes determinados significados e práticas, ao passo que outros são negligenciados e excluídos.”
  • “Os alunos aprendem o que é dado na escola, portanto, a vida fora do ambiente escolar não tem relação com a transmissão de conhecimentos escolar.”
  • “A escola desenvolve em sua estrutura a capacidade de transmitir valores e comportamentos que são típicos de cada comunidade, em um determinado tempo. Esses elementos transmitidos pela escola são uma particularidade da instituição e não correspondem aos interesses do poder e, portanto, das elites.”
  • “Paralelamente à divulgação de idéias, visando a desestimular a participação política dos cidadãos, os grupos que tomam um governo e querem evitar que o povo exija procedimentos democráticos e honestos costumam forçar a mudança das leis para concentrar em suas mãos a maior soma possível de poderes.” 




 Calendário da turma de março/2011
(minha turma)


FTMA – Mód.  5

05/02/12 a 11/02/12 - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização 01, 02,03  -  Prazo máximo para solicitar Prova N3 (2.ª Chamada) do MÓD.4

12/02/12 a 18/02/12 - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização 04, 05,06

19/02/12 a 25/02/12 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização 07, 08 (PROVA N3 - MÓD.4 )

26/02/12 a 03/03/12 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização 09, 10 - Fazer a Prova On-line (N2) Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização.

04/03/12 a 10/03/12 - PROVA N1

Teorias de Currículo – Mód. 5

11/03/12 a 17/03/12 Teorias de Currículo 01, 02, 03, 04, 05

18/03/12 a 24/03/12 Teorias de Currículo 06, 07, 08, 09, 10 - Prazo máximo para solicitar Prova N4 - (Recup.) Mód.4

825/03/12 a 31/03/12 Teorias de Currículo 11, 12, 13, 14, 15

01/04/12 a 07/04/12 Teorias de Currículo 16, 17, 18, 19, 20 - Fazer a Prova On-line (N2) Teorias de Currículo.

08/04/12 a 14/04/12 Conferência: Qualidade em Educação a Distância - Jairo Jorge (PROVA N4 - MÓD.4) Prazo para rematrícula

15/04/12 a 21/04/12 - PROVA N1 + Receber Livros e VMP




Área do Conhecimento – Ling. Portuguesa – Mód. 6

22/04/12 a 28/04/12 Área do Conhecimento: Língua Portuguesa 01, 02, 03, 04, 05 - Prazo máximo para solicitar Prova N3 (2.ª Chamada) do MÓD.5

29/04/12 a 05/05/12 Área do Conhecimento: Língua Portuguesa 06, 07, 08, 09, 10

 06/05/12 a 12/05/12 Área do Conhecimento: Língua Portuguesa 11, 12, 13, 14, 15

13/05/12 a 19/05/12 Área do Conhecimento: Língua Portuguesa 16, 17, 18, 19, 20 (PROVA N3 - MÓD.5)

20/05/12 a 26/05/12 Área do Conhecimento: Língua Portuguesa 21, 22, 23, 24, 25

27/05/12 a 02/06/12 Área do Conhecimento: Língua Portuguesa 26, 27, 28, 29, 30

03/06/12 a 09/06/12 Área do Conhecimento: Língua Portuguesa 31, 32, 33, 34, 35 Fazer a Prova On-line (N2) Área do Conhecimento: Língua Portuguesa.

10/06/12 a 16/06/12 - PROVA N1

Novas Linguagens em Educação – Módulo 6

17/06/12 a 23/06/12 Novas Linguagens em Educação 01, 02, 03, 04, 05 - Prazo máximo para solicitar Prova N4 - (Recup.) Mód.5

24/06/12 a 30/06/12 Novas Linguagens em Educação 06, 07, 08, 09, 10 - Prazo máximo para solicitar Prova N4 - (Recup.) Mód.5

01/07/12 a 07/07/12 Novas Linguagens em Educação 11, 12, 13, 14 - Fazer a Prova On-line (N2) Novas Ling. em Educação

08/07/12 a 14/07/12 Arte e Formação de Professores 01, 02, 03, 04, 05, 06

15/07/12 a 21/07/12 Arte e Formação de Professores 07, 08, 09, 10, 11, 12 - Fazer a Prova On-line (N2) Arte e Formação de Professores.

22/07/12 a 28/07/12 Conferência: Construindo a escola com saberes e prazeres - Sandra Cornelsen  PROVA N4 - MÓD.5 Prazo para rematrícula

29/07/12 a 04/08/12 - PROVA N1 + Receber Livros e VMP



Estágio 1 – Anos iniciais do ensino Fundamental
 Psicologia e Educação – Módulo 7

05/08/12 a 11/08/12 Psicologia e Educação 01, 02, 03, 04 - Prazo máximo para solicitar Prova N3 (2.ª Chamada) do MÓD. 6

12/08/12 a 18/08/12 Psicologia e Educação 05, 06, 07, 08

19/08/12 a 25/08/12 Psicologia e Educação 09, 10, 11, 12

26/08/12 a 01/09/12 Psicologia e Educação 13, 14, 15, 16

02/09/12 a 08/09/12 Psicologia e Educação 17, 18, 19, 20 PROVA N3 - MÓD.6  Fazer a Prova On-line (N2) Psicologia e Educação

Educação Inclusiva – Módulo 7

09/09/12 a 15/09/12 Educação Inclusiva 01, 02, 03, 04, 05

16/09/12 a 22/09/12 Educação Inclusiva 06, 07, 08, 09, 10

23/09/12 a 29/09/12 Educação Inclusiva 11, 12, 13, 14, 15

30/09/12 a 06/10/12 Educação Inclusiva 16, 17, 18, 19, 20 - Fazer a Prova On-line (N2) Educação Inclusiva

07/10/12 a 13/10/12 - PROVA N1




Fundamentos da Educação Matemática – Módulo 7

14/10/12 a 20/10/12 Fundamentos da Educação Matemática 01, 02, 03, 04, 05

21/10/12 a 27/10/12 Fundamentos da Educação Matemática 06, 07, 08, 09, 10

28/10/12 a 03/11/12 Fundamentos da Educação Matemática 11, 12, 13, 14, 15  Fazer a Prova On-line (N2) Fundamentos da Educação Matemática

Área do Conhecimento: Matemática – Módulo 7

04/11/12 a 10/11/12 Área do Conhecimento: Matemática 01, 02, 03, 04, 05

11/11/12 a 17/11/12 Área do Conhecimento: Matemática 06, 07, 08, 09, 10 - Prazo máximo para solicitar Prova N4 - (Recup.) Mód.6

18/11/12 a 24/11/12 Área do Conhecimento: Matemática 11, 12, 13, 14, 15

25/11/12 a 01/12/12 Área do Conhecimento: Matemática 16, 17, 18, 19, 20 - Fazer a Prova On-line (N2) Área do Conhec.: Matemática

02/12/12 a 08/12/12 Conferência: Cidade, Escola, Aprendiz - Gilberto Dimenstein PROVA N4 - MÓD.6 - Prazo para rematrícula

09/12/12 a 15/12/12 - PROVA N1 + Receber Livros e VMP




Avaliação da Educação – Módulo 8

16/12/12 a 12/01/13 – Recesso para os alunos

13/01/13 a 19/01/13 Avaliação da Educação 01, 02, 03, 04, 05 ,06 - Prazo máximo para solicitar Prova N3 (2.ª Chamada) do MÓD. 7 + Fazer a Prova On-line (N2) Avaliação da Educação

Avaliação da Aprendizagem Mód. 8

20/01/13 a 26/01/13 Avaliação da Aprendizagem 01, 02, 03, 04, 05, 06 PROVA N3 - MÓD.7 Fazer a Prova On-line (N2) Avaliação da Aprendizagem
27/01 a 02/02 - PROVA N1

Políticas Públicas em Educação – Módulo 8

27/01/13 a 02/02/13 Políticas Públicas em Educação 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08

03/02/13 a 09/02/13 Políticas Públicas em Educação 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15 - Fazer a Prova On-lie (N2) Políticas Públicas em Educação.

Educação de Jovens e Adultos – Módulo 8

10/02/13 a 16/02/13 Educação de Jovens e Adultos 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08 - Prazo máximo para solicitar Prova N4 - (Recup.) Mód.7

17/02/13 a 23/02/13 Educação de Jovens e Adultos 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15 − Fazer a Prova On-line (N2) Educação de Jovens e Adultos.

24/02/13 a 02/03/13 - Conferência: Tecnologia Aplicada a Educação - Carmen Lúcia Prata - PROVA N4 - MÓD.7  -  Prazo para rematrícula

03/03/13 a 09/03/13 − PROVA N1 + Receber Livros e VMP




Estágio ll – Educação Infantil

Arte no Contexto Escolar – Módulo 9

10/03/13 a 16/03/13 Arte no Contexto Escolar 01, 02, 03, 04, 05 - Prazo máximo para solicitar  Estágio  N3 (2.ª Chamada) do MÓD. 8

17/03/13 a 23/03/13 Arte no Contexto Escolar 06, 07, 08, 09, 10 - Fazer a Prova On-line (N2) Arte no Contexto Escolar

Literatura Infantil – Módulo 9

24/03/13 a 30/03/13 Literatura Infantil 01, 02, 03, 04, 05 

31/03/13 a 06/04/13 Literatura Infantil 06, 07, 08, 09, 10 PROVA N3 - MÓD.8 

07/04/13 a 13/04/13 Literatura Infantil 11, 12, 13, 14, 15 

14/04/13 a 20/04/13 Literatura Infantil 16, 17, 18 - Fazer a Prova On-line (N2) Literatura Infantil

21/04/13 a 27/04/13 - PROVA N1

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Módulo 9

28/04/13 a 04/05/13 Jogos, Brinquedos e Brincadeiras 01, 02, 03, 04

05/05/13 a 11/05/13 Jogos, Brinquedos e Brincadeiras 05, 06, 07, 08 - Prazo máximo para solicitar Prova N4 - (Recup.) Mód.8 + Fazer a Prova On-line (N2) Jogos, Brinquedos e Brincad.

Atenção à Saúde Infantil – Módulo 9

12/05/13 a 18/05/13 Atenção à Saúde Infantil 01, 02, 03, 04 PROVA N4 - MÓD.8 

19/05/13 a 25/05/13 Atenção à Saúde Infantil 05, 06, 07 - Fazer a Prova On-line (N2) Atenção à Saúde Infantil

26/05/13 a 01/06/13 Conferência: A Organização do Trabalho Pedagógico na Forma de Projetos - Marcos Cordiolli - PROVA N1 + Receber Livros e VMP - Prazo para rematrícula



Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências – Módulo 10

02/06/13 a 08/06/13 Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências 01, 02,03, 04, 05, 06, 07 - Prazo máximo para solicitar Prova N3 (2.ª Chamada) do MÓD.9

09/06/13 a 15/06/13 Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14.

16/06/13 a 22/06/13 Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências 15, 16,17, 18,19, 20, 21

23/06/13 a 29/06/13 Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28 - PROVA N3 - MÓD. 9 

30/06/13 a 06/07/13 Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências 29, 30,31, 32, 33, 34, 35 - Fazer a Prova On-line (N2) Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências

07/07/13 a 13/07/13 - PROVA N1



Educação, Corpo e Movimento – Módulo 10

14/07/13 a 20/07/13 Educação, Corpo e Movimento 01, 02, 03, 04

21/07/13 a 27/07/13 Educação, Corpo e Movimento 05, 06, 07, 08

28/07/13 a 03/08/13 Educação, Corpo e Movimento 09, 10, 11, 12

04/08/13 a 10/08/13 Educação, Corpo e Movimento 13, 14, 15, 16 - Fazer a Prova On-line (N2) Educação, Corpo e Movimento.


Intervenção e Aprendizagem: Adolescência – Módulo 10

11/08/13 a 17/08/13 Intervenção e Aprendizagem: Adolescência 01,02,03,04,05

18/08/13 a 24/08/13 Intervenção e Aprendizagem: Adolescência 06,07,08,09,10 - Fazer Prova On-Line Intervenção e Aprendizagem: Adolescência/ Prazo máximo para solicitar Prova N4 - (Recup.) Mód.9


Dimensões da Não-Aprendizagem – Módulo 10

25/08/13 a 31/08/13 Dimensões da Não-Aprendizagem 01, 02, 03 

01/09/13 a 07/09/13 Dimensões da Não-Aprendizagem 04, 05, 06 - Fazer a Prova On-line (N2) Dimensões da Não-Aprendiz.

08/09/13 a 14/09/13 Conferência: O que sabemos e o que não sabemos sobre o Universo - Marcelo Gleiser
PROVA N4 - MÓD.9 Prazo para rematrícula

15/09/13 a 21/09/13 - PROVA N1 + Receber Livros e VMP



Antropologia Cultural – Módulo 11  -  Estágio III - Gestão Escolar

22/09/13 a 28/09/13 Antropologia Cultural 01, 02, 03 - Prazo máx. para solicitar Prova N3 (2.ª Cham.) do MÓD. 10

29/09/13 a 05/10/13 Antropologia Cultural 04, 05, 06 - Fazer a Prova On-line (A2) Antropologia Cultural.

06/10/13 a 12/10/13 Escola e Sociedade 01, 02, 03, 04  Escola e Sociedade 05, 06, 07, 08 PROVA N3 - MÓD.10 Fazer a Prova On-line (N2) Escola e Sociedade

13/10/13 a 19/10/13 - PROVA N1

  
Gestão Educacional – Módulo 11

20/10/13 a 26/10/13 Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão 01,02, 03, 04

27/10/13 a 02/11/13 Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão 05,06, 07 - Prazo máximo para solicitar Prova N4 - (Recup.) Mód.10

03/11/13 a 09/11/13 Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão 08,09, 10 - Fazer a Prova On-line (N2) Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão

10/11/13 a 16/11/13 Profissão Docente 01, 02, 03, 04

17/11/13 a 23/11/13 Profissão Docente 05, 06, 07, 08 - Fazer a Prova On-line (N2) Profissão Docente.

24/11/13 a 30/11/13 Conferência: Preconceito Lingüístico - Marcos Bagno PROVA N4 - MÓD. 10 Prazo para rematrícula

01/12/13 a 07/12/13 - PROVA N1 + Receber Livros e VMP -



Nenhum comentário:

Postar um comentário