Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Linguagens e Códigos - Questionário

1. O que significa a sigla UNESCO? Qual o seu objetivo?

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e cultura, seu objetivo é acompanhar o desenvolvimento mundial e, ao mesmo tempo, auxiliar os Estados membros na busca de soluções para os problemas que desafiam a nossa sociedade, encontra-se envolvida em um vasto campo de atividades. Suas áreas de atuação compreendem os seguintes temas: educação, ciências naturais, humanas e sociais, cultura, comunicação e informação. Ela posiciona no sentido de superar os obstáculos à comunicação, empreendendo na disseminação da tecnologia pelo mundo, principalmente no ambiente mais carentes de meios para o seu acesso. 
Outra Resposta

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization ou em português: Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, surgiu após a II Guerra mundial pelas Nações Unidas e com uma visão estratégica das defesas para a paz e tem por finalidade a disseminação do conhecimento pelo mundo por meio da tecnologia e assim a busca do equilíbrio entre as nações, entendendo que o conhecimento é a principal arma para a paz.

 

2. O que significa a sigla HTML?         

HTML ou ( Hyper Text Markup Language) é a linguagem padrão utilizada para construir os documentos na WEB( Websites).

 

3. Qual a finalidade da linguagem HTML?

A web utiliza um protocolo especial chamado HTTP – Protocolo de Transferência de Hipertexto para viabilizar o tráfego de documentos na linguagem HTML na internet, que é usada para criar documentos que permite inserir imagens e hyperlinks em um arquivo de texto.


4. O que significa a sigla HTTP?             
HTTP ou ( Hyper Tex Transfer Protocol) é o protocolo padrão que permite a tranferência de dados na WEB entre servidores e os browsers. É este protocolo que permite os saltos de páginas para outra através dos links do hipertexto.


5. O que significa a Sigal w.w.w.?

R: World Wide Web – Rede Mundial de Computadores.


6. O que é o conhecimento?                                                

Conhecimento é a capacidade de entender, analisar e dominar um determinado tema e, o detentor do conhecimento também é detentor do poder sobre este tema e o espaço ao seu redor. O conhecimento também pode ser usado como instrumento de domínio. O conhecimento pode estar ligado às expectativas de futuro e felicidade como o citado por Sófocles. E ele só é novo no momento em que você o adquiri, mesmo ele podendo estar por aí já a algum tempo.


Conhecimento é a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer.  Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa. O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, idéias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens
7. Por que o conhecimento é considerado ativo intangível das organizações?

Porque não é possível medir o valor de uma carteira de clientes, do conhecimento tecnológico, da marca, dos processos de produção entre outros bens, que determinam o valor real de uma organização


8. Por que o conhecimento é considerado ativo das organizações?

Pois é o bem mais importante dentro das organizações atualmente.

 

9. Explique os novos paradigmas do conhecimento?

Com a virtualização do ensino os alunos deixam de terem tanto contato físico com outros colegas uma vez que o ensino virtual dispensa a presença de alunos em uma sala de aula, cada um pode aprender quando e onde quiser. Entretanto com o uso das tecnologias a educação passar a ser mais dinâmica

10. Quais os novos paradigmas da educação?                                                     

Saberes práticos e teóricos são todos saberes e o intercambio de saberes não discrimina a origem do saber; todos saberes são saberes. Todos somam num conjunto de conhecimento e em sua construção prática sem a fundação teórica fica sujeito a não se perpetuar passando com o grupo de pessoas que tinha o conhecimento mas não perpetuou em teorias. É necessário que se produza uma realidade prática. 

11. O que é cultura corporativa-ativo intangível?           

Por muito tempo as empresas se preocuparam com o ativo tangível, bens palpáveis como imóveis, bens de consumo e etc. agora surge uma nova cultura do ativo intangível o “conhecimento” ou “capital intelectual”, este é um bem que não é palpável pois está dentro das pessoas, com esta nova cultura o empregado passa a escolher com maior critério seu emprego, uma vez que seu capital intelectual é seu diferencial e objeto de desejo das grandes organizações

12. Fale sobre o Capital intelectual ou O que é Capital Intelectual baseado no conhecimento?  
Segundo SVEIBY, o capital intelectual é baseado em três aspectos: Nossos clientes (fidelidade do clientes para com a empresa); Nossa organização (trabalho em si, criação, desenvolvimento e publicidade de nossa organização) e Nossas pessoas ( funcionários) o capital intelectual é adquirido e expandido por pessoas, trata-se dos conhecimentos agregados formando um conhecimento maior, que para muitas organizações trata-se do seu diferencial no mundo globalizado

13. Segundo Pierri Levy, o ciberespaço amplia, exterioriza e altera funções cognitivas humanas de que forma? Cite exemplos.

O ciberespaço, suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram, muitas funções cognitivas humanas como: a memória – Bancos de dados, hipertextos;

A imaginação – simulações; a percepção – sensores digitais; os raciocínios – inteligência artificial. O uso que se faz, por exemplo da memória é bastante diferente de antes do invento da calculadora. É possível, neste instante, saber o que está se passando do outro lado do mundo.


Outra Resposta - Segundo Pierre Lévy, a cibercultura, os computadores e o ciberespaço por exemplo,  contribuem  de  uma  forma  expressiva  no  desenvolvimento,  exteriorização  e modificação  de  algumas  funções  cognitivas  do  ser  humano,  como  memória,  imaginação, percepção  e  raciocínio.  Uma  das  instituições que  tem  plenas  condições  de  realizar  essa tarefa,  quer  dizer,  auxiliar  no  desenvolvimento  cognitivo  do  educando  é,  sem  sombra  de dúvidas, a escola. 

14. De acordo com Lévy (apud Gonzaga Junior, 2008), o leitor não é mais visto como um agente passivo no  momento da leitura. Disserte, com suas palavras, como a relação leitor-texto mudou no espaço cibernético

Devido a grande gama de informação existente no ciberespaço um leitor hoje não fica mais conformado com apenas uma determinanda informação, sobre determinado assunto, pois no espaço cibernético existem diversas formas deste leitor agregar mais conheicmentos sobre determinado assunto e desta  forma construir um saber maior ou até mesmo um novo conhecimento, já que ele não é mais um agente passivo que recebe e armazena as informações ele passa a agir ativamente em busca de maiores conhecimentos.


Outra resposta - Antes era o leitor e seu livro, numa leitura passiva; Hoje temos uma leitura ativa no espaço cibernético. A grande variedade de informação de  um determinado tema, sua disponibilidade em diversos lugares diferentes e até a possibilidade de aquisição de outros conhecimentos em paralelo, torna o leitor num agente ativo, na procura de seu conhecimento


15. Conforme Pierre Levy, os currículos escolares não podem mais ser precisamente definidos. O que sugere o autor quanto a construção de novos modelos do espaço dos conhecimentos.
É necessário doravante preferir a imagem de espaços de conhecimentos emergentes, abertos, contínuos, em fluxos, não lineares, que se reorganizam conforme os objetos ou contexto e nos quais cada um ocupa uma posição singular e evolutiva, torna-se necessárias duas grandes reformas dos sistemas de educação e formação: 1- a adaptação dos dispositivos e do espírito do aprendizado aberto e a distância no cotidiano e no ordinário da educação a 2- envolve o reconhecimento do aprendido.


16. Discorra sobre o pensamento de Pierre Levy de que espaço cibernético emerge a inteligência coletiva e "que toda leitura é uma escrita em potencial". (ou) Fale sobre o pensamento de Pierre Levy de que espaço cibernético emerge a inteligência coletiva e “que toda leitura é uma escrita em potencial”.

A inteligencia coletiva é a troca do conhecimento coletivo, várias pessoas pensando e buscando cada vez mais a aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos. 


 17
. Considerando a necessidade de transformação nas instituições de uma pedagogia “lenta e pesada” para uma “rápida e leve”, qual o papel das novas tecnologias? 

Com as novas tecnologias cria se um novo estilo de pedagogia baseado na participação, cooperação e multiplicidade de conexões entre os atores envolvidos no processo de construção do conhecimento e da própria comunicação.

18. Pierre Levy chama o docente de "animador da inteligência", um novo estilo pedagógico. Contextualize:

A atividade do docente terá como centro o acompanhamento e o gerenciamento dos aprendizados, incitação ao intercâmbio dos saberes, mediação relacional e simbólica, pilotagem personalizada  dos percursos de aprendizado.
Sua competência deve deslocar-se para o  lado do incentivo para aprender e pensar. Ele deixa de ser um fornecedor direto do conhecimento, executada doravante com uma eficácia maior por outros meios.
                                                                                                                                                                                 

19. O que é unitermo?

UNITERMO é nada mais que a palavra chave que usamos nos sites de busca!! Unitermo são as palavras chaves . Geralmente são formados por  uma ou duas palavras que em conjunto descrevem o contexto do documento a indexar.  
Outra Resposta 
UNITERMO é nada mais que a palavra chave que usamos nos sites de busca

Outra Resposta                                                                               
são palavras-chave ou descritores. Palavras que melhor identificam e caracterizam o trabalho a ser publicado, as palavras mais típicas , mais usadas, descritivas de idéias ou conceitos apresentados no trabalho. (resposta minha)
Outra Resposta
Unitemo é o mesmo que palavra-chave usada no processo de busca na web, deve ser uma palavra que tenha ligação direta com o assunto do interesse da pesquisa.


20. O ambiente escolar vem sendo pressionado a ceder terreno ao espaço virtual, quais as resistências e como ocorrem?

A oferta de tecnologia, que tem sido o grande fator de transformação do ambiente. Este processo convive com a resistência à mudanças, que é uma atitude comum e compreensível, pois envolve a quebra de paradigmas e a necessidade de adaptação tecnológica dos seus agentes, sob influência das pressões exercidas pela oferta de tecnologia e o apelo da sociedade para o seu pleno aproveitamento.
Outra Resposta - cada vez mais  o ensino virtual/remoto cresce por atender as necessidades das pessoas de estudar/aprender pela sua flexibilidade. Porém ainda existem algumas resistências por parte das instituções por uma questão de quebra de paradígma e no sentido de se adaptarem suas estruturas  a um novo modo de ensino fazendo uso da tecnologia como meio pedagógico assim como a falta de preparo dos professores voltados para a prática do ensino com a tecnologia. 

Outra resposta - outra resistência é em relação aos professores, que não são os únicos a saber, seus alunos muitas vezes sabem mais a respeito das tecnologias. A quebra de paradigmas e a necessidade de adaptação tecnológica dos seus agentes

 

21. Explique a expansão do espaço e o espaço virtual:                                         

Através das TIC´S percebemos uma nova forma de ver o processo de ensino aprendizagem, pois o conhecimento não é exclusivo dos "mestres" esta nova configuração de educação proporciona que alunos também levam seus conhecimentos para a sala de aula, a internet é uma grande ferramenta de aprendizagem, encontrada através da tecnologia. Com isto surge o crescimento do espaço virtual, onde existe a possibilidade de uma pessoa ensinar outra mesmo estando em países diferentes, além do grande número de registros que estão armazenados na internet (espaço virtual).

Outra Resposta - O homem tem desde a antiguidade a vontade de se comunicar e estar em vários lugares, na busca pela comunicação, num processo que atenda a necessidade de estar em vários lugares. Esta tendência vem desde a antiguidade com seus pergaminhos e monumentos, visando perpetuar sua, em relação ao tempo.

22. De que maneira podemos perceber a expansão do espaço virtual?  Hoje o tempo é apenas mais um insumo, pois podemos estar hoje visivelmente em vários pontos diferentes independente do tempo necessário para estar lá. As músicas, a comunicação e interação de dois locais distintos, e a visualização de diversas pessoas simultaneamente, presentes em locais distintos são exemplos da expansão do espaço virtual 

23. Quais os benefícios conquistados pela educação através da expansão do espaço virtual?                       

O espaço virtual proporciona a possibilidade de expandir a presença em outros espaços, fazendo com que não se esteja fisicamente mas que seja percebia a presença virtual, o trabalho

Outra resposta - Quais os benefícios conquistados pela educação através da expansão do espaço virtual?

O espaço virtual proporciona a possibilidade de expandir a presença em outros espaços. Este espaço virtual  faz com que não se esteja fisicamente mas que seja percebida a presença virtual . O trabalho com o tempo e com a história também se torna viável numa relação com a informação. Este processo torna a escola mais flexível

 

24. Disserte sobre o domínio do saber:

As elites investiram no saber para poder manter seus domínios. Os filhos da elite e os nobres com melhor qualidade de ensino usavam o conhecimento e o saber para dominar.

A rede capacidade de todos, podem utilizar esse ambiente virtual para contribuir com o fim do monopólio do saber. 

Outra Resposta - o saber é a parte mais considerável da felicidade, porque a busca de um estado melhor vem do saber que é a forma de proporcionar desenvolvimento e crescimento do ser humano. Infelizmente o saber ainda está muito ligado ao poder pela facilidade de acesso a um sistema de ensino mais eficiente assim como o acesso aos sistemas de comunicação no mundo da tecnologia. (resposta minha)
Outra Resposta

O domínio do saber está diretamente ligado aos interesses das organizações: enquanto instituições como a UNESCO e outras primam pela divulgação do conhecimento como forma de busca por um equilíbrio, outros se preocupam com a possibilidade da divulgação da informação pois, com o conhecimento, podemos unir os povos e diminuir situações críticas do desenvolvimento social que, infelizmente interessam a uma elite dominadora. A necessidade atual do desenvolvimento e da inclusão digital vem forçando os governos e a iniciativa privada a olharem para necessidade da inclusão digital para a difusão do saber.

outra resposta

Ao analisarmos de uma forma bem superficial a expressão domínio do saber, podemos logo pensar em conhecimento, um conhecimento que está dominado, por isso, “domínio do saber”; Mas ao estudarmos profundamente e refletirmos melhor podemos entender esta questão por uma nova abordagem, onde o saber é algo muito valoroso e "não" deve ser disseminado a todos devendo ficar apenas nas mãos de alguns, seja políticos, governantes e etc. desta forma detendo este domínio do saber fica mais fácil a manipulação das pessoas, através do monopólio do saber, por isso vemos a cada dia pessoas buscando disseminar a tecnologia e a informação para que todas as pessoas fiquem a par deste conhecimento que é adquirido também pela tecnologia uma vez que esta quebra limites físico de espaço e tempo.
outra resposta

A história da educação mostra que ao longo do tempo, a sociedade vem evoluindo na busca da democratização do conhecimento. Mas historicamente o conhecimento tem sido usado como instrumento de poder para os grupos mais privilegiados, dentro da sociedade. Com a rede única é o fim dos monopólios do saber.


26. O monopólio do saber assumido por uma pedagogia tradicional defende que a presença do aluno em sala de aula é indispensável. O que podemos observar nesse posicionamento?

O grande diferencial da educação a distancia é a disciplina para este método, aprendendo a sistemática, entende que precisa tornar-se um pesquisador, pois não há a presença de um professor e as duvidas que surgem passam a ser sanadas por debates ou pesquisa pessoal. Já no ensino presencial, o fator tempo passa a ser um ponto negativo, pois durante uma aula, tem que haver o conteúdo, o exercício e o debate.
outra resposta

É que para alguns a presença do aluno é indispensável para com isso monopolizar o saber, mas com a presença ou não do aluno o conhecimento flui no espaço virtual.

 

27. O que é monopólio do saber? Exemplifique.

O saber vem sendo usado, historicamente como uma arma, um instrumento de poder por uma fatia da sociedade onde o saber é poder e este saber vem sendo usado no domínio, vinculando seus modelos sociais e econômicos que privilegiam sua sustentabilidade, sendo usado para que determinados segmentos da sociedade se estabeleçam num determinado patamar da sociedade.

28. Quais são os grandes obstáculos frente ao saber?         

O ensino que, historicamente foi considerado elitista, baseado num sistema de conhecimento melhor, que dava-lhe mais base para o domínio da sociedade, mas a sociedade vem numa busca pela democratização deste conhecimento, que até então era uma arma, um instrumento de poder para um pequeno grupo da sociedade.

29. Como podemos localizar informações através da internet?

Há diversos mecanismos de busca na Internet e todos eles contêm um número grande de sites cadastrados em sua base de dados.

Para fazer uma consulta, basta digitar algumas poucas palavras de descrição na caixa de pesquisa e logo será gerada uma lista de resultados relevantes. Para ir até o site, basta acessar o link desejado.

Hoje um dos melhores sites de busca do mundo é o Google.com, que possui uma grande base de dados com inúmeros sites cadastrados, além de permitir que o usuário faça busca por imagens.

 

Outra Resposta - atualmente a maneira mais eficiente e rápida de se fazer uma busca é pelo site do google.com, que possui um enorme banco de dados tanto com relação a imagens como a textos diversos. Com apenas uma palavra-chave é possível ser direcionado a diversos links que poderá trazer os assuntos pesquisados. (resposta minha) 

 

30. Para que serve um site de internet?

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

 

 A Internet é uma rede mundial que usa o protocolo TCP/IP, devido a sua característica de teia e principalmente ao baixo custo, muitas empresas estão desenvolvendo produtos e serviços para usar essa infra-estrutura. Já vemos por aí rádios on-line, VoIP, caixas postais de voz, vídeos por demanda, entre tantas outras possibilidades.


Outra Resposta - o site serve para expandir fronteiras de acesso, para prestar informações sobre produtos e serviços, informar as novidades, complementar a mídia normal, criar serviços on-line para resolver dúvidas de clientes, vender pela Internet.
O site de internet permite o acesso às informações, assim como a transferência de dados por meio de rede de computadores interligados em todo o mundo. (resposta minha)

 

31. Quais são os benefícios do uso da internet para a educação?

O uso das redes como uma nova forma de interação no processo educativo amplia a ação de comunicação entre aluno e professor e o intercâmbio educacional e cultural. Desta forma, o ato de educar com o auxílio da Internet proporciona a quebra de barreiras, de fronteiras e remove o isolamento da sala de aula, acelerando a autonomia da aprendizagem dos alunos em seus próprios ritmos. Assim, a educação pode assumir um caráter coletivo e tornar-se acessível a todos, embora ainda exista a barreira do preço e o analfabetismo tecnológico.

A utilização da Internet leva a acreditar numa nova dimensão qualitativa para o ensino, através da qual se coloca o ato educativo voltado para a visão cooperativa. Além do que, o uso das redes traz à prática pedagógica um ambiente atrativo, onde o aluno se torna capaz, através da auto-aprendizagens e de seus professores, de poder tirar proveito dessa tecnologia para sua vida.


Internet - A utilização da Internet leva a acreditar numa nova dimensão qualitativa para o ensino, através da qual se coloca o ato educativo voltado para a visão cooperativa. Além do que, o uso das redes traz à prática pedagógica um ambiente atrativo, onde o aluno se torna capaz, através da autoaprendizagem e de seus professores, de poder tirar proveito dessa tecnologia para sua vida. 

32. O que passa a ser o computador em uma sala de aula. Exemplifique:

O computador em sala de aula passa a ser de suma importância na formação do estudante na sua vida profissional. O acesso a informação liberta o jovem, dando a possibilidade de estender sua visão sobre o universo infinito de possibilidades. Ex Pode pesquisar um assunto histórico.

Outra Resposta - o computador em sala de aula se faz necessário pela praticidade e agilidade no trabalho do professor, além da possibilidade de chamar a atenção do aluno para uma nova maneira de aprender, tendo em vista a grande curiosidade que a criança e o adolescente possui, podendo melhorar sua participação no dia-a-dia escolar, já que isso se faz necessário por vivermos na era da tecnologia em um mundo globalizado, tendo em vista a inclusão digital. (resposta minha)


outra respostO computador em sala de aula passa a ser uma ferramenta didática, através dele os professores podem apresentar conteúdos multimídia, uma aula de geografia mostrará os mapas em tempo real, usar CD-ROM  com reportagens das matérias, fazer pesquisas sobre um tema. Passa a ser de suma importância na formação do estudante para a sua vida profissional. O computador já faz parte de nossa cultura.


O computador tem provocado uma revolução na educação por causa de sua capacidade de "ensinar". Existem várias possibilidades de implantação de novas técnicas de ensino e contamos, hoje, com o custo financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais exigido tanto por pais quanto por alunos
     

33. Quais os benefícios do uso de computadores em sala de aula?

A presença do computador na sala de aula amplia o horizonte, torna a presença em outros espaços mais flexível, a informação mais rápida, a historia mais próxima do real o professor passa a ter novo papel promovendo num tempo e num espaço diferente com a produção de um material que pode ser acessado a qualquer momento e local no uso do desenvolvimento.   

Outra Resposta  -Ao utilizar o computador no processo de ensino-aprendizagem, destaca-se a maneira como esses computadores são utilizados, quanto à originalidade, à criatividade, à inovação, que serão empregadas em cada sala de aula. Para o trabalho direto com essa geração, que anseia muito ter um "contato" direto com as máquinas, é necessário também um novo tipo de profissional de ensino. Que esse profissional não seja apenas reprodutor de conhecimento já estabelecido, mas que esteja voltado ao uso dessas novas tecnologias. Não basta que as escolas e o governo façam com a multimédia o que vem fazendo com os livros didáticos, tornando-os a panacéia da atividade do professor               

Outra resposta - O uso do computador como ferramenta educacional tem se mostrado útil e proveitoso no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, é importante frisar que o software educativo não deve ser tomado como algo que independe da orientação de professores e/ou tutores, dentro de um contexto educacional propício e inovador. Por exemplo, ao utilizar as teorias construtivista e sócio-interacionista, onde o aluno é convidado a ser sujeito de sua própria aprendizagem, construindo seu conhecimento através de sua relação com o meio, o software educativo não é o centro das atenções. Neste contexto é apenas um “parceiro intelectual do aluno [que estimula] o pensamento crítico e aprendizagem de ordem superior” (resposta minha)

34. Quais os tipos de softwares (programas) que podemos usar em sala de aula?   O computador quanto ao seu uso pelo aluno pode ser classificado em duas modalidades: máquina de ensinar e ferramenta. 

Como máquina de ensinar o aluno aprende o que o computador tem a lhe transmitir através de programas tutoriais, de programas de exercícios e prática, jogos educacionais, simulações e realidade virtual que é uma extensão da simulação sendo tridimensional.  

Já como ferramenta o aluno constrói, instrui, modifica, inova, cria utilizando a máquina, nesta modalidade o educando utiliza aplicativo, resolução de problemas para elaboração de projetos usando uma Linguagem como por exemplo o LOGO, programas de controle de processo, programas de comunicação, etc


Serão relacionados a seguir alguns tipos de softwares educativos, juntamente com as suas características básicas que podem ser encontradas na rede. Cabe lembrar que cada software tem um objetivo específico bem definido. Portanto, de acordo com cada objetivo, professores e alunos devem fazer as escolhas sobre o que e quando utilizar.
  • Tutorial: software no qual a informação é organizada de acordo com uma seqüência pedagógica particular
  • Exercícios e Práticas: software que utiliza perguntas e respostas, normalmente utilizadas para revisar material já estudado
  • Programação: softwares onde o aluno programa o computador
  • Aplicativos: incluem processadores de texto, planilhas eletrônicas, etc.
  • Multimídia e Internet: misturam som, imagem e texto
  • Simulação: simulam situações reais, que sem o uso do computador dificilmente poderiam ser trabalhadas pelos alunos, com a mesma qualidade e realismo nas formas tradicionais de ensino.
  • Jogos: originalmente programado para entreter, possui grande valor pedagógico,e é defendido por profissionais da educação que acreditam que o aluno aprende melhor quando é livre para descobrir ele próprio as relações existentes em um dado contexto. 

A analise ou avaliacao de qualquer um desses tipos de softwares deve levar em conta as caracteristicas proprias de cada programa com o objetivo não apenas de rotular o bom e o ruim mas acima de tudo conhece-lo para que possa identificar qual a situacao de ensino-aprendizagem que se adequa aos objetivos de cada programa. (resposta minha)


35. Explique a importância da escola como articulador dos primeiros contatos com o computador.

Para que o cidadão tire o melhor proveito do contato com a tecnologia da informação é muito importante que ele seja educado para fazer bom uso das possibilidades disponíveis. Por isto a escola é o melhor lugar para adquirir a formação necessária para que este conhecimento venha a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.

                                                                                

36. Porque as distâncias sociais são as mais difíceis a serem transpostas?

As distancias sociais é a junção da distancia econômica, física, etc. por isso que está é a mais difícil de ser transposta, pois um indivíduo pode morar ao lado de uma lan house e não ter dinheiro para o acesso a internet, quem dirá a ter um equipamento em sua residência com acesso a internet.

Outra Resposta  As distâncias sociais ocorrem em função de todas as outras distâncias e principalmente o aspecto econômico já que a informação acontece privilegiadamente nas classes mais favorecidas, com mais facilidade de acesso. A tecnologia da informação vem se propagando de forma popular e tem servido de forma de popularização do conhecimento nas classes sociais em função do desenvolvimento tecnológico e possibilidade de acesso.

37. Porque a educação é a atividade social que mais sofre com a incapacidade da superação das distâncias? 

A educação infelizmente ainda não é tratada como prioridade total em nossa sociedade, por isso ela ainda tem muitos obstáculos a ultrapassar frente a conquista dos meios de comunicação e tecnologia para sua expansão.

38. O que são sistemas abertos de aprendizagem?

A internet,  os CD´S, DVD´S são alguns exemplos de sistemas abertos e são riquíssimos de recursos pedagógicos para a aprendizagem, entretanto eles ainda não são utilizados em grande escala em prol da educação devido a questões políticas e financeiras, como por exemplo a falta de equipamento para a construção de laboratórios de informática em toda a rede publica de ensino.           

Outra Resposta - sistemas abertos são recursos tecnológicos de aprendizagem mais flexíveis à sociedade onde se pode ampliar os conhecimentos atingindo um saber maior. Existem recursos muito acessíveis com os cds, alguns softwares e a própria rede de internet que podem ser explorados para contribuir no processo do ensino-aprendizagem. (resposta minha)                                                                               

Outra Resposta - Sistema no qual a informação da aprendizagem se faz por meio de sistemas disponíveis (abertos) como TV a cabo, rede de computadores, transmissão via telefone, satélites e outros meios de forma aberta a comunidade e usados como formadores de opinião. O rádio foi o primeiro instrumentos, posteriormente seguido pela produção da televisão e a tv a cabo.


39. Gonzaga Júnior (2008) afirma que os sistemas abertos de comunicação levam à quebra do posicionamento prepotente daqueles educadores que se consideram detentores do poder. Disserte, com suas palavras, sobre o papel do professor e do aluno nesse novo ambiente de aprendizagem.                                  

È fundamental entender que o docente vem à sala de aula para atuar como um orientador, detentor da didática e do conhecimento, mas que o discente também é detentor de outros saberes e, dentro de uma sociedade que muda a todo momento e que em sala de aula aprendemos uns com os outros, dentro do processo de simetria do conhecimento.

Ao professor cabe repensar sobre a ação sobre sua prática pedagógica, se renovar, praticar e apropriar constantemente de novos conhecimentos. Ao aluno o entendimento da necessidade de construção de seu conhecimento, de forma individual e/ou em grupo, junto de seu professor,  não mais de forma passiva mas de forma participativa.


Os sistemas aberto de comunicação mudam muito a didática pedagógica conhecida e atuada até o momento. Nessa época o professor ou quem detem o poder monetário sempre estiveram por cima dos humildes e sem condições financeiras. Para a mudança atual com a era da informática e da comunicação o professor pecisa de apoio da direção e da coordenação da escola a fim de trabalharem juntos para melhorar o andamento da escola. 

Hoje o professor tem um ambiente escolar para trabalhar no qual a educação passa por mudanças substanciais sempre no que se refere a prática docente inserida na sociedade que muda a todo momento. Se ele é um bom profissional, passa a refletir sobre essa nova realidade repensando novas formas de ação sobre sua prática pedagógica, que vai lhe possibilitar a lidar com esta nova era. Ele precisa ir  a laboratórios de informática, reciclar e renovar seus conhecimentos apropriando-se gradativamente tendo assim novas possibilidades em sua area educativa e pratica. Já o aluno por sua vez deve participar ativamente na construção de seu proprio conhecimento, suprindo suas dificuldades e deficiencias, dialogando uns com os outros e sempre em conjunto com o professor (em unidade e grupo). A troca de idéias e pesquisa são de fundamental importância deixando o aluno de ser de um "ser" passivo e passando a ser coadjuvante do professor auxiliando, participano ativamente, lendo, escrevendo, com o intercâmbio da informação.                    


40. “Sociedade da Informação”. O que acontece na década de 1960? Qual a intensificação do desenvolvimento tecnológico? O que acontece com a informação?

Na década de “60”, a informação passou cada vez mais a ser vista como um produto de grande valor e influência do desenvolvimento tecnológico e do mercado competitivo, automaticamente de grande importância nas relações sociais. Com tudo isso o “capital intelectual” passa a ser de grande importância entre os indivíduos e as organizações em processo de desenvolvimento.

  

41. O que é exclusão digital?

Exclusão digital, infoexclusão ou Apartheid digital, são alguns dos termos utilizados para denominar toda e qualquer falta de acesso as tecnologias da informação e comunicação o que também resulta na falta de oportunidades. Segundo Pierry levy, toda nova tecnologia cria seus excluídos, exemplos: Escrita = Analfabetos; Telefone = sem telefone. Além de mencionarmos que na atualidade o mercado de trabalho procura por um novo tipo de trabalhador, que deve ser alguém com capacidade de aprendizagem constante, que se adapte a mudanças com facilidade, que saiba trabalhar em grupo e que domine a linguagem das novas tecnologias de comunicação e informação. Dessa forma, o profissional hoje requerido deve ser alfabetizado não apenas nas letras, mas também do ponto de vista digital.

 

42. Por que a tentativa de monopólio das comunicações por meio da tecnologia pelo poder econômico provoca reações em segmentos da sociedade?

Porque este monopólio só beneficiaria as camadas mais favorecidas (ricas) uma vez que as menos favorecidas ficariam excluídas devido aos custos de acesso.

 

43. Qual a nova forma de aprender com a universalidade do conhecimento?

A nova forma de saber exclui a idéia de que apenas o “mestre” possui conhecimentos, por exemplo, um aluno com determinando conhecimento pode acrescentar a uma determinada área da educação seus conhecimentos, por exemplo: No estudo de uma área de informática onde o professora (o) fala sobre um software da Microsoft, e na sala existe um estagiário desta empresa, ele obviamente poderá acrescentar um conhecimento diferente porém muito rico.

 

44. O que o autor quer dizer com “O Brasil na Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação”?

trata-se dos esforços para popularizar a tecnologia da informação e tirá-la das mãos dos governantes e grandes organizações comerciais.

 

45. Em relação a necessidade da expansão das presença. “O corpo verte fora de si as suas funções que vão tentar sua sorte pelo mundo”. Explique.

Isso quer dizer que a possibilidade de viajarmos virtualmente por lugares que não podemos ir fisicamente, por exemplo o ensino a distância fazendo uma faculdade sem irmos a faculdade através do ensino a distância.


Outra resposta - É um pensamento poético que representa a necessidade do corpo de se expandir ao mundo. Pensamento e necessidade que historicamente vem sendo usado como fonte de inspiração para o desenvolvimento de novas tecnologias.

46. O que são tecnologias integradas pelo acesso às TICs?

São várias formas de recursos tecnológicos que juntos promovem a comunicação a longas distâncias por exemplo: rádio, televisão, computadores, etc.

 

47. Faça um breve relato  entre comunicação e cidadania.

É possível afirmar que os sistemas modernos de comunicação ainda não é direito de todo cidadão, pois existem pessoas em diversos Estados e Municípios que não possuem um telefone, por falta de recursos, sem falar nas pessoas que ficam sempre a margem em nossa sociedade pela falta de informação, pois hoje a comunicação deve ser encarada como uma necessidade da sociedade. Para que a cidadania hoje seja plena na era das TIC´s é necessário que todos usufruam das mais diversas tecnologias ou seja, que os governantes promovam a disseminação das TIC´s a todos e que todos os cidadãos tenham acessos aos mais diversos recursos tecnológicos independente de sua classe social.

 

48. Explique o desenvolvimento da sociedade da informação?

A sociedade da informação tem novas e mais oportunidade, pois através dos recursos tecnológicos ela quebra todas as barreiras encontradas anteriormente, como tempo, espaço e etc., com exceções de camadas menos favorecida principalmente economicamente que encontram dificuldades de acesso a essa informação.

 

49. O que é Formação Profissional da Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)?

Trata-se da formação de cada professor/educador, do nível de conhecimento e acesso as tecnologias da informação para agregar recursos ao seu ensino em sala de aula, infelizmente muitos professores não possuem acessos a estes recursos como por exemplo computadores e uso da internet, mesmo sendo eles os disseminadores deste conhecimento, fica difícil uma vez que muitos não possuem formação e nem conhecimento destas tecnologias.

 

50. Por que o ensino não deve estar atrelado às estruturas físicas?

Com o ensino a distancia, através da internet, dvd´s e etc a escola (ensino de uma forma geral) não está mais restrito ao ambiente acadêmico podendo ser acessado de qualquer local e horário. Através do espaço virtual há uma libertação de estruturas físicas na construção do conhecimento.


Outra resposta - Com a capacidade de libertação das estruturas físicas geradas pelo ambiente virtual, a aprendizagem passa a estar pronta para transitar pelos meios disponíveis para alcançar o objetivo de obtenção do conhecimento.

 

51. O que nos mostram as antigas instituições com relação à existência das redes?

A necessidade de expansão da comunicação, a criação de uma tecnologia que possa quebrar  as barreiras de tempo e espaço na conclusão de negócios assim como na forma de levar o conhecimento pelo mundo.

 

52. Qual é o papel do Gestor?

Gestor é uma profissional que ajuda as organizações a administrar melhor seus ativos intangíveis. Ele é um elemento da estrutura de trabalho que atua nas áreas que necessita assegurar, desempenho especial para atingir os objetivos das organizações, de acordo com seus conhecimentos e habilidades, ele atua nas áreas de gestão de negócios, gestão estratégica, gestão de TIC´s, entre outras áreas, em miúdos e o profissional que faz acontecer. 

 

53. Por que as organizações começaram a investir em informação como fonte de recurso?

A informação é o principal ingrediente para o sucesso na era moderna, por isso, para que as empresas alcancem o 1º lugar no mercado competitivo, elas precisam estar sempre a frente dos seus concorrentes e isto só é possível com informação e tecnologia.

 

54. Qual  a principal característica das organizações bem-sucessidas?

As organizações que investem em conhecimento buscam estar preparadas para as mudanças que ocorrem nos ambientes de negócios. Quando os mercados mudam, as tecnologias avançam, os concorrentes se multiplicam e os produtos se tornam absoletos do dia para a noite. As organizações têm que estar preparadas para criar novos conhecimentos disseminando-os amplamente e integrando-os as novas tecnologias de produção.

 

55. Qual é o objetivo principal da aprendizagem organizacional?

Desenvolver os conhecimentos e habilidades de seus empregados para que ao aplicá-los em seu cotidiano de trabalho possam alcançar os objetivos e levar através de estratégias a empresa ao sucesso.  

  

56. Como a educação tem contribuído com o processo de globalização por meio da internet?

A troca de informação para a construção do conhecimento é uma necessidade básica das organizações de ensino. Antes da propagação da internet, este intercâmbio tinha que superar distâncias geográficas, envolvendo maiores custos e tempo. A educação tem sido uma das áreas de atividades mais beneficiadas pelo desenvolvimento da rede mundial de computadores e como importante usuária, contribuindo para a sua missão natural, que é a globalização.  


57. Por que os grupos de notícias ou newsgroups foram considerados inovações para o ensino, utilizando a internet?

Pois através deste grupo há uma troca de informações e dúvidas como em uma sala de aula ou um grupo físico de estudos.

 

58. Qual a principal função do chat?

Bate papo com pessoal em lugares distantes ou, interagir com pessoas de toda parte do planeta de forma instantânea

 

59. O que é um grupo de interesse?

São grupos montados para a discussão e estudo de um determinado assunto, seja ele em qualquer área de conhecimento.

 

60. Quais as vantagens oferecidas pelo comércio eletrônico?

A “carta” ou qualquer outro arquivo (fotos, relatórios e etc) chegam com maior rapidez até mesmo questão de segundos.

 

61. O que se entende por FTP – File Transfer Protocol?

Protocolo de transferência usado pela internet. Por meio de uma pasta  ou diretório que pode ser acessado por senha, em um provedor de acesso, podemos transferir arquivos para outros computadores ou trazer para o nosso computador arquivos gravados em outros computadores.

 

62. O que é estações diskless?

Para preservar a estrutura da rede, protegendo-a da contaminação pelo uso de programas indesejáveis, podem ser instalados computadores sem disco rígido – (HD), usando o servidor de rede para armazenar programas e dados.

 

63. Por que é importante selecionar previamente, o conteúdo disponível na mídia para aplicá-lo no ensino?

Por serem produções de conteúdo livre é muito importante selecionar os materiais de interesse escolar antes de disponibilizá-los para o uso como material de apoio para evitar que conteúdos inadequados sejam inseridos no ensino/aprendizagem causando maiores consequências.


64. Qual o significado dos termos usados a seguir: Mídia informativa e Mídia como construtora de conhecimento.
A Mídia Informativa busca direcionar a informação do conhecimento em mão única e que não dá ao receptor a possibilidade de questionamento e até apagando outros conhecimentos; a Mídia como construtora de conhecimento é a que constrói num processo mais sólido e eficaz o conhecimento a partir de uma discussão, na busca de soluções a partir da divergência e na solução do contraditório.

65. Por que o educador deve ser responsável por identificar a fase certa da inserção do computador em um determinado grupo?

O educador é o profissional com formação didática para avaliar o conteúdo dos materiais disponibilizados na mídia, para a sua utilização na atividade acadêmica, selecionando os conteúdos de acordo com o grau de desenvolvimento de cada grupo de estudantes.

 

66. Como a tecnologia da informação participa na condução das funções básicas da organização?

O desenvolvimento da informática tem contribuído de forma determinante para o desempenho das funções básicas da organização, principalmente com o desenvolvimento de software específicos para a área financeira, comercial, administrativa, tecnológica e para a área da produção de bens e serviços.

 

67. Como a tecnologia da informação contribui no nível estratégico das organizações?

A informação é o principal ingrediente para a elaboração das estratégias organizacionais, possibilitando a produção de indicadores que dão consistência às conclusões que devem orientar a tomada de decisões e o planejamentos das ações.

Outra Resposta - A conquista do cliente, atualmente, passa pela possibilidade da produção de bens de consumo e serviços que atendem às suas expectativas, como um padrão de qualidade que elimine a possibilidade de transtornos na obtenção dos benefícios esperados. A informática contribui para o controle de qualidade de produção de forma a reduzir ao máximo a possibilidade de um produto chegar ao cliente sem que esteja seguro para atender as suas necessidades, sem contratempos.


68. Como a tecnologia da informação vem transformando as relações comerciais entre produtor e consumidor?

Anteriormente ao atual estágio do desenvolvimento tecnológico da informação, as empresas competiam com concorrentes na sua praça. Hoje a concorrência tornou-se global, com a possibilidade do consumidor estabelecer contato com fornecedores no espaço virtual, independente da sua posição geográfica, e usufruir de uma oferta infinitamente maior de possibilidades.

Outra resposta - A conquista e manutenção de um cliente passa pela garantia da qualidade do produto ou serviço que o mesmo esta adquirindo. Este padrão de qualidade é determinado por ele no momento da aquisição,  e a aceitação deste padrão exigido da-se no momento do contrato de venda. A informática, quando corretamente aplicada, é uma forma de facilitar a garantia do atendimento deste padrão contratado, evitando o envio de produto que não atenda as expectativas do cliente. Todo este processo deve ser desenvolvido por profissionais juntamente com os usuários do processo para garantir um completo atendimento às necessidades.


69. Por que é importante a participação de um profissional na avaliação das necessidades de informatização da organização?

Dependendo da atividade fim da organização a informática pode ficar muito distante das prioridades para a construção e manutenção do seu capital intelectual, necessário para a manutenção e desenvolvimento do negocio. Nestes casos, pode ser mais interessante a contratação de um suporte externo para fornecer as soluções na área da tecnologia da informação, por ser mais econômico contratar serviços do que arcar com o custo de uma infraestrutura própria.

 

70. Expliquei o que significa a globalização do conhecimento?

Simplesmente que hoje o conhecimento não é mais local, por exemplo, no Brasil e possível conhecermos toda a tradição e costumes do Japão simplesmente através da rede de internet, ou seja, hoje o conhecimento tem se tornado cada vez mais global, é possível ter noticias de uma guerra mesmo a milhares de quilômetros de distancia.


71. Como podemos justificar o uso da informatização no mundo do trabalho e na educação e quais são os benefícios e os malefícios de seu uso no ambiente corporativo?

O informatização assim como as mais diversificadas tecnologias surgem para criar novas formas de ensinar, vender, comprar, dividir compartilhar, etc.  Através destas tecnologias quebra-se os obstáculos de tempo e espaço e se usado adequadamente estes recursos não há malefícios, uma vez que trazem apenas maior conforto, rapidez e a possibilidade de contato com pessoas em outros lugares distantes de nós


72. Disserte com suas palavras como a internet pode ser usada positiva ou negativa na sociedade.
A internet pode ser usada positivamente na sociedade quando ela promove a inclusão digital para todos, o conhecimento, as noticias em tempo real, a utilização para bcos, comercio,falar e ver pessoas distantes e muito mais.Negativa quando é utilizada para a exclusão digital, propagação da violência, mentira, pedofelia, racismo e outros.

 

73. DESCREVA SOBRE OS SISTEMAS QUE ATINGEM A COMUNIDADE DE FORMA IRRSTRITO.EXEMPLIFIQUE

Os sistemas que atingem a comunidade de forma irrestrita podem ser de sistemas de redes, programs, arquivos. EX Estações de rádios, TV aberta, transmissão de TV a cabo, telefone/modem(surge a internet), redes digitais, computadores.

 

74. Como podemos aprender com a interação simétrica? Explique.
Interação simétrica é a igualdade, trabalhar juntos, professor e aluno trabalhando juntos tendo a igualdade  e o diálogo.       

O conhecimento não é privilégio de uma pessoa ou de um grupo em detrimento de outros grupos, todo conjunto pode desenvolver conhecimento e este conhecimento não pode ser privilegiado, absoluto ou verdadeiro e que outros conhecimentos são tenha valor; A relação simétrica no processo do conhecimento é um processo que reconhece todas as áreas do conhecimento como importantes e como parte de uma contribuição do saber como um todo. Vemos novos paradigmas sendo criados a todo o momento, mas também o resgate do conhecimento antigo e empírico em estudo para a comprovação da experiência da vida. Os conhecimentos devem se completar para o surgimento de um conhecimento maior. É o processo de respeito entre as partes. É o processo de simetria, entender que mesmo no papel de educador, pode-se aprender com o educando.

 

75. Discuta a respeito do uso das tecnologias na educação desde o rádio, televisão e computadores e suas implicações na prática pedagógica. Descreva duas atividades utilizando uma dessas tecnologias.
O rádio é uma excelente tecnologia para ser usada e ouvida na sala de aula pois estimula a imaginação e criatividade, caracteristica muito solicitadas e almejadas nos dias atuais.  A televisão é uma fonte de informação para muitos alunos e quando usada de forma adequada em sala de aula auxilia na construção do conhecimento e os alunos adoram.  O computador com seus ambientes multimídia auxilia na formação das inteligências multiplas por ser multi-sensorial.

1a. Atividade - Utilizar o rádio para ouvir um conto infantil e depois o aluno terá que desenhar a história de acordo com sua imaginação.                                                                                                                              

2a. atividade - A tv pode ser usada para assistir um filme polemico e depois ser debatido com os alunos as questões pertinentes ao assunto.

   

76. O que pose se dizer, sobre o ensino virtual e o ensino presencial? De exemplos
O ensino virtual é aquele que o aluno pode acessar  através da internet, DVD, e outro da tecnologia da informação em lugar e hora que ele puder. Ex. As Universidades com EAD, onde estudamos a hora e local que podemos. O ensino presencial é aquele praticado em local, dia e hora pré-determinado para ser colocados as aulas. Ex O ensino nas escolas publicas.                               


outra resposta 
O ensino presencial obriga a um contato físico direto entre educador e educando em um local e hora pré-estabelecidos como uma sala de aula do ensino fundamental do Estado. A partir desse encontro ocorre o processo de ensino/ aprendizagem , o professor é o mediador num processo partilhado de construção do conhecimento, organizando o conteúdo, as estratégias de ensino e ambiente favorável. 

No Ensino Virtual, o contato entre professor e aluno ocorre de  modo indireto, através dos meios tecnológicos. A organização didática e pedagógica terá de ser planejada de modo que os alunos assumam a construção autônoma do seu processo de aprendizagem sem a presença física do professor.

outra resposta O ensino virtual apresenta-se como algo flexível e adequado ao ambiente onde o conhecimento é a principal meta da instituição; o ensino virtual permite o acesso das pessoas que já se encontram no mercado de trabalho para seu desenvolvimento profissional, independente da questão profissional, também podem ajustar seus tempos disponíveis num ambiente volátil. O ensino presencial exige a dedicação de um grande tempo e deslocamento do aluno, o que impede muitas vezes de desenvolver um trabalho profissional simultâneo.

  

77. O ensino tradicional e o ensino virtual partem do mesmo principio, o uso do conhecimento pelos meios de comunicação disponíveis. O que os diferencia?

O que diferencia é que o ensino tradicional obriga um contato direto entre professor e aluno, de um local e hora pré-estabelecido, o professor é o mediador num processo compartilhado de construção do conhecimento. No virtual, o contato entre professor e aluno ocorre de modo indireto, através dos meios tecnológicos e não tem local e horário pré estabelecido, o aluno  assume a construção autônoma do seu processo de aprendizagem.                                                                                                                     

O ensino virtual pode abranger um número maior de pessoas das mais diversas regiões e localidades do país, lugares que nem sempre disponibiliza espaços físicos ideais para aulas (escolas) ou até mesmo pela possibilidade de mobilidade do aluno.

 

78. Gonzaga Jr.(2008) declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado distancias. Disserte sobre o encurtamento da distancia lingüística.   As distâncias lingüísticas, com o advento da internet, vem sendo diminuída de forma drásticas. A partir do momento que as distâncias geográficas foram praticamente eliminadas e os atores encontram-se frente a frente, em contato, só restando comunicarem-se, os provedores da internet disponibilizam tradutores de texto como ferramenta indispensável neste processo de comunicação. não se fazendo necessário conhecer o outro idioma.                                                                    

Outra Resposta -A tecnologia da informação também diminui as distâncias linguísticas, pois os contatos e amizades por meio da internet é viável ao mundo inteiro graças também aos tradutores de textos, não se fazendo necessário conhecer o outro idioma.

79. Gonzaga Júnior (2008) declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte, com suas próprias palavras, sobre o encurtamento financeiro da distância.  Inicialmente, as tecnologias eram privilégio de empresas ou das classes mais favorecidas, que tinham mais facilidades de acesso e hoje, com a lei da procura e da oferta e a alta produção de materiais tecnológicos temos exemplos de tecnologias a um custo baixíssimo ou até presenteado pela aquisição de serviço como no caso da telefonia móvel. Todo este desenvolvimento tanto de hardware quanto de software, popularizou o acesso da sociedade à tecnologia da informação. A maior facilidade do uso dos serviços em rede facilita o acesso aos serviços de e-commerce, home bank, serviços públicos entre outros, tornando visível o encurtamento desta distância.                          

Outra Resposta Hoje em dia com o desenvolvimento tecnologico e as tics, os espaços e as distâncias vêm se tornando cada vez mais reduzido. Exemplo disso é a possibilidade de se fazer um curso superior sem sair de casa é o caso das ead(s) que vem favorecendo o acesso a formação educacional de qualidade possibilitando aos estudantes esse conforto e acessibilidade. As TIC(s) favorecem não só a educação mas ao meio social, cultural, a economia, financeiro através dos correios eletronicos (emails), transações bancárias, serviços de informação e outros.                                                                                                                                                                                                                               A tecnologia tem usado seus avanços para diminuir as mais diversas distancias para a vida em sociedade, a distancia fisica, geografica, espacial, proporcionando as pessoas estarem onde desejam por meio da comunicação verbal e visual em tempo real.

Outra resposta - Através do uso de tecnologias os espaços fisicos e temporais acabam por

- serem encurtados, dando maior mobilidade para que as pessoas se comuniquem

- ou aprendam através destas tecnologias, claro que devemos ter em mente que

- ainda há muito o que conquistar em prol da cidadania tecnologica uma vez que

- muitas pessoas ainda não dispõem destes recursos.

outra respostaO telegrafo foi o primeiro passo para o encurtamento, seguido pela telefonia, o satélite que trouxe a imagem. Hoje, as distancias estão se tornando cada vez menor graças ao desenvolvimento da TIC´s. Hoje, podemos estudar à distância, conhecer centenas de pontos turísticos de forma mais realista do que um postal, passear por corredores de museus do mundo, e tudo isto no instante de um clique. Esta distancia também foi reduzida nos serviços diretos como banco, laudos médicos, serviço de informações entre outros. 

80. Gonzaga Jr(2008) declara que uma das distancias de serem superadas é a cultura. Disserte o porque dessa dificuldade.

A cultura encontra um terrível obstáculo que é a resistência à mudança, que muitas vezes é fortemente fundamentada em dogmas, preconceitos e diversas formas de descriminação social, que impedem as pessoas de exercerem a liberdade para o seu próprio desenvolvimento.                                                                                                              

Outra Resposta  As distâncias culturais são diminuídas com a facilidade de acesso à internet facilitando por intercambio a troca de conhecimentos. A comunicação em tempo real faz com que a informação passa a ser mais confiável por ser instantânea como nos casos de guerra

 

81. Nunes-(Gonzaga Junior-2008) declara que em um processo de informatização muitas escolas podem sentir-se frustadas se seu plano de implementação não for bem definido. Disserte  os fatores que podem levar os gestores à frustação em  um processo de informtaização de sua escola.
Os fatores que levam a frustração começa pela  insatisfação com as empresas consultoras e fornecedores de serviços até a insuficiência de recursos para à conclusão de projetos, passando pela inadequação da capacitação dos educadores ou, ainda incompatibilidade entre as possibilidades oferecidas pela tecnologia e a proposta da escola .

 

82. Conforme Gonzaga Junior, há uma maneira de promover paz entre os povos.Que maneira é essa e como pode ser alcançada? 

A formação é a única maneira de se promover a paz entre os povos, a partir do conhecimento do outro e pelo outro, promovendo a igualdade entre os indivíduos e os grupos, inventando laços sociais que minimizem a violência e para que isso aconteça, é necessário um projeto que envolva formas, de instruir e educar, nunca deixando de partilhar o saber e a informação.

 

83. GONZAGA JUNIOR 2008.. DISSERTE QUAL O PAPEL DO ALUNO NA ERA DA COMUNICAÇÃO
Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.

 

84. GONZAGA JR (2008) DECLARA QUE NUM MERCADO COMPETITIVO, O CONHECIMENTO PASSOU A SER UM DIFERENCIAL. DIANTE DISSO, DISSERTE COM SUAS PALAVRAS SOBRE A EDUCAÇÃO CORPORATIVA,APRESENTANDO O FOCO DOS SEUS CURRICULOS.
A gestão corporativa prepara as pessoas para o gerencamento da informação e do conhecimento nas organizações.  É direcionada para treinar toda a cadeia da organização envolvendo parceiros comerciais, clientes, fornecedores, terceiros e outros.  Ela busca formar curriculos fundamentados na cidadania corporativa no seu contexto e competencias básicas, buscando encorajar seus lideres com aprendizagem e foco global obtendo vantagens e liderança sob outras organizações.


outra resposta - Preparar as pessoas para gerenciar a informação e o conhecimento é a função da Gestão Corporativa. O direcionamento do treinamento é para todos que fazem parte da cadeia de produção da corporação, internos e externos. A busca é de um curriculum fundamentado na cidadania corporativa em seu contexto e encorajando líderes para o foco global vislumbrando vantagens e liderança sob a concorrência.

85. Gonzaga Junior (2008) Na era da comunicação os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem, disserte sobre esta mudança usando suas palavras.

De acordo com Gonzaga Jr, a maior parte da população não é atingida pelos sistemas aberto de aprendizagem, pois estes serviços estão monopolizados, dificultando o acesso das camadas mais pobres. Sendo assim, os educadores podem e devem trabalhar na disseminação desses recursos tecnológicos por meio de materiais pedagógicos variados proporcionados pelos meios de comunicação, o que faz com que o aprendizado se torne mais atrativo ao aprendiz.

Na era da comunicação os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem. Disserte sobre essa mudança usando suas palavras:
Os educadores devem buscar o aproveitamento máximo que a tecnologia lhe proporciona, participando da produção e desenvolvimento dos meios e não ficando parado no tempo, já que os alunos estão vivendo a era da informática.

Na era da comunicação, métodos pedagógicos centralizados não mais encontram espaço entre os educandos. Diante disso, os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem ao sistema aberto de aprendizagem. Disserte sobre essa mudança, usando suas próprias palavras:
O professor de hoje tem que estar apto a usar os recursos tecnológicos para melhorar o seu método de ensino, no qual permita e promova a participação ativa do aluno na troca de saberes, facilitados pelos novos canais de comunicação que possibilitam um grande tráfego de informações.
O aluno já possui um fluxo grande de informações e cabe ao professor cuidar para que esta informação venha a contribuir para uma formação técnica e moral do estudante

86. Gonzaga Jr. apresenta as ferramentas tecnológicas que podem ser usadas em sala de aula. Entre elas, ele aponta os diferentes CD-ROMs  de conteúdo educacional e cultural e os sites educativos. Disserte com suas palavras sobre as vantagens e desvantagens de usar os sites educativos em sala de aula.  (ou), Vc sendo um gestor de uma escolha escolheria CD-ROM ou internet? Explique sua decisão apontando vantagens e descantagens.  _ falar sobre distância geográfica  _ universidade corporativa  _ novo papel do professor frente as novas formas de comunicação

Como gestora eu escolheria o acesso a internet, pois teria uma acessibilidade e acervo maior do conteudo educativo. Com os Cds eu teria apenas o material disponibilizado e restrito, é claro que a internet oferece custoscomo a manutenção, antivirus, etc.. mas justifica pela diversidade e disponibilidade ilimitável do material desejavel. e o que é verdade hoje pode se tornar ultrapassado amanhã.

As distancias já não são mais pretesto para a disponibilidade de tempo para o ensinar/aprender, temos como exemplo as videos conferencias, onde um palestrante pode passar a mesma informação em tempo real (audio e visual) a pessoal que se encontram numa localização georáfica totalmente distintas.Temos tambem o exmplo das universidades que disponibilzam serviços de consultas aos alunos.


87. Titulos educativos em CD-Rom e sites educativos  são ferramentas de apoio as atividades didáticas Gonzaga JR(2008) quais são as vantangens e desvantagns de se usar CD_Rom e de sites educativos
CD-Rom as vantagens são: é mais rápido na exibição de vídeos e animações, contém grande quantidade de informações prontamente acessíveis, gera receita com mais facilidade para cobrir os próprios custos. As desvantagens são: é menos ágil para correções e atualizações, o alcance é limitado pela distribuição física.Sites Vantagens: tem alcance mundial, sem custos de distribuição física a desvantagem é que baixar pela internet plug-ins ou programas auxiliares. 

 

88. Para Geus(apud Gonzaga Jr.2008) a aprendizagem eficaz leva ao sucesso de uma organização. Disserte com suas próprias palavras, quais os efeitos da aquisição de novas habilidades no ambiente coorporativo. (ou), Aire Geus-Declara que o sucesso de uma organização está relacionado com a eficácia do seu aprendizado sobre as consequências do encorajamento à aprendizagem em uma empresa.
Os efeitos nas novas habilidades no ambiente coorporativo é que aprender mais rápido que os concorrentes pode ser a única vantagem competitiva sustentável. Quando encorajamos a aprendizagem as pessoas se tornam mais hábeis. Tem que ter eficiência e eficácia.

 

89. Como podemos justificar o uso da informatização no mundo do trabalho e na educação, quais são os benefícios e osmalefícios de seu uso no ambiente corporativo?
Os novos meios de comunicação significa  para os educadores, é em parte um canal para tranmissão de conteúdo . Novas mídias como a Internet significa que se pode facilmente chegar a mais ampla, diversificada audiências. Tão importante , entretanto, é um recipiente de  representação que permite novos tipos de mensagens( por ex: uma imagen vale mais do que mil  palavras). Desde que o processo de pensamento é baseado em representações, como liguagem e imagem,o processo de aprendizagem é fortemente moldado pelos tipos de mesagem e intruçoes que podem trocar com os alunos.Emergentes recipientes de representação, tais como multimidia, permitem um amplo repertório masi potente  de estratégias pedágógicas


Outra resposta - O informatização assim como as mais diversificadas tecnologias surgem para criar novas formar de ensinar, vender, comprar, dividir compartilhar e etc, pois através destas tecnologias quebra os obstáculos de tempo e espaço o que usando adequadamente estes recursos não há malefícios, uma vez que trazem apenas maior conforto, rapidez e a possibilidade de contato com pessoas em outros lugares distantes de nós

 

91. Quais os impactos do uso da internet para a construção do conhecimento e a divulgação das informações? Existerealmente uma globalização?
A troca de informações para a construção do conhecimento é uma necessidade básica das organizações de ensino. Antes da propagação da internet este intercambio tinha que superar distanciaas geográficas, envolvendo maiores custos e tempo. A educação é uma das áreas de atividades mais beneficiadas pelo desenvolvimento da rede mundial.

A internet é uma ferramenta que permite ampliar a construção do onhecimento, pois é um simbolo da conectividade e agilidade. As informações atualizadas é um ambiente favoravél ao educador e ao educando. A internet mudou o modo de vida das pessoas, trocou-se a TV pelo computador.  Os adolecentes e as crianças são frutos desta mudança, a escola deve se adequar e atualizar para trabalhar com a internet em sala de aula.                                   
Quanto a globalização, sem duvidas ela existe no campo do conhecimento e das informações para quem está conectado. Todavia, existe ainda a exclusão digital ou o analfabestimo digital, a internet ainda não é de acesso a todos. A escola pode e deve realizar este papel social e pedagogico sendo uma via de acesso para a globalização. 

Com o surgimento da internet houve uma ampliação enorme do acesso e divulgação de informações. Através delas todos podem produzir e disponibilizar informações, ou seja, o sujeito coloca-se ao mesmo tempo como produtor e consumidor de informações. Então são novas as necessidades em relação educação, pois o maior valor é o conhecimento, sendo assim a escola deve ser repensada, valorizando inteligência como feita de múltiplas competências, o professor deve assumir uma postura de mediador no acesso ao conhecimento e o aluno deve ser visto como agente ativo do processo. Pois assim se formam cidadãos mais atuante, consciente e produtivos. Sim existe uma globalização, porque houve um rompimento das barreiras do tempo e espaço, por exemplo, nas formas de comunicação, onde é possível a interação entre pessoas de diferentes países

 

outra resposta Com o surgimento da internet houve uma ampliação enorme do acesso e divulgação de informações. Através dela todos podem produzir e disponibilizar informações, ou seja, o sujeito coloca-se ao mesmo tempo como produtor e consumidor de informações. Então são novas as necessidades em relação a educação, pois o maior valor é o conhecimento, sendo assim a escola deve ser repensada, valorizando inteligência como feita de múltiplas competências, o professor deve assumir uma postura de mediador no acesso ao conhecimento e o aluno deve ser visto como agente ativo do processo. Pois assim se formam cidadãos mais atuante, consciente e produtivos. Existe uma globalização, porque houve um rompimento das barreiras do tempo e espaço, por exemplo, nas formas de comunicação, onde é possível a interação entre pessoas de diferentes países

 

93. Segundo Porto(2006) Novas formas de pensar, de agir e de comunicar-se são introduzidas como hábitos corriqueiros.Nunca tivemos tantas alterações no cotidiano, mediadas por múltiplas e sofisticadas tecnologias. Defina as tecnologias instrumentais, intelectuais e educacionais virtual,quais as resistências e como ocorrem?
As tecnologias em geral ampliam o conhecimento e  o fazer humano. Segundo a apostila as tecnologias podem ser classificadas em três tipos: as tecnologias instrumentais que são ferramentas, objetos que facilitam a nossa vida como o microondas, aspirador de pó, computador, entre outros;  as tecnologias intelectuais ex.: atividades mental, como escrever possibilita demonstrar o pensament;  as tecnologias educacionais auxiliam o professor ensinar melhor o aluno e o aluno a aprender mais, ex.: os softwar educacionais.

 

94. O que pose se dizer, sobre o ensino virtual e o ensino presencial? De exemplos

O ensino virtual é aquele que o aluno pode acessar  através da internet, DVD, e outro da tecnologia da informação no lugar e hora que ele puder. Ex. As Universidades com EAD, onde estudamos a hora e local que podemos. O ensino presencial é aquele que tem local, dia e hora para ser colocado as aulas.Ex O ensino nas escolas publicas.

outra resposta
O ensino presencial obriga a um contato entre educador e educando em um local estabelecido e hora como ex uma sala de aula do ensino fundamental do estado. A partir desse encontro ocorre o processo de ensino aprendizagem , o professor é o mediador num processo partilhado de construção do conhecimento, organizando o conteúdo, as estratégias de ensino e ambiente favorável. O Ensino Virtual, o contato entre professor e aluno ocorre de  modo indireto, através dos meios tecnológicos. A organização didatica e pedagógica terá de ser planejada de modo que os alunos assumam a construção autônoma do seu processo de aprendizagem sem a presença física do professor.

outra resposta
O ensino virtual apresenta-se como algo flexível e adequado ao ambiente onde o conhecimento é a principal meta da instituição; o ensino virtual permite o acesso das pessoas que já se encontram no mercado de trabalho para seu desenvolvimento profissional, independente da questão profissional, também podem ajustar seus tempos disponíveis num ambiente volátil. O ensino presencial exige a dedicação de um grande tempo e deslocamento do aluno, o que impede muitas vezes de desenvolver um trabalho profissional simultâneo.

 

95. Considerando a necessidade de transformação nas instituições de uma pedagogia "lenta e pesada" para uma "rápida eleve", qual o papel das novas tecnologias?
Com as novas tecnologias cria se um novo estilo de pedagogia baseado na participação, cooperação e multiplicidade de conexões entre os atores envolvidos no processo de construção do conhecimento e da própria comunicação.

A atividade do docente terá como centro o acompanhamento e o gerenciamento dos aprendizados, incitação ao intercâmbio dos saberes, mediação relacional e simbólica, pilotagem personalizada  dos percursos de aprendizado.

Sua competência deve deslocar-se para o  lado do incentivo para aprender e pensar. Ele deixa de ser um fornecedor direto do conhecimento, executada doravante com uma eficácia maior por outros meios.

  

96. O ensino tradicional e o ensino virtual partem do mesmo principio, o uso do conhecimento pelos meios de comunicação disponíveis. O que os diferencia?

O que diferencia é que o ensino tradicional obriga um contato direto entre professor e aluno, de um local e hora estabelecido, o professor é o mediador num processo compartilhado de construção do conhecimento,. No virtual, o contato entre professor e aluno ocorre de modo indireto, através dos meios tecnológicos não tem local e horário pré estabelecido, o aluno  assume a construção autônoma do seu processo de aprendizagem.                                      

O ensino virtual pode abranger um número maior de pessoas das mais diversas regiões e localidades do país, lugares que nem sempre tem disponibilizadas espaços físicos ideais para aulas (escolas) ou até mesmo pela possibilidade de mobilidade do aluno.

  

97. Conforme Gonzaga Junior, há uma maneira de promover paz entre os povos.Que maneira é essa e como pode ser alcançada? 

A formação é a única maneira de se promover a paz entre os povos, a partir do conhecimento do outro e pelo outro, promovendo a igualdade entre os indivíduos e os grupos, inventando laços sociais que menimizem a violência e para que isso aconteça, é necessário um projeto que envolva formas, instruir e educar, nunca deixando de partilhar o saber e a informação.

  

98. Gonzaga Junior (2008) declara que o desenvolvimento tecnologigo tem encurtado algumas distancias.  Disserte, com suas proprias palavras, sobre o encurtamento da distancia geografica. 

Hoje em dia com desenvolvimento tecnologico e as tics, os espaços e as distancias vem se tornando cada vez mais reduzido. Quem poderia imaginar que um dia alguem pudesse fazer um curso superior sem sair de casa é o caso das ead(s) que vem favorecendo o acesso a formação educacional de qualidade possibilitando aos estudantes esse conforto e acessibilidade. As TIC(s) favorecem não só a educação mas ao meio social, cultural, a economia, financeiro através dos correios eletronicos (emails), transações bancárias, serviços de informação e outros.                

A tecnologia tem usado seus avanços para diminuir as mais diversas distancias para a vida em sociedade, a distancia fisica, geografica, espacial, proporcionando as pessoas estarem onde desejam por meio da comunicação verbal e visual em tempo real.

outra resposta

O telegrafo foi o primeiro passo para o encurtamento, seguido pela telefonia, o satélite que trouxe a imagem. Hoje, as distancias estão se tornando cada vez menor graças ao desenvolvimento da TIC´s. Hoje, podemos estudar à distância, conhecer centenas de pontos turísticos de forma mais realista do que um postal, passear por corredores de museus do mundo, e tudo isto no instante de um clique. Esta distancia também foi reduzida nos serviços diretos como banco, laudos médicos, serviço de informações entre outros.

 

99. Discorra sobre o pensamento de Pierre Levy de que espaço cibernético emerge a inteligência coletiva e "que toda leitura é uma escrita em potencial".

A inteligencia coletiva é a troca do conhecimento coletivo, varias pessoas pensando e formando cada vez mais a aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos.


100. Por que as organizações começaram a investir em informação como fonte

A informação e o principal ingrediente para o sucesso em nossa era, por isso para que as empresas alcancem o 1º lugar no mercado competitivo, eles precisam estar sempre a frente dos seus concorrentes e isto só é possível com informação e tecnologia                                                                

outra resposta - A facilidade de troca de informação entre as diversas áreas sociais e a possibilidade de acesso à informações no ambiente competitivo levaram as empresas a investir na formação e informação para poderem estar a frente de seus concorrentes, desenvolver produtos com base num mercado consumid

 

101. Para  que a escola passe a se adequar à era da informação, ela precisa ser informatizada. Gonzaga Junior (2008) declara que esse processo de informatização envolve não só aspectos pedagógicos, mas aspectos técnicos também. Disserte, com suas palavras, sobre alguns aspectos técnicos a que os gestores de uma escola precisam estar atentos.

È função dos gestores informatizar a instituição escolar pois demanda gastos, planejamento, extrutura interna e externa. Eles tem que atentar ao fato de começar um projeto e conclui-lo. Desde o planejamento, orçamento, capacitação do pessoal e equipe da instituição, compra de material e equipamento , manutenção, necessidade e utilidade real da implanação e tambem sua dimensão para a escola em que será implantada e se será produtiva para a tal. Na atividade de ensino a tecnologia da informatização deve ser uma atividade claramente complementar, apesar de integrada na áreas administrativas e aos métodos de ensino. Estar atento a conexões especiais para um maior acesso simultaneo pela quantidade de aluno. Laboratórios de informática com uma biblioteca atualizada de CD-ROMS,  segurança com instalações elétricas, supervisão técnica, programas anti-virus, ambientes e lugares próprios para o aluno interagir em conjunto com um ou mais aluno no computador

outra resposta - Cabe ao gestor escolar entendimento de que a informatização de uma escola demandam gastos, planejamento e alterações nas estruturas internas e até externas. È necessário estar atento ao inicio do projeto e a conclusão do mesmo. Isto envolve desde o planejamento do dimensionamento conforme o local e uso, a disponibilidade e capacidade física do local, orçamentos, pessoal capacitado e treinamento de equipe para a manutenção, compra de materiais e equipamentos e a disponibilidade de conexão. Também cabe um planejamento dos métodos de ensino, a disponibilidade e aplicabilidade dos CD-ROMs . As seguranças das instalações físicas e virtuais também devem estar no projeto.

 

102. Gonzaga Junior (2008) declara que, em um mercado competitivo, o conhecimento passou a ser um diferencial. Diante disso, disserte com suas palavras, sobre a educação corporativa, apresentando o foco dos seus currículos.

A gestão corporativa prepara as pessoas para o gerenciamento da informação e do conhecimento nas organizações. É direcionada para treinar toda a cadeia da organização envolvendo parceiros comerciais, clientes, fornecedores, terceiros e outros. Ela busca formar curriculos fundamentados na cidadania corporativa no seu contexto e competencias básicas, buscando encorajar seus lideres com aprendizado e foco global obtendo vantagens e liderança sob outras organizações

 

Outra resposta - Preparar as pessoas para gerenciar a informação e o conhecimento é a função da Gestão Corporativa. O direcionamento do treinamento é para todos que fazem parte da cadeia de produção da corporação, internos e externos. A busca é de um curriculum fundamentado na cidadania corporativa em seu contexto e encorajando líderes para o foco global vislumbrando vantagens e liderança sob a concorrência.

 

103. Foley e Pastore (apud GONZAGA JUNIOR, 2008) declaram que a internet é um dos novos meios de comunicação que podem ser usados de forma positiva ou negativa no funcionamento da sociedade. Disserte, com suas palavras, como a internet pode ser usada positiva e negativamente na sociedade

Positiva-no sentido de busca do conhecimento por parte do usuario, q pode ser usado em várias pesquisas, na escola, encontrar e nos comunicar com pessoas em qq lugar do mundo, consultar receitas, bibliotecas, e muitos outros. Negativa-é a que ao mesmo tempo que de uma certa forma ela diminui  distâncias também é capaz de aumentá-las, a distância entre países  desenvolvidos e países carentes tem se tornado cada vez maior e mais  chocante, a grande diferença econômica entre os países é a grande responsável por essa diferença

  

105. O que é exclusão digital?

Exclusão digital, infoexclusão ou Apartheid digital, são alguns dos termos utilizados para denominar toda e qualquer falta de acesso as tecnologias da informação e comunicação o que também resulta na falta de oportunidades. Segundo Pierry levy, toda nova tecnologia cria seus excluídos, exemplos: Escrita = Analfabetos; Telefone = sem telefone. Além de mencionarmos que na atualidade o mercado de trabalho procura por um novo tipo de trabalhador, que deve ser alguém com capacidade de aprendizagem constante, que se adapte a mudanças com facilidade, que saiba trabalhar em grupo e que domine a linguagem das novas tecnologias de comunicação e informação. Dessa forma, o profissional hoje requerido deve ser alfabetizado não apenas nas letras, mas também do ponto de vista digital

 

106. Qual a nova forma de aprender com a universalidade do conhecimento?

A nova forma de saber exclui a idéia de que apenas o “mestre” possui conhecimentos, por exemplo, um aluno com determinando conhecimento pode acrescentar a uma determinada área da educação seus conhecimentos, por exemplo: No estudo de uma área de informática onde o professora (o) fala sobre um software da Microsoft, e na sala existe um estagiário desta empresa, ele obviamente poderá acrescentar um conhecimento diferente porém muito rico

 

108. Explique o desenvolvimento da sociedade da informação

A sociedade da informação tem novas e mais oportunidade, pois através dos recursos tecnológicos ela quebra todas as barreiras encontradas anteriormente, como tempo, espaço e etc., com exceções de camadas menos favorecida principalmente economicamente que encontram dificuldades de acesso a essa informação

 

109. O que é Formação Profissional da Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)?

Formação profissional da educação, trata-se a da formação de cada professor/educador, trata-se do nível de conhecimento e acesso as tecnologias da informação para agregar recursos ao seu ensino em sala de aula, infelizmente muitos professores não possuem acessos a estes recursos como por exemplo computadores e uso da internet, uma vez que eles são os disseminadores deste conhecimento, fica difícil uma vez que muitos não possuem formação e nem conhecimento destas tecnologias

 

110. O que nos mostram as antigas instituições com relação à existência das redes?

A necessidade de expansão da comunicação, a criação de uma tecnologia que quebrasse com as barreiras de tempo e espaço na conclusão de negócios assim como na forma de levar o conhecimento pelo mundo         

outra resposta                                                                                                                                        

As antigas instituições já apresentavam uma necessidade de informações e comunicação em rede, mas esta se apresentava de forma pesada e lenta; Com a modernização da tecnologia, todo este sistema tornou-se mais rápido e leve, cumprindo eficientemente a missão de integração global

 

111. Qual  a principal característica das organizações bem-sucessidas

As organizações que investem em conhecimento buscam estar preparadas para as mudanças que ocorrem nos ambientes de negócios. Quando os mercados mudam, as tecnologias avançam e os concorrentes se multiplicam e os produtos se tornam absoletos do dia para a noite, as organizações tem que estar preparadas para criar novos conhecimentos disseminando-os amplamente pelas organizações e integrando-os as novas tecnologias de produção

 

112. Qual é o objetivo principal da aprendizagem organizacional?

Desenvolver os conhecimentos e habilidades de seus empregados para que ao aplicá-los em seu cotidiano de trabalho possam alcançar os objetivos. Levar através de estratégias a empresa ao sucesso.                               

Outra resposta                                                                                                                  

Desenvolver habilidades e conhecimento que possibilitem as pessoas para compreender e agir de forma eficaz dentro das organizações e, por meio das relações cooperativas, dar força ao conhecimento, experiência e capacidades. Revitalizar as organizações em direção ao sucesso, ampliando a comunicação e aspirações das pessoas

 

113. Que recursos dispomos para preservar a qualidade do material veiculado na internet, no que diz respeito à integridade dos direitos individuais a corporativos?

O principal recurso é a legislação existente em vigência, aplicável a todos os meios de comunicação ou a  responsabilização do autor do material vinculado, este sim, com mais dificuldade inclusive por parte do provedor de acesso.


Outra resposta - O principal instrumento de controle é a legislação vigente, que se aplica a todos os meios de comunicação. Uma outra forma de controle é a responsabilização pela autoria do material vinculado, que é um desafio para os gestores dos meios de acesso a internet.

 

114.  Quais as vantagens oferecidas pelo comércio eletrônico?

Para o cliente é a possibilidade de pesquisa de mercado sem o dispêndio de tempo e custo para tal, uma relação direta com o fornecedor. Para o fornecedor é a possibilidade de atuar no comercio global, sem ter de dispor de grandes espaços físicos

 

115. Explique a importância da escola como articulador dos primeiros contatos com o computador.

Para que o cidadão tire o melhor proveito do contato com a tecnologia da informação é muito importante que ele seja educado para fazer bom uso das possibilidades disponíveis. Por isto a escola é o melhor lugar para adquirir a formação necessária para que este conhecimento venha a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.

 

116. Expliquei o que significa a globalização do conhecimento?

Simplesmente que hoje o conhecimento não é mais local, por exemplo, no Brasil e possível conhecermos toda a tradição e costumes do Japão simplesmente através da rede de internet, ou seja, hoje o conhecimento tem se tornado cada vez mais global, é possível ter noticias de uma guerra mesmo a milhares de quilômetros de distancia

 

117. Que fator foi fundamental para a chegada da era da informática/informação?

O desenvolvimento tecnológico foi o fator fundamental para o surgimento da atividade de informática, que possibilitou a transmissão de conhecimentos e informações e permitindo a expansão da presença humana.

Qual a nova forma de aprender com a universalidade do conhecimento?

Com a disponibilidade do conhecimento pelos meios de comunicação e com o  advento da era virtual, cada vez mais eficiente e disponível, a concorrência com os antigos mestres detentores do conhecimento, o ambiente de aprendizagem passa a ser construído tanto pelos mestres como pelos alunos.


Outra respostaO desenvolvimento tecnológico, pois através dela as informações quebraram o limite de tempo e espaço.

 

118. Gonzaga Junior (2008) declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte, com suas próprias palavras, sobre duas dessas distâncias

Distancia geogáfica:

O telegrafo foi o primeiro passo para o encurtamento, seguido pela telefonia, o satélite que trouxe a imagem. Hoje, as distancias estão se tornando cada vez menor graças ao desenvolvimento da TIC´s. Hoje, podemos estudar à distância, conhecer centenas de pontos turísticos de forma mais realista do que um postal, passear por corredores de museus do mundo, e tudo isto no instante de um clique. Esta distancia também foi reduzida nos serviços diretos como banco, laudos médicos, serviço de informações entre outros

Distancia financeira:

Inicialmente, as tecnologias eram privilegio de empresas ou das classes mais favorecidas, que tinham mais facilidade de acesso e hoje, com a lei da procura e da oferta e a alta produção de materiais tecnológicos temos exemplos de tecnologias a um custo baixíssimo ou ate presenteado pela aquisição de serviço como no caso da telefonia móvel. Todo este desenvolvimento tanto de hardware quanto de software, popularizou o acesso da tecnologia à sociedade

Distancia Linguisticas:

A tecnologia da informação também diminui as distâncias linguísticas, pois os contatos e amizades com a net é viável ao mundo inteiro graças também aos tradutores de textos, não se fazendo necessário conhecer o outro idioma

  

119. Como a tecnologia da informação contribui no nível estratégico das organizações?

O planejamento estratégico e a tomada de ações em uma empresa é elaborada a partir de diversos indicadores como os financeiros, de qualidade e produção entre outros; estes indicadores para serem estabelecidos dependem de informação e a tecnologia permite a agilidade destas informações.

 

120. Como a tecnologia da informação tem modificado o cenário do marketing?

Hoje, com as tecnologias disponíveis, o consumidor não fica mais preso ao comércio de um local restrito, mas sim aberto à concorrência mundial, um contato virtual com fornecedores diversos independente da localização geográfica. Isto obrigatoriamente muda a visão de concorrência e marketing das empresas.

 

121. Quando a terceirização dos serviços da informação é mais interessante para as organizações?

Todas as vezes em que manter uma estrutura interna para soluções de TI tornam-se inviáveis para uma empresa. Isto vai depender da atividade fim da empresa. O suporte externo pode ser mais viável para a contratação do que manter uma estrutura interna com possível pouco uso.

 

122. As competências exigidas até o fim do século XIX dizia respeito a capacidade técnica, atualmente temos novo elenco de competências, articule o uso das técnicas com essas exigências do mercado.                 

Com as transformações sociais, assim como as transformações nas relações de trabalho, fica claro novas exigências para participação produtiva na sociedade:                                             

- Domínio da leitura e escrita                                                                                                                                            

- Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas                                                                                                   

- Capacidade analisar, interpretar situações                                                                      

- capacidade de compreender e atuar em seu entorno social                                                                                       

- Capacidade p/compreender criticamente os meios de comunicação                                                                               

- cap. de acessar e usar melhor as informações                                                                                                                    

- cap de planejar, trabalhar e decidir em grupo.




 

Prova N1 – L.C – recebida hoje 30/11
Gonzaga Júnior (2008) afirma que a universidade do conhecimento modifica os papéis tradicionais entre professor e aluno. Disserte com suas próprias palavras sobre o papel do aluno na era da comunicação.
Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.

Na era da comunicação, métodos pedagógicos centralizados não mais encontram espaço entre os educandos. Diante disso, os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem ao sistema aberto de aprendizagem. Disserte sobre essa mudança, usando suas próprias palavras:
O professor de hoje tem que estar apto a usar os recursos tecnológicos para melhorar o seu método de ensino, no qual permita e promova a participação ativa do aluno na troca de saberes, facilitados pelos novos canais de comunicação que possibilitam um grande tráfego de informações.
O aluno já possui um fluxo grande de informações e cabe ao professor cuidar para que esta informação venha a contribuir para uma formação técnica e moral do estudante

Foley e Pastore (apud GONZAGA JUNIOR, 2008) declaram que a internet é um dos novos meios de comunicação que podem ser usados de forma positiva ou negativa no funcionamento da sociedade. Disserte, com suas palavras, como a internet pode ser usada positiva e negativamente na sociedade

- Positivo porque além de ser uma fonte de busca por conhecimentos podem se manter contacto entre parentes, amigos, aos serviços bancários, pesquisar preço, fazer compra, fazer trabalhos de escola, acesso rápido a notícias atualizadas, textos e imagens de todo os cantos do mundo, etc.

- Negativo quando usada para fins obscuros como mensagens e notícias falsas; imagens que podem comprometer a vida pessoal de um indivíduo; o uso compulsivo que pode levar à solidão, o uso para fins de atitudes preconceituosas, racismo, pedofilia e outros. Pode ser negativo também no sentido de o aluno fazer o trabalho que o professor pede na base do ctrl  C, ctrl V, sem nem mesmo ler aquilo que está sendo entregue ao seu professor.

 

Gonzaga Jr. apresenta as ferramentas tecnológicas que podem ser usadas em sala de aula. Entre elas, ele aponta os diferentes CD-ROMs  de conteúdo educacional. Disserte com suas palavras as vantagens e desvantagens de usar CD-Rom
CD-Rom as vantagens são: é mais rápido na exibição de vídeos e animações, contém grande quantidade de informações prontamente acessíveis, gera receita com mais facilidade para cobrir os próprios custos. As desvantagens são: é menos ágil para correções e atualizações, o alcance é limitado pela distribuição física






A tecnologia da Informática na Educação

A maioria dos professores teme o uso da informática na sala de aula, muitas vezes por medo do novo, ou simplesmente por ver o computador como algo difícil para trabalhar, ou simplesmente porque os alunos conhecem mais o computador do que os próprios professores. Porém o que se sabe é que o computador não veio para dificultar a vida das pessoas, mas sim para ajudar e facilitar muitas atividades que seriam difíceis de serem realizadas sem a informática, como organização de notas dos alunos em planilha eletrônica, produção e correção de trabalho, educação a distância, acessar sua conta bancária, envio arquivos digitais instantâneo, apuração de urnas eletrônicas, utilização de cartão de crédito entre outros.

Um dos fatores principais para se obter sucesso na utilização da informática na educação é a capacitação dos professores para trabalharem com a nova realidade educacional. Os professores devem estar capacitados para perceberem como devem efetuar a integração da nova tecnologia no seu próprio ensino. "Cabe a cada professor descobrir sua própria forma de utilizá-la conforme o seu interesse educacional, pois, como já que sabemos, não existe uma fórmula universal para a utilização do computador em sala de aula"(Tajra, 2007).

Os alunos podem utilizar o computador para desenvolver projetos com os conteúdos de sala de aula, podendo fazer gráficos, desenhos e pesquisar sobre o assunto trabalhado. "Para tanto, o professor deve dispor de certa flexibilidade no planejamento e pode usar a sua sala de aula ou o laboratório de microcomputadores. Certamente o uso do laboratório deve ser coordenado com os outros professores de modo que não haja conflito de horário" (VALENTE, 1996)

Considerando o que Vygotsky (1989) destaca sobre o nível de desenvolvimento que o sujeito já possui e o nível que está ao alcance de suas possibilidades e sob a condição de que lhe ajudem, o papel do facilitador está em encaminhar e propiciar assistência que permitam ao sujeito atualizar os conteúdos incluídos na Zona do Desenvolvimento Proximal. Podemos considerar aqui o computador atuando como objeto que a criança manipula, tendo o professor como mediador em uma interação rica de idéias e atividades no processo de ensino (VALENTE,1996).

O computador tem provocado uma revolução na educação por causa de sua capacidade de "ensinar". Existem várias possibilidades de implantação de novas técnicas de ensino e contamos, hoje, com o custo financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais exigido tanto por pais quanto por alunos.

A utilização da informática na área da educação é mais complexa do que a utilização de outro recurso didático conhecido até o momento, sendo muito diferente em função da diversidade dos recursos disponíveis. Com ela, é possível se comunicar, pesquisar, criar desenhos, efetuar cálculos, simular fenômenos, e muito outras ações. Nem um outro recurso didático possui tantas funções, além de ser o recurso tecnológico mais utilizado em todas as áreas do mercado de trabalho.

No ambiente computacional que está sendo proposto, o computador assume o papel de ferramenta e não de máquina de ensinar. É a ferramenta que permite ao aluno realizar uma série de tarefas, das mais simples, como produzir uma carta, até as mais complexas, como a resolução de problemas sofisticados em matemática e ciências. Nesse sentido, o computador passa a ter uma função maior do que simplesmente passar informação. Ele é uma ferramenta que o aluno usa para realizar uma tarefa. Nessa situação o aluno descreve as suas idéias para a máquina (na forma de um programa), a máquina executa "essa idéia" e o resultado pode ser analisado. Se o resultado não é o esperado, certamente o aluno será instigado a refletir sobre o seu trabalho. Do mesmo modo, o professor, através do trabalho do aluno, terá mais recursos para entender o que o aluno sabe e o que não sabe sobre um determinado assunto, conhecer o estilo de trabalho do aluno, bem como seus interesses, frustrações. ( VALENTE, 1993)

Segundo Gatti (1993), a introdução dos microcomputadores na sala de aula pode representar uma possibilidade mais eficaz de lidar com alguns tópicos do ensino, e que o enriquecimento constante dessa tecnologia talvez permita ampliar e flexibilizar sua utilização enquanto instrumento de ensino e aprendizagem, podendo ainda o professor fazer modificações importantes e interessantes e alterar o próprio processo de aprendizagem (COX, 2003).

O conhecimento através do computador tem sido denominado por Papert de construcionismo. Ele usou esse termo para mostrar outro nível de construção do conhecimento, a construção do conhecimento que acontece quando o aluno constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um relato de experiência ou um programa de computador (Papert, 1986).


Segundo Gonzaga os sistemas abertos de aprendizagem (transmissão a cabo, rede de computadores, satélites, cassetes, audios e videos..) não atingem a maioria da população, esse serviço monopolizado dificulta o acesso a camada mais pobre, principalmene na questão pedagóica, isso vem tornando-se um obstáculo. Essa questão pode ser revertida por parte dos educadores, buscando atingir a massa estudantil com recursos da tecnologia, apresentando, orientando, disseminando o conhecimento através do contato com materiais pedagógicos variados em que os meios de comunicação oferece, tornando o aprendizado mais atrativo ao olhos de seus alunos.

O IOD (Ìndice de Oportunidade Digital) representa o nível de desenvolvimento e acesso à sociedade da informação, a cobertura e preços da telefonia móvel e preços de acesso à internet; infra-estrutura (mede as redes fixas, móveis e de acesso à internet e o número de residências com computadores e celulares); e utilização (número de assinantes de internet e banda larga.

6 comentários:

  1. Meus Deus essa prova pra mim será a mais difícil de todas até agora! estou até apreensiva!!!

    ResponderExcluir
  2. acabei de fazer a N2 tirei 1.5 beijocas!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Nivaldo,parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. muito bom ,este blog me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado,as respostas das questões são práticas e objetivas.me ajudou e muito.Obrigado!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir