Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

2. Módulo 3 - N2 - Psicologia do Desenvolvimento

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

1. NO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE, UM EVENTO IMPORTANTE ASSOCIADO À ESSA FORMAÇÃO É:
o instinto reflexo.
o complexo de Édipo.
 a libido energética.
 o complexo interno.

2. UMA DAS MANEIRAS INICIAIS DE SE PROCESSAR A APRENDIZAGEM É ATRAVÉS:
dos reflexos.
da imitação.
 da reprodução involuntária.
 do inato.

3. QUE AUTORES ESTAVAM ENVOLVIDOS NA TRINCA?
Piaget, Vygotsky e Wallon.
 Gardner, Piaget e Sternberg.
Vygotsky, Luria e Leontiev.
 Freud, Lacan e Jung
.
4. NA TEORIA PIAGETIANA, O CONCEITO DE EQUILIBRAÇÃO É:
um processo necessário para o equilíbrio motor.
um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.
 uma lei que regula o aparecimento dos estágios.
 um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida.

 

 

N2 da colega Alessandra


PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 

1. PARA PIAGET, O CONHECIMENTO DEPENDE:

 do registro de percepções.

 dos processos reflexos.

 das interações do sujeito com o objeto.

 das possibilidades afetivas.



2. A PESSOA COM TENDÊNCIAS EXAGERADAS COM LIMPEZA MOSTRA FIXAÇÃO E/OU FRUSTRAÇÕES NA FASE CHAMADA POR FREUD DE:

 oral.

 verbal.

 anal.

 fálica.



3. STERNBERG É UM PSICÓLOGO COGNITIVISTA DA INTELIGÊNCIA QUE EM SUA TEORIA MOSTRA:


 a inteligência relacionada com a independência perceptiva.

 a inteligência composta de vários módulos independentes e fixos.

 a relação da inteligência com os mundos interno e externo do indivíduo.

 a relação da inteligência unicamente com o fator biológico.



4. NO DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE, A FASE ORAL É SEGUIDA PELA FASE:

 sádico-oral.

 genital.

 anal.

 fálica.



1. NA TEORIA PIAGETIANA, O CONCEITO DE EQUILIBRAÇÃO É:


 uma lei que regula o aparecimento dos estágios.



 um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida.



2. O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SIGNIFICA MODELOS QUE:


 excluem situações cognitivas.


 simulam situações cognitivas.


 copiam o computador.


 excluem o mental humano.



3. EM RELAÇÃO À CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS, PODE-SE AFIRMAR QUE:


 é uma associação entre construção espontânea e trocas com sujeitos mais experientes.


 a construção de conceitos está vinculada ao amadurecimento de certas características do organismo.


 não é uma atividade espontânea, sendo formada pela troca simbólica entre o detentor dos saberes socialmente relevantes e a criança.


 é uma construção espontânea, sendo formada pela troca simbólica entre o detentor de saberes socialmente relevantes e a criança.


4. A INTELIGÊNCIA ANALÍTICA CONSTITUI:


 uma central cognitiva múltipla.


 a resolução dos problemas.


 as possibilidades de comparação e avaliação das tarefas.


 uma capacidade de produção de soluções para os problemas.

 

 

 

 

1. POR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?
- Por causa do inconsciente pulsional do professor.
- Por causa do conflito de desejos professor/aluno (correta)

- Por causa da insatisfação canalizada.
- Por causa do poder cultural.



2. A PROPOSTA DE PSICOLOGIA ESTUDADA E DEFENDIDA POR VYGOTSKY É FUNDAMENTADA NO ESTUDO:
- das bases biológicas do cérebro.
- do comportamento humano.

 
- da consciência humana (correta)

- do experimento cognitivo.


3. AS DIFERENÇAS ENTRE A PSICOLOGIA COGNITIVA E O BEHAVIORISMO É QUE ESTE:
- destaca o papel do ambiente sobre a mente (correta)

- mostra que a mente é facultativa.
- mostra as capacidades inatas.
- destaca a independência mental.

 

4. NOS ESTÁGIOS PSICOSSOCIAIS DE ERIKSON, A INTEGRIDADE DO EGO SE DÁ NA FASE:
- na fase sensorial.
- da maturidade (correta)

- na fase de latência.
- na fase genital.

 

 N2 da colegaa valquiria

Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 1.5

1. AO DISCUTIR A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA, VYGOTSKY APROPRIA-SE DAS IDÉIAS DE MARX E ENGELS, PELAS QUAIS:

 a consciência e o modo de vida são categorias que se formam de modo independente uma da outra.
 o homem é possuidor de uma essência humana responsável pela formação da consciência.
 a consciência seria determinada pelo modo de vida concreto dos sujeitos. correta 

a consciência determina o modo de vida dos sujeitos.


2. OS OBJETOS CULTURAIS ATUAM COMO ESTÍMULOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E PERMITEM:

 o desenvolvimento das áreas cerebrais. correta

 a alteração dos reflexos.
 o desenvolvimento dos reflexos.
 a interação com os reflexos.


3. COMO OCORRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS?

 O significado é construído na interação social. correta 

O processo de construção de significados está preso em um primeiro plano ao individual e em um segundo plano ao social.
 O significado é construído pelo próprio sujeito.
 O significado é algo predeterminado e independe do sujeito


4. SÃO CONSIDERADOS MECANISMOS DE DEFESA:

 inconsciente, pré-consciente e consciente.
 negação, projeção e deslocamento. correta 

complexo de Édipo e castração.
 id, ego e superego.


N1 da colega sirlei

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2

1. UMA DAS MANEIRAS INICIAIS DE SE PROCESSAR A APRENDIZAGEM É ATRAVÉS:- da reprodução involuntária.

- da imitação. (CORRETA) 

- dos reflexos.

- do inato.

2. A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP) REPRESENTA:

                                                                                                                                                                    

 - a maneira particular de solucionar problemas.

- o desenvolvimento próximo de conhecimentos inatos

- a maneira de produzir alterações verbais.

- a maneira compartilhada de construção de conhecimentos. (CORRETA)

 

 3. NA TEORIA VYGOTSKYANA, A ESCOLA ASSUME PAPEL:

 - de reprodução dos valores vigentes, portanto pouco contribui para a
formação de seres humanos críticos

- importante, porém trocas com parceiros mais experientes podem suprir
o papel da escola.

- de transmissão dos saberes necessários para a participação social
construída a partir da realidade conceitual apropriada pelas crianças
de uma dada realidade.

- pouco importante, pois o desenvolvimento ocorre a partir de relações
sociais de modo geral. (CORRETA)


4. SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:

- neuropsicólogos e cientistas cognitivos. (CORRETA)

- psicanalistas e fenomenologistas

- médicos e bioquímicos.

- anatomistas e fisiologistas.


 N2 da minha miguinha Lu!!!

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

1. O SURGIMENTO DO PENSAMENTO VERBAL E DA LINGUAGEM MOSTRA A PASSAGEM DO:

- sociocultural para o biológico

- biológico para o sociocultural  (correta)

- social para o biológico

- inato para o biológico


2. O CONCEITO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZPD) REFERE-SE:

- a conhecimentos que não podem ser apropriados pelos sujeitos, pois esses conhecimentos se encontram muito distantes de tais sujeitos

à distância entre o nível de desenvolvimento próximo e o real (correta)

a dois níveis de desenvolvimento: o próximo e o real.

a três níveis de desenvolvimento: o próximo, o real e a distância entre os dois

 

3. NA TEORIA DE PIAGET, OS MECANISMOS ACIONADOS PARA QUE OCORRA OS ESTADOS DE EQUILÍBRIO E DESEQUILÍBRIO SÃO:

- esquemas e acomodação

- adaptação e equilibração

- acomodação e adaptação

- assimilação e acomodação (correta)


4. A FRASE:

deve ter conhecimento da origem e da produção do conhecimento e de sua vinculação com o modo pelo qual a criança pensa e constrói os seus conceitos" está analisando o papel:

- da família

- do professor (correta)

- da sociedade

- da escola.


Minha N2

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 1.5

1. NOS ESTÁGIOS PSICOSSOCIAIS DE ERIKSON, A INTEGRIDADE DO EGO SE DÁ NA FASE:


  •  na fase de latência.
  •  na fase sensorial.
  •  da maturidade.
  •  na fase genital.

2. UMA DAS MANEIRAS INICIAIS DE SE PROCESSAR A APRENDIZAGEM É ATRAVÉS:


  •  dos reflexos.
  •  da imitação.
  •  da reprodução involuntária.
  •  do inato.

3. QUANDO USAMOS O TERMO “GESTALT” QUEREMOS DIZER QUE:


  •  as partes são menores que o todo.
  •  o todo é mais que a soma das partes.
  •  devemos ignorar o todo na percepção.
  •  o todo é igual às partes.

4. NA EVOLUÇÃO HUMANA, AS FERRAMENTAS CONSTRUÍDAS PELOS HOMENS TOMARAM:


  •  representações tecnológicas.
  •  representações evolutivas.
  •  significados inatos.
  •  significados históricos.

Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
1. NO DESENVOLVIMENTO DO JUÍZO MORAL, ATÉ O 6º ANO DE VIDA, A NÃO CONSEGUE SEGUIR REGRAS, O QUE CARACTERIZA A CHAMADA:

 acomodação.
 anomia - (correta)
autonomia.
 heteronomia.


2. ERICKSON, DIFERENTEMENTE DE FREUD, ACHAVA QUE OS TRAUMAS DO INDIVÍDUO:

 não são superados.
 podem ser superados em outros estágios - (correta)

dependem do inconsciente coletivo.
 permanecem ocultos para o indivíduo.


3. PIAGET COM SUA TEORIA BUSCAVA BASICAMENTE:

 compreender o desenvolvimento da ação pedagógica.
 compreender as ações reflexas inatas.
 estudar o processo pedagógico e a relação com a inteligência.
 compreender o desenvolvimento da inteligência - (correta)

4. A LIBIDO PARA FREUD REPRESENTA:

 a genital feminina.
 o sexo masculino.
 a energia aprendida.
 o instinto sexual - (correta)


N2 da minha amiga Adriana
Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 1.5

1. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ENVOLVE, PARA PIAGET,
  •  reflexão, adaptação e assimilação.
  •  adaptação, assimilação e reflexão.
  •  modificação, adaptação e reflexão.
  •  assimilação, acomodação e adaptação.

2. O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER A CRIANÇA:


  •  já produz conhecimentos inatos.
  •  reproduz conteúdos armazenados.
  •  está imersa num mundo cultural.
  •  elabora os processos inatos.

3. ATUALMENTE, O ENSINO DA PSICOLOGIA BUSCA:


  •  estudar o comportamento social.
  •  estabelecer um critério sistematizado para analisar os fenômenos humanos inseridos na realidade cotidiana.
  •  estudar o cotidiano das pessoas.
  •  entender o comportamento humano.

4. SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:


  •  médicos e bioquímicos.
  •  psicanalistas e fenomenologistas.
  •  anatomistas e fisiologistas.
  •  neuropsicólogos e cientistas cognitivos.

  


 
1. A CORRENTE ESTRUTURALISTA AOS ESTUDAR A MENTE, UTILIZAVA COMO MÉTODO DE ESTUDO:
 - a estruturação.
 - a introspecção.
 - a ação reflexa do indivíduo.
 - a experimentação.


2. PARA ERIKSON,EM QUAL CRISE PSICOSSOSICAL DO DESENVOLVIMENTO, O INDIVÍDUO TEM A PRIMEIRA CONCEPÇÃO CORRETA DE UNIDADE DE PERSONALIDADE?
- Adolescência.
- Adulta.
- Oral.
- Locomotora-genital.


3. NA TEORIA DE PIAGET, OS MECANISMOS ACIONADOS PARA QUE OCORRA OS ESTADOS DE EQUILÍBRIO E DESEQUILÍBRIO SÃO:
- assimilação e acomodação.
- esquemas e acomodação.
- adaptação e equilibração.
- acomodação e adaptação.


4. QUAL É A FASE EMPREGADA NA AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À LUTA PELA VIDA?
- Anal.
-Latência
- Fálica.
- Oral


Prova concluída com sucesso!!!
N2 da colega Alessandra Barbosa
Resultado final : 2



1. NOS ESTUDOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO, TEMOS DIFERENTES VISÕES INTERACIONISTAS. A TEORIA DE WALLON DESTACA A IMPORTÂNCIA:
  

fundamental dos instrumentos sociais.
 dos processos biológicos.
 do afeto no comportamento humano. 

da acomodação das estruturas mentais.


2. ENTRE AS QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE FUNDAMENTAM A OBRA DE WALLON, PODEMOS DESTACAR:

- seu posicionamento contra comparações, pois para ele o ser humano é único.
- a forte presença do materialismo dialético. 

- os pressupostos fundamentais na medicina.
- a fundamentação no estruturalismo, uma vez que, para ele, o processo do desenvolvimento é dividido em estágios.


3. O PROCESSO PSICOLÓGICO QUE PERMITE A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM FALADA PELOS OUTROS É: 

- mediação.
internalização. 


- lógica.
- naturalidade.


4. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:
- as relações de conhecimento são intencionais e planejadas. 

- o professor planeja o desenvolvimento racional do aluno.
- o conhecimento é absorvido passivamente.
- pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.



1. AS DIFERENÇAS LINGÜÍSTICAS SÃO PRODUZIDAS:

- pelos contextos e culturas variados.
- pela fala específica de cada um.
- pelas construções inatas da fala.
- pelos sons diversos produzidos.


2. O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO PROPOSTO POR PIAGET ENVOLVE O INTERCÂMBIO ENTRE:

- o organismo e o ambiente.
- o inato e o biológico.
- o ambiente e os reflexos.
- a aprendizagem e a família.

3. O PROCESSO PSICOLÓGICO QUE PERMITE A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM FALADA PELOS OUTROS É:

- naturalidade.
- mediação.
- lógica.
- internalização.


4. QUE TIPOS DE INSTRUMENTO PERMITIRAM QUE O SER HUMANO ATUASSE SOBRE O MEIO?

- Musicais.
- Simbólicos.
- Materiais.
- Materiais e simbólicos



1. POR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?

·        Por causa do poder cultural.
·          Por causa do conflito de desejos professor/aluno. (correto!)
·          Por causa da insatisfação canalizada.
·          Por causa do inconsciente pulsional do professor.

2. PARA ERIKSON, A IDENTIDADE:
·          é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
·          depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
·          depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.
·          depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento. (correto!)

3. A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO:

·          sensório-motor.
·          operatório-formal.
·          pré-operatório. (correto!)
·          operatório-concreto.

4. É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:

·          relação materno-infantil.
·          predominância cognitiva.
·          formação da personalidade. (correto!)
·          andar e falar

N1 da colega Paula – pólo de suzano
Resultado final : 2
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

1. NOS ESTUDOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO, TEMOS DIFERENTES VISÕES INTERACIONISTAS. A TEORIA DE WALLON DESTACA A IMPORTÂNCIA:
- do afeto no comportamento humano.
- fundamental dos instrumentos sociais.
-dos processos biológicos.
-da acomodação das estruturas mentais.


2. NA VISÃO INATISTA, COMO SURGEM AS CARACTERÍSTICAS HUMANAS?
- Por aspectos corporais e neurológicos, fundamentados no caráter organicista.
- Meio social e biológico se influenciam mutuamente no processo de desenvolvimento.
- Por aspectos ambientais, as questões biológicas têm pouca influência no desenvolvimento.
- Os estímulos presentes no ambiente seriam responsáveis pelo desenvolvimento.


3. ASSINALE A ORDEM EXATA DE OCORRÊNCIA DOS INSTINTOS HUMANOS.
- Fase oral, fase anal, latência, fase fálica e genital.
- Fase anal, fase oral, fase fálica, latência e genital.
- Fase oral, fase anal, fase fálica, latência e genital.
- Fase oral, fase anal, fase genital, latência e fálica.


4. EM SUA CONFERÊNCIA NO 2.º CONGRESSO PSICONEUROLÓGICO, VYGOTSKY BUSCOU EXPLICITAR AS BASES DA PSICOLOGIA MATERIALISTA, COM O OBJETIVO DE:
- dar continuidade a uma forma de psicologia que já havia se estabelecido.
- unir duas visões: a que queria a psicologia como ciência natural (empirista) e a idealista, que acreditava que a vida psíquica não poderia ser alvo de estudo.
- construir uma "nova psicologia", uma teoria marxista do pensamento humano.
- restringir o conceito de psicologia empirista e findar com a idealista


 

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 1.5

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

 

1. AO DISCUTIR A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA, VYGOTSKY APROPRIA-SE DAS IDÉIAS DE MARX E ENGELS, PELAS QUAIS:

( ) a consciência e o modo de vida são categorias que se formam de modo independente uma da outra.

( ) o homem é possuidor de uma essência humana responsável pela formação da consciência.

(X) a consciência seria determinada pelo modo de vida concreto dos sujeitos. correta

( ) a consciência determina o modo de vida dos sujeitos.

 

2. OS OBJETOS CULTURAIS ATUAM COMO ESTÍMULOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E PERMITEM:

(X) o desenvolvimento das áreas cerebrais. correta

( ) a alteração dos reflexos.

( ) o desenvolvimento dos reflexos.

( ) a interação com os reflexos.

 

3. COMO OCORRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS?

(X) O significado é construído na interação social. correta

( ) O processo de construção de significados está preso em um primeiro plano ao individual e em um segundo plano ao social.

( ) O significado é construído pelo próprio sujeito.

( ) O significado é algo predeterminado e independe do sujeito.

 

4. SÃO CONSIDERADOS MECANISMOS DE DEFESA:

( ) inconsciente, pré-consciente e consciente.

(x) negação, projeção e deslocamento. correta

( ) complexo de Édipo e castração.

( ) id, ego e superego.

 

 

Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 1

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


1. UMA MULHER QUE RECUSA-SE A ACEITAR A MORTE DE SEU FILHO, ESTÁ USANDO O MECANISMO DE DEFESA CHAMADO:

     - sublimação.

- negação.

- projeção.
         - regressão.





2. QUAL É A FASE EMPREGADA NA AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À LUTA PELA VIDA?

- Anal.
- Fálica.

- Oral.

- Latência.



3. SOBRE A VIDA DE HENRI WALLON, PODEMOS AFIRMAR QUE ELE:

- foi biólogo e seu interesse por aspectos psicológicos do desenvolvimento humano ocorreu somente nos últimos dez anos de carreira.

- morou em Paris por toda vida e teve uma trajetória marcada por intensa atividade política e intelectual

- morou em vários lugares do mundo, o que lhe proporcionou uma rica bagagem cultural.
- demonstrava pouco comprometimento político, pois acreditava que esse aspecto pouco influenciaria sua profissão.


 

4. A REVERSIBILIDADE É MARCA DA TRANSIÇÃO ENTRE OS PERÍODOS:

- operacional-concreto e formal.
- infância e adolescência.

pré-operatório e operatório-concreto

- de reflexos e sensório-motor.


 

 

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 1.5

N2 da colega Janaína – pólo tatuapé

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

1. O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA UTILIZADO E LEGITIMADO POR FREUD COMO TÉCNICA:


·                                  da transferência psíquica.
·                                  da conceituação interna.
·                                  da associação compartilhada.
·                                  da associação livre.

2. O FENÔMENO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL FOI ANALISADO POR WALON DENTRO DA PERSPECTIVA:


·                      psicológica.
·                      social.
·                      orgânica, biológica e social, mais as relações entre esses vários fatores.
·                      biológica.

3. NA VISÃO INATISTA, COMO SURGEM AS CARACTERÍSTICAS HUMANAS?


·                      Por aspectos corporais e neurológicos, fundamentados no caráter organicista.
·                      Por aspectos ambientais, as questões biológicas têm pouca influência no desenvolvimento.
·                      Meio social e biológico se influenciam mutuamente no processo de desenvolvimento.
·                      Os estímulos presentes no ambiente seriam responsáveis pelo desenvolvimento.

4. AO PROPOR UMA PSICOLOGIA DE CARÁTER MATERIALISTA, VYGOTSKY PROCURAVA PRINCIPALMENTE:


·                                  valorizar o aspecto inato do comportamento.
·                                  reforçar o papel principal da experiência.
·                                  entender a mente como produto da filosofia.
·                                  entender o psiquismo a partir do biológico e do social.
N2 da colega Alcione - pólo carrão

1. AO TRATAR DA QUESTÃO DA SIGNIFICAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA:
o agir da criança é vazio de significado tanto para ela como para o outro que está próximo.·         
- a criança busca, a partir de seu agir, expressar suas necessidades, o que será interpretado pelo outro que está próximo e essa interpretação da vontade da criança pelo outro atribui significação a essa ação e posteriormente a criança construirá para si uma representação da interpretação dada pelo outro - correta      
- a criança define o significado da ação e esse significado é apropriado pelo adulto.·          
- o outro atribui para a ação da criança um significado que é externo ao significado construído pela criança.


2. PARA DISCUTIR AS CARACTERÍSTICAS TIPICAMENTE HUMANAS, VYGOTSKY ANALISA O COMPORTAMENTO ANIMAL. SEGUNDO ELE, ·          
- existem traços característicos do comportamento humano - correta   
- o grande condicionante do comportamento humano e do animal seriam os fatores biológicos.·          
- o comportamento animal deve ser usado para explicar o comportamento humano.·          
- tanto o comportamento humano quanto o comportamento animal são determinados por fatores imediatos


3. AS DIFERENÇAS ENTRE A PSICOLOGIA COGNITIVA E O BEHAVIORISMO É QUE ESTE: 
- destaca o papel do ambiente sobre a mente - correta
- mostra as capacidades inatas.
- destaca a independência mental.·          
- mostra que a mente é facultativa.


4. CONSIDERAMOS QUE O DESENVOLVIMENTO HUMANO DEPENDE: 
- somente dos fatores e das experiências ambientais.
- tanto dos processos internos como experiências do indivíduo - correta
- somente a partir da escolarização do aluno.
- tanto dos processos internos como dos processos biológicos.


 1. LEIA ABAIXO:

Podemos considerar que o mundo interno exerce influência na resolução de problemas na medida em que podemos nos utilizar das 

três capacidades propostas, que são:

prática, criação e análise. X - correta

crítica, analítica e atividade.
analítica, crítica e motricidade.
lógica, cognição e pensamento.


2. SÃO CONSIDERADOS MECANISMOS DE DEFESA:

inconsciente, pré-consciente e consciente. 

negação, projeção e deslocamento.  X - correta 

complexo de Édipo e castração.
id, ego e superego


 3. PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:

a cultura nativa.
a interpretação dada pelo adulto.

o cérebro organizado.

o significado apropriado pela criança - correta


4. PARA VYGOTSKY, O PENSAMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS É UM PROCESSO QUE:

depende da maturação do grupo.

depende de trocas simbólicas - correta

depende de processos passivos. 
depende dos processos biológicos e reflexos

  1. AS DIFERENÇAS LINGÜÍSTICAS SÃO PRODUZIDAS:                                                              pelos contextos e culturas variados - correta
    pela fala específica de cada um.
    pelas construções inatas da fala.
    pelos sons diversos produzidos.


    2. O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO PROPOSTO POR PIAGET ENVOLVE O INTERCÂMBIO ENTRE:                                                                                                                          o organismo e o ambiente - correta
    o inato e o biológico.
    o ambiente e os reflexos.
    a aprendizagem e a família.

    3. O PROCESSO PSICOLÓGICO QUE PERMITE A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM FALADA PELOS OUTROS É:                                                                                                               naturalidade.
    mediação.
    lógica.
    internalização - correta


    4. QUE TIPOS DE INSTRUMENTO PERMITIRAM QUE O SER HUMANO ATUASSE SOBRE O MEIO?
    Musicais.
    Simbólicos.
    Materiais. 
    Materiais e simbólicos - correta

1. POR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?

·          Por causa do poder cultural.
·          Por causa do conflito de desejos professor/aluno. (correto!)
·          Por causa da insatisfação canalizada.
·          Por causa do inconsciente pulsional do professor.


2. PARA ERIKSON, A IDENTIDADE:

·          é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
·          depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
·          depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.
·          depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento. (correto!)


3. A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO:

·          sensório-motor.
·          operatório-formal.
·          pré-operatório. (correto!)
·          operatório-concreto.


4. É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:

·          relação materno-infantil.
·          predominância cognitiva.
·          formação da personalidade. (correto!)
·          andar e falar



POR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?
(   ) Por causa do poder cultural.
( x ) Por causa do conflito de desejos professor/aluno
(   ) Por causa da insatisfação canalizada
(   )  Por causa do inconsciente pulsional do professor.


PARA ERIKSON, A IDENTIDADE:
(   ) é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
(   ) depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
(   )  depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.
( x ) depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento.


É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:
(   ) relação materno-infantil.
(   ) predominância cognitiva.
( x ) formação da personalidade.
(   )  andar e falar.


A ANALOGIA ENTRE A MENTE E O COMPUTADOR É PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO:
(   ) ao uso de instruções mentais fornecidas mecanicamente.
(x ) ao predomínio da consciência.
(   ) ao processamento de informações.
(   ) às transformações tecnológicas maturacionais.

SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:
(   ) psicanalistas e fenomenologistas.
( x ) neuropsicólogos e cientistas cognitivos.
(   ) anatomistas e fisiologistas.
(   ) médicos e bioquímicos.


O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER        IANÇA:
(   ) já produz conhecimentos inatos.
(   ) elabora os processos inatos.
( x) está imersa num mundo cultural.
(   ) reproduz conteúdos armazenados.


EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:
(   ) o conhecimento é absorvido passivamente.
(   ) pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
(   ) o professor planeja o desenvolvimento racionaldo aluno.
( x) as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.


O SURGIMENTO DO PENSAMENTO VERBAL E DA LINGUAGEM MOSTRA A PASSAGEM DO:
( x ) biológico para o sociocultural.
(   ) social para o biológico.
(   ) sociocultural para o biológico.
(   ) inato para o biológico.


AS DIFERENÇAS LINGÜÍSTICAS SÃO PRODUZIDAS:
( x ) pelos contextos e culturas variados.
(   ) pela fala específica de cada um.
(   ) pelas construções inatas da fala.
(   ) pelos sons diversos produzidos.


O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO PROPOSTO POR PIAGET ENVOLVE O INTERCÂMBIO ENTRE:
( x ) o organismo e o ambiente.
(   ) o inato e o biológico.
(   ) o ambiente e os reflexos.
(   ) a aprendizagem e a família.


O PROCESSO PSICOLÓGICO QUE PERMITE A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM FALADA PELOS OUTROS É:
(   ) naturalidade.
(   ) mediação.
(   ) lógica.( x ) internalização.

QUE TIPOS DE INSTRUMENTO PERMITIRAM QUE O SER HUMANO ATUASSE SOBRE O MEIO?
(   ) Musicais
(   ) Simbólicos
(   ) Materiais
( x ) Materiais e simbólicos


PARA VYGOTSKY, NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, O HOMEM SE CONSTRÓI:
(   ) pela dualidade corpo-alma.
(   ) pela separação de outros homens.
( x ) pela construção de seu corpo e alma.
(   ) pelas interações feitas com outros homens.


UMA DAS INTELIGÊNCIAS ESTUDADAS POR GARDNER MOSTRA A POSSIBILIDADE DE REPRESENTAR IDÉIAS EM MOVIMENTO, O QUE CARACTERIZA A INTELIGÊNCIA:
(   ) temporal
(   ) musical
(   ) social
( x ) cinestésica


O PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO É CARACTERIZADO:
(   ) pela reversibilidade do pensamento.
(   ) pelo desenvolvimento do inconsciente.
( x ) pelo egocentrismo.
(   ) pelo pensamento lógico.


A PESSOA COM TENDÊNCIAS EXAGERADAS COM LIMPEZA MOSTRA FIXAÇÃO E/OU FRUSTRAÇÕES NA FASE CHAMADA POR FREUD DE:
(   ) verbal.
( x ) anal.
(   ) fálica.
(   ) oral.


QUAL É A TEORIA QUE, ALÉM DE REONHECER AS DIVERSAS E INDEPENDENTES FACETAS QUE  COMPÕEM AS INTELIGÊNCIAS, AINDA PRECONIZA A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE DUAS OU MAIS DELAS?
(   ) Estruturalismo.
( x ) Inteligências múltiplas.
(   ) Genética
(   ) Fenomenológica.


NA TEORIA PIAGETIANA, O CONCEITO DE EQUILIBRAÇÃO É:
(   ) um processo necessário para o equilíbrio motor.
       ( x ) um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.
(   ) uma lei que regula o aparecimento dos estágios.
(   ) um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida


POR QUE AS CIÊNCIAS COGNITIVAS TÊM AJUDADO A COMPREENDER O SER HUMANO HOJE?
(   ) Pelo interesse pelas informações produzidas pelo homem.
(   ) Por dar maior atenção aos idosos com doenças mentais.
(   ) Por estabelecer ligação entre os estágios operatórios.
( x ) Pela busca das relações entre cérebro e mente.


A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO:
( x ) pré-operatório.
(   ) sensório-motor.
(   ) operatório-formal.
(   ) operatório-concreto.


SÃO CONSIDERADOS MECANISMOS DE DEFESA:
(   ) id, ego e superego.
( x ) negação, projeção e deslocamento.
(   ) complexo de Édipo e castração
(   ) inconsciente, pré-consciente e consciente


NA VISÃO DE WALLON, AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, OS ASPECTOS EMOCIONAIS E COGNITIVOS SE ALTERNAM. NO COMPORTAMENTO DO BEBÊ PREDOMINA O ASPECTO:
(   ) reflexivo.
(   )  racional.
(   ) social.
( x ) emocional


A FRASE: "DEVE TER CONHECIMENTO DA ORIGEM E DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DE SUA VINCULAÇÃO COM O MODO PELO QUAL A CRIANÇA PENSA E CONSTRÓI OS SEUS CONCEITOS" ESTÁ ANALISANDO O PAPEL:
(   ) da família.
(   ) da sociedade.
(   ) da escola.
( x ) do professor.


PARA A VISÃO INTERACIONISTA, O DESENVOLVIMENTO HUMANO É CONSTRUÍDO:
(   ) por fatores exclusivamente biológicos.
( x ) pela inter-relação entre fatores biológicos e ambientais.
(   ) por fatores exclusivamente ambientais.
(   ) por questões presentes na essência de cada indivíduo.


NESSA FASE DE DESENVOLVIMENTO, POR VOLTA DE 7 ANOS, O REAL E A FANTASIA NÃO SE MISTURAM MAIS. ESSA É UMA CARACTERÍSTICA DO:
(   ) período sensorial.
(   ) período motor e abstrato.
(   ) período de operações formais.
( x )  período operatório concreto


O FENOMENO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL FOI ANALISADO POR WALLON DENTRO DA PERSPECTIVA:
( x ) orgânica, biológica e social, mais as relações entre esses vários fatores.
(   ) social.
(   ) psicológica.
(   )  biológica.


PARA FREUD, O INSTINTO SEXUAL, A MANIFESTAÇÃO DINÂMICA DO QUE NA VIDA MENTAL CHAMAMOS DE LIBIDO, É BÁSICO PARA A CONSTITUIÇÃO DO:
(   ) inconciente.
( x ) eu.
(   ) corpo.
(   ) cérebro.


PARA PIAGET, A AÇÃO É A FONTE DO CONHECIMENTO QUANDO:
(   ) ativa seus reflexos.
( x ) age sobre os objetos.
(   ) se favorece o ambiente para que a criança realize a ação.
(   )  são fornecidos objetos para a criança agir.


EM SUA CONFERÊNCIA NO 2.º CONGRESSO PSICONEUROLÓGICO, VYGOTSKY BUSCOU EXPLICITAR AS BASES DA PSICOLOGIA MATERIALISTA, COM O OBJETIVO DE:
(   ) unir duas visões: a que queria a psicologia como ciência natural (empirista) e a idealista, que acreditava que a vida psíquica não poderia ser alvo de estudo.
( x ) construir uma "nova psicologia", uma teoria marxista do pensamento humano.
(   ) restringir o conceito de psicologia empirista e findar com a idealista.
(   ) dar continuidade a uma forma de psicologia que já havia se estabelecido.


ENTENDE-SE O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO:
(   ) um processo existencial, divino, e sem influência humana.
(   ) um processo comportamental relacionado ao modo de estimulação ambiental fornecido pelo meio.
( x ) um processo construtivo, mediatizado, de múltipla influência entre sujeito e meio, desde a criança até o adulto.
(   ) algo pronto, inato, que apenas aguarda o amadurecimento cerebral para se manifestar.


OS CONCEITOS QUE A CRIANÇA FAZ DOS OBJETOS E QUE SÃO INTERNALIZADOS SÃO:
( x ) apropriados por ela de forma gradual.
(   ) instáveis socialmente.
(   ) componentes inatos de sua linguagem.
(   ) incorporados automaticamente ao léxico cerebral.


A LIBIDO PARA FREUD REPRESENTA:
(   ) a energia aprendida.
(   ) a genital feminina.
(   ) o sexo masculino.
( x ) o instinto sexual.


O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA UTILIZADA E LEGITIMADO POR FREUD COMO TÉCNICA:
(   ) da associação compartilhada.
( x ) da associação livre.
(   ) da conceituação interna.
(   ) da transferência psíquica.

GARDNER CONSTRUIU SUA TEORIA SOBRE INTELIGÊNCIA APOIADO NA IDÉIA DA MULTIPLICIDADE DA INTELIGÊNCIA. ISSO SIGNIFICA QUE A MENTE HUMANA:
(   ) depende de estímulos inatos.
(   ) é local da inteligência geral.
( x ) comporta múltiplas inteligências.
(   ) é um sistema único e invariável.

UM PRINCÍPIO BÁSICO DA TEORIA FREUDIANA É A NOÇÃO DE QUE EXISTE:
( x ) uma sexualidade infantil.
(   ) uma função espiritual no indivíduo.
(   ) uma libido feminina.
(   ) uma energia aprendida.

A TEORIA DE SKINNER MOSTRA QUE PARA MANTER UM COMPORTAMENTO USAMOS:
(   ) os estímulos incondicionados.
(   ) a recompensa mental.
( x ) os reforçadores positivos e negativos.
(   ) os reflexos aprendidos.

PARA HOWARD GARDNER, POSSUÍMOS:
(   ) uma grande inteligência organizada no sistema nervoso.
( x ) diferentes inteligências que possuem autonomia e são interdependentes.
(   ) múltiplas heranças genéticas das inteligências desenvolvidas por nossos antepassados.
(   ) muitas inteligências isoladas.

QUANDO NOS RELACIONAMOS COM O MUNDO EXTERNO, NOSSA INTELIGÊNCIA NOS FAZ ESTABELECER:
(   ) relações afetivas com a aprendizagem.
(   ) um padrão único de respostas.
( x ) funções vitais tradicionais.
(   ) relações de adaptação ao ambiente.

PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:
( x ) a interpretação dada pelo adulto.
(   ) a cultura nativa.
(   ) o significado apropriado pela criança.
(   ) o cérebro organizado.

PARA PIAGET, O CONHECIMENTO DEPENDE:
( x ) das interações do sujeito com o objeto.
(   ) dos processos reflexos.
(   ) do registro de percepções.
(   ) das possibilidades afetivas.

QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO MÉTODO PSICANALÍTICO?
(   ) Controle de variáveis.
(   ) Diagnóstico operatório.
( x ) Associação livre.
(   ) Experimento controlado.

O QUE NOS DISTANCIOU DAS FORMAS DE ATIVIDADE ANIMAL, SEGUNDO VYGOTSKY, FOI:
(   ) os hábitos.
(   ) as atividades mecânicas.
( x ) a linguagem.
(   ) as experiências inatas.

PARA ERICKSON, O MOMENTO CRÍTICO DE INTEGRAÇÃO NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE OCORRE:
(   ) na fase pré-natal.
(   ) na vida adulta.
(   ) na infância.
( x ) na adolescência.

AO TRATAR DA QUESTÃO DA SIGNIFICAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA:
(   ) o agir da criança é vazio de significado tanto para ela como para o outro que está próximo.
     (   ) o outro atribui para a ação da criança um significado que é externo ao significado construído pela criança.
(   ) a criança define o significado da ação e esse significado é apropriado pelo adulto.
( x ) a criança busca, a partir de seu agir, expressar suas necessidades, o que será interpretado pelo outro que está próximo e essa interpretação da vontade da criança pelo outro atribui significação a essa ação e posteriormente a criança construirá para si uma representação da interpretação dada pelo outro.

ENTRE AS QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE FUNDAMENTAM A OBRA DE WALLON, PODEMOS DESTACAR:
     (   ) a fundamentação no estruturalismo, uma vez que, para ele, o processo do desenvolvimento é dividido em estágios.
(   ) seu posicionamento contra comparações, pois para ele o ser humano é único.
(   ) os pressupostos fundamentais na medicina.
( x ) a forte presença do materialismo dialético.

UMA MULHER QUE RECUSA-SE A ACEITAR A MORTE DE SEU FILHO, ESTÁ USANDO O MECANISMO DE DEFESA CHAMADO:
(   ) regressão.
(   ) sublimação.
( x ) negação.
(   ) projeção
.
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SIGNIFICA MODELOS QUE:
( x ) simulam situações cognitivas.
(   ) excluem situações cognitivas.
(   ) excluem o mental humano.
(   ) copiam o computador


1. POR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?

·          Por causa do poder cultural.
·          Por causa do conflito de desejos professor/aluno. (correto!)
·          Por causa da insatisfação canalizada.
·          Por causa do inconsciente pulsional do professor.

2. PARA ERIKSON, A IDENTIDADE:

·          é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
·          depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
·          depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.
·          depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento. (correto!)

3. A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO:

·          sensório-motor.
·          operatório-formal.
·          pré-operatório. (correto!)
·          operatório-concreto.
4. É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:

·          relação materno-infantil.
·          predominância cognitiva.
·          formação da personalidade. (correto!)
·          andar e falar

Prova enviada pela Colega FABINIA
                                            
1. O SURGIMENTO DO PENSAMENTO VERBAL E DA LINGUAGEM MOSTRA A PASSAGEM DO:
  • biológico para o sociocultural.
  • social para o biológico.
  • sociocultural para o biológico.
  • inato para o biológico.

2. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:

  • o conhecimento é absorvido passivamente.
  • o professor planeja o desenvolvimento racional do aluno.
  • as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.
  • pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.

3. PARA VYGOTSKY, NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, O HOMEM SE CONSTRÓI:

  • pela dualidade corpo-alma.
  • pela separação de outros homens.
  • pela construção de seu corpo e alma.
  • pelas interações feitas com outros homens.

4. UMA DAS INTELIGÊNCIAS ESTUDADAS POR GARDNER MOSTRA A POSSIBILIDADE DE REPRESENTAR IDÉIAS EM MOVIMENTO, O QUE CARACTERIZA A INTELIGÊNCIA:

  • temporal.
  • musical.
  • social.
  • cinestésica.

------------------------------------------------------------- 

Prova Enviada Pela Colega

Claudia de Araújo
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
1. O PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO É CARACTERIZADO:

    * pela reversibilidade do pensamento.
    * pelo desenvolvimento do inconsciente.
    * pelo egocentrismo.
    * pelo pensamento lógico.

2. A PESSOA COM TENDÊNCIAS EXAGERADAS COM LIMPEZA MOSTRA FIXAÇÃO E/OU FRUSTRAÇÕES NA FASE CHAMADA POR FREUD DE:

    * verbal.
    * anal.
    * fálica.
    * oral.


3. QUAL É A TEORIA QUE,
além de reconhecer as diversas e independentes facetas que  Compõem as inteligências, ainda preconiza a interdependência entre duas ou mais delas?

    * Estruturalismo.
    * Inteligências múltiplas.
    * Genética.
    * Fenomenológica.


4. NA TEORIA PIAGETIANA, O CONCEITO DE EQUILIBRAÇÃO É:

    * um processo necessário para o equilíbrio motor.
    * um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.
    * uma lei que regula o aparecimento dos estágios.
    * um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida

1. NA VISÃO DE WALLON, AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, OS ASPECTOS EMOCIONAIS E COGNITIVOS SE ALTERNAM. NO COMPORTAMENTO DO BEBÊ PREDOMINA O ASPECTO:


  •  reflexivo.
  •  racional.
  •  social.
  •  emocional ****correta***.

2. A FRASE:


  • "deve ter conhecimento da origem e da produção do conhecimento e de sua vinculação com o modo pelo qual a criança pensa e constrói os seus conceitos" está analisando o papel:

  •  da família.
  •  da sociedade.
  •  da escola.
  •  do professor.

3. PARA A VISÃO INTERACIONISTA, O DESENVOLVIMENTO HUMANO É CONSTRUÍDO:


  •  por fatores exclusivamente biológicos.
  •  pela inter-relação entre fatores biológicos e ambientais.
  •  por fatores exclusivamente ambientais.
  •  por questões presentes na essência de cada indivíduo.

4. NESSA FASE DE DESENVOLVIMENTO, POR VOLTA DE 7 ANOS, O REAL E A FANTASIA NÃO SE MISTURAM MAIS. ESSA É UMA CARACTERÍSTICA DO:


  •  período sensorial.
  •  período motor e abstrato.
  •  período de operações formais.
  •  período operatório concreto

1. AO DISCUTIR A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA, VYGOTSKY APROPRIA-SE DAS IDÉIAS DE MARX E ENGELS, PELAS QUAIS:


 um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.


 um processo necessário para o equilíbrio motor.

  • a consciência e o modo de vida são categorias que se formam de modo independente uma da outra.
  • o homem é possuidor de uma essência humana responsável pela formação da consciência.
  • a consciência seria determinada pelo modo de vida concreto dos sujeitos. (certa)
  • a consciência determina o modo de vida dos sujeitos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O SURGIMENTO DO PENSAMENTO VERBAL E DA LINGUAGEM MOSTRA A PASSAGEM DO:
  • social para o biológico.
  • biológico para o sociocultural.(certa)
  • inato para o biológico.
  • sociocultural para o biológico.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. VYGOTSKY DENOMINOU COMO FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES:
  • o uso da linguagem e dos reflexos.
  • o desenvolvimento de conceitos e hábitos internos.
  • o uso da memória e desenvolvimento da linguagem.(certa)
  • o desenvolvimento do raciocínio e uso dos atos reflexos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A FRASE: "deve ter conhecimento da origem e da produção do conhecimento e de sua vinculação com o modo pelo qual a criança pensa e constrói os seus conceitos" está analisando o papel:
  • da sociedade.
  • da escola.
  • da família.
  • do professor.(certa)
1. STERNBERG É UM PSICÓLOGO COGNITIVISTA DA INTELIGÊNCIA QUE EM SUA TEORIA MOSTRA:
  • a relação da inteligência unicamente com o fator biológico.
  • a relação da inteligência com os mundos interno e externo do indivíduo. (CERTA)
  • a inteligência composta de vários módulos independentes e fixos.
  • a inteligência relacionada com a independência perceptiva.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. PARA ERIKSON, A IDENTIDADE:
  • é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
  • depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.
  • depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
  • depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento.(CERTA)
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. QUE TIPOS DE INSTRUMENTO PERMITIRAM QUE O SER HUMANO ATUASSE SOBRE O MEIO?
  • Materiais.
  • Simbólicos.
  • Materiais e simbólicos.(CERTA)
  • Musicais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. QUANDO COMENTA AS EXPERIÊNCIAS DO INDIVÍDUO, PIAGET ESTÁ SE REFERINDO:
  • apenas às experiências físicas.
  • somente às experiências lógicas.
  • somente às experiências sociais.
  • às experiência físicas, lógico-matemáticas e sociais.(CERTA)

  • Segue minha prova N2 de Psicologia do Desenvolvimento Prova concluída com sucesso!!!
  • 1. POR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?
  • Por causa do inconsciente pulsional do professor.
  • Por causa do conflito de desejos professor/aluno
  • Por causa da insatisfação canalizada.
  • Por causa do poder cultural.

1. A ANALOGIA ENTRE A MENTE E O COMPUTADOR É PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO
Parte superior do formulário
·         ao uso de instruções mentais fornecidas mecanicamente.
·         ao predomínio da consciência.
·         ao processamento de informações.
·         às transformações tecnológicas maturacionais.
Parte inferior do formulário
2. SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:
Parte superior do formulário
·         psicanalistas e fenomenologistas.
·         neuropsicólogos e cientistas cognitivos.
·         anatomistas e fisiologistas.
·         médicos e bioquímicos.
Parte inferior do formulário
3. O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER A CRIANÇA:
Parte superior do formulário
·         já produz conhecimentos inatos.
·         elabora os processos inatos.
·         está imersa num mundo cultural.
·         reproduz conteúdos armazenados.
Parte inferior do formulário
4. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA
Parte superior do formulário
·         o conhecimento é absorvido passivamente.
·         pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
·         o professor planeja o desenvolvimento racional do aluno.
·         as relações de conhecimento são intencionais e planejadas

1. O SURGIMENTO DO PENSAMENTO VERBAL E DA LINGUAGEM MOSTRA A PASSAGEM DO:
·         biológico para o sociocultural.
·         social para o biológico.
·         sociocultural para o biológico.
·         inato para o biológico.
2. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:
·         o conhecimento é absorvido passivamente.
·         o professor planeja o desenvolvimento racional do aluno.
·         as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.
·         pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
3. PARA VYGOTSKY, NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, O HOMEM SE CONSTRÓI:
·         pela dualidade corpo-alma.
·         pela separação de outros homens.
·         pela construção de seu corpo e alma.
·         pelas interações feitas com outros homens.
4. UMA DAS INTELIGÊNCIAS ESTUDADAS POR GARDNER MOSTRA A POSSIBILIDADE DE REPRESENTAR IDÉIAS EM MOVIMENTO, O QUE CARACTERIZA A INTELIGÊNCIA:
·         temporal.
·         musical.
·         social.
·         cinestésica.

------------------------------------------------------------- 
Prova Enviada Pela ColegaClaudia de Araújo
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO1. 


O PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO É CARACTERIZADO:     
* pela reversibilidade do pensamento.     
* pelo desenvolvimento do inconsciente.     
* pelo egocentrismo.    
* pelo pensamento lógico.

2. A PESSOA COM TENDÊNCIAS EXAGERADAS COM LIMPEZA MOSTRA FIXAÇÃO E/OU FRUSTRAÇÕES NA FASE CHAMADA POR FREUD DE:     
* verbal.     
* anal.    
* fálica.     
* oral. 


3. QUAL É A TEORIA QUE, além de reconhecer as diversas e independentes facetas que  Compõem as inteligências, ainda preconiza a interdependência entre duas ou mais delas?     
* Estruturalismo.     
* Inteligências múltiplas.    
* Genética.     
* Fenomenológica. 


4. NA TEORIA PIAGETIANA, O CONCEITO DE EQUILIBRAÇÃO É:     
* um processo necessário para o equilíbrio motor.     
* um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.    
* uma lei que regula o aparecimento dos estágios.     
* um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida
1. NA VISÃO DE WALLON, AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, OS ASPECTOS EMOCIONAIS E COGNITIVOS SE ALTERNAM. NO COMPORTAMENTO DO BEBÊ PREDOMINA O ASPECTO:
 reflexivo.
 racional.
 social.
 emocional ****correta***.
·        
2. A FRASE:
·         "deve ter conhecimento da origem e da produção do conhecimento e de sua vinculação com o modo pelo qual a criança pensa e constrói os seus conceitos" está analisando o papel:
·         da família.
·          da sociedade.
·          da escola.
·          do professor.
·        
3. PARA A VISÃO INTERACIONISTA, O DESENVOLVIMENTO HUMANO É CONSTRUÍDO:
·          por fatores exclusivamente biológicos.
·          pela inter-relação entre fatores biológicos e ambientais.
·          por fatores exclusivamente ambientais.
·          por questões presentes na essência de cada indivíduo.
·        
4. NESSA FASE DE DESENVOLVIMENTO, POR VOLTA DE 7 ANOS, O REAL E A FANTASIA NÃO SE MISTURAM MAIS. ESSA É UMA CARACTERÍSTICA DO:
·          período sensorial.
·          período motor e abstrato.
·          período de operações formais.
·          período operatório concreto.



01- Para Wallon, o predomínio da dimensão temporal ocorre no:

      - Estágio Socil

      - Estágio Mental 
- Estágio da Adolescência (correta)
- Estágio Sensório-Motor 





02- Na maturação da criança, o primcípio próximo-distal mostra a possibilidade:       
- da criança mover a cabeça       
- de andar com segurança      
- da criança segurar objetos (correta)
- de correr com o grupo