Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

domingo, 31 de julho de 2011

O que é????

O que é Coesão? - é relação entre as partes de um texto ou a ligação entre as orações, parágrafos, capítulos, etc. A ausência dos elementos coesivos deixa uma sequência solta de palavras, em um texto truncado e sem fluência. Entender e aplicar adequadamente esses mecanismos coesivos nos ajuda na produção textual, dando uma melhor qualidade comunicativa. 41/42


O que é Coerência? - é a relação entre as idéias do texto. Esses elementos são mais perceptíveis na escrita do que na fala. Para haver coerência é necessário uma ligação entre postura ideológica e atos práticos, ou seja, uma uniformidade entre o que se diz e o que se faz, uma ligação entre o discurso e as ações. p.51



O que é coesão? -  consiste na correta articulação dos elementos do texto

A COESÃO: é a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos

um texto é coeso quando os conectivos (conjunções, pronomes relativos) e também a preposição são empregados corretamente


COERÇÃO -  é o ato de induzir, pressionar ou compelir alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça.

A COERÊNCIA: diz respeito à ordenação das idéias e dos argumentos. A coerência depende da coesão. Um texto com problemas de coesão terá, provavelmente, problemas de coerência


O que é coerência? -  refere-se às relações de sentido. É a ligação das partes  de um texto ordenando e interligando as ideias  de maneira clara e lógica

O que é ambiguidade? – são frases com multiplas interpretações ou significados

O que é conotação? – é o sentido figurado da palavra, isto é, dar outro sentido ou um segundo sentido à palavra

O que é denotação?  É o sentido literal, dicionarizado da palavra, aquele mais comum e já consagrado

O que é jargões?  São expressões muito batidas ou desgastadas

O que são termos chulos? São palavras ou pronúncias inadequadas a serem usadas em determinados ambientes (palavrões)

O que é redundância?  É a repetição de palavras ou ideias em um texto

O que são figuras de linguagem?  São metáforas, metonímia e prosopopeia

Metáfora: ocorre quando por um deslocamento semântico, a palavra designa algo com o qual não mantém nenhuma relação objetiva

O que é sintaxe? -  é a parte da gramática que trata da correta relação das palavras numa oração ou numa frase

O que é ortoepia? -  é o campo gramatical que trata da adequada pronúncia dos fonemas

O que é prosódia? -  é o campo gramatical que trata da adequada pronúncia da sílaba tônica na palavra

O que é léxico? -  é o repertório de palavras de uma língua e seus significados

Divisões da Lingüística:
(nem todos os lingüistas concordam com essa divisão)
Fonética
: Estuda os sons da fala
Fonologia
: Estudo dos fonemas.
:Estuda a estrutura, formação, as flexões e a classificação das palavras.
Sintaxe
: Se ocupa das relações entre as palavras ou entre as orações.
Semântica
: Estuda a significação das palavras.
Lexicologia
: Estuda o conjunto de palavras de um idioma.
Estilística
: A estilística nos dá vários recursos para tornarmos os nossos discursos(falados ou escritos) mais expressivos e elegantes. Esses recursos são as figuras delinguagem e os vícios de linguagem.
Pragmática
: Estudo de como a fala é usada na comunicação diária.
Filologia
: Estuda a língua através de documentos escritos antigos.



Significado é acepção, sentido, significação. (conceito)

Significante é a  grafia + som

Sígno é a união de som, conceito e escrita, ou seja, significado e significante. O signo resulta do significado + significante.

O que são recursos linguisticos? -  pontuação, concordância, regência, paragrafação, repertório semântico, etc.

Decodificação  - significa traduzir em palavras escritas os sons e significados das palavras faladas (muitas vezes em silêncio) Decodificação é uma habilidade essencial para a leitura

O que é alfabetização? – consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação

O termo alfabetização em seu sentido restrito, designa o aprendizado inicial da leitura e da escrita, da natureza e do funcionamento do sistema de escrita.

O termo letramento ou, em alguns casos, alfabetismo funcional designa os usos (e as competências de uso) da língua escrita.

Letramento é pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais,

Entende-se letramento como o processo de inserção e participação na cultura escrita

CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.

PRECONCEITO - É uma atitute discriminatória que baseia conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual.
IDEOLOGIA - conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.

IDEOLOGIA -  é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

SOCIEDADE - é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

DIDÁTICA - Arte de ensinar; o procedimento pelo qual o mundo da experiência e da cultura é transmitido pelo educador ao educando, nas escolas ou em obras especializadas.
Conjunto de teorias e técnicas relativas à transmissão do conhecimento.

ÉTICA - Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 

PCN - Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal.
O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.

LDB - Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96) - é a lei orgânica e geral da educação brasileira. Como o próprio nome diz, dita as diretrizes e as bases da organização do sistema educacional.

NORTEAR - Se localizar, ou fazer localizar algo ou alguém em certa direção ou apoiar algo ou alguém, pra facilitar o entendimento.

CONSTRUTIVISMO - significa a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais;
POSITIVISMO - é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill
O positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

ILUMINISMO - foi um movimento cultural de elite de intelectuais do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento prévio.

Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.

TEOCENTRISMO - é a teoria segundo a qual Deus é o centro do universo nada mais é maior que ele, tudo foi criado por Ele e tudo é dirigido por Ele. Esse pensamento teria dominado a Idade Média, em que vigorava o feudalismo, sendo depois sucedido pelo pensamento antropocêntrico

ANTROPOCENTRISMO - uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem. É normal se pensar na ideia de "o Homem no centro das atenções".

EMPIRISMO - é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.
Que se apoia exclusivamente na experiência e na observação. Que não se pauta em uma teoria determinada.



O que é sociologia?

É uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade; ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Ela tenta explicar a vida social durante o surgimento do capitalismo.


O que é estratificação social?

É um conjunto de posições hierarquizadas segundo o que a sociedade considera importante, como poder, propriedade, riqueza ou prestígio. Um exemplo disso é a estratificação decorrente da profissão dos indivíduos.


O que é mobilidade social?

Consiste no movimento de um indivíduo ou de um grupo no sistema de estratificação que existe na sociedade à qual pertence; movimento este de uma posição para outra, podendo ser horizontal ou vertical.


Qual o conceito de Estado?

Objeto das ciências sociais, é uma das instituições políticas, uma das formas de controle social através de leis, normas e constituição por meio de um governo supremo que exerce autoridade sobre seu povo, dentro de um território delimitado, com direito a regulamentação de ordem econômica e social. Ao conceito de Estado ligam-se os conceitos de soberania e autonomia.


Qual o papel do professor na sociedade?

Na escola, o professor exerce um tipo de poder e tem a capacidade de influenciar o aluno. Muitas vezes, o ofício é desvalorizado no Brasil por conseqüência do descaso do poder público, apesar de ser uma profissão de portadores de cultura formal.


O que são os PCNs?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.


O que são temas transversais? Segundo o Ministério da Educação (MEC), “são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes”. Os temas transversais, nesse sentido, correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana


O que é projeto político pedagógico? (PPP)

O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.

O projeto político pedagógico (PPP) da escola é entendido como um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo. Sua dimensão político pedagógica pressupõe uma construção participativa que envolve ativamente os diversos segmentos escolares.

o projeto político pedagógico é práxis, ou seja, ação humana transformadora, resultado de um planejamento dialógico, resistência e alternativa ao projeto de escola e de sociedade burocrático, centralizado e descendente. Ele é movimento de ação­reflexão­ação, que enfatiza o grau de influência que as decisões tomadas na escola exercem nos demais níveis educacionais.

O que é Língua? – é um sistema de sígnos convencionais usados pelos membros de uma mesma comunidade

A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz através de textos ou discursos, falados ou escritos.

O que é Linguagem? – é a capacidade humana de se comunicar por meio de uma língua

O que é Ideologia? – é a visão de mundo de uma determinada classe social. Ideologia tem relação direta com linguagem porque há conteúdos ideológicos presentes nas atividades de interpretação dos discursos

O que é Moral?  • A moral é a prática dos valores, ou seja, é um conjunto de regras ou normas de conduta, próprias de uma sociedade.                     
• A moral indica a nossa conduta, o nosso modo de ser.
Moral – quer dizer, a prática dos valores ou, conjunto de regras ou normas de conduta próprias de uma sociedade. Não há ator social sem qualquer padrão moral, já que é ela que possibilita a socialização das pessoas. A moral pode ser ética ou não. Ética quando promove a vida ou nos proporciona melhor qualidade de vida.
O que é Valores – característica das coisas que são preferidas. Ele surge da significação das coisas e está ligado à nossa subjetividade, ou seja, o que eu vejo de uma forma meu colega pode ver de outra. Por isso é importante que o professor tenha o cuidado e o preparo necessário para respeitar as diferenças individuais do seu grupo.
O que é Ética – essa consiste em fazer reflexão acerca dos valores e sobre os fundamentos da vida moral. Por isso está muito relacionada à filosofia
O que é Moralismo – corresponde à imposição de valores de um individuo a outros membros do grupo, achando que seus valores são universais e julgando os valores dos outros com base nos seus próprios valores.

O que é Positivismo - A palavra positivismo seria a doutrina daqueles que preconizam a idéia de que só são válidos os conhecimentos obtidos pela ciência. Forte influência na cultura     brasileira final do século XIX até a primeira metade do séc. XX
- Os positivistas criticavam os iluministas, porque eles tinham fundamentalmente, a idéia de liberdade, autonomia

O positivismo é uma corrente de pensamento que se desenvolveu na Europa, no final do século XIX, é a doutrina daqueles que preconizam a idéia de que só são válidos os conhecimentos obtidos pela ciência, August Comte acreditava que a humanidade estava passando por um processo de evolução e para ele o espírito humano passa por três estados, 1º Teológico – as coisas acontecem pela vontade de um deus, 2º Metafísico – é um misto entre a razão e a fé, substituição de um deus por algo abstrato, 3º Positivo – realidade, certeza e precisão através da ciência.

O que é Dogmático?  é aquele que se funda em princípios que se apega a certeza de uma doutrina. Portanto tanto o cético como o dogmático tem uma visão imobilista do mundo contrario a filosofia que encara que o mundo é movimento, portanto a postura filosófica nos coloca dispostos a mudar nossa visão a cerca das coisas

O que é Cético?  é aquele que observa a distancia, afirmando não poder ter o conhecimento absoluto a respeito da verdade.                        
O que é pedagogia?: é a teoria prática da educação. O ato pedagógico é uma atividade sistemática de interação entre seres sociais que visa provocar entre eles mudanças eficazes que os tornem elementos ativos da própria ação pedagógica exercida. – educar quer dizer, conduzir de um estado ao outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação. Sendo assim, é possível mudar as condições históricas em que estamos inseridos e que o aluno pode ser diferente, independente das suas condições materiais 

Filosofia é a busca amorosa pelo conhecimento. Através da atitude filosófica está implícito o pressuposto que não podemos aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores em geral, sem antes havê-los investigados e compreendidos. E como a filosofia é uma reflexão radical (vai a fundo nas raízes), rigorosa (organizada) e de conjunto (totalidade) acerca dos problemas, é inevitável que ela faça reflexão sobre o ato de educar, permitindo assim, fugir da espontaneísmo, permitindo que nossa ação seja coerente e eficaz. E a filosofia na educação está implícito também a idéia de que a transcendência é possível, significa que nosso aluno, independentemente  das condições materiais  pode ser diferente.

Qual o objetivo da Filosofia?: estudo que visa ampliar incessantemente a compreensão da realidade no sentido de aprendê-la na sua inteireza;
- Filosofar: raciocinar sobre assuntos filosóficos. Ou, raciocinar estabelecendo uma proposição geral com base no conhecimento de dados singulares.

método e o objetivo da filosofia:                                                                                   
- A Filosofia desenvolve uma reflexão de conjunto porque é globalizante.                                                                               
- A Filosofia é radical porque vai até as raízes da questão                                                                                                                                                      
 - (A filosofia consiste na capacidade de indagação do que é tido como certo: como e?, Por que é?, O que é? Sendo assim, a filosofia é um conhecimento instituinte, na medida em que questiona o saber instituído – “ela pode questionar o que já existe como “certo”, dando um novo significado às coisas, ao mundo e à sua própria existência”). 

- Ela busca incessantemente o sentido das coisas e um saber universal acerca das questões fundamentais e tem como finalidade compreender o significado da existencia humana, assim como as relações entre o homem e Deus.                                                                                                                                  
  - Ela não aceita o óbvio das coisas, das idéias, dos fatos, dos valores sem antes investigá-los e compreendê-los.                                                    
 - A Filosofia na Educação Infantil pode levar as crianças a terem uma visão de mundo coerente.

- A Filosofia pode permitir às crianças constituírem um pensamento mais complexo, sendo mais críticas no que se refere à realidade.

- A Filosofia pode ajudar as crianças no desenvolvimento de sua intelectualidade, o que favorece um entendimento da realidade social      

- A filosofia busca tentar encontrar o sentido da própria existência, impedindo a estagnação.

O que é Educar?  é conduzir de um estado a outro, conduzindo em uma certa direção o que é suscetível da Educação

O que significa "idade das trevas" ou o "obscurantismo filosófico" no que se refere à produção filosófica?
- A Idade das Trevas foi compreendida como uma época de retrocesso do pensamento, de atraso intelectual, científico e cultural. Uma época em que o domínio da fé obscureceu as "luzes" da razão e emperrou o progresso.
A expressão “idade das trevas” foi uma referência usada pelos renascentistas do que ocorreu no preriodo medieval. Conhecido também como “obscurantismo filosófico” pelo fato de não haver filosofia e a máxima era “crer para compreender e compreender para crer”. Sendo assim, a filosofia estava subordinada a fé e a última palavra era sempre da teologia. Nesse período a salvação da alma estava acima de tudo

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário