Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cultura da Infância


1. Por que a organização do espaço físico na Educação Infantil é tão importante?

Porque ao influenciar o comportamento das pessoas, define como o educa-
dor irá organizar os ambientes de acordo com os objetivos que ele pretende atingir. É possível perceber traços de uma proposta pedagógica através da organização dos espaços.
       
2. Quais são os principais critérios para a  organização  dos espaços da sala de aula?
Os principais critérios são: estruturação por áreas, delimitação clara das áreas, transformação ou conversibilidade, favorecimento da autonomia da criança, segurança, diversidade, polivalência, sensibilidade estética e pluralidade.

* Outra resposta - Estruturação por áreas, delimitação clara das áreas, transformação ou conversibilidade, favorecimento da autonomia da criança, segurança, diversidade polivalência, sensibilidade estética e pluralidade.

3. Porque a Rotina é importante para a criança?
A rotina diária é importante para a criança porque sabemos que ela é capaz de se situar no tempo e no espaço, e assim, poderá distinguir os diferentes momentos que acontecem na creche/pré-escola. Quando há em uma instituição educacional a estrutura de uma rotina, a criança pode se apropriar desse conhecimento e participar mais ativamente das atividades, isto é, ela pode dar sugestões, propor mudanças, esperar e se organizar para o início da atividade etc. Isso significa que uma rotina adequada auxilia no desenvolvimento infantilpermitindo que ela estruture sua independência, sua autonomia e estimula a socialização.

* Outra resposta - É importante, pois através dela a criança é capaz de atuar no tempo e no espaço, podendo assim, distinguir os diferentes momentos que acontecem na creche/pré-escola. A criança pode se apropriar das atividades de rotina participando mais ativamente das atividades, dando sugestões e propondo mudanças. A rotina auxilia no desenvolvimento infantil, permitindo a estruturação da independência da criança, assim como sua autonomia estimulando sua socialização.

4. Por que a autora utilizou a palavra “inserção e não “adaptação”?
Porque a palavra adaptação está ligada ao sentido de acomodação, ajustamento, isto é, aceitação e submissão. Esses conceitos não combinam com
educação e, por isso, é preferível falarmos em inserção, já que é o momento em que a criança vai se inserir em um novo ambiente educacional.

5. O que é uma proposta pedagógica?
Segundo a educadora Sonia Kramer, a proposta pedagógica é um convite, um desafio, uma aposta. Uma aposta, porque sendo ou não parte de uma Política pública, contém sempre um projeto político de sociedade e um conceito de cidadania, de educação e cultura. É um caminho a ser construído e, portanto, contém valores e subjetividade, o que a torna sempre única.

6. Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividades de aprendizagem, sistemas de ralações, ponto de vista dos pais alguns dos indicadores de qualidade que determinam aspectos dos serviços de uma creche escola e permitem a análise do nível de qualidade da instituição. Eles servem como parâmetros para planejamento e intervenção. Escreva sobre “Atividades de aprendizagem”relacionando três critérios.
Atividades de aprendizagem são aquelas que favorecem o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, Portanto todas as atividades realizadas na creche são atividades de aprendizagem, inclusive as ações de rotina.
É preciso reconhecer a importância de uma programação educativa por ser o espaço de desenvolvimento da criança, alguns indicadores que se apresentam em uma boa programação educativa são: permanência e mudança, privacidade e sociabilidade, seqüencialidade e imprevisibilidade.

7. Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividades de aprendizagem, sistema de relação, ponto de vista dos pais são alguns dos indicadores de qualidade que determinam aspectos dos serviços de uma creche/escola e permitem a analise do nível de qualidade da instituição. Eles servem como parâmetros para o planejamento e intervenção. Escreva sobre o indicador “ambiente Físico”, relacionando três critérios que proporcionam condições de desenvolvimento e segurança da criança.
A análise do ambiente físico considera as questões de luminosidade e arejamento, a estética, a segurança, a adequação e a funcionalidade dos ambientes de serviço e aspectos da promoção da saúde infantil.
Podemos relacionar alguns critérios para que o ambiente possa proporcionar condições de desenvolvimento e segurança da criança como dimensão das salas, organização dos materiais e dos espaços, espaço individual para as crianças guardarem seus pertences, ser rico em estímulos e propostas.

8. Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividades de aprendizagem, sistemas de relações, ponto de vista dos pais, são alguns dos indicadores de qualidade que determinam aspectos dos serviços de uma creche/escola e permitem a análise do nível de qualidade da instituição. Eles servem como parâmetros para o planejamento e intervenção. Escreva sobre o indicador sistemas de relações.
A criança desde pequena é capaz de estabelecer relações com o ambiente em que vivem. Sendo assim, quanto mais rico for o ambiente mais a criança terá a oportunidade de crescer e aprender. A creche é um ambiente complexo para esse tipo de relação, sendo assim a relação criança – adulto não pode ocorrer de forma casual, é preciso ser considerada e prevista já que o adulto é uma figura significativa, um ponto de referência para a criança e precisa ser um interlocutor ativo.
A relação criança-criança também precisa ser considerada visto que nas relações das crianças normalmente ocorrem conflitos elas aprendem com as diferenças e as similaridades.

Outra resposta - A criança é capaz de estabelecer relações desde muito cedo e quanto mais rico forem esses sistemas de relações maior será o desenvolvimento e aprendizado da criança. A relação adulto/criança não pode ser casual, mas considerada, pois o adulto é um ponto de referência para a criança.
Já a relação entre crianças é onde a criança aprende a sociabilidade e cooperação. É onde ela percebe as diferenças e semelhanças, pois há uma importante troca entre elas.

* Outra resposta - A criança, desde bem pequena é capaz de estabelecer relações com o ambiente em que vive, ou seja, com as pessoas, os objetos e os eventos, e quanto mais rico forem esses sistemas de relação maior será o desenvolvimento e aprendizado da criança. A relação adulto/criança é crucial devendo ser prevista. Já a relação criança/criança pode ocorrer conflitos e faz com que ela aprenda a estabelecer interações de prazer com as outras crianças. Aqui, podem ocorrer  conflitos, porém, elas aprendem com as diferenças e similaridades. – pg. 27

9. A organização do espaço na Educação Infantil é fundamental para que as propostas pedagógicas atinjam seus objetivos. Os aspectos que condicionam os educadores na sua tomada de decisões nessa organização são classificados em elementos contextuais e pessoais. Elementos contextuais: o ambiente, a escola e a sala de aula. Elementos pessoais: as crianças e os professores. Escreva sobre elemento contextual “Sala de aula”
Deve-se levar em conta os elementos estruturais de uma sala se aula, por exemplo: a dimensão da sala de aula que deve seguir os padrões determinados por lei tomando cuidado com os mobiliários para que a sala não se torne opressiva, Existência apenas da sala de aula ou de algum outro espaço anexo, possibilita a montagem de outros ambientes, como por exemplo a área de arte, posição das janelas que vão determinar as áreas que precisam de boa iluminação e deve permitir que as crianças possam ver o que acontece fora da sala de aula, presença de armários embutidos ou estantes fixas para deixar espaço livre nos corredores e evitarem acidentes, tipo do piso que pode determinar o tipo de tarefa a ser realizada entre outros.

10. A organização do espaço na educação infantil é fundamental para que as propostas pedagógicas atinjam seus objetivos. Os aspectos que condicionam os educadores na sua tomada de decisão nessa organização são classificados em elementos contextuais e pessoais. Eles são distribuídos assim: elementos contextuais: o ambiente, a escola e a sala de aula. Elementos pessoais: as crianças e os professores.
Escreva sobre elemento contextual “escola
Entendemos que a escola possui um padrão a ser seguido por lei, bem como os mobiliários , assim como materiais que serão utilizados diariamente, não podem ser cortantes e pontiagudos os mesmos não devem colocar as crianças em risco.
Recepção, administração, cozinha, banheiro, sala de reunião, sala de aula, sala de vídeo, sala para cada atividade a qual será utilizado no dia a dia, sem esquecer da parte externa que deverá oferecer brinquedos com a intenção de integração, um espaço para atividade fora da sala de aula como playground, enfim oferecer um ambiente com segurança e brinquedos dirigidos para cada idade onde as mesmo se sintam bem.

11. A organização dos espaços na educação infantil é fundamental para que as propostas pedagógicas atinjam seus objetivos. Os aspectos que condicionam os educadores na sua tomada de decisão para essa organização, são classificados em elementos contextuais e pessoais. Eles são distribuídos assim: Elementos contextuais, o ambiente, a escola e a sala de aula. Elementos pessoais: as crianças e os professores. Escreva sobre o elemento pessoal “Professor
O modelo educativo que os professores irão adotar vai ser percebido por meio da sua prática pedagógica.
- Valores e Ideologia: é o conjunto de características, que faz parte da sensibilidade de cada um e que, certamente, será reconhecido na sua proposta de trabalho.
- Experiência profissional anterior: cada professor traz consigo as suas experiências anteriores e, muitas vezes, torna-se difícil romper com hábitos antigos.
- Criatividade: maior ou menor criatividade
- Aspectos pessoais: a organização do espaço vai depender também das características específicas e pessoais de cada professor

* Outra resposta - O modelo educativo do professor será percebido pela sua prática pedagógica. A organização do espaço será influenciada pelos seus valores ideológicos, sua experiência anterior e sua criatividade que será maior ou menor, assim como os aspectos pessoais também vão influenciar na organização do espaço.

* outra resposta - A maneira que o professor organiza e planeja o tempo e o espaço em sala de aula revela muito sua prática pedagógica. Em sua prática, o professor sempre vai transmitir seus valores, conceitos e princípios. Ele vai revelar sua criatividade ou a falta dela e vai trazer para sala de aula suas experiências anteriores. O professor não deve se achar pronto e acabado, há uma continuidade em sua formação que deverá transformar a cada dia sua prática pedagógica.

12. Por que o autor do livro A arte de Forma-se, João Batista Libânio, escolheu o verbo formar-se?
O autor explica que no termo "forma" ou "fôrma”: está implícito que existe um molde anterior a ser aplicado ao aluno. Assim, ele tentou corrigir um pouco esta carga etimológica da palavra formar, transformando-a em "formar-se". Segundo ele, o pronome reflexivo se, ajuda a acabar com a idéia de passividade. Formar-se é, portanto, um processo educativo que está nas mãos do próprio formando, que respeita a sua singularidade e que busca ampliar asuas qualidades na intenção de transformaa sociedade em que vive.

13. Faça uma reflexão sobre o papel do professor em relação às brincadeiras infantis baseando nas suas opiniões na concepção de VeraLucia dos Santos?
O professor em seu papel tem a responsabilidade de entender e representar as necessidades de seu aluno, ou sala de aula, portanto cada brincadeira deverá ter seu critério, seu planejamento, objetivo, e compromisso com a sua realidade propiciando ao educando em suas elaborações lúdicas, uma relação do mundo, real e o mundo simbólico. O professor deverá estar atento nas respostas dadas nessas interações bem como ser observador, catalisado e participante. Concordo com a concepção de Vera Lucia, quando ela expressa que brincar é investigação e construção do conhecimento sobre si mesma e o mundo, ela coloca a relação entre interesse X necessidade com a realidade do mundo desconhecido. Pois brincadeira expressa, forma de reflexão organização, desorganização, construção reconstrução, simboliza seus desejos, medos, sentimentos agressivos e revela os conhecimentos que constrói das experiências que vivem.

Outra resposta - O professor deve propor trabalho que incorporem atividades lúdicas. Sua atitude é decisiva com relação ao desenvolvimento do faz de conta. Na atividade lúdica/brincadeira, ele tem a função de observador, interferindo o mínimo possível, garantindo assim a segurança e a livre manifestação da criança; catalizador, observando e descobrindo as necessidades e os desejos implícitos na brincadeira, para dar mais sentido a essa atividade; atuar como um mediador das relações que se estabelecem e das situações que podem surgir.

14. Faça uma reflexão sobre as regras de convivência na Educação Infantil baseado nas opiniões e estudos de “Lenice Frazatto”
As regras são importantes, pois auxiliam as crianças a compreenderem o modo correto de agir no seu dia a dia. É responsabilidade de o professor explicar as regras para os seus alunos, nos momento de conversa com o grupo em uma roda, por exemplo, pode ser um bom momento para definir algumas regras, por exemplo, respeitar a vez de o outro falar. Após discutir as regras com o grupo é importante que as regras sejam registradas e disponibilizadas a todos, assim elas poderão se necessário recorrer ao que foi determinado. Quando a criança ajuda na elaboração das regras ela aprende tanto a fazer parte de um grupo como a desenvolver sua autonomia, isso é importante, pois, regras e convivência e obediência nos acompanham por toda a vida desde a infância até a idade adulta.

15. Faça uma reflexão sobre castigos e recompensas na vida das crianças baseado nas suas opiniões e na concepção de “Constance Kamii”
Segundo Constance Kamii, se quiséssemos desenvolver nas crianças autonomia moral deveria parar de utilizar os métodos de castigos e recompensas e passar a encorajá-la a construir por si mesmas seus valores morais. Uma forma de fazer isso seria fazer a criança pensar em suas atitudes para ver a importância de agir de uma determinada maneira.
Sabemos que na vida é impossível abolir completamente os castigos já que em alguns aspectos uma desobediência pode lidar com a vida da criança, mas precisamos fazê-la entender o porquê ela não pode agir de uma determinada maneira e quais as conseqüências que ela teria. Também é preciso tomar cuidado com as recompensas, devemos mostrar para criança que só o fato de ter feito o que é correto já lhe sirva de recompensa e ela possa ficar feliz com isso.
O ideal é que não precisemos punir a criança e sim, consigamos fazê-la compreender o porquê da proibição.

* Outra resposta - Conforme constance Kamii se desejamos que as crianças desenvolvam autonomia moral, devemos reduzir nosso poder adulto, deixando de usar recompensas e castigos e encorajando-as a construir por si mesmas seus próprios valores morais. A criança não precisa ser recompensada com um presente ou elogios por aquilo que fez, ou seja, o prazer de agir corretamente deve ser o suficiente.
A criança terá a possibilidade de pensar sobre a importância da honestidade, entender que as pessoas podem confiar e acreditar nela. Dessa forma será muito mais eficaz seu desenvolvimento.

* outra resposta - Segundo a autora, para haver a formação da autonomia moral da criança, o poder do adulto deve ser reduzido e os castigos e recompensas suprimidos. Para ela, ao invés de punir, o ideal é levar a criança a entender os motivos das proibições.
A criança deve entender que os atos tem conseqüências e por vezes, as sanções são necessárias, assim como os elogios tidos como recompensas, que Constance Kamii disse não serem necessárias, já basta a criança a satisfação de fazer algo bem feito.

16. Entre as experiências pioneiras na Europa e nos EUA, que foram citadas nesta aula, escolha as três que você achou mais interessante e descreva.
O aluno irá escolher três das seguintes experiências: Escola do Tricô, fundada em 1767 pelo Padre Oberlin, na França. Estava voltada ao atendimento de crianças a partir de dois anos de idade e atendia filhos de pais trabalhadores e que não tinham onde deixá-las durante o horário do trabalho. A Escola Infantil, criada na Escócia 'por Robert Owen, que se preocupava com as condições de vida dos seus empregados, uma vez que alguns deles tinham apenas seis anos de idade. Frõbel, na Alemanha, criou os Jardins de Infância que tinha uma visão única sobre a natureza da infância. Na Itália, Maria Montessori criou para filhos de operários a Casa dei Bambini e, na Inglaterra, as irmãs MacMillan organizaram um programa de atendimento às crianças que levavam uma vida pouco saudável.

17. Com base nas orientações do MEC, como deve ser a estrutura básica de uma proposta pedagógica?
Em uma sugestão de modelo de roteiro elaborado pelo MEC, uma proposta pedagógica deve ter as seguintes partes: as condições de produção do documento; os fundamentos teóricos das propostas; a estrutura, organização e funcionamento da Educação Infantil, a política de valorização e profissionalização dos recursos humanos e também a articulação com outras instâncias educacionais e culturais.

18. O que era a Teoria da Privação Cultural?
A Teoria da Privação Cultural, ou também chamada de Educação Compensatória, baseava-se na ideia de que só a criança de classe média poderia ser considerada como modelo. Como conseqüências, as crianças de origem econômica e social mais baixa, eram vistas como "carentes”: "inferiores" e portadoras de uma privação cultural. A solução para esse "mal" seria a Educação Compensatória, que passaria a ser oferecida nas creches/pré-escolas.

19. Segundo a educadora Lina Iglesias Forneiro, para a organização dos espaços na creche/pré-escola leva-se em consideração  dois aspectos:  os elementos  contextuais  e  os  elementos pessoais.  Como cada um deles pode ser subdividido?
Elementos contextuais: o ambiente, a escola e a sala de aula. Elementos pessoais: as crianças e os professores.

20. Como deve ser feita a decoração da sala de aula?
A sala de aula deve ser decorada de tal forma que eduque a sensibilidade estética das crianças. Isto é, a decoração deve ser compreendida como conteúdo de aprendizagem, através da harmonia das cores, das formas, e do sentido que existirá naqueles materiais e objetos para as crianças.

21. Através de pesquisas, verificou-se  que  as  interações  entre crianças  podem variar de acordo com os tipos de arranjos espaciais. Descreva, de forma sucinta, como as crianças costumam reagir quando a sala está organizada em espaços semi-abertos, abertos e fechados.
Espaços semi-abertos - as crianças gostam de ficar em subgrupos e preferem os ambientes delimitados e com divisões baixas. Interagem com as outras crianças e procuram os adultos para solicitar algum apoio. Espaços abertos: as interações entre crianças são raras e elas tendem a permanecer em volta do adulto, porém com pouca interação com ele. Espaço fechado: as crianças temem ficar em lugares onde não conseguem ver o adulto, assim, optam por ficar ao seu redor. Quase não há interação com outras crianças.

22. Explique o que é Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Trata-se de um documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998, como material de referência para a estruturação de currículo da
Educação Infantil em todo o território brasileiro.

23. Como foi estruturado o referencial?
O Referencial foi organizado em três volumes: o primeiro, denominado Introdução; o segundo, intitulado Formação Pessoal e Social e o terceiro, chamado de Conhecimento de Mundo.

24. Segundo o Referencial, como deve ser o professor da Educação Infantil?
O professor deve estar comprometido com a prática educacional para que ele possa responder de forma satisfatória às demandas das famílias e das
crianças. Precisa também ser capaz de trabalhar com questões específicas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis. Para que isso aconteça, é necessário que o professor tenha uma formação inicial sólida e consistente, acompanhada de adequada e permanente atualização em serviço.

25. Como deve ser entendido o planejamento na Educação Infantil?
O planejamento na Educação Infantil é um instrumento que auxilia na ordenação e na organização de um ensino de qualidade. É uma reflexão sobre o que se pretende, sobre como se faz e como se avalia. O planejamento não pode ser considerado como uma rotina que precisa ser elaborada e seguida estritamente, sem poder ser alterada. Também não deve ser considerado como algo meramente formal, que se elabora e depois, guarda-se na gaveta.

26. O planejamento de uma forma simplificada envolve três fases. Quais são estas fases?
As fases são: previsão, realização e avaliação. Essas etapas não precisam ocorrer separadamente; elas podem acontecer simultaneamente ou não.

27. O que é um planejamento participativo?
É quando o planejamento envolve direção, coordenação, professores, funcionários, pais e alunos. Isso faz com que todos se sintam responsáveis e, portanto, ativos, no processo de realização e avaliação.

28. O que significa trabalhar com projetos?
Significa que o professor quer desenvolver com seus alunos estudos em profundidade. Estes trabalhos poderão ser realizados por pequenos grupos de crianças. Trata-se de uma forma de trabalhar que envolve diferentes conteúdos e que costuma ser organizado em torno de um tema.

29. Escreva alguns dos objetivos do trabalho com projetos.
Ajudar as crianças a encontrarem um sentido mais profundo e completo dos acontecimentos do seu próprio ambiente e das experiências que mereçam sua atençãoDurante o desenvolvimento de um projeto as crianças vão ser encorajadas a tomarem suas próprias decisões e a fazerem suas próprias escolhas sobre a realização de um trabalho, sempre em interação/cooperação com os seus colegas e professores, havendo um compartilhar de conhecimentos e descobertas. Além disso, o trabalho com projetos reforça na criança a sua auto-estima, uma vez que ela passa a acreditana sua capacidade de pensar, concluir e criar, além de estimulao seu desejo de aprender cada vez mais.

30. Como propiciar a Inserção da criança na creche/pré-escola?”
A melhor forma de inserir uma criança na creche/pré-escola é através de um sistema gradativo. Isto é, a família ficará junto à criança na creche durante algumas horas e irá gradativamente, diminuindo a quantidade de tempo.

31. Explique por que brincar é tão importante para a criança pequena.
Porque a brincadeira é um espaço privilegiado de aprendizagem. É também um espaço de investigação e construção de conhecimentos sobre si mesma
e sobre o mundo. Brincar é uma forma de a criança exercitar sua imaginação e a imaginação é uma forma que permite às crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que poucos conhecem.

32. De forma sucinta, descreva as três identidades da criança identificadas por Franco Frabboni.
Primeira: a criança/adulto ou infância negada. Período em que não existia um sentimento de infância, isto é, não havia uma consciência da particularidade infantil. Segunda: a criança filho-aluno ou a infância institucionalizada. A criança torna-se centro de atenção das famílias e há uma preocupação com o seu futuro, porém, a educação passa a ser de responsabilidade das escolas que por sua vez, tinham regimes disciplinares rígidos.
Terceira: a criança-sujeito social, sujeito de direitos. A criança passa a ser considerada em seus direitos infantis, porém a realidade ainda nos mostra que existem diferentes infâncias e que isso reflete nesses direitos.

33. Franco Frabboni, em seu texto A escola Infantil entre a Cultura da Infância e a Ciência Pedagógica, organiza o entendimento histórico da criança, por meio de três identidades: 1ª identidade - Criança - Adulta ou a infância negada - séculos XIV, XV. 2ª Identidade - Criança - Filho - Aluno ou a Criança - Institucionalizada - séculos XVI, XVII. 3ª identidade - Criança - Sujeito Social ou Sujeito de Direitos - século XX. Baseado nas idéias do autor escreva uma reflexão sobre a 3ª identidade.
Analisando a criança do ponto de vista socioeconômico, fica evidente as diferentes infâncias na sociedade atual. São crianças que além de brincar e estudar tem uma rotina cheia de atividades e lazer, crianças que por ter de ajudar na renda familiar se quer pode estudar, para ajudar no sustento do lar vendem balas nas esquinas e outras que pedem esmolas e até mesmo aquelas que cometem pequenas infrações. Há também aquelas que desde cedo ajudam em casa ou no trabalho dos pais, aprendendo assim uma profissão. Todas são crianças, porém, com diferentes situações de socialização, de condições de vida, de escolarização de brincadeiras e de trabalho. Pg.41

34. De uma forma sucinta explique o papel do professor com relação aos jogos e brincadeiras na Educação Infantil.
O professor que compreender a importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento infantil irá elaborar propostas de trabalho que incorporem atividades lúdicas. É preciso porém, que o professor procure sempre estabelecer para si mesmo, qual será o seu papel, sua função, enquanto as crianças brincam. A intervenção do professor deve se dar no sentido de mediar possíveis conflitos, de abrir e socializar os espaços e os objetos de uso comum, de estimular a entrada de novas crianças em um jogo, ou como árbitro das' regras acordadas.

35. No que o professor precisa pensar para trabalhar a disciplina na Educação Infantil?
É preciso que o professor primeiramente pense na idade específica das crianças, quais são as suas capacidades e como ele pretende organizar as
atividades que deseja realizar. Também é importante que o professor defina algumas regras de convivência com as crianças.

36. É impossível definirmos limites para crianças pequenas? Como fazê-lo?
Sim, é possívedefinirmos para as crianças mesmo que pequenas =, o que ela pode e o que não pode fazer de acordo com a situação (é bom lembrar
que a criança deve ter possibilidade de cumprir tais limites). Porémnão há umreceita a ser seguida; masbom senso, equilíbrio, segurança e clareza são fundamentais na hora de explicarmos para a criança os limites e os motivos pelos quais permite-se onão uma determinada coisa.

37. O que diz a LDB sobre a formação de professores da Educação Infantil?
LDB em seu artigo 62 determina que formação de docentes para atuana educação básica far-se-á enível superiorecurso delicenciaturade graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitidacomformação mínima para o exercíciodo magistério na educação infantie nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em vel médio, na modalidade Normal': Já no artigo 87§ 4.°, nas Disposições Transitórias, a LDB diz"até o fida década da Educação somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados potreinamento em serviço':

38. Em dezembro de 1997, o Mec apresenta para discussão com a Comunidade educacional um documento sobre a formação de professores. Qual é esse documento e sobre o que ele trata?
O documento em questão foi intitulado de ReferenciaPedagógico-Curricular para a Formação de Professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental': Foi organizado em quatro partes com as seguintes abordagens: análise da situação atual da formação de professores; repensar a formação de professores; delineamento de uma proposta de referencial pedagógico-curricular para a formação inicial de professores e critérios para a organização institucional e curricular da formação de professores.

39. No livro Creches: criança faz de conta & Cia, os autores organizam as atividades que são desenvolvidas durante o dia na creche/pré-escola em quatro grupos. Diga quais são esses grupos e explique de forma sucinta cada um deles.
Os quatro grupos são:
atividades de organização coletiva: são os momentos de atividades organizados coletivamente e acontecem de forma diferente de acordo com a faixa etária das crianças. Para as menores, a interferência do adulto é fundamental, pois, é ele quem deve planejar as atividades que serão desenvolvidas e organizar o ambiente de forma adequada. Já as crianças maiores podem participar e interferir na organização das atividades coletivas e,em muitos casos, atuar diretamente, assumindo funções que geralmente só os adultos fazem.
atividades de cuidado pessoal: trata-se da não divisão entre cuidar e educar. É fundamental compreendermos que todas as atividades voltadas ao
cuidado das crianças são também atividades pedagógicas/educativas.
atividades dirigidas: são as atividades em que é responsabilidade do professor definir e encaminhar o seu desenvolvimento. À medida que aumenta a idade das crianças, aumenta também a possibilidade de atividades dirigidas e a porcentagem de tempo voltada para a sua realização.
atividades livres: não devem ser compreendidas como atividades em que não há interferência do professor. Trata-se de momentos pré-estabelecidos no planejamento do professor, isto é, pensados e preparados previamente por ele. As atividades livres devem fazer parte da programação diária das crianças que frequentam creches/pré-escolas.

40. Quais foram os temas selecionados como fundamentais na prática de um professor de Educação Infantil?
A indissociabilidade do educar e do cuidar; a organização do espaço físico; a função do professor; a compreensão do papel da família na educação das crianças pequenas; a formação do professor e a necessidade de se ter muito mais.

41. Analisando as políticas voltadas para a infância brasileira, o que você percebe que é declarado, mas não é realizado?
A partir do conhecimento vivenciado ou até mesmo lido em jornais/ revistas, o aluno deverá citar, pelo menos, uma política voltada para a infância que tenha sido declarada, mas não realizada. Dois exemplos possíveis: a exigência de formação em nível superior para os educadores que atuam em creches/pré-escolas; vagas disponíveis em creches **para crianças cujas famílias são de origem socioeconômica baixa.





42. As educadoras italianas Bonfiglioli e Volpicella falam que “a solução dos problemas de inclusão de uma criança com necessidades especiais exige uma dupla reestruturação: organizativo-estrutural e pedagógico-didática”. Explique esta proposta.
A reestruturação de ordem organizativo-estrutural requer que a instituição
de Educação Infantil tenha equipamentos adequados para que a criança possa ter uma boa ambientação; que estabeleça relações com as instituições sociais e de saúde da região para planejar um trabalho “contínuo”; que estabeleça relações com as famílias a fim de ajudá-las e apoiá-las na educação; e que torne flexíveis os tempos e os espaços de trabalho para que haja
uma diversificação das intervenções educativas e de reabilitação. Para a reestruturação pedagógico-didática, o fundamental é que a creche/pré-escola consiga desenvolver um projeto integrado, e para isso é preciso que sejam previstos momentos de entrosamento entre família, professores de turmas, professores de apoio, profissionais especializados, dirigentes escolares, pessoal não docente e pessoal auxiliar.

43. Com quais diferentes infâncias você convive?
O aluno deverá analisar a sua realidade e verificar se onde ele vive existem crianças pertencentes a famílias com nível socioeconômico alto que brinca e estuda; se há crianças que ajudam na renda familiar e que por isso nem sempre podem estudar também; se na cidade infelizmente ainda encontram-se crianças pedindo esmolas e ou ainda, se existem crianças que trabalham ajudando seus pais e assim, aprendendo uma profissão.

44. Com relação à organização do espaço físico, quais são os pontos que precisam ser ressaltados como essenciais nas propostas de Educação Infantil?
As diferentes formas de se pensar os espaços externos das creches/pré-escolas;
a estruturação da sala de aula (que permitam à criança escolher suas atividades ou se ela quer trabalhar sozinha ou em grupo etc.); atenção e cuidado com a decoração da sala de aula (evitar desenhos de personagens que as crianças já conhecem); e as janelas da sala de aula (permitir que as crianças vejam o que se passa fora da sala).

45. Escreva a respeito de algumas formas de trabalho da creche com a família.
Existem diferentes formas de se trabalhar com as famílias das crianças. Podemos dizer que há formas individuais e coletivas.  Individualmente podemos realizar entrevistas com os pais antes da inserção da criança na instituição; podemos ter contatos informais no dia a dia da
creche; além de organizarmos entrevistas previamente solicitadas, seja pela creche, seja pela família. Já de forma coletiva, os pais podem participar de reuniões e palestras; participar dos Conselhos ou Associações; podem conhecer melhor o trabalho da creche através da leitura de murais; participando das festas e de projetos especiais.*
                          
46. Justifique a importância do aperfeiçoamento/atualização para os profissionais da Educação Infantil.
É possível justificarmos esta importância a partir de dois  aspectos: o primeiro é referente à necessidade de se ter um nivelamento de  conhecimentos entre profissionais com diferentes níveis de formação; e, o  segundo aspecto é com relação ao acompanhamento contínuo de revisões teóricas e de mudanças que ocorrem no mundo social.*

47. O que é gestão social?
É quando um grupo de pessoas torna-se responsável pela condução dos serviços oferecidos em uma determinada instituição. No caso das creches e pré-escolas trata-se da participação mais direta dos pais, dos profissionais e da comunidade na administração dessas instituições. A gestão social é uma concepção de prática educacional, é um valor ético que envolve todos os aspectos da experiência educativa que valoriza uma intensa relação
comunicativa entre educadores, pais e sociedade.

Apesar da possibilidade de ser feita gestão social em instituições privadas, o mais comum é elas acontecerem em instituições públicas, principalmente devido aos aspectos financeiros. Através da gestão social, isto é, trabalhando de forma participativaé maior a possibilidade de oferecer serviços mais adequados às necessidades das famílias, dos educadores e dos cidadãos em geral. Tambémcom o envolvimento de todosem especiada comunidade, cria-se um reconhecimento social, ou seja, a creche/pré-escola é vista como parte essenciada vida daquelas famílias e como resposta positiva às suas expectativas.

48. Por que trabalhar com gestão social?
Apesar de ser possível ser feita gestão social em instituições privadas, o mais
comum é elas acontecerem em instituições públicas, principalmente devido aos aspectos financeiros. Através da gestão social, isto é, trabalhando de forma participativa, é maior a possibilidade de oferecer serviços mais adequados às necessidades das famílias, dos educadores e dos cidadãos em geral. Também, com o envolvimento de todos, em especial da
comunidade, cria-se um reconhecimento social, ou seja, a creche/pré-escola é vista como parte essencial da vida daquelas famílias e como resposta positiva às suas expectativas.

49. Por que “o ponto de vista dos pais” é considerado um indicador de qualidade?
Porque não podemos dizer que uma determinada instituição de Educação Infantil tem qualidade se ela não trabalha de forma efetiva a sua relação com os pais das crianças, que apesar de ser uma relação complexa é fundamental para o desenvolvimento de um projeto pedagógico.

50. Por que as creches com modelos organizativos muito rígidos tendem a excluir as famílias?Porque é difícil para as famílias em geral, e em especial, para as famílias de origem socioeconômica baixa conseguirem cumprir algumas das exigências impostas pela creche. Como exemplo de critérios rígidos, podemos citar: a inflexibilidade de horários de entrada e saída das **crianças e a exigência de uniformes e materiais.

51. Por que na Educação Infantil a participação da família é um aspecto muito importante, mas também bastante difícil?
A participação da família é importante primeiramente porque para essa faixa etária das crianças o contato entre pais, mães e professores costuma ser mais freqüente. Esse relacionamento é fundamental para o desenvolvimento infantil e para a evolução da imagem das instituições de Educação Infantil. Ao mesmo tempo, trata-se de uma relação que envolve a tarefa de educar uma mesma criança de forma compartilhada e a partir de contextos tão diferentes como a casa e a creche; isso acaba, de uma maneira geral, por gerar dificuldades e conflitos.

Existem diferentes formas de se trabalhar com as famílias das criançasPodemos dizer que há formas individuais e coletivas. Individualmente podemorealizar entrevistas com os pais antes da inserção da criança na instituição; podemos ter contatos informais no dia a dia da creche; além de organizarmos entrevistas previamente solicitadas, seja pela creche, seja pela família.
Já de forma coletiva, os pais podem participar de reuniões e palestras; participar dos Conselhos ou Associações; podem conhecer melhor o trabalho da creche através da leitura de murais; participando das festas e de projetos especiais.

52. Transformação da prática pedagógica
A indissociabilidade do educar e do cuidar; a organização do espaço físico; a função do professora compreensão do papeda família na educação das crianças pequenasa formação do professor e a necessidade de se ter muito mais. As diferentes formas de se pensar os espaços externos das creches/pré-escolas; a estruturação da sala de aula (que permitaà criança escolher suas atividadeose ela quertrabalhar sozinha ou em grupo etc.); atenção e cuidado com a decoração da sala de aula (evitar desenhos de personagens que as criançasjá conhecem)e as janelas da sala de aula (permitir que as crianças vejam o que se passa fora da sala).

53. Educação de crianças com necessidades especiais
Para que o projeto seja realmente integrado, o professoprecisa elaborá-Io dentro da programação normal. Esse projeto visa ao alcance da autonomia
da identidade da criança e sua aquisição de competências nos setores motor, perceptivo, linguístico e intelectual. A implantação do projeto acontecerá pomeio da organização prévia de metodologias específicas e estratégias que permitem a individualização dos percursos educativos.
A reestruturação de ordem organizativo-estrutural requer que a instituição de Educação Infantil tenha equipamentos adequados para que a criança possa ter uma boa ambientação; que estabeleça relações com as instituições sociais e de saúde da região para planejar um trabalho "contínuo"; que estabeleça relações com as famílias a fim de ajudá-Ias e apoiá-Ias na educação; e que torne flexíveis os tempos e os espaços de trabalho para que haja uma diversificação das intervenções educativas e de reabilitaçãoPara a reestruturação pedagógico-didática, o fundamentaé que a creche/pré-escola consiga desenvolver um projeto integradoe parisso é preciso que sejam previstos momentos de entrosamento entre família, professoredturmasprofessores de apoio, profissionais especializados, dirigentes escolares,pessoal não docente e pessoaauxiliar.

54. Quais são os quatro pilares da formação apresentados pela Unesco no relatório de J. Delors e os seus significados?  
Os quatro pilares são:
aprender a conhecee a pensarsignifica formauma inteligência críticabem-estruturada e não apenas ter um grande número deinformaçõesaprender a fazero processo de aprender a conhecer e a pensar implica em consequências práticas, isto éé preciso saber fazer;
aprender a convivecom os outros: é a superação do individualismo, o
declínio da violência e dos conflitospermitindo vivermos juntos;
aprender a seré a mais difícil tarefa educativaimplica uma concepção integral do ser humano e o desenvolvimento de todas as suas dimensões.

55. Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividades de aprendizagem, sistemas de relações, ponto de vista dos pais são alguns dos indicadores de qualidade que determinam aspectos dos serviços de uma creche/escola e permitem a análise do nível de qualidade da instituição. Eles servem como parâmetros para o planejamento e intervenção. Escreva sobre o indicador Acessibilidade e utilização dos serviços”.
Com relação a utilização dos serviços (creche/pré-escola)é de direito de toda criança o acesso a esse serviço, porém o poder público não tem cumprido a sua obrigação nesse sentido. É priorizar vagas para as crianças de família de menor poder socioeconômico. Para isso é importante o planejamento relacionado à local para construção de creches, além de seleção criteriosa e democrática para matrícula das crianças. Pg.25

56. Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividades de aprendizagem, sistemas de relações, ponto de vista dos pais alguns dos indicadores de qualidade que determinam aspectos dos serviços de uma creche escola e permitem a análise do nível de qualidade da instituição. Eles servem como parâmetros para planejamento e intervenção. Escreva sobre indicador "ponto de vista dos pais"
É indispensável no processo educacional a relação com a família. A participação dos pais é de fundamental importância para que haja um conhecimento articulado e amplo sobre as famílias ao longo de toda a vida. Tendo em vista algumas situações conflitantes na relação pais/professores, é preciso buscar caminhos para uma compreensão recíproca nessa relação, criando novas formas de encontros e investimento para que sejam atingidos os objetivos. Pg.27

57. A organização do espaço na Educação Infantil é fundamental para que as propostas pedagógicas atinjam seus objetivos. Os aspectos que condicionam os educadores na sua tomada de decisões nessa organização são classificados em elementos contextuais e pessoais.
Elementos contextuais: o ambiente, a escola e a sala de aula.
Elementos pessoais: as crianças e os professores.
Escreva sobre elemento -----pessoal “Crianças”
Com relação às crianças deve ser observada a idade - que condiciona o nível de autonomia e aquilo que são capazes de fazer; às necessidades que apresentam - organizar os espaços de forma que facilite às crianças desenvolverem suas atividades de forma tranqüila ou mais agitada, se for o caso; características do ambiente - ambiente que possibilite a criança desenvolver dupla função, mantendo sempre os interesses e as atividades habituais da criança, acrescentando novas propostas e oportunidades.

58A organização do espaço na Educação Infantil é fundamental para que as propostas pedagógicas atinjam seus objetivos. Os aspectos que condicionam os educadores na sua tomada de decisões nessa organização são classificados em elementos contextuais e pessoais. A que esses elementos se referem?
Elementos contextuais referem-se ao ambiente, à escola e à sala de aula. Já os elementos pessoais referem-se às crianças e aos professores. Pgs.70/71

59. João Batista Libaneo escreveu o livro Ä arte de formar-se, inspirado nos quatro pilares da educação proposta pela UNESCO esses pilares nortearão também a formação dos professores neste século. São eles: aprender a conhecer e a pensar, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a serExplique como o professor deve aprender a ser
Não há uma formula mágica para aprender a ser, a aprendizagem deve focar a coerência entre a conduta e os princípios que se defendem, para que não haja contradição entre ambos, aprender a ser é uma resposta a procura do desenvolvimento integral, total da pessoa humana: espírito e corpo. Aprender a ser é a mais difícil tarefa educativa, implica uma concepção integral do ser humano e como já dito anteriormente o desenvolvimento de todas as suas dimensões. Aprender a ser inclui um cultivo as expressões de beleza. Na educação, deveria haver uma preocupação para que tudo que cercasse a criança fosse o mais belo possível, mesmo em situação de pobreza.

Aprender a ser que implica uma concepção integral do ser humano. Trata-se aqui, da educação dos valores e atitudes para o desenvolvimento individual. Libâneo faz uma comparação muito interessante do ser humano a uma casa de 2 andares; O primeiro seria o do sentido e o superior teria 4 janelas: a da beleza, a da verdade,  a do bem e da transcendência. E quanto mais abertas estiverem e quanto mais olharmos através delas mais felizes seremos, ou seja, é praticando o bem que nos tornamos bons, e a ética deve nos acompanhar desde criança, pois assim, cresceremos com esse cuidado no nosso agir.

- Aprender a conviver com os outros é a superação do individualismo, o declínio da violência e dos conflitos, permitindo vivermos juntos. Aprender a conviver é também manter um olhar crítico, vigilante, lúcido sobre si e sobre outros, na dupla faceta de reconhecimento dos valores e das limitações.
O lugar de aprender a conviver é por meio da vida em grupo, em equipe, em comunidade, a começar pela família, essas experiências estão ameaças por conta do individualismo que cresce a cada dia.

- aprender a conhecer e a pensar  Aprender a conhecer é essencial para que nossa inteligência não se torne um amontoado de informações. Nesse processo devemos aprender a relacionar e contextualizar, sabendo que cada conhecimento pertence a um conjunto e está inserido num contexto. Aprender estabelecer relação entre os conhecimentos de modo que este não seja fragmentado. Aprender a analisar e a sintetizar. Pensa quem percebe a complexibilidade da realidade e questiona-se a si mesmo, suas idéias e seus paradigmas.
Aprender a conhecer e a pensar envolve o rompimento de todo o dogmatismo de teorias prontas e acabadas, já que a realidade está em constante transformação.

60. João Batista Libanio escreveu o livro "A arte de forma-se", inspirado nos quatros pilares da Educação proposta pelo UNESCO. esses pilares nortearão também a formação dos professores neste século. São eles: aprender a conhecer e a pensar, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Explique como o professor deve aprender a conhecer e a pensar?
Exercitando a atenção, a memória e o pensamento são atributos que o professor necessita para aprender a conhecer e a pensar através da memória faz-se um exercício de defesa, contra a submersa das informações instantânea difundidas pelos meios de comunicação social com a enorme capacidade de armazenamento e difusão das informações de que dispomos, seria perigoso imaginar, que a memória pode vir a tornar- se inútil, a aprender de “cor”, e a faculdade humana de memorizar associativa que não é redutível, a um automatismo, devemos cultivá-la cuidadosamente. Todos os especialistas concordam em que a memória deve ser treinada desde a infância e que é errado suprimir da pratica escolar certos exercícios tradicionais. O exercício do pensamento ao qual a criança é iniciada em 1ª lugar, pelos pais e depois pelos professores, deve comportar avanços e recursos entre o concreto e o abstrato. O processo de aprendizagem do conhecimento nunca está acabado ele pode enriquecer-se com qualquer experiência.

Aprender a conhecer
Esse tipo de aprendizagem tem como finalidade e fundamento o prazer de compreender, de conhecer e de descobrir. Para isso a educação deverá criar formas para que a escolaridade tenha seu tempo prolongado. Ou seja, o adulto após concluir seus estudos possa prosseguir com vontade de fazer novos cursos, pesquisa etc., fazendo-o perceber que o aumento do saber o faz compreender melhor o ambiente, sob os seus diversos aspectos, com isso ser mais crítico e atualizado.
Na criança, despertá-la e aguçá-la para que tenha mais prazer de estudar, mas é essencial que ela possa ter acesso às metodologias científicas, com isso possa ser “amiga da ciência”. É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento. É bom valorizar a curiosidade, a autonomia e a atenção. É preciso aprender a pensar, pensar também o novo.
Enfim aprender a conhecer. Antes de tudo o indivíduo deve aprender a aprender, para isso deverá, até o final de sua vida, estar sempre atualizado, fazer cursos de especialização na sua profissão exercitar a leitura e as pesquisas, pois assim ele terá mais facilidade para encarar todas as situações e com isso ser competitivo dentro da sociedade em que vive. Também o indivíduo deverá exercitar a memória, pois a criança aprende o exercício do pensamento com os pais, depois com os professores.

61João Batista Libaneo escreveu o livro Ä arte de formar-se, inspirado nos quatro pilares da educação proposta pela UNESCO esses pilares nortearão também a formação dos professores neste século. São eles: aprender a conhecer e a pensar, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a serExplique cada um desses pilares:
Aprender a conhecer e a pensar – é formar uma inteligência crítica, bem estruturada e não apenas acumular um grande número de informações. É aprender a relacionar e a contextualizar, é compreender que cada conhecimento está ligado a um conjunto, e este está situado a um contexto, relacionado a outro. É aprender estabelecer relação entre os conhecimentos de forma não fragmentada, é romper o dogmatismo de teorias prontas e acabadas, tendo em vista as constantes transformações que ocorrem.

Aprender a fazer – essa é uma conseqüência prática do processo de aprender a conhecer e a pensar, ou seja, para se fazer é preciso saber.

Aprender a conviver  - aprender a conviver com os outros é a superação do individualismo, é reconhecer os valores e as limitações de si e do outro, é ser tolerante, sensato, ponderado, é ouvir as opiniões do outro, é entender que sua verdade não é absoluta e inquestionável.
Aprende-se a conviver em grupos de pessoas, em equipes, na comunidade e principalmente na família.

Aprender a ser – esse é um processo educativo de maior complexidade. Aqui implica uma concepção integral do ser humano e o desenvolvimento de todas as suas dimensões. Trata-se da educação de valores e atitudes para o desenvolvimento individual.





Minha N2 - 12/12/11
Resultado final : 2
CULTURA DA INFÂNCIA
1. Segue abaixo:

         O MEC, em suas políticas, deixa claro que os professores que atuam em creches e os professores que atuam em pré-escola devem ter planos de carreira, remuneração e formação

          diferentes.
          iguais.
          de acordo com a região do Brasil.
          de acordo com a instância da instituição, isto é, pública ou privada.
2. O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, publicado pelo MEC em 1998,

          não aborda a questão da formação do professor.
          aborda a questão da formação do professor, porém deixa claro que a formação não é importante.
          aborda e dá destaque à questão da formação do professor.
          aborda a questão da formação do professor, porém não dá destaque.
3. As atividades livres devem ser incluídas na programação diária de todas as crianças que frequentam creches/pré-escolas.


         Sobre a organização dessas atividades livres, podemos afirmar que

I. não há necessidade de interferência do professor, uma vez que são atividades livres, ou seja, sem direção do professor.
II. é importante que o professor observe esses momentos de atividades livres, podendo não só coordenar algumas, como também interferir ou até mesmo participar.
III. cabe ao professor organizar espaços e momentos para que as crianças livremente explorem o ambiente e escolham suas atividades.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

          As afirmativas I, II e III são corretas.
          Apenas as afirmativas I e III são corretas.
          Apenas as afirmativas II e III são corretas.
          Apenas as afirmativas I e II são corretas.
4. A decoração da sala de aula é um aspecto importante na proposta educacional de uma creche/pré-escola. Portanto, pode-se afirmar que

          a reprodução de personagens de histórias infantis, gibis e desenhos animados são fundamentais para que a criança se desenvolva.
          ao decorar a sala de aula, o professor deve levar em consideração os desenhos que predominam nos programas de televisão.
          quanto maior a quantidade de enfeites em uma sala de aula, melhor será a acolhida da criança na instituição.
          é preciso educar a sensibilidade estética das crianças.



Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
CULTURA DA INFÂNCIA
1. O que é uma "cidade educadora"?

·                                  É uma cidade que tem muitas creches/pré-escolas.
·                                  É uma cidade que pretende oferecer educação formal a todos os seus cidadãos.
·                                  É uma cidade que tem muitas escolas.
·                                  É uma cidade que promove políticas que partem do ponto de vista da Educação.
2. O trabalho com projetos pode ser desenvolvido

·                                  só com crianças maiores.
·                                  tanto com bebês quanto com crianças maiores, mas depende do nível de desenvolvimento das crianças.
·                                  só com bebês.
·                                  tanto com bebês quanto com crianças maiores.
3. NA EDUCAÇÃO INFANTIL, É FUNDAMENTAL QUE REGRAS DE CONVIVÊNCIA SEJAM TRABALHADAS COM AS CRIANÇAS. ISSO QUER DIZER QUE:

·                                  o professor só deve trabalhar regras de convivência com seus alunos caso perceba que em casa os pais definem regras para a convivência familiar.
·                                  a criança, por meio de regras, saberá agir nos diversos momentos da sua rotina na creche ou na pré-escola.
·                                  uma vez explicadas as regras de convivência, o professor não deverá repeti-las, pois as crianças precisam memorizá-las e saber usá-las sempre que for necessário.
·                                  o professor irá definir sozinho algumas regras necessárias para o convívio em grupo e, depois, castigará as crianças que não cumprirem o determinado.
4. AINDA É UM PENSAMENTO COMUM NA SOCIEDADE BRASILEIRA A IDEIA DE QUE A CRECHE É APENAS UM:

·                                  lugar onde as crianças pequenas recebem boa alimentação.
·                                  lugar seguro onde as mães que precisam trabalhar fora possam deixar seus filhos pequenos.
·                                  espaço de educação e cuidado das crianças pequenas.

·                                  espaço comunitário com grande atenção à saúde das crianças pequenas.





Resultado final : 1.5
CULTURA DA INFÂNCIA
1. Na arte medieval, as crianças eram representadas como

          personagens centrais nas famílias.
          bonecos, sempre sentados ou apoiados.
          seres humanos frágeis e que precisavam de cuidados especiais.
          um adulto em miniatura.
2. Como se pode organizar o ambiente da sala de aula, levando em consideração o critério da sensibilidade estética?

          Utilizando os personagens dos desenhos preferidos das crianças.
          Trabalhando com temas de festas típicas e cartazes de isopor.
          Por meio da contratação de um desenhista que irá retratar as obras de Walt Disney.
          Utilizando réplicas de obras de arte e sendo original.
3. OS PROGRAMAS OFERECIDOS PARA O ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS,

         até o início do século XX, foram iniciados para melhorar a vida das crianças pobres, a única exceção foi no programa de:

          Fröebel, na Alemanha. - correta
          Robert Owen, na Escócia.
          Margaret McMillan, na Inglaterra.
          Maria Montessori, na Itália.
4. Em termos de políticas públicas para a educação de crianças pequenas com necessidades especiais, o MEC

          encaminhou ao Conselho Nacional de Educação uma proposta de lei voltada especificamente à educação das crianças com necessidades especiais.
          destinou verbas específicas para todos os estados brasileiros.
          não se manifestou, demonstrando total desinteresse.
          elaborou um documento apresentando estratégias e orientações.

Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
CULTURA DA INFÂNCIA

1. Profissionais tais como cozinheiros, serventes e vigias que trabalham em creches/pré-escolas precisam
 fazer parte de Associação de Pais.
 ser considerados como participantes do projeto educativo.
 ter curso superior.
 organizar reuniões frequentes com os pais das crianças.

2. Sobre o conceito de autonomia para a criança pequena, podemos afirmar que
I. autonomia é a mesma coisa que liberdade.
II. a essência da autonomia é que as crianças se tornem aptas a tomar decisões por si mesmas.
III. autonomia significa levar em consideração os fatores relevantes para decidir e agir da melhor forma para todos.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
 Apenas as afirmativas I e III são corretas.
 Apenas as afirmativas I e II são corretas.
 As afirmativas I, II e III são corretas.
 Apenas as afirmativas II e III são corretas.


3. Na arte medieval, as crianças eram representadas como
 bonecos, sempre sentados ou apoiados.
 personagens centrais nas famílias.
 um adulto em miniatura.
 seres humanos frágeis e que precisavam de cuidados especiais.


4. Pesquisas na área educacional mostram que a criança, desde pequena, é capaz de estabelecer relações com o ambiente em que vive. Isto quer dizer que
 a creche/pré-escola não precisa se preocupar com as relações.
 a família deve selecionar desde cedo os amigos de seus filhos.
 a criança não deve se relacionar com muitas pessoas, pois isto pode gerar conflitos.
 quanto melhor for o sistema de relações das crianças, mais elas terão oportunidade de aprender.


Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final : 2

CULTURA DA INFÂNCIA
1. Os professores, durante o período de inserção da criança na creche/pré-escola, devem
I. conhecer individualmente as novas crianças.
II. agrupar em uma mesma turma várias crianças em períodos de inserção.
III. explicar aos pais que eles não devem se preocupar caso a criança não esteja agindo da sua maneira normal.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
 Apenas as afirmativas I e II são corretas.
 Apenas as afirmativas I e III são corretas.
 As afirmativas I, II e III são corretas.
 Apenas as afirmativas II e III são corretas.

2. A decoração da sala de aula é um aspecto importante na proposta educacional de uma creche/pré-escola. Portanto, pode-se afirmar que
 é preciso educar a sensibilidade estética das crianças.
 ao decorar a sala de aula, o professor deve levar em consideração os desenhos que predominam nos programas de televisão.
 quanto maior a quantidade de enfeites em uma sala de aula, melhor será a acolhida da criança na instituição.
 a reprodução de personagens de histórias infantis, gibis e desenhos animados são fundamentais para que a criança se desenvolva.

3. A frase "Avaliar é saber ler e interpretar os comportamentos das crianças"
 tem como base a subjetividade.
 indica uma etapa pouco importante da avaliação.
 significa que o papel do adulto é pouco importante.
 é sempre objetiva.

4. Os jogos de exercícios são
atividades de ginástica física.
 atividades realizadas como lição de casa.
 a primeira forma de brincadeira da criança.
 atividades desenvolvidas com lápis e papel.



1. A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) DETERMINA QUE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA FAR-SE-Á:
de acordo com as determinações dos Conselhos Estaduais de Educação.
 em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena.
 em nível médio, em cursos de qualquer área, desde que sejam cursos profissionalizantes.
 de acordo com a série em que o professor irá atuar.

2. AINDA É UM PENSAMENTO COMUM NA SOCIEDADE BRASILEIRA A IDEIA DE QUE A CRECHE É APENAS UM:
lugar onde as crianças pequenas recebem boa alimentação.
 lugar seguro onde as mães que precisam trabalhar fora possam deixar seus filhos pequenos.
 espaço comunitário com grande atenção à saúde das crianças pequenas.
 espaço de educação e cuidado das crianças pequenas.

3. A criança compreendida como criança-sujeito social é aquela
que pode trabalhar ou estudar.
 que pertence a um nível social desenhado pelo mundo moderno.
 que, apesar dos diferentes modos de vida, deve ter seus direitos garantidos.
 que, independentemente da sua condição social, não precisa trabalhar.

4. Na arte medieval, as crianças eram representadas como
um adulto em miniatura.
 seres humanos frágeis e que precisavam de cuidados especiais.
 bonecos, sempre sentados ou apoiados.
 personagens centrais nas famílias.


Resultado final : 2
CULTURA DA INFÂNCIA
1. Sobre a inserção da criança na creche/pré-escola, é correto afirmar que
·     afeta apenas a criança.
·     é um momento natural e, portanto, não demanda atenção dos professores.
·     é o início de uma relação a três: criança-pais-professores.
·     dificulta a relação entre pais e professores.

2. A década de 1970, no Brasil, foi marcada pela existência de movimentos sociais: em São Paulo, foi oficializado o Movimento de Luta por Creches.
·    Escolha a alternativa que retrata a realidade desse movimento.
·     Reivindicava a participação do Estado na criação de uma rede de creches públicas.
·     Foi organizado por professores da rede pública de Educação.
·     Surgiu de um grupo de senhoras católicas preocupadas com o grande número de crianças abandonadas.
·     Exigia que a Secretaria de Saúde Pública criasse creches com atendimento médico.

3. A criança compreendida como criança-sujeito social é aquela
·     que pode trabalhar ou estudar.
·     que, independentemente da sua condição social, não precisa trabalhar.
·     que pertence a um nível social desenhado pelo mundo moderno.
·     que, apesar dos diferentes modos de vida, deve ter seus direitos garantidos.

4. Com relação aos jogos simbólicos, podemos afirmar que

·    I. são jogos inventados pelas crianças, frutos de sua imaginação e organizados de acordo com o que ela vai aprendendo sobre o seu meio sociocultural.

II. são jogos onde a criança expressa a sua capacidade de representar dramaticamente.
III. são também chamados de "faz de conta".
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta
·     Apenas as afirmativas I e III são corretas.
·     As afirmativas I, II e III são corretas.
·     Apenas as afirmativas II e III são corretas.
·     Apenas as afirmativas I e II são corretas.

CULTURA DA INFÂNCIA

Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 1.5
CURA DA INFÂNCIA
1. Sobre o conceito de autonomia para a criança pequena, podemos afirmar que

·                                 I. autonomia é a mesma coisa que liberdade.

II. a essência da autonomia é que as crianças se tornem aptas a tomar decisões por si mesmas.
III. autonomia significa levar em consideração os fatores relevantes para decidir e agir da melhor forma para todos.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

·                                  Apenas as afirmativas I e II são corretas.
·                                 As afirmativas I, II e III são corretas.
·                                  Apenas as afirmativas I e III são corretas.
·                                  Apenas as afirmativas II e III são corretas.
2. "Como aprender a conhecer e a pensar" é um dos pilares da formação de um educador.

·                                 Um dos aspectos abordados neste pilar é o "aprender a relacionar e a contextualizar". Podemos afirmar que

I. cada conhecimento pertence a um conjunto e se situa em determinado contexto.
II. ao invés de compreender as coisas de forma linear, devemos entendê-las na sua complexidade.
III. a sociedade precisa, cada vez mais, de especialistas em um só campo.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
·                                  Apenas as afirmativas I e III são corretas.
·                                  Apenas as afirmativas I e II são corretas.
·                                  As afirmativas I, II e III são corretas.
·                                  Apenas as afirmativas II e III são corretas.
3. As salas de aula das creches/pré-escolas precisam ser pensadas e organizadas de forma que

·                                 I. em determinados momentos do dia a criança possa escolher as suas atividades.

II. as mesas e cadeiras fiquem enfileiradas.
III. a mesa do professor seja maior e fique centralizada.
É (são) correta(s)
·                                  apenas a afirmativa I.
·                                  apenas as afirmativas I e III.
·                                  apenas as afirmativas I e II.
·                                  apenas a afirmativa III.
4. O trabalho com projetos pode ser desenvolvido

·                                  tanto com bebês quanto com crianças maiores, mas depende do nível de desenvolvimento das crianças.
·                                  só com bebês.
·                                 tanto com bebês quanto com crianças maiores.
 só com crianças maiores.




CULTURA DA INFÂNCIA

1. EM 1990, FOI REALIZADO NA EUROPA UM SEMINÁRIO INTITULADO "QUALIDADE NOS SERVIÇOS PARA A INFÂNCIA".
         Como resultado deste evento foi elaborado um documento que aborda
         a necessidade de novas políticas públicas.
         o interesse em integrar as políticas americanas com as europeias.
         um novo plano de carreira para os professores europeus.
         critérios para a análise da qualidade.
          
2. AINDA É UM PENSAMENTO COMUM NA SOCIEDADE BRASILEIRA A IDEIA DE QUE A CRECHE É APENAS UM:
         lugar seguro onde as mães que precisam trabalhar fora possam deixar seus filhos pequenos.
         espaço comunitário com grande atenção à saúde das crianças pequenas.
         lugar onde as crianças pequenas recebem boa alimentação.
         espaço de educação e cuidado das crianças pequenas.





3. AS AFIRMATIVAS ABAIXO REFEREM-SE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

         I. são um marco na história da política nacional para a criança brasileira.

II. reforçam os direitos das crianças de 0 a 6 anos e de suas famílias.
III. devem ser observadas na organização das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
         Apenas as afirmativas II e III são corretas.
         Apenas as afirmativas I e II são corretas.
         Apenas as afirmativas I e III são corretas.
         As afirmativas I, II e III são corretas.





4. Para que as famílias das crianças que frequentam creches/pré-escolas participem de forma mais efetiva é importante que
         a participação dos pais seja significativa e percebida por eles como um fato importante.
         os pais possam ter audiências mensais com o prefeito.
         os pais recebam um salário, mesmo que simbólico.
         os pais que participem tenham descontos nos seus impostos.

1. EM 1990, FOI REALIZADO NA EUROPA UM SEMINÁRIO INTITULADO "QUALIDADE NOS SERVIÇOS PARA A INFÂNCIA".
·                             Como resultado deste evento foi elaborado um documento que aborda
·                             a necessidade de novas políticas públicas.
·                             o interesse em integrar as políticas americanas com as europeias.
·                             um novo plano de carreira para os professores europeus.
·                             critérios para a análise da qualidade.





2. AINDA É UM PENSAMENTO COMUM NA SOCIEDADE BRASILEIRA A IDEIA DE QUE A CRECHE É APENAS UM:
·                             lugar seguro onde as mães que precisam trabalhar fora possam deixar seus filhos pequenos.
·                             espaço comunitário com grande atenção à saúde das crianças pequenas.
·                             lugar onde as crianças pequenas recebem boa alimentação.
·                             espaço de educação e cuidado das crianças pequenas.





3. AS AFIRMATIVAS ABAIXO REFEREM-SE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

·                             I. são um marco na história da política nacional para a criança brasileira.

II. reforçam os direitos das crianças de 0 a 6 anos e de suas famílias.
III. devem ser observadas na organização das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil.


De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
·                             Apenas as afirmativas II e III são corretas.
·                             Apenas as afirmativas I e II são corretas.
·                             Apenas as afirmativas I e III são corretas.
·                             As afirmativas I, II e III são corretas.





4. Para que as famílias das crianças que frequentam creches/pré-escolas participem de forma mais efetiva é importante que
·                             a participação dos pais seja significativa e percebida por eles como um fato importante.
·                             os pais possam ter audiências mensais com o prefeito.
·                             os pais recebam um salário, mesmo que simbólico.
·                             os pais que participem tenham descontos nos seus impostos


3. A relação com a família é um indicador da qualidade da creche/pré-escola porque
         é ponto fundamental em um projeto autenticamente pedagógico.
         são os pais que escolhem qual é a creche/pré-escola que a criança vai frequentar.
         é a família quem paga direta ou indiretamente os serviços.
         são os pais que devem definir o modelo pedagógico a ser desenvolvido.

4. O MEC e a Coordenação de Educação Infantil, durante o período de 1994 a 1998,
1. A INCLUSÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO ARTICULAR AS ÁREAS DO CONHECIMENTO COM AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE, preocupando-se com a formação da cidadania. Dessa forma, os temas transversais são:

ética da identidade, política da igualdade e estética da sensibilidade.
igualdade, fraternidade e solidariedade.
ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
      identidade social, cultura indígena, meio ambiente e saúde. 
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
CULTURA DA INFÂNCIA



1. Para que a criança com necessidades especiais possa ter uma
inclusão com sucesso em uma instituição educacional regular é preciso
que haja

I. uma boa adequação física.



II. o estabelecimento de relações com a família e com instituições
sociais e de saúde.
III. flexibilidade nos tempos e nos espaços de trabalho.

De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.



As afirmativas I, II e III são corretas. - CORRETA
 Apenas as afirmativas I e II são corretas.
 Apenas as afirmativas I e III são corretas.
 Apenas as afirmativas II e III são corretas.

2. A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
PRECISA:
ser integrado e dentro da programação normal do ensino regular. -
CORRETA
 ser igual ao de todas as outras crianças, porém com tempos
diferentes.
 ser desenvolvido em escolas especiais para tais crianças.
 ser igual ao de todas as outras crianças, porém com avaliação
diferente.

3. Para tentar evitar que as crianças se agitem e fiquem
indisciplinadas durante a realização de uma atividade, o professor da
Educação Infantil deve
definir e explicitar antecipadamente algumas recompensas.
 organizar com antecedência o material e o ambiente em que irá
trabalhar com a turma.- CORRETA
 definir e explicitar antecipadamente alguns castigos.
 não permitir que as crianças se levantem e falem durante a realização
da atividade.

4. Escolha a afirmativa que corresponde à ideia expressa pela "teoria
da privação cultural e da educação compensatória".
A creche/pré-escola deveria suprir as carências das crianças cujas
famílias compunham as camadas sociais mais ricas do país.
 Havia diferentes formas de ser criança e, portanto, não existia um
modelo único de criança.
 As instituições de Educação Infantil, em especial a pré-escola, era a
responsável pela mudança social do país.- CORRETA
 O Estado deveria oferecer diferentes propostas culturais para todas
as crianças de 0 a 6 anos, independentemente da sua origem social.

Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
CULTURA DA INFÂNCIA

1. Para a organização dos "laboratórios" de aprendizagem, é preciso pensar sobre

·                         o custo que a instituição terá com a compra de materiais.
·                         organização física e o percurso didático.
·                         a aceitação do diretor.
·                         a aceitação dos pais.

2. Para facilitar a inserção da criança na creche/pré-escola é bom que .

·                         o pai, ou a mãe, ou alguém da família diga que ficará esperando do lado de fora da sala, mesmo que isto não seja verdade.
·                         o professor receba todas as crianças novas em um mesmo momento para facilitar o entrosamento de todos.
·                         não se permita que o pai, ou a mãe, ou alguém da família fique junto com a criança na sala.
·                         o pai, ou a mãe, ou alguém da família fique junto com a criança na sala até que ele adquira um pouco de confiança no novo ambiente.

3. O que é uma "cidade educadora"?

·                         É uma cidade que tem muitas creches/pré-escolas.
·                         É uma cidade que tem muitas escolas.
·                         É uma cidade que promove políticas que partem do ponto de vista da Educação.
·                         É uma cidade que pretende oferecer educação formal a todos os seus cidadãos.

4. As queixas mais comuns dos professores com relação aos pais das crianças são:

·                          
·                           os pais não respeitam as regras da creche; têm comportamentos não desejados pelos professores e educam mal as crianças em casa.

1. É importante que a área externa de uma creche/pré-escola seja planejada e devidamente organizada. Isto significa que um bom espaço externo



         I. pode ser organizado apenas com brinquedos, tais como gangorra, balanço, escorregador etc.

II. precisa contemplar a possibilidade de haver diferentes formas da criança se divertir ao ar livre, tais como casa na árvore, mangueiras, labirinto de plantas etc.
III. precisa ser um espaço coberto para evitar sol em demasia e possíveis chuvas.
É (são) correta(s)

         apenas a afirmativa III.
         apenas as afirmativas I e II.
         apenas a afirmativa II.
         as afirmativas I, II e III.

2. Escolha a afirmativa que corresponde à ideia expressa pela "teoria da privação cultural e da educação compensatória".

         O Estado deveria oferecer diferentes propostas culturais para todas as crianças de 0 a 6 anos, independentemente da sua origem social.
         A creche/pré-escola deveria suprir as carências das crianças cujas famílias compunham as camadas sociais mais ricas do país.
         As instituições de Educação Infantil, em especial a pré-escola, era a responsável pela mudança social do país.
         Havia diferentes formas de ser criança e, portanto, não existia um modelo único de criança.

3. Para a organização dos espaços externos de uma creche/pré-escola é preciso considerar

         que o local permita que as crianças brinquem, mas não se sujem.
         as dimensões, as características e os equipamentos.
         que a área externa seja maior que a área interna da creche/pré-escola.
         as preferências dos professores e da direção.

4. Leia abaixo:


         No Brasil, no início do século XX, existiam grupos de mulheres de classes sociais abastadas que, organizadas em associações religiosas ou filantrópicas, criaram várias creches. O pensamento que predominava na prática dessas senhoras era que

         as mães deviam se organizar melhor e reivindicar mais creches.
         a creche seria um "mal necessário", um substitutivo inadequado para o cuidado materno.
         a creche, como educação coletiva, seria importante para o desenvolvimento das crianças.
havia necessidade de mudanças radicais nas políticas públicas.



2. DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, O CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE SER FUNDAMENTADO:
Os professores, durante o período de inserção da criança na creche/pré-escola, devem
I. conhecer individualmente as novas crianças.
II. agrupar em uma mesma turma várias crianças em períodos de inserção.
III. explicar aos pais que eles não devem se preocupar caso a criança não esteja agindo da sua maneira normal.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
(   ) As afirmativas I, II e III são corretas.
(   ) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
(  x ) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
(   ) Apenas as afirmativas II e III são corretas.






A função do professor é um ponto fundamental na Educação Infantil. Ele deve
I. ser o ponto central da sala de aula.
II. saber observar e ouvir os seus alunos para poder planejar as atividades que irá oferecer.
III. estar sempre pensando em como desenvolver a autonomia de seus alunos.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
(   ) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
(   ) As afirmativas I, II e III são corretas.
( x  ) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
(   ) Apenas as afirmativas I e II são corretas.

Para que as famílias das crianças que frequentam creches/pré-escolas participem de forma mais efetiva é importante que
(   ) os pais recebam um salário, mesmo que simbólico.
(   ) os pais possam ter audiências mensais com o prefeito.
(   ) os pais que participem tenham descontos nos seus impostos.
(  x ) a participação dos pais seja significativa e percebida por eles como um fato importante

Um dos pilares da formação de um educador é "Como aprender a fazer". Quais são os aspectos que compõem este pilar?
(   ) A ameaça do individualismo, o duplo aprendizado de uma técnica, a capacidade relacionar, aprender a ser tolerante e a estratégia e reflexividade.
(   ) A perspectiva histórica, a perspectiva ética, aprender a ser tolerante, a superação do dogmatismo e a capacidade de relacionar.
(   ) A perspectiva histórica, a perspectiva ética, o duplo aprendizado de uma técnica, a relação mútua entre aprender a fazer e aprender a conhecer e a estratégia e reflexividade.
(   ) A ameaça do individualismo, aprender a ser tolerante, o duplo aprendizado de uma técnica, a relação mútua entre aprender a fazer e aprender a conhecer e a capacidade de relacionar.

A formação de turmas a partir de agrupamentos de crianças da mesma faixa etária, adotada na grande maioria das instituições de Educação Infantil, está relacionada mais à necessidade do adulto que à necessidade das crianças. Ao optar por agrupar as crianças de acordo com a mesma idade ou de idades diferentes é necessário observar que
(   ) não existe necessidade de interação entre crianças de diferentes faixas etárias, o que facilita a organização da instituição.
(   ) agrupamentos entre coetâneos (mesma idade) dificultam a interação entre as crianças das diferentes faixas etárias.
(   ) o educador deve organizar o espaço da sala de aula sem a interferência da criança, pois assim ela sempre irá encontrá-la limpa.
(   ) não existe relação entre o número de adultos e o de crianças

1. Para a organização dos "laboratórios" de aprendizagem, é preciso pensar sobre
 o custo que a instituição terá com a compra de materiais.
 a organização física e o percurso didático.
 a aceitação do diretor.
 a aceitação dos pais.

2. Para facilitar a inserção da criança na creche/pré-escola é bom que .
 o pai, ou a mãe, ou alguém da família diga que ficará esperando do lado de fora da sala, mesmo que isto não seja verdade.
 o professor receba todas as crianças novas em um mesmo momento para facilitar o entrosamento de todos.
 não se permita que o pai, ou a mãe, ou alguém da família fique junto com a criança na sala.
 o pai, ou a mãe, ou alguém da família fique junto com a criança na sala até que ele adquira um pouco de confiança no novo ambiente.

3. O que é uma "cidade educadora"?
 É uma cidade que tem muitas creches/pré-escolas.
 É uma cidade que tem muitas escolas.
 É uma cidade que promove políticas que partem do ponto de vista da Educação.
 É uma cidade que pretende oferecer educação formal a todos os seus cidadãos.

4. As queixas mais comuns dos professores com relação aos pais das crianças são:
os pais educam mal as crianças em casa; reclamam da alimentação que as crianças recebem na creche e têm comportamentos não desejados pelos professores.
 os pais não respeitam as regras da creche; reclamam da alimentação que as crianças recebem na creche e nunca estão satisfeitos com os valores das mensalidades.
 os pais têm comportamentos não desejados pelos professores; educam mal as crianças em casa e nunca estão satisfeitos com os valores das mensalidades.
 os pais não respeitam as regras da creche; têm comportamentos não desejados pelos professores e educam mal as crianças em casa.

Os professores, durante o período de inserção da criança na creche/pré-escola, devem
I. conhecer individualmente as novas crianças.
II. agrupar em uma mesma turma várias crianças em períodos de inserção.
III. explicar aos pais que eles não devem se preocupar caso a criança não esteja agindo da sua maneira normal.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
(   ) As afirmativas I, II e III são corretas.
(   ) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
(   ) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
(   ) Apenas as afirmativas II e III são corretas.

A função do professor é um ponto fundamental na Educação Infantil. Ele deve
I. ser o ponto central da sala de aula.
II. saber observar e ouvir os seus alunos para poder planejar as atividades que irá oferecer.
III. estar sempre pensando em como desenvolver a autonomia de seus alunos.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
(   ) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
(   ) As afirmativas I, II e III são corretas.
(   ) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
(   ) Apenas as afirmativas I e II são corretas.

Para que as famílias das crianças que frequentam creches/pré-escolas participem de forma mais efetiva é importante que
(   ) os pais recebam um salário, mesmo que simbólico.
(   ) os pais possam ter audiências mensais com o prefeito.
(   ) os pais que participem tenham descontos nos seus impostos.
(   ) a participação dos pais seja significativa e percebida por eles como um fato importante

Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final : 2
CULTURA DA INFÂNCIA





1. Pesquisas na área educacional mostram que a criança, desde pequena, é capaz de estabelecer relações com o ambiente em que vive. Isto quer dizer que

         a creche/pré-escola não precisa se preocupar com as relações.
         quanto melhor for o sistema de relações das crianças, mais elas terão oportunidade de aprender.
         a família deve selecionar desde cedo os amigos de seus filhos.
         a criança não deve se relacionar com muitas pessoas, pois isto pode gerar conflitos.





2. Ao elaborar o projeto arquitetônico de uma creche/pré-escola, deve-se pensar em como serão planejadas as janelas.

         Sobre esta questão, pode-se afirmar que

I. as janelas das salas de aula devem ser altas, isto é, que não permitam às crianças visão da área externa.
II. é preciso que os vidros das janelas das salas de aula sejam opacos, para não permitir às crianças visão da área externa.
III. as janelas das salas de aulas podem permitir que as crianças vejam a área externa.
É (são) correta(s)

         apenas a afirmativa I.
         apenas as afirmativas I e II.
         apenas as afirmativas I e III.
         apenas a afirmativa III.





3. Para a organização dos "laboratórios" de aprendizagem, é preciso pensar sobre

         a aceitação do diretor.
         o custo que a instituição terá com a compra de materiais.
         a aceitação dos pais.
         a organização física e o percurso didático.





4. Segundo o livro

         "Creches: crianças, faz de conta & cia.", de Zilma de Oliveira e sua equipe, quais são os grupos de atividades que podem ser organizados durante o dia em uma creche/pré-escola?
         Atividades dirigidas, individuais, livres e de cuidado pessoal.
         Atividades de organização coletiva, de cuidado pessoal, dirigidas e livres.
         Atividades externas, internas e de cuidado pessoal.
         Atividades externas, internas, de cuidado pessoal e de saúde.

1. EM 1990, FOI REALIZADO NA EUROPA UM SEMINÁRIO INTITULADO "QUALIDADE NOS SERVIÇOS PARA A INFÂNCIA".
         Como resultado deste evento foi elaborado um documento que aborda
         a necessidade de novas políticas públicas.
         o interesse em integrar as políticas americanas com as europeias.
         um novo plano de carreira para os professores europeus.
         critérios para a análise da qualidade.





2. AINDA É UM PENSAMENTO COMUM NA SOCIEDADE BRASILEIRA A IDEIA DE QUE A CRECHE É APENAS UM:
         lugar seguro onde as mães que precisam trabalhar fora possam deixar seus filhos pequenos.
         espaço comunitário com grande atenção à saúde das crianças pequenas.
         lugar onde as crianças pequenas recebem boa alimentação.
         espaço de educação e cuidado das crianças pequenas.





3. AS AFIRMATIVAS ABAIXO REFEREM-SE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

         I. são um marco na história da política nacional para a criança brasileira.

II. reforçam os direitos das crianças de 0 a 6 anos e de suas famílias.
III. devem ser observadas na organização das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
         Apenas as afirmativas II e III são corretas.
         Apenas as afirmativas I e II são corretas.
         Apenas as afirmativas I e III são corretas.
         As afirmativas I, II e III são corretas.





4. Para que as famílias das crianças que frequentam creches/pré-escolas participem de forma mais efetiva é importante que
         a participação dos pais seja significativa e percebida por eles como um fato importante.
         os pais possam ter audiências mensais com o prefeito.
         os pais recebam um salário, mesmo que simbólico.
         os pais que participem tenham descontos nos seus impostos.





1. EM 1990, FOI REALIZADO NA EUROPA UM SEMINÁRIO INTITULADO "QUALIDADE NOS SERVIÇOS PARA A INFÂNCIA".
         Como resultado deste evento foi elaborado um documento que aborda
         a necessidade de novas políticas públicas.
         o interesse em integrar as políticas americanas com as europeias.
         um novo plano de carreira para os professores europeus.
         critérios para a análise da qualidade.





2. AINDA É UM PENSAMENTO COMUM NA SOCIEDADE BRASILEIRA A IDEIA DE QUE A CRECHE É APENAS UM:
         lugar seguro onde as mães que precisam trabalhar fora possam deixar seus filhos pequenos.
         espaço comunitário com grande atenção à saúde das crianças pequenas.
         lugar onde as crianças pequenas recebem boa alimentação.
         espaço de educação e cuidado das crianças pequenas.





3. AS AFIRMATIVAS ABAIXO REFEREM-SE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

         I. são um marco na história da política nacional para a criança brasileira.

II. reforçam os direitos das crianças de 0 a 6 anos e de suas famílias.
III. devem ser observadas na organização das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
         Apenas as afirmativas II e III são corretas.
         Apenas as afirmativas I e II são corretas.
         Apenas as afirmativas I e III são corretas.
         As afirmativas I, II e III são corretas.





4. Para que as famílias das crianças que frequentam creches/pré-escolas participem de forma mais efetiva é importante que
         a participação dos pais seja significativa e percebida por eles como um fato importante.
         os pais possam ter audiências mensais com o prefeito.
         os pais recebam um salário, mesmo que simbólico.
         os pais que participem tenham descontos nos seus impostos


3. A relação com a família é um indicador da qualidade da creche/pré-escola porque
         é ponto fundamental em um projeto autenticamente pedagógico.
         são os pais que escolhem qual é a creche/pré-escola que a criança vai frequentar.
         é a família quem paga direta ou indiretamente os serviços.
         são os pais que devem definir o modelo pedagógico a ser desenvolvido.

4. O MEC e a Coordenação de Educação Infantil, durante o período de 1994 a 1998,

         I. assumiu a sua responsabilidade com a Educação Infantil e passou a organizar encontros, elaborar documentos e revistas.

II. deu pouca importância à Educação Infantil, pois a prioridade era o Ensino Fundamental.
III. divulgou um documento intitulado "Política de Educação Infantil", onde aborda diretrizes para uma política de recursos humanos.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
         Apenas as afirmativas I e III são corretas.
         Apenas as afirmativas I e II são corretas.
         As afirmativas I, II e III são corretas.
         Apenas as afirmativas II e III são corretas





1. A INCLUSÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO ARTICULAR AS ÁREAS DO CONHECIMENTO COM AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE, preocupando-se com a formação da cidadania. Dessa forma, os temas transversais são:

ética da identidade, política da igualdade e estética da sensibilidade.
igualdade, fraternidade e solidariedade.
ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
identidade social, cultura indígena, meio ambiente e saúde.






2. Segue abaixo:


As educadoras espanholas Bassedas, Huguet e Solé apresentam propostas que podem auxiliar no alcance do objetivo de compartilhar a ação educativa com as famílias das crianças. Sobre estas propostas, podemos afirmar que

I. conhecer as crianças envolve diferentes contatos, nos quais é possível aprofundar algumas impressões iniciais, deixar de lado outras e criar novas.
II. a instituição de Educação Infantil deve abrir as portas para os pais, a fim de facilitar e aprofundar o conhecimento a respeito da função educativa.
III. as famílias que não tenham interesse em participar não podem matricular seus filhos na creche.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

Apenas as afirmativas II e III são corretas.
As afirmativas I, II e III são corretas.
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.




3. São eixos de trabalho do âmbito Formação Pessoal e Social, definidos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:

independência, autonomia e expressividade.
imagem, interação e aprendizagem.
cuidados pessoais, alimentação e imagem.
identidade e autonomia e conhecimento de mundo.




4. OS PROGRAMAS OFERECIDOS PARA O ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS,
até o início do século XX, foram iniciados para melhorar a vida das crianças pobres, a única exceção foi no programa de:
Fröebel, na Alemanha.
Robert Owen, na Escócia.
Margaret McMillan, na Inglaterra.
Maria Montessori, na Itália.

Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2





1. NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRIADAS POR REIVINDICAÇÃO DA COMUNIDADE OBSERVA-SE QUE:

         I. há participação ativa e abrangente da comunidade em todo o processo, que se inicia com a criação da creche/pré-escola e segue com o acompanhamento do seu funcionamento.

II. é desconsiderada a classe social da criança e se estabelece um padrão de classe dominante para a sua educação.
III. não há valorização nem conhecimento das características culturais e étnicas dos diferentes grupos sociais que compõem nossa sociedade.

Conforme as afirmações, marque a alternativa correta.
         Apenas a afirmativa III é correta.
         As afirmativas I e II são corretas.
         Apenas a afirmativa II é correta.
         Apenas a afirmativa I é correta.





2. Em seu planejamento de atividades, o professor pode criar diferentes oficinas ou cantinhos. É correto afirmar que

         I. a organização das oficinas ou cantinhos não precisa levar em consideração o interesse da criança.

II. existem oficinas ou cantinhos que exigem a presença mais ativa do professor e outros que facilitam um trabalho mais autônomo da criança.
III. há oficinas ou cantinhos que estarão organizados na sala de aula durante todo o ano letivo e outros que durarão pouco tempo.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta
         Apenas as afirmativas II e III são corretas.
         Apenas as afirmativas I e II são corretas.
         Apenas as afirmativas I e III são corretas.
         As afirmativas I, II e III são corretas.





3. Os jogos de exercícios são
         atividades realizadas como lição de casa.
         atividades desenvolvidas com lápis e papel.
         atividades de ginástica física.
         a primeira forma de brincadeira da criança.





4. Por que é difícil administrar uma creche/pré-escola de forma participativa?


         I. Porque ainda falta consciência dos pais e dos educadores com relação à importância e ao valor da gestão social.

II. Muitas famílias de nível socioeconômico baixo acreditam que não são capazes de contribuir.
III. Muitos pais com melhores condições de vida costumam afirmar não terem tempo para contribuir.
De acordo com as respostas acima, assinale a alternativa correta.
         Apenas as afirmativas II e III são corretas.
         Apenas as afirmativas I e II são corretas.
         Apenas as afirmativas I e III são corretas.
         As afirmativas I, II e III são corretas.

Para a organização da sala de aula é importante considerar a existência de uma grande variedade de áreas, para que sejam respeitadas as inúmeras necessidades das crianças. Assim, o critério da diversidade possui as seguintes vertentes:

quanto à estruturação, quanto à programação preestabelecida, quanto ao conteúdo e quanto à delimitação clara.
quanto à estruturação, quanto aos agrupamentos, quanto à posição corporal e quanto ao conteúdo.
quanto aos interesses dos pais, quanto à delimitação clara e quanto ao conteúdo.
quanto às condições econômicas da instituição, quanto aos agrupamentos e quanto à delimitação clara.




4. O trabalho com projetos pode ser desenvolvido

tanto com bebês quanto com crianças maiores, mas depende do nível de desenvolvimento das crianças.
só com crianças maiores.
só com bebês.
tanto com bebês quanto com crianças maiores.

                                                              
1. Os jogos de exercícios são

atividades de ginástica física.
atividades realizadas como lição de casa.
atividades desenvolvidas com lápis e papel.
a primeira forma de brincadeira da criança.


2. É importante que a área externa de uma creche/pré-escola seja planejada e devidamente organizada. Isto significa que um bom espaço externo


I. pode ser organizado apenas com brinquedos, tais como gangorra, balanço, escorregador etc.

II. precisa contemplar a possibilidade de haver diferentes formas da criança se divertir ao ar livre, tais como casa na árvore, mangueiras, labirinto de plantas etc.
III. precisa ser um espaço coberto para evitar sol em demasia e possíveis chuvas.
É (são) correta(s)

 apenas a afirmativa II. ESSA  É A CORRETA
apenas as afirmativas I e II.
as afirmativas I, II e III.




3. Sobre o conceito de autonomia para a criança pequena, podemos afirmar que


I. autonomia é a mesma coisa que liberdade.

II. a essência da autonomia é que as crianças se tornem aptas a tomar decisões por si mesmas.
III. autonomia significa levar em consideração os fatores relevantes para decidir e agir da melhor forma para todos.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

As afirmativas I, II e III são corretas.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Apenas as afirmativas II e III são corretas.
Apenas as afirmativas I e II são corretas.






4. A Constituição Brasileira de 1988 definiu
um plano de carreira para os professores que trabalham na Educação Infantil.
que é responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde o atendimento às crianças na Educação Infantil.
que o Estado só deve oferecer vagas em creches/pré-escolas para as crianças cujas famílias tenham renda salarial baixa.
a Educação Infantil como um direito da família e dever do Estado em oferecer este serviço.


1. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO TRABALHO DESENVOLVIDO NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS É FUNDAMENTAL, PORÉM, É COMUM PERCEBERMOS ALGUNS CONFLITOS.


Isto ocorre porque:



I. trata-se de uma tarefa complexa, uma vez que uma mesma criança convive em dois contextos diferentes: casa e instituição de Educação Infantil.
II. os professores, muitas vezes, sentem-se superiores aos pais, ou seja, acreditam que sabem mais sobre como educar uma criança.
III. é comum os pais terem sentimento de culpa, achando que o ideal seria eles não terem levado a criança para a creche e, assim, receiam os julgamentos.

São corretas:

apenas as afirmativas II e III.
as afirmativas I, II e III.
apenas as afirmativas I e III.
apenas as afirmativas I e II.




2. COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
verifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.



( ) Realiza-se planejamento participativo quando são envolvidos exclusivamente coordenação e professores.
( ) A programação da aula não é uma receita que deva ser seguida de forma igual entre professores.
( ) Na hora de planejar é importante compartilhar as ideias com outros professores.
( ) O planejamento envolve duas fases: a previsão e a realização.

F V V F
F F V V
F V V V
V F F F




3. A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS PRECISA:
ser igual ao de todas as outras crianças, porém com tempos diferentes.
ser desenvolvido em escolas especiais para tais crianças.
ser integrado e dentro da programação normal do ensino regular.
ser igual ao de todas as outras crianças, porém com avaliação diferente.




4. SÃO EIXOS DE TRABALHO DO ÂMBITO CONHECIMENTO DE MUNDO, DEFINIDOS PELO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:
Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Identidade.
Movimento, Artes Visuais, Música, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita e Matemática.
Matemática, Identidade, Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, e Natureza e Sociedade e Música.
Identidade, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Autonomia e Matemática.

1. É importante que a área externa de uma creche/pré-escola seja planejada e devidamente organizada. Isto significa que um bom espaço externo

         I. pode ser organizado apenas com brinquedos, tais como gangorra, balanço, escorregador etc.

II. precisa contemplar a possibilidade de haver diferentes formas da criança se divertir ao ar livre, tais como casa na árvore, mangueiras, labirinto de plantas etc.
III. precisa ser um espaço coberto para evitar sol em demasia e possíveis chuvas.
É (são) correta(s)
         apenas a afirmativa III.
         apenas as afirmativas I e II.
         apenas a afirmativa II.
         as afirmativas I, II e III.

2. Escolha a afirmativa que corresponde à ideia expressa pela "teoria da privação cultural e da educação compensatória".

         O Estado deveria oferecer diferentes propostas culturais para todas as crianças de 0 a 6 anos, independentemente da sua origem social.
         A creche/pré-escola deveria suprir as carências das crianças cujas famílias compunham as camadas sociais mais ricas do país.
         As instituições de Educação Infantil, em especial a pré-escola, era a responsável pela mudança social do país.
         Havia diferentes formas de ser criança e, portanto, não existia um modelo único de criança.

3. Para a organização dos espaços externos de uma creche/pré-escola é preciso considerar

         que o local permita que as crianças brinquem, mas não se sujem.
         as dimensões, as características e os equipamentos.
         que a área externa seja maior que a área interna da creche/pré-escola.
         as preferências dos professores e da direção.

4. Leia abaixo:
         No Brasil, no início do século XX, existiam grupos de mulheres de classes sociais abastadas que, organizadas em associações religiosas ou filantrópicas, criaram várias creches. O pensamento que predominava na prática dessas senhoras era que
         as mães deviam se organizar melhor e reivindicar mais creches.
         a creche seria um "mal necessário", um substitutivo inadequado para o cuidado materno.
         a creche, como educação coletiva, seria importante para o desenvolvimento das crianças.
havia necessidade de mudanças radicais nas políticas públicas.


CULTURA DA INFÂNCIA
1. O que é gestão social?
I. é quando a Prefeitura da cidade organiza grupos de pais que se envolvem com a administração de uma determinada instituição.
II. é a participação mais direta dos pais, dos profissionais e da comunidade na administração de uma determinada instituição.
III. é quando um grupo de pessoas torna-se responsável pela condução dos serviços oferecidos em uma determinada instituição.
De acordo com as respostas acima, assinale a alternativa correta.
As afirmativas I, II e III são corretas.
 Apenas as afirmativas I e II são corretas.
 Apenas as afirmativas II e III são corretas.
 Apenas as afirmativas I e III são corretas.

2. Na arte medieval, as crianças eram representadas como
seres humanos frágeis e que precisavam de cuidados especiais.
 um adulto em miniatura.
 personagens centrais nas famílias.
 bonecos, sempre sentados ou apoiados.

3. Leia abaixo:
Algumas das capacidades que as crianças devem desenvolver ao frequentar uma creche/pré-escola, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, no capítulo "Objetivos Gerais da Educação Infantil" são:
I. desenvolver uma imagem positiva de si (independência e confiança).
II. estabelecer e ampliar as relações sociais (atitudes de ajuda e colaboração).
III. brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
 Apenas as afirmativas II e III são corretas.
 Apenas as afirmativas I e III são corretas.
 Apenas as afirmativas I e II são corretas.
 As afirmativas I, II e III são corretas.

4. Para tentar evitar que as crianças se agitem e fiquem indisciplinadas durante a realização de uma atividade, o professor da Educação Infantil deve
organizar com antecedência o material e o ambiente em que irá trabalhar com a turma.
 não permitir que as crianças se levantem e falem durante a realização da atividade.
 definir e explicitar antecipadamente alguns castigos.
 definir e explicitar antecipadamente algumas recompensas.

1. EM 1990, FOI REALIZADO NA EUROPA UM SEMINÁRIO INTITULADO "QUALIDADE NOS SERVIÇOS PARA A INFÂNCIA".
         Como resultado deste evento foi elaborado um documento que aborda
         a necessidade de novas políticas públicas.
         o interesse em integrar as políticas americanas com as europeias.
         um novo plano de carreira para os professores europeus.
         critérios para a análise da qualidade.





2. AINDA É UM PENSAMENTO COMUM NA SOCIEDADE BRASILEIRA A IDEIA DE QUE A CRECHE É APENAS UM:
         lugar seguro onde as mães que precisam trabalhar fora possam deixar seus filhos pequenos.
         espaço comunitário com grande atenção à saúde das crianças pequenas.
         lugar onde as crianças pequenas recebem boa alimentação.
         espaço de educação e cuidado das crianças pequenas.





3. AS AFIRMATIVAS ABAIXO REFEREM-SE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

         I. são um marco na história da política nacional para a criança brasileira.

II. reforçam os direitos das crianças de 0 a 6 anos e de suas famílias.
III. devem ser observadas na organização das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
         Apenas as afirmativas II e III são corretas.
         Apenas as afirmativas I e II são corretas.
         Apenas as afirmativas I e III são corretas.
         As afirmativas I, II e III são corretas.





4. Para que as famílias das crianças que frequentam creches/pré-escolas participem de forma mais efetiva é importante que
         a participação dos pais seja significativa e percebida por eles como um fato importante.
         os pais possam ter audiências mensais com o prefeito.
         os pais recebam um salário, mesmo que simbólico.
         os pais que participem tenham descontos nos seus impostos

3. A relação com a família é um indicador da qualidade da creche/pré-escola porque
         é ponto fundamental em um projeto autenticamente pedagógico.
         são os pais que escolhem qual é a creche/pré-escola que a criança vai frequentar.
         é a família quem paga direta ou indiretamente os serviços.
         são os pais que devem definir o modelo pedagógico a ser desenvolvido.

4. O MEC e a Coordenação de Educação Infantil, durante o período de 1994 a 1998,

         I. assumiu a sua responsabilidade com a Educação Infantil e passou a organizar encontros, elaborar documentos e revistas.

II. deu pouca importância à Educação Infantil, pois a prioridade era o Ensino Fundamental.
III. divulgou um documento intitulado "Política de Educação Infantil", onde aborda diretrizes para uma política de recursos humanos.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
         Apenas as afirmativas I e III são corretas.
         Apenas as afirmativas I e II são corretas.
         As afirmativas I, II e III são corretas.
         Apenas as afirmativas II e III são corretas

CULTURA DA INFÃNCIA
 1. A INCLUSÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO ARTICULAR AS ÁREAS DO CONHECIMENTO COM AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE, preocupando-se com a formação da cidadania. Dessa forma, os temas transversais são:
ética da identidade, política da igualdade e estética da sensibilidade.
igualdade, fraternidade e solidariedade.
ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
identidade social, cultura indígena, meio ambiente e saúde.


2. DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, O CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE SER FUNDAMENTADO:

nos interesses e necessidades dos alunos.
na realidade expressa nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
na Base Nacional Comum (áreas de conhecimento) e nos Temas Transversais (aspectos da vida cidadã).
nos interesses dos professores e da equipe técnica, tornando a proposta mais próxima da realidade da escola.


3. SOBRE O CONCEITO DE CURRÍCULO PRESCRITO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
Normas e regulamentos que orientam a prática educacional dentro de uma escola, ou regimento interno.
Sistema curricular que determina a seleção dos elementos da cultura a serem transmitidos exclusivamente nas instâncias de ensino superiores.
Todo o sistema educativo estabelece um conjunto de normas, indicando os conteúdos e orientações gerais que devem nortear a escolaridade obrigatória.
Planejamento das atividades escolares aliado à formação de professores.


4. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA, apresentando-se, na área educacional, como princípio da racionalidade, ou seja, o uso do termo currículo:
surgiu como forma particular de a escola lidar com os alunos em sala de aula.
pode ser comparado ao sistema aberto e flexível de ordenação dos conteúdos escolares.
está vinculado ao pensamento científico de garantir a utilização adequada dos recursos tecnológicos em sala de aula.
aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.



1. O AMBIENTE FÍSICO DA CRECHE/PRÉ-ESCOLA É UM DOS INDICADORES DA QUALIDADE, PORÉM, NÃO HÁ UMA DEFINIÇÃO ÚNICA DE COMO ELE DEVA SER ORGANIZADO POIS:depende do gosto do diretor.

depende da opinião do arquiteto responsável pelo projeto.
depende das condições econômicas da instituição.é um organismo vivo.



2. SÃO EIXOS DE TRABALHO DO ÂMBITO CONHECIMENTO DE MUNDO, DEFINIDOS PELO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:
Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Identidade.
Identidade, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Autonomia e Matemática.Movimento, Artes Visuais, Música, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita e Matemática.Matemática, Identidade, Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, e Natureza e Sociedade e Música.


3. NA EDUCAÇÃO INFANTIL, É FUNDAMENTAL QUE REGRAS DE CONVIVÊNCIA SEJAM TRABALHADAS COM AS CRIANÇAS. ISSO QUER DIZER QUE:
o professor só deve trabalhar regras de convivência com seus alunos caso perceba que em casa os pais definem regras para a convivência familiar.
o professor irá definir sozinho algumas regras necessárias para o convívio em grupo e, depois, castigará as crianças que não cumprirem o determinado.a criança, por meio de regras, saberá agir nos diversos momentos da sua rotina na creche ou na pré-escola.uma vez explicadas as regras de convivência, o professor não deverá repeti-las, pois as crianças precisam memorizá-las e saber usá-las sempre que for necessário.

4. COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VERIFIQUE SE AS AFIRMATIVAS SÃO VERDADEIRAS OU FALSAS E ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
( ) Realiza-se planejamento participativo quando são envolvidos exclusivamente coordenação e professores.
( ) A programação da aula não é uma receita que deva ser seguida de forma igual entre professores.
( ) Na hora de planejar é importante compartilhar as ideias com outros professores.
( ) O planejamento envolve duas fases: a previsão e a realização.

F V V V
F F V V
V F F FF V V F






CULTURA DA INFÂNCIA
1. NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O SUCESSO DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO COM AS CRIANÇAS DEPENDE:
de como foi inserido na programação curricular.do professor.
do custo que ele irá gerar para a instituição.
da faixa etária das crianças.

2. PARA AS EDUCADORAS MARIA CARMEN BARBOSA E MARIA DA GRAÇA HORN,os momentos de rotina devem levar em consideração três diferentes necessidades das crianças. Essas necessidades são:



biológicas, lúdicas e psicológicas.biológicas, psicológicas e sociais/históricas.
sociais/históricas, biológicas e físicas.
físicas, psicológicas e lúdicas.





3. AINDA É UM PENSAMENTO COMUM NA SOCIEDADE BRASILEIRA A IDEIA DE QUE A CRECHE É APENAS UM:lugar seguro onde as mães que precisam trabalhar fora possam deixar seus filhos pequenos.espaço de educação e cuidado das crianças pequenas.
espaço comunitário com grande atenção à saúde das crianças pequenas.
lugar onde as crianças pequenas recebem boa alimentação.





4. NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRIADAS POR REIVINDICAÇÃO DA COMUNIDADE OBSERVA-SE QUE:
 I. há participação ativa e abrangente da comunidade em todo o processo, que se inicia com a criação da creche/pré-escola e segue com o acompanhamento do seu funcionamento.
II. é desconsiderada a classe social da criança e se estabelece um padrão de classe dominante para a sua educação.
III. não há valorização nem conhecimento das características culturais e étnicas dos diferentes grupos sociais que compõem nossa sociedade.
Conforme as afirmações, marque a alternativa correta.
Apenas a afirmativa I é correta.
Apenas a afirmativa III é correta.
Apenas a afirmativa II é correta.
As afirmativas I e II são corretas.


CULTURA DA INFÂNCIA
1. PHILIPPE ARIÈS, HISTORIADOR FRANCÊS, AFIRMAVA QUE APROXIMADAMENTE ATÉ O SÉCULO XII A ARTE MEDIEVAL DESCONHECIA A INFÂNCIA. ISSO SIGNIFICA QUE:
as crianças eram abandonadas e desprezadas.
não havia afeto pelas crianças e, portanto, não havia interesse em representá-las.
esse desconhecimento era devido à falta de habilidade para desenhá-la.não havia consciência da particularidade infantil.





2. A ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA EM DIFERENTES ÁREAS DE ATIVIDADES É IMPORTANTE PORQUE:
a criança pode faltar alguns dias de aula e isto não irá prejudicá-la.possibilita à criança escolher o que deseja fazer e facilita a interação entre crianças.possibilita ao professor montar uma programação padrão e repeti-la anualmente.
o professor tem condições de comprovar posteriormente que organizou o seu trabalho.





3. NA EDUCAÇÃO INFANTIL, É FUNDAMENTAL QUE REGRAS DE CONVIVÊNCIA SEJAM TRABALHADAS COM AS CRIANÇAS. ISSO QUER DIZER QUE:
uma vez explicadas as regras de convivência, o professor não deverá repeti-las, pois as crianças precisam memorizá-las e saber usá-las sempre que for necessário.
o professor só deve trabalhar regras de convivência com seus alunos caso perceba que em casa os pais definem regras para a convivência familiar.a criança, por meio de regras, saberá agir nos diversos momentos da sua rotina na creche ou na pré-escola.o professor irá definir sozinho algumas regras necessárias para o convívio em grupo e, depois, castigará as crianças que não cumprirem o determinado.





4. DIVERSOS ESTUDOS E PESQUISAS TÊM MOSTRADO QUE A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO DAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DEVE:
 ser amplo, aberto e vazio.prever a organização dos ambientes de forma a permitir que as crianças escolham as atividades que desejam.ser estruturado, tendo o adulto como centro das atividades realizadas pelas crianças.
dar ênfase à satisfação das necessidades físicas, não se interessando pelas relações afetivas, sociais e cognitivas.


CULTURA DA INFÂNCIA
1. Para a organização dos espaços externos de uma creche/pré-escola é preciso considerar

·          que a área externa seja maior que a área interna da creche/pré-escola.
·          que o local permita que as crianças brinquem, mas não se sujem.
·          as dimensões, as características e os equipamentos.
·          as preferências dos professores e da direção.


2. Para tentar evitar que as crianças se agitem e fiquem indisciplinadas durante a realização de uma atividade, o professor da Educação Infantil deve

·          definir e explicitar antecipadamente alguns castigos.
·          organizar com antecedência o material e o ambiente em que irá trabalhar com a turma.
·          não permitir que as crianças se levantem e falem durante a realização da atividade.
·          definir e explicitar antecipadamente algumas recompensas.


3. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO TRABALHO DESENVOLVIDO NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS É FUNDAMENTAL, PORÉM, É COMUM PERCEBERMOS ALGUNS CONFLITOS.

·         Isto ocorre porque:

I. trata-se de uma tarefa complexa, uma vez que uma mesma criança convive em dois contextos diferentes: casa e instituição de Educação Infantil.
II. os professores, muitas vezes, sentem-se superiores aos pais, ou seja, acreditam que sabem mais sobre como educar uma criança.
III. é comum os pais terem sentimento de culpa, achando que o ideal seria eles não terem levado a criança para a creche e, assim, receiam os julgamentos.


São corretas:
 ·          as afirmativas I, II e III.
·          apenas as afirmativas I e II.
·          apenas as afirmativas II e III.
·          apenas as afirmativas I e III.


4. Pesquisas na área educacional mostram que a criança, desde pequena, é capaz de estabelecer relações com o ambiente em que vive. Isto quer dizer que

·          a família deve selecionar desde cedo os amigos de seus filhos.
·          a criança não deve se relacionar com muitas pessoas, pois isto pode gerar conflitos.
·          quanto melhor for o sistema de relações das crianças, mais elas terão oportunidade de aprender. 
·          a creche/pré-escola não precisa se preocupar com as relações.
1. Segue abaixo:
O MEC, em suas políticas, deixa claro que os professores que atuam em creches e os professores que atuam em pré-escola devem ter planos de carreira, remuneração e formação

de acordo com a instância da instituição, isto é, pública ou privada.
de acordo com a região do Brasil.
diferentes.
iguais.


2. Segue abaixo:

As educadoras espanholas Bassedas, Huguet e Solé apresentam propostas que podem auxiliar no alcance do objetivo de compartilhar a ação educativa com as famílias das crianças. Sobre estas propostas, podemos afirmar que

I. conhecer as crianças envolve diferentes contatos, nos quais é possível aprofundar algumas impressões iniciais, deixar de lado outras e criar novas.
II. a instituição de Educação Infantil deve abrir as portas para os pais, a fim de facilitar e aprofundar o conhecimento a respeito da função educativa.
III. as famílias que não tenham interesse em participar não podem matricular seus filhos na creche.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

Apenas as afirmativas II e III são corretas.
As afirmativas I, II e III são corretas.
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.


3. São eixos de trabalho do âmbito Formação Pessoal e Social, definidos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
independência, autonomia e expressividade.
imagem, interação e aprendizagem.
cuidados pessoais, alimentação e imagem.
identidade e autonomia e conhecimento de mundo.


4. OS PROGRAMAS OFERECIDOS PARA O ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS,
até o início do século XX, foram iniciados para melhorar a vida das crianças pobres, a única exceção foi no programa de:
Fröebel, na Alemanha.
Robert Owen, na Escócia.
Margaret McMillan, na Inglaterra.
Maria Montessori, na Itália.


CULTURA DA INFÂNCIA
1. O EDUCADOR JOÃO BATISTA LIBANIO ESCREVEU UM LIVRO INTITULADO "A ARTE DE FORMAR-SE", ONDE ELE ABORDA A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DO SER HUMANO.

A escolha por este título deve-se:

ao fato de que todo ser humano precisa enformar-se, ou seja, encaixar-se em uma forma, para poder sobreviver no mundo atual.
pelo motivo de que o ser humano, durante a sua vida, pode definir diferentes formas para a sua personalidade e, portanto, definir a sua forma é uma grande arte.
à compreensão de que formar-se é um processo educativo que está nas mãos do próprio educando.
o professor é um artista nato, mas que precisa de formação inicial.


2. DIVERSOS ESTUDOS E PESQUISAS TÊM MOSTRADO QUE A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO DAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DEVE:

ser amplo, aberto e vazio.
dar ênfase à satisfação das necessidades físicas, não se interessando pelas relações afetivas, sociais e cognitivas.
prever a organização dos ambientes de forma a permitir que as crianças escolham as atividades que desejam.
ser estruturado, tendo o adulto como centro das atividades realizadas pelas crianças.


3. OS PROGRAMAS OFERECIDOS PARA O ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS,


até o início do século XX, foram iniciados para melhorar a vida das crianças pobres, a única exceção foi no programa de:

Maria Montessori, na Itália.
Robert Owen, na Escócia.
Fröebel, na Alemanha.
Margaret McMillan, na Inglaterra.


4. EM 1990, FOI REALIZADO NA EUROPA UM SEMINÁRIO INTITULADO "QUALIDADE NOS SERVIÇOS PARA A INFÂNCIA".


Como resultado deste evento foi elaborado um documento que aborda:

um novo plano de carreira para os professores europeus.
a necessidade de novas políticas públicas.
o interesse em integrar as políticas americanas com as europeias.
critérios para a análise da qualidade.


2. As queixas mais comuns dos professores com relação aos pais das crianças são:

os pais não respeitam as regras da creche; reclamam da alimentação que as crianças recebem na creche e nunca estão satisfeitos com os valores das mensalidades.
os pais não respeitam as regras da creche; têm comportamentos não desejados pelos professores e educam mal as crianças em casa.
os pais educam mal as crianças em casa; reclamam da alimentação que as crianças recebem na creche e têm comportamentos não desejados pelos professores.
os pais têm comportamentos não desejados pelos professores; educam mal as crianças em casa e nunca estão satisfeitos com os valores das mensalidades.


3. Segue abaixo:
Para a organização da sala de aula é importante considerar a existência de uma grande variedade de áreas, para que sejam respeitadas as inúmeras necessidades das crianças. Assim, o critério da diversidade possui as seguintes vertentes:

quanto à estruturação, quanto à programação preestabelecida, quanto ao conteúdo e quanto à delimitação clara.
quanto à estruturação, quanto aos agrupamentos, quanto à posição corporal e quanto ao conteúdo.
quanto aos interesses dos pais, quanto à delimitação clara e quanto ao conteúdo.
quanto às condições econômicas da instituição, quanto aos agrupamentos e quanto à delimitação clara.


4. O trabalho com projetos pode ser desenvolvido

tanto com bebês quanto com crianças maiores, mas depende do nível de desenvolvimento das crianças.
só com crianças maiores.
só com bebês.
tanto com bebês quanto com crianças maiores.

                                                              
1. Os jogos de exercícios são
atividades de ginástica física.
atividades realizadas como lição de casa.
atividades desenvolvidas com lápis e papel.
a primeira forma de brincadeira da criança.


2. É importante que a área externa de uma creche/pré-escola seja planejada e devidamente organizada. Isto significa que um bom espaço externo


I. pode ser organizado apenas com brinquedos, tais como gangorra, balanço, escorregador etc.

II. precisa contemplar a possibilidade de haver diferentes formas da criança se divertir ao ar livre, tais como casa na árvore, mangueiras, labirinto de plantas etc.
III. precisa ser um espaço coberto para evitar sol em demasia e possíveis chuvas.
É (são) correta(s)

 apenas a afirmativa II. ESSA  É A CORRETA
apenas as afirmativas I e II.
as afirmativas I, II e III.


3. Sobre o conceito de autonomia para a criança pequena, podemos afirmar que

I. autonomia é a mesma coisa que liberdade.

II. a essência da autonomia é que as crianças se tornem aptas a tomar decisões por si mesmas.
III. autonomia significa levar em consideração os fatores relevantes para decidir e agir da melhor forma para todos.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

As afirmativas I, II e III são corretas.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Apenas as afirmativas II e III são corretas.
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário


4. A Constituição Brasileira de 1988 definiu
um plano de carreira para os professores que trabalham na Educação Infantil.
que é responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde o atendimento às crianças na Educação Infantil.
que o Estado só deve oferecer vagas em creches/pré-escolas para as crianças cujas famílias tenham renda salarial baixa.
a Educação Infantil como um direito da família e dever do Estado em oferecer este serviço.


1. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO TRABALHO DESENVOLVIDO NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS É FUNDAMENTAL, PORÉM, É COMUM PERCEBERMOS ALGUNS CONFLITOS.


Isto ocorre porque:



I. trata-se de uma tarefa complexa, uma vez que uma mesma criança convive em dois contextos diferentes: casa e instituição de Educação Infantil.
II. os professores, muitas vezes, sentem-se superiores aos pais, ou seja, acreditam que sabem mais sobre como educar uma criança.
III. é comum os pais terem sentimento de culpa, achando que o ideal seria eles não terem levado a criança para a creche e, assim, receiam os julgamentos.

São corretas:

apenas as afirmativas II e III.
as afirmativas I, II e III.
apenas as afirmativas I e III.
apenas as afirmativas I e II.


2. COM  RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL,


verifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.



( ) Realiza-se planejamento participativo quando são envolvidos exclusivamente coordenação e professores.
( ) A programação da aula não é uma receita que deva ser seguida de forma igual entre professores.
( ) Na hora de planejar é importante compartilhar as ideias com outros professores.
( ) O planejamento envolve duas fases: a previsão e a realização.

F V V F
F F V V
F V V V
V F F F


3. A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS PRECISA:

ser igual ao de todas as outras crianças, porém com tempos diferentes.
ser desenvolvido em escolas especiais para tais crianças.
ser integrado e dentro da programação normal do ensino regular.
ser igual ao de todas as outras crianças, porém com avaliação diferente.


4. SÃO EIXOS DE TRABALHO DO ÂMBITO CONHECIMENTO DE MUNDO, DEFINIDOS PELO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:

Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Identidade.
Movimento, Artes Visuais, Música, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita e Matemática.
Matemática, Identidade, Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, e Natureza e Sociedade e Música.
Identidade, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Autonomia e Matemática.


CULTURA DA INFÂNCIA

1. A ENTRADA DA CRIANÇA NA CRECHE/PRÉ-ESCOLA É UM MOMENTO DE SEPARAÇÃO DA SUA FAMÍLIA. ESTE MOMENTO:

·          costuma ser tranquilo, porque a creche/pré-escola já tem estrutura para receber a criança.
·          é especial, porém não requer muita atenção de pais e professores.
·          é especial, pois geralmente é a primeira experiência de separação.
·          costuma ser tranquilo, porque os pais estão cientes da decisão que tomaram.


2. Segundo o livro

·         "Creches: crianças, faz de conta & cia.", de Zilma de Oliveira e sua equipe, quais são os grupos de atividades que podem ser organizados durante o dia em uma creche/pré-escola?

·          Atividades de organização coletiva, de cuidado pessoal, dirigidas e livres.
·          Atividades externas, internas, de cuidado pessoal e de saúde.
·          Atividades dirigidas, individuais, livres e de cuidado pessoal.
·          Atividades externas, internas e de cuidado pessoal.

4. Como se pode organizar o ambiente da sala de aula, levando em consideração o critério da sensibilidade estética?

·          Por meio da contratação de um desenhista que irá retratar as obras de Walt Disney.
·          Utilizando réplicas de obras de arte e sendo original.
·          Utilizando os personagens dos desenhos preferidos das crianças.
·          Trabalhando com temas de festas típicas e cartazes de isopor.






1. EM 1990, FOI REALIZADO NA EUROPA UM SEMINÁRIO INTITULADO "QUALIDADE NOS SERVIÇOS PARA A INFÂNCIA".
         Como resultado deste evento foi elaborado um documento que aborda
         a necessidade de novas políticas públicas.
         o interesse em integrar as políticas americanas com as europeias.
         um novo plano de carreira para os professores europeus.
         critérios para a análise da qualidade.





2. AINDA É UM PENSAMENTO COMUM NA SOCIEDADE BRASILEIRA A IDEIA DE QUE A CRECHE É APENAS UM:
         lugar seguro onde as mães que precisam trabalhar fora possam deixar seus filhos pequenos.
         espaço comunitário com grande atenção à saúde das crianças pequenas.
         lugar onde as crianças pequenas recebem boa alimentação.
         espaço de educação e cuidado das crianças pequenas.





3. AS AFIRMATIVAS ABAIXO REFEREM-SE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

         I. são um marco na história da política nacional para a criança brasileira.

II. reforçam os direitos das crianças de 0 a 6 anos e de suas famílias.
III. devem ser observadas na organização das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
         Apenas as afirmativas II e III são corretas.
         Apenas as afirmativas I e II são corretas.
         Apenas as afirmativas I e III são corretas.
         As afirmativas I, II e III são corretas.





4. Para que as famílias das crianças que frequentam creches/pré-escolas participem de forma mais efetiva é importante que
         a participação dos pais seja significativa e percebida por eles como um fato importante.
         os pais possam ter audiências mensais com o prefeito.
         os pais recebam um salário, mesmo que simbólico.
         os pais que participem tenham descontos nos seus impostos

3. A relação com a família é um indicador da qualidade da creche/pré-escola porque
         é ponto fundamental em um projeto autenticamente pedagógico.
         são os pais que escolhem qual é a creche/pré-escola que a criança vai frequentar.
         é a família quem paga direta ou indiretamente os serviços.
         são os pais que devem definir o modelo pedagógico a ser desenvolvido.

4. O MEC e a Coordenação de Educação Infantil, durante o período de 1994 a 1998,

         I. assumiu a sua responsabilidade com a Educação Infantil e passou a organizar encontros, elaborar documentos e revistas.

II. deu pouca importância à Educação Infantil, pois a prioridade era o Ensino Fundamental.
III. divulgou um documento intitulado "Política de Educação Infantil", onde aborda diretrizes para uma política de recursos humanos.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
         Apenas as afirmativas I e III são corretas.
         Apenas as afirmativas I e II são corretas.
         As afirmativas I, II e III são corretas.
         Apenas as afirmativas II e III são corretas


CULTURA DA INFÃNCIA
 1. A INCLUSÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO ARTICULAR AS ÁREAS DO CONHECIMENTO COM AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE, preocupando-se com a formação da cidadania. Dessa forma, os temas transversais são:
ética da identidade, política da igualdade e estética da sensibilidade.
igualdade, fraternidade e solidariedade.
ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
identidade social, cultura indígena, meio ambiente e saúde.


2. DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, O CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE SER FUNDAMENTADO:

            nos interesses e necessidades dos alunos.
na realidade expressa nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
na Base Nacional Comum (áreas de conhecimento) e nos Temas Transversais (aspectos da vida cidadã).
nos interesses dos professores e da equipe técnica, tornando a proposta mais próxima da realidade da escola.


3. SOBRE O CONCEITO DE CURRÍCULO PRESCRITO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
Normas e regulamentos que orientam a prática educacional dentro de uma escola, ou regimento interno.
Sistema curricular que determina a seleção dos elementos da cultura a serem transmitidos exclusivamente nas instâncias de ensino superiores.
Todo o sistema educativo estabelece um conjunto de normas, indicando os conteúdos e orientações gerais que devem nortear a escolaridade obrigatória.
Planejamento das atividades escolares aliado à formação de professores.


4. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA, apresentando-se, na área educacional, como princípio da racionalidade, ou seja, o uso do termo currículo:
surgiu como forma particular de a escola lidar com os alunos em sala de aula.
pode ser comparado ao sistema aberto e flexível de ordenação dos conteúdos escolares.
está vinculado ao pensamento científico de garantir a utilização adequada dos recursos tecnológicos em sala de aula.
aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.




1. O AMBIENTE FÍSICO DA CRECHE/PRÉ-ESCOLA É UM DOS INDICADORES DA QUALIDADE, PORÉM, NÃO HÁ UMA DEFINIÇÃO ÚNICA DE COMO ELE DEVA SER ORGANIZADO POIS:depende do gosto do diretor.

depende da opinião do arquiteto responsável pelo projeto.
depende das condições econômicas da instituição.é um organismo vivo.



2. SÃO EIXOS DE TRABALHO DO ÂMBITO CONHECIMENTO DE MUNDO, DEFINIDOS PELO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:
Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Identidade.
Identidade, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Autonomia e Matemática.Movimento, Artes Visuais, Música, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita e Matemática.
Matemática, Identidade, Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, e Natureza e Sociedade e Música.


3. NA EDUCAÇÃO INFANTIL, É FUNDAMENTAL QUE REGRAS DE CONVIVÊNCIA SEJAM TRABALHADAS COM AS CRIANÇAS. ISSO QUER DIZER QUE:
o professor só deve trabalhar regras de convivência com seus alunos caso perceba que em casa os pais definem regras para a convivência familiar.
o professor irá definir sozinho algumas regras necessárias para o convívio em grupo e, depois, castigará as crianças que não cumprirem o determinado.a criança, por meio de regras, saberá agir nos diversos momentos da sua rotina na creche ou na pré-escola.uma vez explicadas as regras de convivência, o professor não deverá repeti-las, pois as crianças precisam memorizá-las e saber usá-las sempre que for necessário.


4. COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VERIFIQUE SE AS AFIRMATIVAS SÃO VERDADEIRAS OU FALSAS E ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
( ) Realiza-se planejamento participativo quando são envolvidos exclusivamente coordenação e professores.
( ) A programação da aula não é uma receita que deva ser seguida de forma igual entre professores.
( ) Na hora de planejar é importante compartilhar as ideias com outros professores.
( ) O planejamento envolve duas fases: a previsão e a realização.

F V V V
F F V V
V F F FF V V F

CULTURA DA INFÂNCIA

1. NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O SUCESSO DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO COM AS CRIANÇAS DEPENDE:


de como foi inserido na programação curricular.do professor.
do custo que ele irá gerar para a instituição.
da faixa etária das crianças.




2. PARA AS EDUCADORAS MARIA CARMEN BARBOSA E MARIA DA GRAÇA HORN,os momentos de rotina devem levar em consideração três diferentes necessidades das crianças. Essas necessidades são:


biológicas, lúdicas e psicológicas.biológicas, psicológicas e sociais/históricas.
sociais/históricas, biológicas e físicas.
físicas, psicológicas e lúdicas.





3. AINDA É UM PENSAMENTO COMUM NA SOCIEDADE BRASILEIRA A IDEIA DE QUE A CRECHE É APENAS UM:lugar seguro onde as mães que precisam trabalhar fora possam deixar seus filhos pequenos.espaço de educação e cuidado das crianças pequenas.
espaço comunitário com grande atenção à saúde das crianças pequenas.
lugar onde as crianças pequenas recebem boa alimentação.





4. NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRIADAS POR REIVINDICAÇÃO DA COMUNIDADE OBSERVA-SE QUE:
 I. há participação ativa e abrangente da comunidade em todo o processo, que se inicia com a criação da creche/pré-escola e segue com o acompanhamento do seu funcionamento.
II. é desconsiderada a classe social da criança e se estabelece um padrão de classe dominante para a sua educação.
III. não há valorização nem conhecimento das características culturais e étnicas dos diferentes grupos sociais que compõem nossa sociedade.
Conforme as afirmações, marque a alternativa correta.
Apenas a afirmativa I é correta.
Apenas a afirmativa III é correta.
Apenas a afirmativa II é correta.
As afirmativas I e II são corretas.

CULTURA DA INFÂNCIA
1. PHILIPPE ARIÈS, HISTORIADOR FRANCÊS, AFIRMAVA QUE APROXIMADAMENTE ATÉ O SÉCULO XII A ARTE MEDIEVAL DESCONHECIA A INFÂNCIA. ISSO SIGNIFICA QUE:
as crianças eram abandonadas e desprezadas.
não havia afeto pelas crianças e, portanto, não havia interesse em representá-las.
esse desconhecimento era devido à falta de habilidade para desenhá-la.não havia consciência da particularidade infantil.





2. A ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA EM DIFERENTES ÁREAS DE ATIVIDADES É IMPORTANTE PORQUE:
a criança pode faltar alguns dias de aula e isto não irá prejudicá-la.possibilita à criança escolher o que deseja fazer e facilita a interação entre crianças.possibilita ao professor montar uma programação padrão e repeti-la anualmente.
o professor tem condições de comprovar posteriormente que organizou o seu trabalho.





3. NA EDUCAÇÃO INFANTIL, É FUNDAMENTAL QUE REGRAS DE CONVIVÊNCIA SEJAM TRABALHADAS COM AS CRIANÇAS. ISSO QUER DIZER QUE:
uma vez explicadas as regras de convivência, o professor não deverá repeti-las, pois as crianças precisam memorizá-las e saber usá-las sempre que for necessário.
o professor só deve trabalhar regras de convivência com seus alunos caso perceba que em casa os pais definem regras para a convivência familiar.a criança, por meio de regras, saberá agir nos diversos momentos da sua rotina na creche ou na pré-escola.o professor irá definir sozinho algumas regras necessárias para o convívio em grupo e, depois, castigará as crianças que não cumprirem o determinado.




4. DIVERSOS ESTUDOS E PESQUISAS TÊM MOSTRADO QUE A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO DAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DEVE:


ser amplo, aberto e vazio.prever a organização dos ambientes de forma a permitir que as crianças escolham as atividades que desejam.ser estruturado, tendo o adulto como centro das atividades realizadas pelas crianças.
dar ênfase à satisfação das necessidades físicas, não se interessando pelas relações afetivas, sociais e cognitivas.


CULTURA DA INFÂNCIA
1. Para a organização dos espaços externos de uma creche/pré-escola é preciso considerar

·          que a área externa seja maior que a área interna da creche/pré-escola.
·          que o local permita que as crianças brinquem, mas não se sujem.
·          as dimensões, as características e os equipamentos.
·          as preferências dos professores e da direção.


2. Para tentar evitar que as crianças se agitem e fiquem indisciplinadas durante a realização de uma atividade, o professor da Educação Infantil deve

·          definir e explicitar antecipadamente alguns castigos.
·          organizar com antecedência o material e o ambiente em que irá trabalhar com a turma.
·          não permitir que as crianças se levantem e falem durante a realização da atividade.
·          definir e explicitar antecipadamente algumas recompensas.


3. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO TRABALHO DESENVOLVIDO NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS É FUNDAMENTAL, PORÉM, É COMUM PERCEBERMOS ALGUNS CONFLITOS.

·         Isto ocorre porque:

I. trata-se de uma tarefa complexa, uma vez que uma mesma criança convive em dois contextos diferentes: casa e instituição de Educação Infantil.
II. os professores, muitas vezes, sentem-se superiores aos pais, ou seja, acreditam que sabem mais sobre como educar uma criança.
III. é comum os pais terem sentimento de culpa, achando que o ideal seria eles não terem levado a criança para a creche e, assim, receiam os julgamentos.


São corretas:
 ·          as afirmativas I, II e III.
·          apenas as afirmativas I e II.
·          apenas as afirmativas II e III.
·          apenas as afirmativas I e III.


4. Pesquisas na área educacional mostram que a criança, desde pequena, é capaz de estabelecer relações com o ambiente em que vive. Isto quer dizer que

·          a família deve selecionar desde cedo os amigos de seus filhos.
·          a criança não deve se relacionar com muitas pessoas, pois isto pode gerar conflitos.
·          quanto melhor for o sistema de relações das crianças, mais elas terão oportunidade de aprender. 
·          a creche/pré-escola não precisa se preocupar com as relações.
1. Segue abaixo:
O MEC, em suas políticas, deixa claro que os professores que atuam em creches e os professores que atuam em pré-escola devem ter planos de carreira, remuneração e formação

de acordo com a instância da instituição, isto é, pública ou privada.
de acordo com a região do Brasil.
diferentes.
iguais.


2. Segue abaixo:

As educadoras espanholas Bassedas, Huguet e Solé apresentam propostas que podem auxiliar no alcance do objetivo de compartilhar a ação educativa com as famílias das crianças. Sobre estas propostas, podemos afirmar que

I. conhecer as crianças envolve diferentes contatos, nos quais é possível aprofundar algumas impressões iniciais, deixar de lado outras e criar novas.
II. a instituição de Educação Infantil deve abrir as portas para os pais, a fim de facilitar e aprofundar o conhecimento a respeito da função educativa.
III. as famílias que não tenham interesse em participar não podem matricular seus filhos na creche.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

Apenas as afirmativas II e III são corretas.
As afirmativas I, II e III são corretas.
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.


3. São eixos de trabalho do âmbito Formação Pessoal e Social, definidos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:

independência, autonomia e expressividade.
imagem, interação e aprendizagem.
cuidados pessoais, alimentação e imagem.
identidade e autonomia e conhecimento de mundo.


4. OS PROGRAMAS OFERECIDOS PARA O ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS,
até o início do século XX, foram iniciados para melhorar a vida das crianças pobres, a única exceção foi no programa de:
Fröebel, na Alemanha.
Robert Owen, na Escócia.
Margaret McMillan, na Inglaterra.
Maria Montessori, na Itália.


CULTURA DA INFÂNCIA
1. O EDUCADOR JOÃO BATISTA LIBANIO ESCREVEU UM LIVRO INTITULADO "A ARTE DE FORMAR-SE", ONDE ELE ABORDA A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DO SER HUMANO.

A escolha por este título deve-se:

ao fato de que todo ser humano precisa enformar-se, ou seja, encaixar-se em uma forma, para poder sobreviver no mundo atual.
pelo motivo de que o ser humano, durante a sua vida, pode definir diferentes formas para a sua personalidade e, portanto, definir a sua forma é uma grande arte.
à compreensão de que formar-se é um processo educativo que está nas mãos do próprio educando.
o professor é um artista nato, mas que precisa de formação inicial.


2. DIVERSOS ESTUDOS E PESQUISAS TÊM MOSTRADO QUE A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO DAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DEVE:

ser amplo, aberto e vazio.
dar ênfase à satisfação das necessidades físicas, não se interessando pelas relações afetivas, sociais e cognitivas.
prever a organização dos ambientes de forma a permitir que as crianças escolham as atividades que desejam.
ser estruturado, tendo o adulto como centro das atividades realizadas pelas crianças.


3. OS PROGRAMAS OFERECIDOS PARA O ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS,


até o início do século XX, foram iniciados para melhorar a vida das crianças pobres, a única exceção foi no programa de:

Maria Montessori, na Itália.
Robert Owen, na Escócia.
Fröebel, na Alemanha.
Margaret McMillan, na Inglaterra.


4. EM 1990, FOI REALIZADO NA EUROPA UM SEMINÁRIO INTITULADO "QUALIDADE NOS SERVIÇOS PARA A INFÂNCIA".


Como resultado deste evento foi elaborado um documento que aborda:

um novo plano de carreira para os professores europeus.
a necessidade de novas políticas públicas.
o interesse em integrar as políticas americanas com as europeias.
critérios para a análise da qualidade.



2. As queixas mais comuns dos professores com relação aos pais das crianças são:

os pais não respeitam as regras da creche; reclamam da alimentação que as crianças recebem na creche e nunca estão satisfeitos com os valores das mensalidades.
os pais não respeitam as regras da creche; têm comportamentos não desejados pelos professores e educam mal as crianças em casa.
os pais educam mal as crianças em casa; reclamam da alimentação que as crianças recebem na creche e têm comportamentos não desejados pelos professores.
os pais têm comportamentos não desejados pelos professores; educam mal as crianças em casa e nunca estão satisfeitos com os valores das mensalidades.



3. Segue abaixo:
Para a organização da sala de aula é importante considerar a existência de uma grande variedade de áreas, para que sejam respeitadas as inúmeras necessidades das crianças. Assim, o critério da diversidade possui as seguintes vertentes:

quanto à estruturação, quanto à programação preestabelecida, quanto ao conteúdo e quanto à delimitação clara.
quanto à estruturação, quanto aos agrupamentos, quanto à posição corporal e quanto ao conteúdo.
quanto aos interesses dos pais, quanto à delimitação clara e quanto ao conteúdo.
quanto às condições econômicas da instituição, quanto aos agrupamentos e quanto à delimitação clara.


4. O trabalho com projetos pode ser desenvolvido

tanto com bebês quanto com crianças maiores, mas depende do nível de desenvolvimento das crianças.
só com crianças maiores.
só com bebês.
tanto com bebês quanto com crianças maiores.

                                                             
1. Os jogos de exercícios são

atividades de ginástica física.
atividades realizadas como lição de casa.
atividades desenvolvidas com lápis e papel.
a primeira forma de brincadeira da criança.


2. É importante que a área externa de uma creche/pré-escola seja planejada e devidamente organizada. Isto significa que um bom espaço externo


I. pode ser organizado apenas com brinquedos, tais como gangorra, balanço, escorregador etc.

II. precisa contemplar a possibilidade de haver diferentes formas da criança se divertir ao ar livre, tais como casa na árvore, mangueiras, labirinto de plantas etc.
III. precisa ser um espaço coberto para evitar sol em demasia e possíveis chuvas.
É (são) correta(s)
apenas a afirmativa II. ESSA  É A CORRETA
apenas as afirmativas I e II.
as afirmativas I, II e III.


3. Sobre o conceito de autonomia para a criança pequena, podemos afirmar que

I. autonomia é a mesma coisa que liberdade.

II. a essência da autonomia é que as crianças se tornem aptas a tomar decisões por si mesmas.
III. autonomia significa levar em consideração os fatores relevantes para decidir e agir da melhor forma para todos.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

As afirmativas I, II e III são corretas.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Apenas as afirmativas II e III são corretas.
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário


4. A Constituição Brasileira de 1988 definiu
um plano de carreira para os professores que trabalham na Educação Infantil.
que é responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde o atendimento às crianças na Educação Infantil.
que o Estado só deve oferecer vagas em creches/pré-escolas para as crianças cujas famílias tenham renda salarial baixa.
a Educação Infantil como um direito da família e dever do Estado em oferecer este serviço.


1. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO TRABALHO DESENVOLVIDO NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS É FUNDAMENTAL, PORÉM, É COMUM PERCEBERMOS ALGUNS CONFLITOS.


Isto ocorre porque:



I. trata-se de uma tarefa complexa, uma vez que uma mesma criança convive em dois contextos diferentes: casa e instituição de Educação Infantil.
II. os professores, muitas vezes, sentem-se superiores aos pais, ou seja, acreditam que sabem mais sobre como educar uma criança.
III. é comum os pais terem sentimento de culpa, achando que o ideal seria eles não terem levado a criança para a creche e, assim, receiam os julgamentos.

São corretas:

apenas as afirmativas II e III.
as afirmativas I, II e III.
apenas as afirmativas I e III.
apenas as afirmativas I e II.


2. COM  RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL,


verifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.



( ) Realiza-se planejamento participativo quando são envolvidos exclusivamente coordenação e professores.
( ) A programação da aula não é uma receita que deva ser seguida de forma igual entre professores.
( ) Na hora de planejar é importante compartilhar as ideias com outros professores.
( ) O planejamento envolve duas fases: a previsão e a realização.

F V V F
F F V V
F V V V
V F F F


3. A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS PRECISA:

ser igual ao de todas as outras crianças, porém com tempos diferentes.
ser desenvolvido em escolas especiais para tais crianças.
ser integrado e dentro da programação normal do ensino regular.
ser igual ao de todas as outras crianças, porém com avaliação diferente.


4. SÃO EIXOS DE TRABALHO DO ÂMBITO CONHECIMENTO DE MUNDO, DEFINIDOS PELO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:

Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Identidade.
Movimento, Artes Visuais, Música, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita e Matemática.
Matemática, Identidade, Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, e Natureza e Sociedade e Música.
Identidade, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Autonomia e Matemática.


1. A ENTRADA DA CRIANÇA NA CRECHE/PRÉ-ESCOLA É UM MOMENTO DE SEPARAÇÃO DA SUA FAMÍLIA. ESTE MOMENTO:

·          costuma ser tranquilo, porque a creche/pré-escola já tem estrutura para receber a criança.
·          é especial, porém não requer muita atenção de pais e professores.
·          é especial, pois geralmente é a primeira experiência de separação.
·          costuma ser tranquilo, porque os pais estão cientes da decisão que tomaram.


2. Segundo o livro

·         "Creches: crianças, faz de conta & cia.", de Zilma de Oliveira e sua equipe, quais são os grupos de atividades que podem ser organizados durante o dia em uma creche/pré-escola?

·          Atividades de organização coletiva, de cuidado pessoal, dirigidas e livres.
·          Atividades externas, internas, de cuidado pessoal e de saúde.
·          Atividades dirigidas, individuais, livres e de cuidado pessoal.
·          Atividades externas, internas e de cuidado pessoal.

4. Como se pode organizar o ambiente da sala de aula, levando em consideração o critério da sensibilidade estética?

·          Por meio da contratação de um desenhista que irá retratar as obras de Walt Disney.
·          Utilizando réplicas de obras de arte e sendo original.
·          Utilizando os personagens dos desenhos preferidos das crianças.
·          Trabalhando com temas de festas típicas e cartazes de isopor.

4 comentários:

  1. NOSSA ESTA MARAVILHOSO ENTRAR AQUI SÓ TEM COISA ,BOA ,PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. brigadu linda, vc que é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. olha, estou cursando 0 1º semestre de pedagogia e estou adorando seu blog, esta me ajudando demais, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nivaldo, boa tarde, Meu nome é Ines. Curso Pedagogia- Unicid Polo de SBCampo.Seu Blog é muito bom mesmo, tem me auxiliado muito. Sem querer abusar, dei uma "viajada" legal em Historia da Educação. Uma das questões não consigo achar em nenhum material fornecido. será que voce poderia me ajudar indicando onde encontro... antecipadamente grata Ines.
    Segue:
    1- Comente a frase do filósofo e escritor Rousseau (1712-1770) presente em seu livro Emílio apontando se concorda ou não com o autor explicando porque?
    "é bom tudo que sai das mãos do criador da natureza e tudo degenera nas mãos dos homens"

    2-Pensando a criança como criança e não como um adulto em miniatura, como era costume no século XVIII, Rousseau acabou por descobrir a criança e tornou-a sujeito com história e identidade"
    A partir desta citação acima aponte de que forma está estruturado o ensino infantil no Brasil. (não encontrei)

    ResponderExcluir