Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quinta-feira, 9 de junho de 2011

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO *** PROVA N1****
Prova enviada pela colega Rosemeire

1 ) Com relação à educação praticada na Idade Média, descreva suas principais características, com relação ao público a que esta educação era destinada, sua forma de trabalho, e se a educação praticada nos dia de hoje ainda guarda características deste período.

2 ) Descreva de forma sucinta as principais características presente nos ideais de Educação, nas cidades estado de Esparta e Atenas da Grécia Antiga.

3 ) A partir do texto retirado do livro Hist. da Educ. “ Mantinha-se até a década de 1940-1950 um “ padrão dualista” de ensino de expressão cunhada por Anísio Teixeira. O que implica em uma educação p/ o povo, iniciando-se nas escolas primárias e continuando nas escassas escolas profissionais de nível médio, e uma educação p/ a elite q. tb. era iniciada no primário e continuava na escola secundária.” Faça uma relação sobre a educ. descrita acima, e a educ. atual no Br., apontando se este “padrão dualista” ainda persiste na nossa educação dando um exemplo concreto.

4 ) Segundo os princípios fundamentais propostos p/ a educ. de “ Gentleman” cavalheiro, proposta por John Locke, descritos no Livro Hist. da Educ., a saber:
a ) mente são em corpo são;
b )raciocinar com as crianças como meio de ensino;
c ) priorizar a formação prático-moral em relação à intelectual tendo em vista a utilidade das disciplinas a serem ensinadas;
d ) centralidade das experiências - despertar a curiosidade da criança através do jogo e do trabalho. Para promover tais princípios o recptor deveria ter boa educação, seriedade e conhecimento do mundo, dando bom exemplo.
Estabeleça uma relação de cada um destes itens com a educ. pública brasileira praticada atualmente.


História da Educação ***Prova N1***
HISTORIA DA EDUCAÇÃO
Recebi hoje, Bons Estudos!

1ª - A partir do estudo realizado pela história da Educação apresente 3 graves problemas que ainda temos que enfrentar nos dias de hoje.

2ª - No Século 18 ou 19 (não me lembro qual dos 2) os paises da europa adotaram um currículo que dava enfase as atividades dos alunos.Apresentava-se do início objetos simples para chegar aos mais complexos, do conhecido para o desconhecido, do concreto para o abstrato.Estabeleça relação com o currículo adotado atualmente no Brasil para as séries iniciais com seu ponto de vista através de exemplos.

3ª - A História da educação é marcada pela grande desigualdade socialque sempre existiu no nosso país.Cite dois modelos de instituições sociais vigentes no Brasil do século XX.

4ª - No Século 18 as instituições necessitavam se renovar para atender os novos ideais iluministasem ascensão. Desta forma se estruturavam em seu nível de organização, de forma que o sistema de educação fosse orgânicosubmeter-se ao controle público e articular-se em diversos graus e ordens.Descreva se o ensino atual atende essas demandas.
História da Educação ***Prova N2***
Esta prova foi enviada ao grupo (Gmail) pela aluna Mel

1. SOBRE A EDUCAÇÃO EM ATENAS, NA GRÉCIA ANTIGA, É INCORRETO AFIRMAR QUE:
• a educação assumia papel-chave e complexo, tornava-se matéria e debate, tendia a universalizar-se, superando os limites da pólis.
• firmou-se num ideal de formação mais culta e civil, ligada à eloqüência e à beleza capaz de atingir os aspectos mais profundos da humanidade.
• o processo educativo se inspirava nas artes guerreiras, e o treinamento nas armas era sólido, no intuito de atingir a perfeição nas estratégias bélicas.
• previa que os jovens, numa primeira fase, freqüentassem a escola e a palestra, onde eram ensinados por meio da escrita, da música e da educação física.
2. CALVINO, AO ACREDITAR NA PREDESTINAÇÃO, NÃO DESPREZAVA O ASPECTO _______.
• Ao contrário, fazia com que os crentes procurassem o sinal de sua eleição, impulsionando-os para a responsabilidade e para o trabalho. Segundo ele, deveria ser acentuado o aspecto laico da ______________ de forma a preparar os ____________ para a "república" e para a "sociedade".

As palavras que preenchem corretamente as lacunas, são:
• educacional; política; professores;
• político; economia; trabalhadores;
• educacional; educação; cidadãos;
• cultural; educação; professores.
3. A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:
• pelos princípios do cristianismo.
• pelos princípios socráticos.
• pelos princípios do construtivismo.
• pelos princípios do evolucionismo.
4. A EDUCAÇÃO DA MULHER ROMANA OBJETIVAVA PREPARÁ-LA PARA:
• ser guerreira.
• torná-la independente.
• ser mãe e esposa.
• o exercício da cidadania

6 comentários:

  1. quero saber a resposta da questao 03 não entendi

    ResponderExcluir
  2. vc se refere a qual das duas provas?

    ResponderExcluir
  3. Onde estão as respostas?
    Encontrei no livro algumas, mas não todas.
    caso alguem tenha as respostas resumidas, seria interessante postar !!!

    ResponderExcluir
  4. boa noite... não estou encontrando material de historia da educação, vc pode me mandar o que vc tiver de n1.obrigada camilabsalum@hotmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  5. e as respostas????????????????????????????//

    ResponderExcluir
  6. Slot machines - DrmCD
    Slot machines online. 강릉 출장샵 The following 3 casino slots have 광명 출장마사지 been found: The best online slots. Blackjack, 3-Card 영주 출장마사지 Poker, 동두천 출장마사지 and 창원 출장안마 1-Click.

    ResponderExcluir